Ir para conteúdo

Barcelos - Rio Aracá - 22 a 29 de janeiro


Posts Recomendados

Uma viagem as águas escuras do Rio Negro e seus afluentes Aracá e Curuduri em Barcelos - AM, fazendo amigos e driblando o Repiquete.

No final de 2011, os conflitos existentes entre a minha agenda profissional e a disponibilidade de datas dos operadores de barcos em Barcelos-AM teriam prorrogado o meu encontro com os rios de águas pretas em pelo menos um ano, porém um convite do meu amigo Massa proprietário da Massa Sporting Fishing de Maringa, para cobrir uma vaga em uma turma já formada, para o final de janeiro, mudou tudo pois a data era possível , e assim para Barcelos seguimos no dia 21/01....

Ainda dentro do avião fretado seguindo de Manaus para Barcelos, a visão do Rio Negro impressionava pela beleza de suas águas recortando a floresta, e ao mesmo tempo colocava o ponto de interrogação, sem a visão de praias e com as aguás adentrando a floresta, qual o afluente que vai estar no nível para pesca?

Imagem Postada

Chegando em Barcelos a emoção da galera era quase incontida,,,,,

Imagem Postada

Imagem Postada

Koiti, Maikel, Rogerio, Massa, Helvercio, Eduardo, Jean e Juliano

O barco seria o Tayaçu ll , barco de pequeno calado para 8 pescadores, o que nos permitiria navegar mais dentro do afluente escolhido. Segundo o Marlon atencioso proprietário do barco, os rios que apresentavam condições de pesca neste período que chegamos era o Demeni e o Aracá, e que o primeiro rio apresentaria um número maior de barcos excurcionando, e que com nosso barco pequeno conseguiríamos atingir pontos dentro do Aracá que os outros barcos maiores não iriam chegar. Decisão tomada, estratégia traçada, partimos para nosso destino, Rio Aracá no ponto que o Rio Curuduri nele desagua.

Imagem Postada

O amanhecer no Rio Aracá, é a visão que todo pescador sonha em conhecer, e depois de conhecer sonha em retornar..... o dia prometia....

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Imagem Postada

Ao final do primeiro dia de pesca, com os braços cançados de tanto arrastar iscas de hélice, ficou a constatação... o peixe esta inativo, não tivemos ação nas iscas de hélice, o peixe não atacava e os poucos exemplares foram pegos na Jumpin Minow T20 da Rebel e na Prima Gold da Zagaia.

Imagem Postada

Imagem Postada

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/012.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/015.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/DSC00856.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/DSC00794.jpg

No final do segundo dia de pesca, o Maikel Michelain foi premiado com um peixe de mais de 18lbs capturado na T-20 osso aqui com o Massa, nesta mesma isca para minha felicidade um peixe de 12 lbs que explodiu na superfície, para mim foi o grande momento do dia de pesca.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/073.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/011.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/RioArac2.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/DSC_0277.jpg

No terceiro dia o Eduardo conseguiu um lindo peixe de 20lbs habilmente capturado na isca de hélice e o Helvercio seu companheiro de barco cobriu com um Jig e conseguiram o dublê, neste mesmo dia nosso amigo e os demais pescadores trabalharam muito e apenas pequenos peixes deram as caras, mas a quantidade de borboletas presentes no Rio Aracá, impressiona, se você quiser fazer 100 capturas no dia de peixes entre 1 e 3 kgs é perfeitamente possível explorando os fundos das grotas com pequenas iscas, vale o registro, mas não era nossa meta, mas sim os grandes açus.

Analisando os fatos ocorridos e a subida das águas do Rio Aracá em 10 cm em dois dias, concluímos estar frete ao temido repiquete, fato que ocorre com a parada da baixa do rio e consequente aumento no volume de água, que traz uma corrente de água nova, mais gelada, que faz com que o peixe pare de comer.

Os peixes que encontramos estavam , em sua maioria em duas situações distintas, ou em meio a floresta funda de molongós cuidando do ninho, defendendo a fêmea peixes com a coloração Açu, ou então no período da tarde poderiam ser encontrados nos bicos de praias nos drops caçando peixes de coloração paca ou intermediária.

