Ir para conteúdo

Mudança de foco?......., jamais


Posts Recomendados

joia::: Amigos o debate ta legal.Concordo com o foco nos tarados por hélice,tambem sofro desta doença doeu:: Mas existem situações onde temos que ter outras opções e usar de tudo.Muitas vezes temos que pegar o peixe do jeito que ele quer e não do jeito que queremos.Na minha ultima viagem fui parceiro do Lamana e teve um dia que resolvemos provocar o peixe,o Lamana bateu hélice o dia inteiro e não teve nem uma ação,eu bati zara e jumping minow atras, nos mesmos pontos já batidos e tive 6 enormes ações,conclusão os peixes estavam lá só não queriam hélice.O legal de pescar em dupla é ir alternando as iscas e descobrir o que o peixe quer,mas mesmo assim sabendo que o peixe não queria hélices eu e o Lamana pescamos os dois 80% do tempo com helices,coisa pra louco e doente que nem a gente doeu::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 51
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Eu pesco de Fundo...

Gosto de Artificial ?! Sim, mais assumo NAO DAR CONTA de puchar Hélice nem 3 dias diretos...

Por nao estar preparado para esse tipo de pescaria, na minha viagem para SIRN, pescarei de Corrico, Fundo , Bait, Fly...

Outra coisa, pra mim o significado da palavra PESCA ESPORTIVA e o ato de PESCAR E SOLTAR INDEPENDENTE da modalidade...

::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia::: Amigos o debate ta legal.Concordo com o foco nos tarados por hélice,tambem sofro desta doença doeu:: Mas existem situações onde temos que ter outras opções e usar de tudo.Muitas vezes temos que pegar o peixe do jeito que ele quer e não do jeito que queremos.Na minha ultima viagem fui parceiro do Lamana e teve um dia que resolvemos provocar o peixe,o Lamana bateu hélice o dia inteiro e não teve nem uma ação,eu bati zara e jumping minow atras, nos mesmos pontos já batidos e tive 6 enormes ações,conclusão os peixes estavam lá só não queriam hélice.O legal de pescar em dupla é ir alternando as iscas e descobrir o que o peixe quer,mas mesmo assim sabendo que o peixe não queria hélices eu e o Lamana pescamos os dois 80% do tempo com helices,coisa pra louco e doente que nem a gente doeu::

Aí sim, em subistituição das hélices entram zaras e sticks, ou seja PORRADA NA SUPERFÌCIE! diabo::

Os sticks trabalhando na manha que nem chamando robalo nas galhadas dá muito resultado nessa situação de tucunas manhosos!

Já os jigs , twichs e meia-água só no último dos últimos casos!

rsrsrsrsrrsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou pescar pela primeira vez em Barcelos no mês de Novembro...e logicamente que tou dando prioridade (por ser uma pescaria bem mais emocionante) p/ as iscas de superficie: hélices, zaras, poppers...mas se der um revés e os peixes não estiverem ativos vou partir sem dúvida p/ as twitchs, meia-água e jigs...o importante é bater umas fotos com uns brutos ::tudo:: ...só não parto p/ as iscas naturais Naonao:: ...pois se chegar nesta situação aí prefiro ir atraz dos peixes de couro. oloko::

Apesar que já vi num video do "Momento da Pesca", até o Johnny Hoffman dar uma "linguiçada" lá no Itapará atraz dos tucunarés, ele no final explicou que naquela situação de repiquete seria o único jeito de poder gravar o programa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião de todos aqui, mas também duvido que haja alguém que consiga arrastar hélices por dois dias seguidos sem sequer uma ação e não fazer nada a respeito.

Pescar é muito mais que isso.... envolve o desafio de achar a isca e o trabalho correto para provocar o ataque, a briga com o peixe. Mesmo que a água esteja subindo e o peixe manhoso.

A maioria dos bons açus que já peguei (graças a deus não foram poucos) foram capturados com grandes hélices... mas também jamais esquecerei as tomadas de linha de um grande açu que capturei com com jig, ou de outro saltando como um louco com uma meia-água entalada na boca (o da foto abaixo).

Pescar envolve o contato com o peixe (ninguém merece ficar "dedão").

Se for pra só arremessar hélices, façamos um encontro em um pesque e pague qualquer e economizemos R$4000,00.

e pra quem nunca foi a Amazônia dou uma dica de valor incontestável, converse muito e "dê ouvidos" ao seu piloteiro.

