Ir para conteúdo

Real necessidade do Minn Kota® On-Board Alternator Charger


Posts Recomendados

Pessoal, uma simples dúvida pode se tornar mais complexa quando analisamos todos os aspectos da coisa medo::

Por isso recorri a vcs para me ajudarem com a experiência no ramo, tenho um motor eletrico minn kota de 55l, ligado em duas baterias, uma de 105ah e outra de 70ah, até agora nunca fiquei na mão pois só pesquei em condições favoráreis e dou carga de um dia p/ o outro com um carregador externo convencional.

Estive pensando em colocar um carregador onboard, o que farei, pois será preciso carregar as baterias entre as pescarias, com isso elimino o carregador covencional que tenho usado, a pergunta que vem agora é:

Seria interessante/necessário também colocar um Alternator charger, veja link:

http://www.basspro.com/Minn-Kota-OnBoard-Alternator-Chargers/product/95618/79856

As principais dúvidam que surgiram são:

- Esse carregador que utiliza a corrente do motor p/ carregar as baterias quando o mesmo está em funcionamento, teoricamente, irá manter a bateria do eletrico sempre cheia, com isso poderia eliminar uma das baterias, ficando com apenas uma, tiro peso do barco... na pratica funciona assim mesmo?

- Se manter duas baterias para o eletrico, julgo ser bastante carga p/ utilizar em um ou dois dias, o que eliminaria a necessidade desse alternator charger, o que acham?

- Corro o risco de colocar esse carregador e pescar em locais onde não é necessário navegar muito, o que fatalmente iria eliminar essa vantagem...

Espero que me ajudem , abraço!!

Lucas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas tenho um motor guide wireless de 45 lbs e uso uma bateria grande de 160 amperes que serve para tudo no barco,

inclusive motor eletrico, som e equipamentos e nunca tive problemas de bateria pois o motor carrega esta bateria.

Nesta situação acho desnecessario o alternador Minn Kota.

no seu caso será que vc não poderia colocar o motor do barco para carregar as dua baterias, uma para o barco e a outra

para o motor eletrico.

abraços

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas...é mais ou menos por aí mesmo...

Uma coisa....não é aconselhável vc utilizar 2 baterias ligadas juntas (seja paralelo ou em série), de diferentes amperagens.

Quando vc faz isto, a bateria mais fraca se lasca, já q a mais forte sugará toda a carga dela até equilibrar a amperagem das duas.

Quando a bateria mais forte está com carga completa é show de bola...pois até chegar aos 70Amps, a pequena vai estar se aproveitando da mais forte....mas quando o sistema fica abaixo dos 70Amps...a bateria pequena se lasca para aguentar manter a carga da mais forte.

Fiz um "balaio de gato" aí...hehee...mas acho q dá pra entender.

Quanto ao Carregador OnBoard:

Show de bola...Além de vc não precisar carregar mais uma tranqueira durante a pescaria, o carregador é super robusto. Já vi donos ligarem errado e mesmo assim ele não queima. O MD220 é o mais recomendado, visto q ele carrega 10 Amp/h...contra 5 Amp/h do MD210.

Quanto ao Alternador OnBoard:

Este módulo q carrega as baterias durante o deslocamento do barco é o Alternador.

Eu uso apenas 1 bateria no meu barco (de 105Amp) e no final do dia a carga dela está acima do meio. O Alternador cumpre muito bem a função dele.

Claro q quanto mais coisas no barco, mais pesado, é mais coisa pra dar defeito e por aí vai....mas acho, tanto o alternador, quanto o carregador on-board, itens muito importantes e práticos.

Em minha última pescaria na SM (3 dias), o Moacyr utilizou apenas o Alternador para carregar as 2 baterias de 105Amp cada. Como os nossos deslocamentos eram mais longos, ao final da pescaria elas estavam com a carga em 100%.

Se os deslocamentos do barco são pequenos...com certeza pode não dar tempo de carregar tudo através do alternador....Daí a importância do carregador.

Qualquer dúvida é só falar.

Abs.

Fabrício Biguá

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu só tenho o carregador onboard para carregar minhas 3 baterias. Esse acho muito importante, pois ter que tirar 2 baterias de 110a toda pescaria e ter que as vezes carregar a do motor de popa devido aos "pequenos" sonares coloridos e outros acessórios do barco roubarem bastante carga dela, num é facil heim...rs

O alternador é bom, mas ainda não vi tanta vantagem assim em te-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lucas tenho um motor guide wireless de 45 lbs e uso uma bateria grande de 160 amperes que serve para tudo no barco,

inclusive motor eletrico, som e equipamentos e nunca tive problemas de bateria pois o motor carrega esta bateria.

