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limpeza carretilha e molinete


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Já tentou falar com o Lamana que também mora aí ?

Tenho certeza de que ele poderá lhe auxiliar nisso... joia:::

acabei de mandar uma mp joia::: vi minha carretilha e abri ela toda e não consegui achar os rolamentos voces podem me ajudar achar os rolamentos de carretilha e o molinete?

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Oi Lucas, eu faço a manutenção das minhas carretilhas há um bom tempo.

Aconselho você a só abrir um equipamento com a planta explodida dela. Vai ajudar a não montar errado. Desmonte aos poucos, colocando as peças retiradas em sequência e com uma orientação definida.

Os rolamentos mais importantes da carretilha costumam ficar apoiando o eixo do carretel: na tampa lateral e na sintonia fina. Outras importantes são o rolete anti-reveso, o rolamento do final do eixo da manivela e o apoio do pinhão. Mas isso depende de marca.

Nos molinetes, os rolamentos importantes ficam no início do eixo principal e os apoios à manivela. Varia de marca para marca.

Nos molinetes, tome muito cuidado para não perder as molas de pessão. Elas pulam fácil e voam longe.

Quanto aos óleos, use os que vêm dentro da caixa. Se não tiver, o Singer não é dos piores e de fácil acesso. Quanto mais fino, melhor. Existem alguns tipos próprios que são vendidos pela internet e são mais caros.

A graxa pode ser a com lítio ou teflon. Eu compro no fishingmaster.com.br.

Espero ter ajudado um pouco.

Boa sorte, parceiro!

Abraxx

Edu

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Oi Lucas, eu faço a manutenção das minhas carretilhas há um bom tempo.

Aconselho você a só abrir um equipamento com a planta explodida dela. Vai ajudar a não montar errado. Desmonte aos poucos, colocando as peças retiradas em sequência e com uma orientação definida.

Os rolamentos mais importantes da carretilha costumam ficar apoiando o eixo do carretel: na tampa lateral e na sintonia fina. Outras importantes são o rolete anti-reveso, o rolamento do final do eixo da manivela e o apoio do pinhão. Mas isso depende de marca.

Nos molinetes, os rolamentos importantes ficam no início do eixo principal e os apoios à manivela. Varia de marca para marca.

Nos molinetes, tome muito cuidado para não perder as molas de pessão. Elas pulam fácil e voam longe.

Quanto aos óleos, use os que vêm dentro da caixa. Se não tiver, o Singer não é dos piores e de fácil acesso. Quanto mais fino, melhor. Existem alguns tipos próprios que são vendidos pela internet e são mais caros.

A graxa pode ser a com lítio ou teflon. Eu compro no fishingmaster.com.br.

Espero ter ajudado um pouco.

Boa sorte, parceiro!

Abraxx

Edu

obrigado amigo mas gostaria de saber como abrir a parte onde fica as engrenagens tentei tirei 3 parafusos e na trava tem um parafuso que não consigo tirar e os rolamentos do molnete são brancos?

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Lucas meu filho.. so toma cuidado pra não fazer que nem eu, desmontei uma carretilha e na hora de montar, deu pra fazer duas carretilhas mais um molinete e ainda sobrou uns 3 rolamentos que coloquei num carrinho de rolimã para meu neto.. heehehehehee.. brincadeiras à parte, faça so o basicão mesmo, lubrificando as manivelas e partes móveis externas... ::tudo:: :amigo:

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Oi Lucas, eu faço a manutenção das minhas carretilhas há um bom tempo.

Aconselho você a só abrir um equipamento com a planta explodida dela. Vai ajudar a não montar errado. Desmonte aos poucos, colocando as peças retiradas em sequência e com uma orientação definida.

Os rolamentos mais importantes da carretilha costumam ficar apoiando o eixo do carretel: na tampa lateral e na sintonia fina. Outras importantes são o rolete anti-reveso, o rolamento do final do eixo da manivela e o apoio do pinhão. Mas isso depende de marca.

Nos molinetes, os rolamentos importantes ficam no início do eixo principal e os apoios à manivela. Varia de marca para marca.

Nos molinetes, tome muito cuidado para não perder as molas de pessão. Elas pulam fácil e voam longe.

Quanto aos óleos, use os que vêm dentro da caixa. Se não tiver, o Singer não é dos piores e de fácil acesso. Quanto mais fino, melhor. Existem alguns tipos próprios que são vendidos pela internet e são mais caros.

A graxa pode ser a com lítio ou teflon. Eu compro no fishingmaster.com.br.

Espero ter ajudado um pouco.

Boa sorte, parceiro!

Abraxx

Edu

obrigado amigo mas gostaria de saber como abrir a parte onde fica as engrenagens tentei tirei 3 parafusos e na trava tem um parafuso que não consigo tirar e os rolamentos do molnete são brancos?

quando falou aqui é molinete

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Oi Lucas, eu faço a manutenção das minhas carretilhas há um bom tempo.

Aconselho você a só abrir um equipamento com a planta explodida dela. Vai ajudar a não montar errado. Desmonte aos poucos, colocando as peças retiradas em sequência e com uma orientação definida.