Pra pegar peixe grande... acerte a cabeça do bichão. A isca é um detalhe.

Imagem Postada21 lb!!! ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

PS: apesar de todas as minhas considerações também sou viciado em arrastar hélices. surtei:: surtei::

sempre que puder pescarei com elas... mas bater cabeça é bem diferente de foco! O foco deve ser o peixe e sua soltura e não a isca.

abrassaum

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ta show a discussão, mas pra mim as opiniões do Fabricio, Lusardo e Neco mataram a pau....mas respeito todas as outras opniões...cada um sabe como curtir melhor sua pescaria...

Tb sou viciado em hélices e o Lusardo e meu pai não me deixam mentir, mas sou mais viciado em pegar peixe, brigar, tanto é q se qu avisto um filhoteiro eu já pego a meia agua pq eu sei q a chance do bruto entrar é muito maior...

Estive no alegria agora em setembro(preciso fazer o relato) e já q eu cheguei as noticias não eram animadoras, o nivel do rio tinha subido um pouco, peixe manhoso...Mas não desisti da minha estrategia inicial, hélices e zaras na cabeça deles, resultado dos dois primeiros dias: Um açuzinho de 5kg na Rip Roller e nenhuma ação grande, apenas borboletas nas zaras...Passados esses dois dias, mudamos a estrategia. Começamos a trabalhar iscas mais lentamente, stick, e com pouco barulho...Deu certo! joia::: No terceiro e quarto dia doi onde peguei meus maiores peixes e tive as melhores açoes!!! Td no stick bem lento, o peixe na maioria das vezes só sugava a isca e só dava pra ver o lombo ou a barriga vermelha do bicho, e muitos vinham bater do lado do barco...

Depois desses dois dias bons a pescaria ficou extremamente dificil...O peixes só faziam ondas atras das iscas, e eram peixes grandes, ams não pegavam de heito nenhum, entravamos nos lagos já avistavamos os bichos e eles nos faziam de bobos, mudavamos de iscas e nada...Daí partimos pra pescaria de Jig no meio do lago, pescaria de paciencia,chata eu sei, mas era o jeito, meu parceiro perdeu alguns grandes, q hora nao fisgavam direito e uns dois estouraram a linha por descuido de estar puida...E eu tive um ataque muito show no jig, o bicho veio pegar qdo eu tava tirando o jig da agua, fez um rebojo enorme, bambeou minha linha correndo de baixo do barco, qdo estiquei minha linha a vara vergou toda q tive q enfiar ela inteira dentro da agua, só a carretilha ficou de fora e ele tomando linha, por sorte e a a manobra do piloteiro eu consegui tirá-lo pois nao fisguei como deveria...mas nada grande tb..peixe de 5,5kg....

Nesses dois ultimos dias muito ruins ainda insisti com hélice por uma tarde e tive uma ação incrivel q nao resultou em fisgada, ele veio de onda atras da isca e Pow, mas não chegou a fisgar, essa ta na minha memoria até agora, como queria ter pego aquele peixe...ia encerrar a pescaria com chave de ouro...mas a valeu...

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Respeito a opinião de todos aqui, mas também duvido que haja alguém que consiga arrastar hélices por dois dias seguidos sem sequer uma ação e não fazer nada a respeito.

Pescar é muito mais que isso.... envolve o desafio de achar a isca e o trabalho correto para provocar o ataque, a briga com o peixe. Mesmo que a água esteja subindo e o peixe manhoso.

A maioria dos bons açus que já peguei (graças a deus não foram poucos) foram capturados com grandes hélices... mas também jamais esquecerei as tomadas de linha de um grande açu que capturei com com jig, ou de outro saltando como um louco com uma meia-água entalada na boca (o da foto abaixo).

Pescar envolve o contato com o peixe (ninguém merece ficar "dedão").

Se for pra só arremessar hélices, façamos um encontro em um pesque e pague qualquer e economizemos R$4000,00.

e pra quem nunca foi a Amazônia dou uma dica de valor incontestável, converse muito e "dê ouvidos" ao seu piloteiro.

Pra pegar peixe grande... acerte a cabeça do bichão. A isca é um detalhe.