Nesta situação acho desnecessario o alternador Minn Kota.

no seu caso será que vc não poderia colocar o motor do barco para carregar as dua baterias, uma para o barco e a outra

para o motor eletrico.

abraços

abraços

Helson,

Interresante sua ideia, eu poderia manter duas baterias no barco, a de partida do motor e a outra para o eletrico, e ambas sendo carregadas diretamente pelo alternador do motor, a única coisa é que teria que ficar sempre atento para não descarregar totalmente a bateria com o eletrico, pois ambas são carregadas juntas e descarregadas juntas também , não?

É assim que funciona no seu barco?

Abc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício e Tardeli,

Já vi q o esquema das baterias demanda certo planejamento rss

Obrigado pela dica das amperagens, vou corrigir isso aí, to pensando em montar da seguinte forma, vejam:

1. Uma bateria de 105h para a partida do motor (padrão).

2. Uma bateria estacionaria de 105h ou mais para o eletrico e acessorios (rádio, gps, etc).

3. Carregador onboard 2 bancos p/ carregar a carga entre as pescarias. Obs.:Este deverá ser ligado na bateria do motor também para manter a carga quando o barco ficar muito tempo sem uso?

4. Carregador alternador para repor a carga nos deslocamentos, acho que no final das contas vai ajudar, pois como sempre estamos consumindo energia seja no eletrico ou no radio, nunca é demais, com esse carregador tentarei manter apenas uma bateria p/ eletrico/serviço, se achar que não é suficiente ainda posso incluir mais uma bateria no futuro.

Fabrício, como vc mede a carga das baterias individualmente?

abraçooo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício e Tardeli,

Já vi q o esquema das baterias demanda certo planejamento rss

Obrigado pela dica das amperagens, vou corrigir isso aí, to pensando em montar da seguinte forma, vejam:

1. Uma bateria de 105h para a partida do motor (padrão).

2. Uma bateria estacionaria de 105h ou mais para o eletrico e acessorios (rádio, gps, etc).

3. Carregador onboard 2 bancos p/ carregar a carga entre as pescarias. Obs.:Este deverá ser ligado na bateria do motor também para manter a carga quando o barco ficar muito tempo sem uso?

4. Carregador alternador para repor a carga nos deslocamentos, acho que no final das contas vai ajudar, pois como sempre estamos consumindo energia seja no eletrico ou no radio, nunca é demais, com esse carregador tentarei manter apenas uma bateria p/ eletrico/serviço, se achar que não é suficiente ainda posso incluir mais uma bateria no futuro.

Fabrício, como vc mede a carga das baterias individualmente?

abraçooo

Lucas...olha só como minha baterias estão ligadas.

- Bateria 105Amp ligada no motor de popa....e ligada nos acessórios do barco.

- Bateria de 105 Amp (Moura Boat), ligada apenas no motor elétrico.

Esta ligação veio de fábrica e nunca tive problemas com ela....mas tenho preferência da bateria do motor de popa ser ligada só nele.

Agora comprei um barco maior e mais pesado...então, farei da seguinte forma (lembrando q meu motor elétrico é 12V).

- Bateria do motor de popa ligada só nele.

- Bateria Moura Boat ligada no elétrico.

- Bateria Moura Boat ligada nos acessórios.

E tanto o carregador onboard, quanto o alternador onboard, ambos com 2 bancos de 10Amp/h, ligados apenas nas 2 Moura Boats.

Se eu perceber q o elétrico tá puxando demais....ligarei as duas Moura Boats em paralelo.

E no meu elétrico tem botão q aperto e ele mostra a carga da bateria.

Tenho ainda um medidor manual da Minnkota e um outro pequeninho q deixo pregado em cima da própria bateria. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vcs respondem mto rápido... rs

to achando que vou seguir essa mesma linha sua, a unica coisa é que se eu colocar duas na frente de 105ah, vai ser mais de 50kg de bateria ali na proa, mas fazer oq...melhor q ficar sem carga no meio do dia !

seus carregadores são todos minn kota??

abcc

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem q ser rápido mesmo....hehee.....

E vc já viu aquelas caras baterias Optma, ou umas usadas pelo Alex e tals....q são vendidas no PY??? Elas pesam menos da metade destas q usamos.

E atualmente meus carregadores são sim, MinnKota.

Mas já usei um XPS da BassPro q são top tb.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Lucas no meu barco eu só tenho uma bateria de 160 amperes que serve para tudo no barco.

