Ir para conteúdo

Influência da Lua em Pesca de Água Doce


Posts Recomendados

Boa tarde amigos do FTB,

Estava lendo umas revistas de pesca em que apresentavam o calendário lunar para se planejar as pescarias e talz.

Ja tinha ouvido falar que a lua influênciava na pesca, mais acreditava que era só na pesca de mar, ja que estas influenciam na maré.

É verdade que influência na pesca de água doce ou só mito ??

Obrigado e abraços !!

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pedrão!

Entao cara, quando eu pesco, sempre prefiro as luas cheias e minguantes! Meu pai fala que o peixe fica mais bruto nessas luas. Nunca fui de acreditar muito, mas sempre pescamos mais na Lua Cheia! Ainda mais a noite, que fica tudo clarinho e pah, bom demaiss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

No meu caso...lua boa é aquela em que consigo ir pescar (água doce)... Já que meu alvará é curtíssimo... :gorfei:

Agora falando sério, não vejo mta diferença para água doce, somente atentar e evitar pescar nas "mudanças de lua" onde geralmente temos uma incidência maior de ventos, dificultando a navegação e a pesca com artificiais.

Abraço e espero ter ajudado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pedro,

O que pode parecer algo simples, é um tema bastante controverso...

uma teoria que diz que os predadores ( especialmente o tucunaré ) se alimentam enquanto houver luz, o que - em tese - faz um pouco de sentido... ( pelo menos na teoria ).

arrow:: Não há dúvida de que em tempo de lua cheia e noite clara, as piranhas se fazem notar com maior intensidade após o por do sol...

Também "dizem" que os peixes de fundo "respeitam" mais a claridade, evitando-a nas noites claras...

Pessoalmente por pescar - no máximo - até as 20:00 h ( mesmo peixe de couro ), não consigo ver essa influência de forma clara...

Para alguns "estudiosos" ( ou que fazem se passar como tal ), o período de lua crescente e minguante são aquelas em que os peixes se apresentam mais "vorazes"...

No meu caso pessoal, entendo que as condições da lua são menos importante com o resultado da pescaria, do que a pressão atmosférica, e - principalmente - as condições do nível das águas, esse sim, principal responsável pela atividade do peixe em rios !

Nos lagos / lagoas, um dos componentes que também devem ser vistos são a temperatura e as condições de visibilidade !

Nem sempre o sol é fator preponderante na otimização da pescaria.

O mais importante disso tudo, é que esse aprendizado é pessoal, assim como as preferências de cada pescador !

arrow:: Na mesma linha de escolha de SUA isca matadora, ou mesmo da "melhor cor" a ser usada... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na agua doce eu pesquei muita traíra durante a madrugada.

Ela tem habitos noturnos, por isso dá para ter uma noção... Com certeza elas atacam com a lua em claridade mediana. Muita luz é fraca a pescaria e pouca luz tb.

Sempre acreditei que a temperatura da água e uma análise de como esteve a temperatura durante até uma semana anterior, é mais confiável dq qualquer lua.

Exemplo: Agua muito fria e de repente uns 4 ou 5 dias de sol quente. É batata que no 5 dia os peixes estarão ativos.

Ainda confio mais em temperatura dq na lua. joia:::

(falo apenas em experiência por bagres e traíra. Outros de água doce eu nunca pesquei)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bueno, vou tentar escrever alguma coisa nesse tópico pela 2ª vez (a primeira vez deu o tal de "Erro Geral" e, como não havia dado um ctrl+c, perdi tudo chorei:: ).

Olha, a respeito das minhas pescarias aqui no Sul (Uruguai e Paranazão), posso dizer, após ouvir muitas estórias e "teses" dos piloteiros e dos pescadores, além da minha própria observação, que pode haver uma pequena alteração na rotina dos peixes sim. joia::: Explico!