Imagem Postada21 lb!!! ::tudo:: ::tudo::

Imagem Postada

PS: apesar de todas as minhas considerações também sou viciado em arrastar hélices. surtei:: surtei::

sempre que puder pescarei com elas... mas bater cabeça é bem diferente de foco! O foco deve ser o peixe e sua soltura e não a isca.

abrassaum

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Concordo em genero numero e grau,o foco tem que ser o peixe. joia:::

O bom pescador eh aquele que melhor sabe se adaptar as condicoes do momento.Eh o cara que sabe ler corretamente o que esta acontecendo na hora da pescaria.Nao esta entrando na helice.......troca........se nao funcionar,troca de novo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

joia::: Amigos o debate ta legal.Concordo com o foco nos tarados por hélice,tambem sofro desta doença doeu:: Mas existem situações onde temos que ter outras opções e usar de tudo.Muitas vezes temos que pegar o peixe do jeito que ele quer e não do jeito que queremos.Na minha ultima viagem fui parceiro do Lamana e teve um dia que resolvemos provocar o peixe,o Lamana bateu hélice o dia inteiro e não teve nem uma ação,eu bati zara e jumping minow atras, nos mesmos pontos já batidos e tive 6 enormes ações,conclusão os peixes estavam lá só não queriam hélice.O legal de pescar em dupla é ir alternando as iscas e descobrir o que o peixe quer,mas mesmo assim sabendo que o peixe não queria hélices eu e o Lamana pescamos os dois 80% do tempo com helices,coisa pra louco e doente que nem a gente doeu::

Aí sim, em subistituição das hélices entram zaras e sticks, ou seja PORRADA NA SUPERFÌCIE! diabo::

Os sticks trabalhando na manha que nem chamando robalo nas galhadas dá muito resultado nessa situação de tucunas manhosos!

Já os jigs , twichs e meia-água só no último dos últimos casos!

rsrsrsrsrrsrsrs

Sou dessa também Pinguim!

Se é pra sair da hélice é para zaras e sticks!!!!

Biruta e Jig só jogo depois da segunda rebojada sem ataque e imediatamente volto pra superfície.

Gosto de peixe grande, prefiro 5 dias atrás de 1 peixe grande e uma porradona do que 1 dia atrás de 50 pequenos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Insistencia e teimosia são coisas bem parecidas e bem diferentes ao mesmo tempo, insistir numa determinada iscas pode valer a pena, mas teimar em não ver que o peixe ali esta, mas se comportando de forma diferente, passa rapidamente de teimosia para burrice.......... ::nada:: ::nada:: ::nada::

Quando digo foco, é porque vou para pescar de helice, dai a minha preferencia clara por esse tipo de iscas, que ainda por cima foram feitas uma a uma no decorrer de um bom tempo, mas se ele errar ou rebojar na iscas, o parceiro com certeza vai mandar um jig ou outra isca qualquer em cima, e com certeza as fotos vão sair, pescaria tbm é um jogo de equipe, dois tarados por helice na mesma canoa, é para quando o peixe esta ativo, na condição que se preve, vou buscar um bom companheiro que queria usufruir do meu trabalho e "juntos" podemos fazer uma pescaria muito produtiva, trabalhando em equipe e nem por isso deixarei de fazer o foquei, pescar com minha helices.

::fisherman ::fishing ::fisherman ::fishing ::fisherman ::fishing , o importante é saber aproveitar as oportunidades que aparecerem, mesmo que elas sejam limitadas.

Fala Maurao.Rapaz,essa eu queria ver. :gorfei: Vc batendo helice o dia inteiro sem pegar nada e teu parceiro arrebentando nas outras iscas.Sera que vc aguenta mesmo?? :gorfei: :gorfei:

Eh so uma provocacao sadia,ok? :gorfei: :gorfei:

Abracao.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu concordo com o Amigo Celso.

Não tem nada pior do que seu parceiro arrebentar com uma isca X, e vc ficar teimando com a sua isca. Eu não estou nem aí com a ética, coloco uma isca igual e ainda copio o trabalho dele hehehehe ::fishing !!!

Com o passar do tempo, parei de respeitar certos focos e quadradices, já que por muitos anos eu pesquei só de superficies e hélices,e como o Fabricio citou, fiquei várias pescarias sem pegar naaada!