No seu caso vc poderia colocar 2 baterias com a mesma amperagem sendo carregadas pelo

motor da embarcação e pelo que já vi e passei até hoje pode ficar tranquilo, não vai te

deixar na mão.

Eu sempre usei só uma bateria e nunca fiquei na mão, imagina 2 baterias.

Obs.: motor elétrico de 12v (motor Guide Wireless 45lbs)

1 grande abraço.

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Lucas no meu barco eu só tenho uma bateria de 160 amperes que serve para tudo no barco.

No seu caso vc poderia colocar 2 baterias com a mesma amperagem sendo carregadas pelo

motor da embarcação e pelo que já vi e passei até hoje pode ficar tranquilo, não vai te

deixar na mão.

Eu sempre usei só uma bateria e nunca fiquei na mão, imagina 2 baterias.

Obs.: motor elétrico de 12v (motor Guide Wireless 45lbs)

1 grande abraço.

:amigo:

Helson, justo, irei colocar apenas uma bateria (para o eletrico/acessorios) para economizar peso e dinheiro, se não der conta coloco uma segunda, ou então uma maior, porém no compartimento de baterias do meu barco, acho que não caberia uma maior que 105ah devido ao comprimento delas sem maior.

De qq maneira a ajuda foi válida, já deu para eu me acertar.

Abraço! joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é o seguinte, seu motor tem potencia de carregar muito bem uma bateria de 105 A, mesmo duas.

Não precisa gastar dinheiro com este alternador, que é pura besteira.

Até mesmo aproveitando a suas baterias, dá pra vc fazer uma ligação que vai ficar legal.

Vc usa duas só para o elétrico?

Ou uma é para o motor e outra para o elétrico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então é o seguinte, seu motor tem potencia de carregar muito bem uma bateria de 105 A, mesmo duas.

Não precisa gastar dinheiro com este alternador, que é pura besteira.

Até mesmo aproveitando a suas baterias, dá pra vc fazer uma ligação que vai ficar legal.

Vc usa duas só para o elétrico?

Ou uma é para o motor e outra para o elétrico?

Ligar o alternador do motor de popa em duas baterias de 105 Amp cada (uma de partida rápida e outra de ciclo profundo), ou seja 210 Amp de carga, ligadas em paralelo para serem recarregadas com um alternador de 60AMP??? blink::

Não sou professor de Deus...mas JAMAIS faria isto no meu barco.

Veja lá no fórum 4x4 o q a grande maioria dos jipeiros dizem a respeito (eles q ligam muito 2 baterias no mesmo alterdor). Quase a totalidade deles recomendam a utilização de alternadores com capacidade carga igual, ou muito próximo a carga total das baterias somadas. Muitos usam alternadores de Omega (140Amp), para evitar o desgaste prematuro das baterias, queima ou danificação do alternador.

joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Fabrício. Oque vc faz no seu barco, é com vc.

Mas estamos postando em um tópico que pergunta da NECESSIDADE de se colocar um alternador, e isto depende de muita coisa.

Estou apenas iniciando as perguntas para depois dar um pareçer, ou oferecer uma alternativa a quem iniciou o tópico.

Apenas para já te ir posicionando ou pra vc ir pensando, as antigas F1000, desde o lançamento em 1979, tinham duas baterias de 60A e UM alternador de APENAS 35 A. Segundo sua teoria, teria que ter um de 120 A, mas os EMGENHEIROS DA FORD não acharam necessário... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

PESSOAL, :amigo:

INSTALAMOS 2 BATERIAS NO NOSSO BARCO, UMA OPTIMA D31M (75 A) PARA PARTIDA E DEMAIS SISTEMAS E OUTRA EXCLUSIVA DE CICLO PROFUNDO DE 105 A PARA O ELÉTRICO.

COMO ESTAMOS SOMENTE COM 2 BATERIAS, INSTALAMOS MINN KOTA ON-BOARD DC ALTERNATOR CHARGES MK 1 DC (1 BANK), ONDE A OPTIMA `E CARREGADA DIRETAMENTE NA SAÍDA DO ALTERNADOR DO MOTOR DE POPA E QUANDO CARREGADA COM APROXIMADAMENTE 13 VOLTS O MK 1 DC INICIA A CARGA DA BATERIA DE 105 A DO ELÉTRICO, PARA VERIFICAÇÃO DAS CARGAS DAS BATERIAS USÁVAMOS UM DIGITAL BATTERY METER DA MINN KOTA ::tudo:: (MK-BM-1D) CONFORME MENCIONADO PELO FABRÍCIO, POREM PARA DIMINUIRMOS A CARGA DE TRABALHO INSTALAMOS UM INDICADOR DE MONITORAMENTO DE BATERIA NO PAINEL, ONDE TEMOS UMA CHAVE POR EFEITO DE MOLA NA POSIÇÃO CENTRAL (off) E SELECIONAMOS A BATERIA A SER VERIFICADA.

