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João Luiz Lusardo

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    João Luiz Lusardo
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  1. João Luiz Lusardo

    [Tucunaré Açu] Novo recorde mundial capturado ontem (21/11/17)???

    O possível recorde está sob análise no IGFA, conforme a tela da página da entidade no facebook, leva algum tempo para verificar se está de acordo às regras, se estiver será homologado, se não estiver não será.
  2. João Luiz Lusardo

    Carretilhas de liga de magnésio em AM !!!

    Pepe, já li em fóruns americanos que o sistema de engrenagens micro module demandaria uma manutenção mais cuidadosa, devendo estar sempre bem lubrificado. Acho que deve ser verdade, até pq já vi carretilhas com engrenagens normais destruídas por ausência de manutenção. A manutenção sempre é importante, se quisermos que o equipamento dure 👍
  3. João Luiz Lusardo

    Carretilhas de liga de magnésio em AM !!!

    Amigo Pepe, essa questão do sem fim eu pessoalmente não posso ainda falar nada, tenho uma curado 70, uma Scorpion 70 e duas curado KXG, mas ainda não as utilizei o suficiente para saber se é um problema elas terem essa peça em um composto polímero. É muito importante o seu testemunho de que não verificou desgaste na peça 👍👍👍
  4. João Luiz Lusardo

    Carretilhas de liga de magnésio em AM !!!

    Pepe, a intenção é esclarecer uma dúvida, eu nunca vi ou ouvi falar de corrosão de liga de magnésio em AM (onde as águas do Rio Negro são ácidas, sim, mas o relato do Chedid falou em águas alcalinas por isso o amigo Ito citou esse tipo de pH), por isso criei o tópico, para fazer um tipo de enquete informal O objetivo não é jogar lenha em nada, mas qdo um especialista em manutenção aponta um problemão com certas carretilhas, pq seria muito ruim ter um equipamento caro destruído assim, eu acho que é bom esclarecer. Minha Metanium MG7 eu vendi qdo parei de pescar em 2012, depois de usar 5 vezes em AM, em perfeito estado. Mas agora comprei uma Metanium 2013 e estou de olho em uma MGL e quero saber se é seguro usá-las no Rio Negro, tenho muito cuidado com meus equipamentos, faço uma manutenção básica sempre que volto de pescaria e uma vez por ano mando para um técnico fazer a desmontagem completa, geralmente para o Celso da Oficina da Pesca. Enfim, acho que seria útil saber se existe algum risco nessa utilização, não fui eu que trouxe a informação, mas gostaria de saber se esse problema ocorreu com outras pessoas. Abraços !!!!
  5. João Luiz Lusardo

    Carretilhas de liga de magnésio em AM !!!