Acho que o sol brilha para todos, todos tem o direito de engatar uns peixes, nem que para isso sejamos obrigados a dar uma apeladinha, afinal o que a maioria quer mesmo é a briga, e claro umas fotos.

Claro que a pegada na meia água não é igual a pegada na superfície, mas troféu é troféu!!!!

Abraços joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso que temos várias situações;

1- Não entra na hélice, mas em outras iscas.

Claro, vamos usá-lá.

2-Não entra em nada.

Fico na hélice.

3-Entra em outras iscas com um trabalho prévio da hélice.

Com prazer, levanto o peixe p o parceiro :amigo:

4-Apenas ataques de borboletas e paquinhas em outras iscas.

Fico na hélice.

Pesco apenas uma vêz por ano na AM, e não pesco mais tucunarés no sudeste, onde me dedico as piaparas, noto como a cada momento nosso arremesso e trabalho melhoram, então se não tem peixe, tem treino, e ná hélice sempre tem a esperança de trombar com um bruto joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Lamana, eu só queria ver vc pegando piaparas na hélice :gorfei: :gorfei:

Qual a mais indicada, High Roller ou Caribe? rindo3:: rindo3::

Um abração :amigo:

Penso que temos várias situações;

1- Não entra na hélice, mas em outras iscas.

Claro, vamos usá-lá.

2-Não entra em nada.

Fico na hélice.

3-Entra em outras iscas com um trabalho prévio da hélice.

Com prazer, levanto o peixe p o parceiro :amigo:

4-Apenas ataques de borboletas e paquinhas em outras iscas.

Fico na hélice.

Pesco apenas uma vêz por ano na AM, e não pesco mais tucunarés no sudeste, onde me dedico as piaparas, noto como a cada momento nosso arremesso e trabalho melhoram, então se não tem peixe, tem treino, e ná hélice sempre tem a esperança de trombar com um bruto joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

e viva a diversidade....... ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: , se todos nós concordassemos com o mesmo pensamento, como ficaria no futebol, religião, mulher, cerveja, politica e tudo mais........ alegre:: alegre:: alegre:: alegre:: , para entender o que é meu foco, eu disse meu........ rindo3:: rindo3:: rindo3::

03 meses de academia, com dedicação a fortalecer os musculos dos braços e costas...... chorei:: chorei::

06 meses confeccionando e testando iscas de helices de 13, 15 e 17cm, fazendo todo tipo de testes imaginaveis. surtei:: surtei:: surtei::

03 varas custom, especialmente montadas para helices, uma de 20 libras, blanck lamiglas, fast, 5'8', uma de 25 libras GLoomis GLIII 6'0 fast, uma S,Croix 25 libras extra fast 6', nem ouso dizer quanto gastei...... lacou:: lacou:: lacou::

Daiwa Tipe R, Smoke, Metanium MGDC, Linhas YGK 64 libras, Giradores Owner 120 libras, snaps capella, Boga Original..........voces acham que eu estou focado .......::fishing ::fishing ::fishing ::fishing ::fishing ::fishing

rindo3:: rindo3:: rindo3:: rindo3::

mas agora já é tarde, é relaxar e aproveitar..... ::fisherman praia:: praia:: praia:: ::fisherman praia::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse meu amigo japa é t..., digo persistente....conheço o bicho pessoalmente e sei que realmente vai bater hélice o dia todo....e hora ou outra uma jumpin minnow para dar uma descansada...

Teve dias que bati hélice a manhã toda e só perto da hora do almoço comecei a utilizar a jumpin minnow e os bichos começaram a entrar...trabalho bem lento...para termos uma idéia de como os bichos estavam, sou testemunha viva do trabalho manhoso e cadenciado do Jaime Veiga e do Ramon Paz com suas red pepper magnum num trabalho lento, mas lento mesmo e por vezes vi os bichos rebojarem e sumirem....se tá difícil até com stick bem lento, imagine com outras iscas...

Observei também que em alguns lagos/ressacas/afluentes os bichos mudaram completamente de comportamento...hora aparecendo nas hélices, com rebojos e algumas pancadas cinematográficas...outras somente nas zaras com arremessos precisos junto ao barranco "cortado" e dias que não peguei um açu ou paca, somente os "nada que preste" como um parceiro falava...rs

Também sou persistente e para mim superfície é superfície e não se fala mais nisso, quem já pescou comigo sabe do que estou falando...mas, teve horas que não aguentei e arremessei uma twich e engatei o bicho que rebojou na minha isca. Teve cenas como o Fabrício falou em que na filhoteira, nem no jig os bichos entravam...então observar e ver como o bicho "tá entrando"...