Com estas conclusões, resolvemos adentrar o rio Curuduri embaixo de muita chuva, para fugir da subida das águas do Aracá . Analisando o fato que os peixes atacavam os jig’s de penas, resolvi fazer uma alteração em minhas iscas de sub-superfífice prima gold da Zagaia, fabricando um penacho obtido dos jig’s para a garatéia trazeira, possibilitando um trabalho meio à pauleira, na subsuperfície e com uma isca maior que o jig. O resultado foi positivo e rendeu meu melhor dia de pesca com lindos e escuros peixes de 16, 13 e 12lbs, neste mesmo dia a dupla do Massa e do Maikel apostaram em subir o Aracá e tiveram a sorte de novamente na T-20 osso capturar um lindo açu de mais de 20 lbs.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/133.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/136.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/101.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/108.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/111.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/121.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/120.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/0032.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/010.jpg

No último dia, tivemos novamente dificuldades com chuva e vento, e neste dia meu parceiro Koiti acertou a mão com um belo Açu de 12lbs, e depois disso paramos em um poço atrás de um peixe de couro, e não deu outra, saiu uma bela pirarara, peixe que impressiona pela força, mesmo que com apenas 28lbs, uma jovem para a espécie. Este peixe foi capturado usando pedaço de bicuda.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/0062.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/0172.jpg

Neste mesmo dia o Eduardo, conseguiu o maior peixe de nossa excursão, um Açu de 22lbs, capturado na superspook no meio do lago, arremesso efetuado antendendo pedido do piloteiro, para cobrir uma ação de peixe.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/RioArac.jpg

No final da pescaria temos que ressaltar o profissionalismo e atenção dispensada por toda a equipe do TayaçuII, tenho que agradecer à Deus por mais uma jornada cumprida sem nenhum acidente, ou contratempo, agradeço também pela oportunidade de passar dias ao lado de grandes pescadores, que enriqueceram os dias com muitas dicas e informações importantes sobre o tucunaré, sobre pescaria, e sobre a vida...

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/154.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/23-01123.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/23-01118.jpg

Todos os tucunarés Açú ou de coloração paca desta pescaria foram liberados, apenas alguns borboletas foram convidados para o almoço.....

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/137.jpg

Nesta pescaria viajamos de Gol no trecho entre Maringá e Manaus, de Cruzeiro ( voo fretado ) entre Manaus e Barcelos, e com o Barco TayaçuII nas águas do Rio Negro ,Demeni e Aracá.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/041.jpg

As varas que a maioria dos pescadores usaram foram 10-25lbs e 15-30lbs, de ação rápida, e 6’ para pescaria de hélices, e 10-20lbs também de ação rápida e 6 ou 6’6” para iscas tipo zara. As carretilhas de perfil baixo, abastecidas com linha de 50lbs, e leader de fluorcarbono de 0,60mm, sendo que nas iscas de hélice usamos giradores owner para evitar a torção da linha. As iscas que funcionaram foram T-20 da Rebel cor osso uma unanimidade, Super Spook, Prima Gold da Zagaia, Trairão, Biruta 110 da deconto, High Roller.

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/23-01107.jpg

http://i300.photobucket.com/albums/nn34/rogerio_mga/23-01104.jpg

Como nota especial desta pescaria, não posso deixar de mencionar que meu parceiro de Barco o koiti estava usando na pesca de hélice, uma vara confeccionada pelo jovem Dodo, da Massa Sporting Fishing, uma garoto que iniciou à pouco tempo na confecção de varas customizadas, e que tem apresentado produtos de boa qualidade, varas bem balanceadas fabricadas com materiais de boa qualidade e com visual bacana. Pude testar sua vara e gostei muito.

Então caros amigos, este é o final de mais uma grande pescaria, ao lado de grandes pescadores e excelentes pessoas. No dia de ir embora já no aeroporto, encontrei-me com o Juninho consultor da Pesca e Companhia chegando em Barcelos com sua esposa Rosa, e um outro casal para uma pescaria no barco Tucuna do Maicon, tivemos uma breve ,mas empolgante conversa. Espero que tenha tido sorte na pescaria.