    Tbm acho, então parece que as Shimano e Daiwa de liga de magnésio são carretilhas só pra mostruário, não podem ser usadas em água salgada ou doce 😂😂😂
  6. Amigos pescadores amazônicos, apareceu um relato em outro tópico aqui do FTB sobre casos de corrosão de carretilhas com chassis de liga de magnésio, como Metanium MG7, Metanium 2013, a nova MGL, ou ainda Steez e Aldebaran, com o uso delas no rio negro (AM) e afluentes. Como já pesquei muitas vezes por lá com uma Metanium MG7, sem qualquer corrosão verificada, peço que os demais amigos que usaram essas carretilhas de liga de magnésio naquelas águas relatem se verificaram alguma reação nas mesmas, seja corrosão ou outra alteração. Grato pela ajuda !!!!
  7. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    O que alguém ganha assustando o pessoal para não comprarem carretilhas Shimano? Ou então induzindo a não comprar a curado K e a comprar a 200 IHG? É uma desinformação que só traz vantagem pra Daiwa, em tese ...
  8. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    De fato Giovane, vc está certíssimo, o tucunaré é espécie de águas ácidas: http://petssubmersos.blogspot.com.br/2012/03/tucunare.html?m=1 E as águas do rio negro é afluentes tem ph bastante ácido: "As águas pretas do Rio Negro e de muitos de seus efluentes possuem valores de pH entre 3,8 e 4,9, sendo, portanto, ácidas. Isso ocorre em razão da grande quantidade de substâncias orgânicas dissolvidas oriundas da drenagem dos solos arenosos adjacentes ao rio que possuem como vegetação a campina, a campinarana ou as caatingas amazônicas." fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/por-que-rio-negro-possui-cor-escura.htm E, para enterrar o argumento, o magnésio e suas ligas sofrem corrosão na água salgada, em ambientes marinhos: "Definição As ligas de magnésio possuem boas características de resistência mecânica, módulo de elasticidade e baixa densidade ( 1,7 g/cm3 ), além de uma baixa relação resistência/densidade. Estas propriedades dão ao magnésio uma vasta utilização em aplicações estruturais. O magnésio possui, também, boas condutibilidades elétrica e térmica, e absorção às vibrações elásticas. Seu ponto de fusão é baixo, em torno de 650 °C. Tem boa usinabilidade e pode ser forjado, extrudado, laminado e fundido. Sua estrutra cristalina é hexagonal compacta. O magnésio possui boa resistência à corrosão em atmosferas pouco agressivas, mas é susceptível à corrosão em meios marinhos" http://www.infomet.com.br/site/metais-e-ligas-conteudo-ler.php?codAssunto=111 Sinceramente, não estou entendendo essa aparente intenção de disseminar desinformação...
  9. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    Me desculpem mas não acredito em desgaste de engrenagens de curado 200 k com uso em Tocantins, primeiro por serem modelos novos, recém lançados, depois pq se tivesse desgaste prematuro lá, teria tbm no Japão e USA. Até que venham com um relato confiável, com fotos, isso pra mim é lenda urbana. Quanto ao desgaste dos chassis de magnésio em AM, já não é lenda urbana, é lenda da selva, pois nunca vi nenhum colega pescador relatar esse problema. Parece que todos os casos insólitos de carretilhas vão parar na mesa do amigo Chedid 😱 e somente lá...
  10. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    A Metanium tem engrenagens de alumínio, sabidamente menos resistentes que as de latão, o problema então, se houver, pode decorrer daí, ou aiinda da ausência de manutenção adequada. Mas já vi muitos relatos de muitos pescadores que usaram as metanium em AM sem problemas. A Curado 200 KXG tem engrenagens micro em latão, portanto essa eu vou usar com muita tranquilidade em AM, não vejo chance de problema com essa curado nova e suas engrenagens micro module, é um lançamento e acho extremamente prematuro apontar defeitos que ninguém até agora viu na prática. A pesca em AM não é necessariamente mais penosa para as engrenagens das carretilhas, a meu ver o ponto crítico é as manivelas, a pesca com iscas de helice, em função do movimento de chicotada da vara, com o pescador segurando o conjunto com uma mão pela carretilha e outra na manivela, termina por forçar bastante as manivelas e os postes dos knobs. Tenham em mente que quem trabalha a isca é a vara, a carretilha somente arremessa e armazena linha. um amigo teve arrancados os dois postes dos knobs de sua Aldebaran em função do uso com as hélices em AM, mas tenham em conta que é uma carretilha para outra finalidade, voltada para a pesca finesse. Quamto ao carretel MGL, este não é, segundo a propria Shimano, de magnésio, a corrosão percebida no uso no mar das carretilhas com esse carretel não é pela liga metálica do mesmo, mas pela já referida corrosão galvânica, como o chassi de carbono ci4 não é afetado pelo sal, a liga de aluminio do carretel acaba se corroendo, como um anodo. Em relação a carretilhas com chassi de magnésio em AM, também não acredito em corrosão ou reação, usei minha Metanium MG7 em 5 pescarias na Amazônia, duas delas de 12 dias seguidos e não tive problema algum com as engrenagens de alumínio ou com o chassi de liga de magnésio, ela voltou de lá em perfeitas condições, assim como conheço varios pescadores que usaram essa mesma carretilha e outros modelos em magnésio, como a Aldebaran, sem ocorrências de corrosão ou bolhas. abs.
  11. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    Pode sim, a Scorpion XT1500-7 é ótima, assim como a Scorpion 200 HG, nova versão dela, mas são um pouco lentas em recolhimento, para as iscas de hélice. A nova Scorpion 70 XG tem bom recolhimento (8.2:1) mas tem um limitador que é a capacidade de linha, na minha eu coloquei 60 mts de Duel Super 8 50 lb (0.36 mm), não dá para colocar linha mais espessa que essa, eu vou usar em AM com essa mesmo e vamos ver o que acontece. Abs.
  12. João Luiz Lusardo