EM BREVE MUDAREI O SISTEMA, INSTALAREI MAIS UMA BATERIA, 1 PARTIDA, 1 ELÉTRICO e OUTRA PARA DEMAIS SISTEMAS E MUDAREI O ON BOARD DC ALTERNATOR CHARGES PARA MK 2 DC (2 BANK).

SOMENTE NESTA CONFIGURAÇÃO NÃO PRECISARA SER BATERIAS DE MESMA AMPERAGENS, PARA TODAS AS DEMAIS CONCORDO COM O FABRÍCIO, JAMAIS BATERIAS DE AMPERAGENS DIFERENTES.

Imagem Postada

MOTOR UTILIZADO MERCURY OPTMAX 115

ABS A TDS,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite,

Luizinho Pé de Valsa, tenho uma duvida e gostaria de esclarecer voce disse que a bateria de partida e serviço está ligada diretamente no motor, e que a bateria do eletrico está ligada ao alternador do motor por meio do MK01DC, e que quando a primeira chega a 13 volts ocorre a comutação para o MK01, como isso e feito??

Explico por que da minha duvida pois acabei de comprar um mk03dc, para alimentar uma bateria de serviço partida, e duas baterias que serão ligadas em serie 24Volts para o motor eletrico que é 24 volts. Ai em deslocamento estarei repondo a carga das 3 ao mesmo tempo, pelo menos e isso que explica o manual do produto.

Da forma que você falou e com o meu carregador poderia ter 4 baterias uma direto no motor e 3 através do carregador.

Fabricio, voce citou uma bateria que não é a optima, e que tem no paraguai saberia dizer marca e modelo, pois estou terminando de adquirir os componentes para meu brinquedo novo e estou do lado do PY, poderia ser uma grande solução para sair das DF2000 da vida.

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Calma Fabrício. Oque vc faz no seu barco, é com vc.

Mas estamos postando em um tópico que pergunta da NECESSIDADE de se colocar um alternador, e isto depende de muita coisa.

Estou apenas iniciando as perguntas para depois dar um pareçer, ou oferecer uma alternativa a quem iniciou o tópico.

Apenas para já te ir posicionando ou pra vc ir pensando, as antigas F1000, desde o lançamento em 1979, tinham duas baterias de 60A e UM alternador de APENAS 35 A. Segundo sua teoria, teria que ter um de 120 A, mas os EMGENHEIROS DA FORD não acharam necessário... joia:::

Foi mau, Alex...não quis ser rude...mas quando vc afirma q é besteira usar um alternador onboard, fiquei argumentos...eehehehe... :amigo:

Me lembro sim, da ligação das F1000 antigas, mas convenhamos, tal ligação foi "esquecida" pelas montadoras, q acabaram investindo em alternadores mais potentes. A Ford utilizada baterias iguais, novas e de mesma amperagem.

Uma coisa q sempre tento divulgar aos meus amigos donos de barcos (motor de popa com alternador ou retificador), é q evitem ligá-lo no sistema elétrico do barco, seja em série, paralelo, no som, nas luzes e etc...Na verdade acredito q o alternador até consiga "dar conta do recado", mas a grande maioria dos pescadores é um tanto quanto "desleixada"...o q facilita um curto no sistema, além de esquecerem equipamentos ligados, e por aí vai.....e ainda os maus eletricistas q vemos por aí e q sabem pouco sobre estes alternadores de motor de popa, além de não usarem fusíveis no sistema e etc (há exceções, é claro).

Uma coisa posso afirmar aos amigos....Não tem comparação a tecnologia de um alternador onboard e a tecnologia de um alternador de motor de popa. Os alternadores MinnKota, por exemplo, são tão top q eles identificam 5 ou 6 tipos de compostos de baterias (chumbo, ciclo profundo, AGM e por aí vai)...e cada banco trabalha individualmente. Se vc ligar o positivo ao negativo do alternador Minnkota, o fusível do banco sequer queima...hehee..Simplesmente o carregador deixa de enviar corrente. Já uma ligação mal feita no alternador do motor de popa tem tudo pra lascar o sistema, o q custará uma boa quantia aos donos.