Se observares os calendários lunares brasileiro e argentino destinados à pesca de água doce, verás que eles são frontalmente opostos: o primeiro afirma ser a lua cheia a melhor; o segundo, por sua vez, afirma ser a lua nova a melhor fase para pescaria. doeu:: lacou::

Qual dos dois têm "razão"? Os dois! :gorfei: :gorfei: Dependendo do ponto de vista! joia::: Novamente explico.

O calendário argentino leva em consideração, como "boa pescaria", a pescaria de troféus, isto é, dos grandes peixes; enquanto o calendário brasileiro toma por base a quantidade de ações ocorridas. joia::: Na lua nova o peixe tende a se concentrar mais no fundo do leito, onde se concentram os grandes peixes do Paranazão (os grandes Dourados e Surubis alegre:: ). Na lua cheia, ele tende a subir, favorecendo a pesca dos exemplares menores, junto às galhadas e pedreiras rasas. joia:::

Isso eu observo faz alguns anos. joia::: Em períodos de lua cheia a tendência é se ter uma maior produtividade no bait (pescaria esportiva mais praticada no Brasil); na lua nova, por sua vez, a tendência é ser mais "rendidora" a pesca de corrico ou de rodada (as pescarias mais tradicionais e difundidas na ARG joia::: ). Aí está a diferença gritante entre os calendários brasileiro e argentino (quanto à água doce! joia::: ).

Nos tempos da pescaria de rede, nas nossas barragens, atrás das traíras ::nada:: Conada , era visível a diferença da "altura" do peixe de acordo com a lua: em noite de lua cheia as traíras "caiam" sempre na parte mais alta da rede, bem em cima, inclusive apodrecendo rapidamente; em noite escura, de lua nova, as traíras, por sua vez, batiam bem ao fundo, ficando presas na malha na parte mais baixa da rede. joia:::

Pessoal, isso são apenas observações (mas empíricas! joia::: ), das quais fui tirando minhas próprias conclusões com o longo dos anos. joia::: Entretanto, como sabemos, em pescaria jamais existirá uma "regra fixa, estática, imutável" e, por isso mesmo, já fiz grandes pescarias de corrico em fase de lua cheia, bem como pescarias excelentes de bait em fase de lua nova. :gorfei: joia:::

Isso é apenas uma idéia do que penso sobre a influência da lua em pesca de água doce. joia::: Apesar de ter a convicção de que fatores como estabilidade do rio, temperatura da água, limpeza da água, pressão atmosférica, e época do ano, influenciam muito mais do que qualquer fase lunar! joia::: joia:::

Baita abraço a todos!!! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso é apenas uma idéia do que penso sobre a influência da lua em pesca de água doce. joia::: Apesar de ter a convicção de que fatores como estabilidade do rio, temperatura da água, limpeza da água, pressão atmosférica, e época do ano, influenciam muito mais do que qualquer fase lunar! joia::: joia:::

Baita abraço a todos!!! joia:::

joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar do tucunaré ser um peixe que se alimenta diurno, conversando com os piloteiros da Amazônia, e varias reportagens em revistas , quanto a lua está bem clara ( cheia) o tucunaré ele pode caçar e se alimentar, consequentemente no dia seguinte ele estaria mais manhoso..... ::tudo:: ::tudo:: , agora acredito que outros fatores como pressão de pesca, temperatura, e níveis das águas. são mais importante para uma boa pescaria...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa haha,ficou complexo o tópico.

Realmente concordo com Junos, Kid M e outros de que os outros fatores como estabilidade do rio, temperatura da água, limpeza da água, pressão atmosférica, e época do ano, influenciam muito mais do que qualquer fase lunar.

Na verdade fiz esse tópico para conhecer melhor sobre as fases da lua e suas influências ja que pouco conheço sobre assunto.

Obrigado a todos que colocaram sua opinião com certeza entendi muito melhor do que se trata. Mas realmente como sou estudante, o tempo de pescar é curto demais para ficar escolhendo pela lua haha :gorfei: :gorfei: , essa sim foi a melhor conclusão que cheguei !! :gorfei: :gorfei:

Abração e obrigado novamente !!

Att Pedro Mastrocinque

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...