    Shimano Aldebaran MG7

    Eu investi, tinha vendido a minha qdo parei de pescar e agora que estou voltando comprei uma outra, usada mas em perfeito estado. Para mim ainda é umas das melhores carretilhas já feitas, a metanium mgl tem mais tecnologia mas é bem mais cara e tem um porte maior. Já tive steez e revo mgx e pra mim nenhuma chega perto da maciez e arremesso da Aldebaran
  13. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    Interessante, taí a explicação, tava lendo aqui que é a tal "corrosão galvânica", valeu amigo !!!!
  14. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    Prezado Pepe, De fato o carretel da Chronarch MGL, embora nenhum informatvo da marca ou comentário técnico de sites e fóruns estrangeiros faça referência a que o carretel magnumlite ou MGL seja fabricado em outro material que não o alumínio, por algum motivo ele não é indicado para o uso em água salgada. A nova tecnologia da shimano modificou o formato e introduziu novas furações que reduzem a inércia, veja esse texto da própria shimano (site da CGK): NOVO MAGNUM LITE SPOOL Com orifícios laterais: forte e leve. Este é o novo carretel “feito para voar”. O assim chamado “momento de inércia” do carretel é o fator que define o potencial de lançamento de uma carretilha. No desenvolvimento de novos modelos, um dos grandes objetivos é reduzir o fator de inércia de rotação, seja pela aplicação de orifícios ou redução da espessura do corpo do carretel. Com a nova tecnologia MAGNUM LITE SPOOL tivemos sucesso na abertura de orifícios nas abas laterais do carretel, algo que era considerado tecnicamente impossível até agora. Isso possibilitou a redução em 10% do momento de inércia em relação a outros carretéis Shimano e um ganho de até 20% em performance em termos de distância de lançamento. Veja na descrição da Chronarch MGL que o material do chassis é o mesmo Ci4+, o que a torna muito resistente à corrosão, sendo melhor ainda para o uso em água salgada. Porém há de fato a indicação de que o carretel não resistiria ao sal, talvez pelo tratamento submetido. Mas há uma boa notícia para vc e os demais robaleiros, a Shimano lançou uma Chronarch G, com as mesmas especificaçõesda MGL e saltwater safe, voltada para o uso em água salgada http://fish.shimano.com/content/sac-fish/en/home/products/info/news/saltwater-chronarch-g.html NEW Saltwater-Safe Chronarch G Introducing the new Chronarch G...the Chronarch you know and love is now saltwater-safe. The Chronarch G is packed with Shimano's most advanced technology, built to deliver the top level performance enthusiast saltwater anglers require. We looked to anglers wading off the coast of Texas and specially designed the the Chronarch G with Gulf Coast anglers in mind. This baitcaster is built for anglers targeting redfish, speckled trout, and any light inshore species. Quanto ao arremsso com iscas leves, o carretel MGL facilita nesses casos, mas gera um desempenho melhor também com as iscas maiores, a Chronarch MGL é uma carretilha desenvolvida para a pesca de black bass no Japao e USA, na qual também se usam iscas de porte e maior peso, não é uma carretilha desenhada para a pesca finesse como a aldebaran, até por isso eu acredito que seja uma ótima opção para AM. Veja ainda o video mais abaixo no qual os testes de arremesso com a Chronarch alcançam resultados otimos, mesmo com iscas de maior peso, no caso um peso de 14 gramas, sendo que a Chronarch empata em resultado com a Metanium MGL, uma carretilha ainda superior em preço e refinamentos. Chronarch MGL The use of a lightweight CI4+ frame and an newly designed Magnumlite spool make the Chronarch MGL the perfect baitcasting reel for serious bass and predator anglers. Lighter and more advanced than ever before, its CI4+ construction in combination with the new Magnumlite spool allowed Shimano to reduce its overall weight, while still maintaining incredible rigidity and strength. Since CI4+ does not contain any metal, it is impervious to rust, making the Chronarch MGL a great reel that can be used for many years to come. Because of additional machining of the new Magnumlite spool its weight is reduced which in turns reduces the startup inertia of the spool, resulting in increased casting distance and a great casting feeling. The new SVS infinity braking system offers a much wider range brake compared to previous SVS infinity which can easily be adjusted by the outer dial on the Chronarch MGL reel. The use of X-Ship ensures making winding efficiency and strength in though situations and the built in level wind delivers line smoothly across the spool. The precisely engineered micro module gears result in seamless gear engagement for a smooth and sensitive operation. For smoothness and durability there are 8 shielded A-RB bearings and a roller bearing. The new Chronarch MGL comes in a left- and right handed version in a normal-, high-, and extra high gear ratio. Abs.
  15. João Luiz Lusardo

    Carretilha Shimano ideal para Amazônia

    Pepe, o amigo quis dizer que o carretel MGL ou magnumlite não é de magnésio, que sofre com o sal, é de alumínio, a Chronarch MGL não tem peças de magnésio, vc pode usar no mar tranquilamente 👍👍👍 Abs
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