Então, na minha opinião, um alternador on-board pode ser até desnecessário dependendo da aplicação e utilização de cada pescador, mas besteira, não é mesmo... joia:::

...mas tranquilo...estamos aqui debatendo. Talvez vc tenha outras informações aí q me ajudem a mudar de opinião... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal boa noite,

Luizinho Pé de Valsa, tenho uma duvida e gostaria de esclarecer voce disse que a bateria de partida e serviço está ligada diretamente no motor, e que a bateria do eletrico está ligada ao alternador do motor por meio do MK01DC, e que quando a primeira chega a 13 volts ocorre a comutação para o MK01, como isso e feito??

Explico por que da minha duvida pois acabei de comprar um mk03dc, para alimentar uma bateria de serviço partida, e duas baterias que serão ligadas em serie 24Volts para o motor eletrico que é 24 volts. Ai em deslocamento estarei repondo a carga das 3 ao mesmo tempo, pelo menos e isso que explica o manual do produto.

Da forma que você falou e com o meu carregador poderia ter 4 baterias uma direto no motor e 3 através do carregador.

Fabricio, voce citou uma bateria que não é a optima, e que tem no paraguai saberia dizer marca e modelo, pois estou terminando de adquirir os componentes para meu brinquedo novo e estou do lado do PY, poderia ser uma grande solução para sair das DF2000 da vida.

Obrigado

Boa noite, Márcio...

Quanto ao seu Alternador....puts, o bicho é top (e grandinho tb)....hehee....mas vc está com o q há de melhor no mercado. palmas::

Sim, com este alternador e mais o alternador do seu motor de popa, vc poderia utilizar 4 baterias no seu barco (1 no motor de popa e 3 ligadas ao MK3).

E as bateria q me referi são as XSPower, q são AGM como as Optima.

Aí no PY elas são o mesmo preço das nossas MouraBoats ...hehhee...

Aqui o link

http://4xspower.com/marine/

E tb estou curioso pra saber como o Luizinho fez esta ligação...hehee.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Marcio,

Positivo seu MK 3 DC pode carregar 3 bateria e ter a 4ª (partida) carregado pelo Alternador do motor, conforme resposta do Fabrício.

Veja diagrama de instalação abaixo.

O sistema começa a carregar as demais baterias instalada acima de 13,6 volts devido ao automatismo dos componentes instalados (MK 1,2 ou 3), ou seja, para proteger e não sobrecarregar o alternador do motor os MKs sentem esta tensão/corrente e só liberam/iniciam as cargas após a bateria de Partida estiver acima de 13,6 volts.

Veja nota do manual do fabricante abaixo.

Imagem Postada

Imagem Postada

Espero ter respondido a questão, caso possa ajudar em mais algo me de um alo.

Abs a Tds,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabrício, vc está certo, o alternador até tem a sua aplicação, eu não deveria ter usado o termo besteira.

Também concordo que existem profissionais incompetentes que fazem barbaridades.

Mas as F1000 funcionaram muito bem com esta ligação e funcionam até hoje.

É lógico que a tecnologia evoluiu, e isto é normal.

Vamos continuar debatendo sim, é muito salutar.

E já te digo mais, se ele usar a bateria maior no motor (105) e colocar um isolador para a bateria da frente, já vai funcionar muito bem, pois teoricamente a bateria da frente sempre vai estar com menos carga.

Também não podemos esqueçer que as baterias estacionárias não podem ESQUENTAR demais, pois isto diminui muito sua vida útil.

Esta situação daria muito bem para uma pescaria, digamos 3 dias, daí quando chegar em casa, ele conecta o carregador em cada bateria separada e ambas carregariam total ou muito perto disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Luizinho, vc chega a descarregar a bateria do elétrico com esta instalação que vc fez?

Pelo que me consta, seu motor também tem alternador, e para chegar em 13 volts a carga é praticamente instantâneo.

Ligou o motor, se ficar na lenta pode demorar 1 ou 2 minutos para atingir esta voltagem, mas vc acelerou já vai pra 13,5 ou mais, já que aí começa o ciclo de carga.

Então te pergunto, se é só pra fazer isso, seu alternador não está sendo utilizado, pois assim que vc acelera já começa a carregar a da frente. Um isolador custa menos da metade e também faria este serviço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alex,

Ainda nao naveguei por horas utilizando o elétrico a ponto de descarregar bem a bateria.

Também já observei que quanto acelero a tensão vai para 13,5, mas imagino que o sistema deva sentir a corrente consumida pela bateria de partida, pois mesmo com 13,5 a bateria do elétrico nao começou a carregar, demorou uns 3 minutos para acender o led de indicação.

Também optei por sistemas automatico, visto que nao serei sempre eu a bordo, teremos varias pessoas utilizando a embarcação, alem de pretendemos instalar mais baterias.

Abs,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...