Mas, a pancada mais linda que vi foi na hélice.... diabo:: ...daquelas "a la Johnny Hoffman"...um daqueles monstros pretos saiu todo fora da água e bateu sobre a hélice....o duro foi que ele errou... doeu:: ....e não voltou mais...o piloteiro ficou louco, voltou até o ponto no dia seguinte, mas o danado não apareceu...nem na hélice, zara, popper, twich ou jig.... :gorfei:

Outra cena linda também foi na hélice, vi o bicho caçando e num arremesso longo acertei a cabeça do bichão..duas puxadas e estourou na hélice....do jeito que pegou já levou pro pau...(como diria um amigo meu...o grande é grande não é a toa... doutor:: ... doeu:: ), não teve jeito...isca agarrada na tranqueira e garatéias abertas...uma pena, foi dia do peixe.... joia:::

Abraços e aos amigos que estão para embarcar, desejo toda a sorte do mundo e que o nível das águas esteja estabilizando e/ou baixando...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado tudo isso. Será só repiquete caveira:: o causador desse distúrbio todo nos peixes?? Será a pressão de pesca que começou antes da hora?? blink::

E aí???? Opiniões? fome::

Airton,

Não tenho experiência o suficiente, mas vou "supor/chutar"...acredito que o aumento do nível das águas, realmente deixe o peixe "perdido" e com isso mais manhoso e menos ativo....porém, temos que avaliar outras variáveis que estão ligadas diretamente ao "repiquete"...a temperatura das águas, pode sofrer alteração com a água das chuvas....o pH pode alterar, sabemos que o pH das águas da região é ácido, sendo a água das chuvas com pH neutro, pode haver variação e influenciar??? Deixo respostas mais profundas aos biólogos e pescadores mais experientes....

Abraços e o que interessa é isca na água....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Engraçado tudo isso. Será só repiquete caveira:: o causador desse distúrbio todo nos peixes?? Será a pressão de pesca que começou antes da hora?? blink::

E aí???? Opiniões? fome::

Opa Airton.

Sabe como os indios chamam repiquete?Boiaçu ou cobra grande.Nas lendas uma cobra gigante vem e come todos os peixes. doeu:: Sabedoria milenar meu amigo,ha de se respeitar. joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as grandes zaras me cansaram muitoo mais do que, as rips!!

acho que o que vale é o material, uma vara custom 30lbs x fast de 6' com uma zillion type R fizeram toda a diferença,

além de eu ter pego os açus basicamente nas rips, isso anima e se esquece da dor!! em janeiro ou setembro de 2012, levarei 15 rips, uns 10 jigs e umas 4 JMs pra pegar o almoço!!

as outras iscas podem até pegar os açus, mas os GIGANTES só vem na héliceeee!!! Pelo menos foi assim agora fim de agosto, inicio de setembro!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Puxa vida como é que eu ia ficar fora deste topico... :gorfei:

Mauro eu talvez faça parte deste grupo de malucos que são viciados em helices.

To contigo e não abro.

Como o Fabricio, todo final de dia troco o pitão de tão desgastado que ele fica.

Exemplo, em fevereiro peguei o pior repiquete em 10 anos de amazonia, mas tava lá eu cantando a Rip...concordo que peguei pouco peixe mas estar no negro sem que cantar helice, soa como ir a praia e não entra no mar.

Como disse o famoso guia Kelson, que normalmente me acompanha, e no meio de um repiquete falou"se eu fosse vc continuava na helice até o fim, vai que sua isca cruza com um cara que brigou com a mulher a noite, encheu a cara e tá de mal com a vida"

Abs

Dini-Helice Maniaco-se deixasse pescava até lambari de helice surtei:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como disse o famoso guia Kelson, que normalmente me acompanha, e no meio de um repiquete falou"se eu fosse vc continuava na helice até o fim, vai que sua isca cruza com um cara que brigou com a mulher a noite, encheu a cara e tá de mal com a vida"

Isso, isso, isso... ::tudo::
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...