Abraços a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente driblaram o repiquete e embarcaram belos tucunas

Para a temporada que estamos tendo vcs fizeram muito bonito! Tiraram "lete de pedra"

O relato tb ficou show com boas fotos

Abrassaum

pois é !!! primeiro relato que vejo em que nao sofreram tanto como outros colegas ... parabéns !!

abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente driblaram o repiquete e embarcaram belos tucunas

Para a temporada que estamos tendo vcs fizeram muito bonito! Tiraram "lete de pedra"

O relato tb ficou show com boas fotos

Abrassaum

Faço das palavras do Neco as minhas...conseguiram driblar o repiquete e conseguiram mtos troféus!

Abraços e tudo de bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns moçada! Pescaria muito boa pelo regime das águas..!! Não tentaram subir o Demeni?

Abço!

André

como nesta data apenas o Demeni e o Aracá apresentavam condições de pesca, e a maioria dos barcos subiram o Demeni,, tentamos buscar pontos com menos barcos pescando....

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria, nos descemos fugindo das aguas altas do Negro em Santa Isabel, e entramos no araca dia 28 e já pegamos tudo subindo muito forte(Araca, Curuduri e Demeni), passamos o Curuduri e fomos com o barco até a serra acima dos flutuantes do marlon, mas quanto mais subia só piorava...

Eu não consegui nenhum de 10lbs, e no grupo todo só 2 peixes com mais deste peso. Pescamos até dia 4 , mas nossa salvação foi pescar nas praias alagadas do Negro, que apesar de cheio, não estava subindo.

Abs

Dini

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bela pescaria, nos descemos fugindo das aguas altas do Negro em Santa Isabel, e entramos no araca dia 28 e já pegamos tudo subindo muito forte(Araca, Curuduri e Demeni), passamos o Curuduri e fomos com o barco até a serra acima dos flutuantes do marlon, mas quanto mais subia só piorava...

Eu não consegui nenhum de 10lbs, e no grupo todo só 2 peixes com mais deste peso. Pescamos até dia 4 , mas nossa salvação foi pescar nas praias alagadas do Negro, que apesar de cheio, não estava subindo.

Abs

Dini

As águas do Aracá estavam normal porém fria, até dia 24/01 e subimos o rio até a foz do Curuduri, segundo o capitão da embarcação Tayaçu II não daria para subir mais devido o nível, encontramos nesta data o pessoal dos flutuantes que estavam descendo para pescar, aonde estávamos, pois nos falaram que aonde estavam, as águas estavam subindo, dia 25 o Aracá amanheceu 10cm mais alto e com a água fria e dia 26 já estava com mais de meio metro acima do nível que encontramos dias 23 e 24. A saída foi subir o Curuduri, porém esta solução foi para um dia apenas. Quando chegamos em Barcelos retornando da pescaria no sábado dia 28/01 conversando com o Eurico que estava pilotando para o Black Water ele nos passou a informação que sua turma teria tido boa sorte com peixes de 20, 22 e 24 lbs na primeira lagoa na margem direita de quem sobe o Demeni acima de sua foz no Aracá.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns galera de Maringá...fazendo bonito no Aracá (deu até rima, kkkkk). Foi muita sorte terem pego a última semana boa (ou razoável) dessa temporada (minha opinião).

Parabéns ao grupo, Rogério ótimo relato, ótimas fotos, e abraço aos amigos Eduardo, Helvercio, Massa e Koiti.

Emerson.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns galera de Maringá...fazendo bonito no Aracá (deu até rima, kkkkk). Foi muita sorte terem pego a última semana boa (ou razoável) dessa temporada (minha opinião).

Parabéns ao grupo, Rogério ótimo relato, ótimas fotos, e abraço aos amigos Eduardo, Helvercio, Massa e Koiti.

Emerson.

Fala Emerson,

grande abraço,

a gente se fala na Loja do Massa

Eduardo Pereira

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns galera de Maringá...fazendo bonito no Aracá (deu até rima, kkkkk). Foi muita sorte terem pego a última semana boa (ou razoável) dessa temporada (minha opinião).

Parabéns ao grupo, Rogério ótimo relato, ótimas fotos, e abraço aos amigos Eduardo, Helvercio, Massa e Koiti.

Emerson.

Obrigado Emerson

No dia que forem no Massa é só avisar que nos falamos lá

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...