Os rolamentos mais importantes da carretilha costumam ficar apoiando o eixo do carretel: na tampa lateral e na sintonia fina. Outras importantes são o rolete anti-reveso, o rolamento do final do eixo da manivela e o apoio do pinhão. Mas isso depende de marca.

Nos molinetes, os rolamentos importantes ficam no início do eixo principal e os apoios à manivela. Varia de marca para marca.

Nos molinetes, tome muito cuidado para não perder as molas de pessão. Elas pulam fácil e voam longe.

Quanto aos óleos, use os que vêm dentro da caixa. Se não tiver, o Singer não é dos piores e de fácil acesso. Quanto mais fino, melhor. Existem alguns tipos próprios que são vendidos pela internet e são mais caros.

A graxa pode ser a com lítio ou teflon. Eu compro no fishingmaster.com.br.

Espero ter ajudado um pouco.

Boa sorte, parceiro!

Abraxx

Edu

obrigado amigo mas gostaria de saber como abrir a parte onde fica as engrenagens tentei tirei 3 parafusos e na trava tem um parafuso que não consigo tirar e os rolamentos do molnete são brancos?

quando falou aqui é molinete

?? ?? ??

Larguei!

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Oi Lucas, eu faço a manutenção das minhas carretilhas há um bom tempo.

Aconselho você a só abrir um equipamento com a planta explodida dela. Vai ajudar a não montar errado. Desmonte aos poucos, colocando as peças retiradas em sequência e com uma orientação definida.

Os rolamentos mais importantes da carretilha costumam ficar apoiando o eixo do carretel: na tampa lateral e na sintonia fina. Outras importantes são o rolete anti-reveso, o rolamento do final do eixo da manivela e o apoio do pinhão. Mas isso depende de marca.

Nos molinetes, os rolamentos importantes ficam no início do eixo principal e os apoios à manivela. Varia de marca para marca.

Nos molinetes, tome muito cuidado para não perder as molas de pessão. Elas pulam fácil e voam longe.

Quanto aos óleos, use os que vêm dentro da caixa. Se não tiver, o Singer não é dos piores e de fácil acesso. Quanto mais fino, melhor. Existem alguns tipos próprios que são vendidos pela internet e são mais caros.

A graxa pode ser a com lítio ou teflon. Eu compro no fishingmaster.com.br.

Espero ter ajudado um pouco.

Boa sorte, parceiro!

Abraxx

Edu

obrigado amigo mas gostaria de saber como abrir a parte onde fica as engrenagens tentei tirei 3 parafusos e na trava tem um parafuso que não consigo tirar e os rolamentos do molnete são brancos?

quando falou aqui é molinete

?? ?? ??

Larguei!

larguei???

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Lucas,

relê tudo o que está no tópico.

Parece-me que está havendo uma confusão.

Não lê com a sua concepção do que pretendia, mas do que postou e das respostas que teve.

Desculpe-me, mas está confuso e o pessoal, está tentando ajudar, mas sempre tem uma vírgula sua.

Numa boa ... não é crítica é uma pequena tentativa de organização.

Aproveitando.

Quer um vídeo legal sobre manutenção simples de molinete e carretilha?

Mas já adianto, não é para quem tem preguiça para ver e aprender ...

Vai lá:

http://www.luckycraft.com/luckycrafthom ... tvZPI.html

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Lucas,

relê tudo o que está no tópico.

Parece-me que está havendo uma confusão.

Não lê com a sua concepção do que pretendia, mas do que postou e das respostas que teve.

Desculpe-me, mas está confuso e o pessoal, está tentando ajudar, mas sempre tem uma vírgula sua.

Numa boa ... não é crítica é uma pequena tentativa de organização.

Aproveitando.

Quer um vídeo legal sobre manutenção simples de molinete e carretilha?

Mas já adianto, não é para quem tem preguiça para ver e aprender ...

Vai lá:

http://www.luckycraft.com/luckycrafthom ... tvZPI.html

fernando concordo mais como tenho 10 anos sou meio bagunçado e não intendo japones nem ingles direito :gorfei: vo arruma as pergunta e colocar tudo de uma vez joia::: ?

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Lucas,

relê tudo o que está no tópico.

Parece-me que está havendo uma confusão.

Não lê com a sua concepção do que pretendia, mas do que postou e das respostas que teve.

Desculpe-me, mas está confuso e o pessoal, está tentando ajudar, mas sempre tem uma vírgula sua.

Numa boa ... não é crítica é uma pequena tentativa de organização.

Aproveitando.

Quer um vídeo legal sobre manutenção simples de molinete e carretilha?

Mas já adianto, não é para quem tem preguiça para ver e aprender ...

Vai lá:

http://www.luckycraft.com/luckycrafthom ... tvZPI.html

fernando concordo mais como tenho 10 anos sou meio bagunçado e não intendo japones nem ingles direito :gorfei: vo arruma as pergunta e colocar tudo de uma vez joia::: ?

Mil desculpas eu peço pelo mal jeito.

Vou ver o que acho e posto aqui

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em resposta do fernando vo organizar as perguntas e mandar:

- como passa wd 40 na carretilha/molinete ? ouço pessoas falando que tem que passar em tudo mas é isso mesmo?

-comprei a graxa branca nautica na onde e como passa ela no molinete, porque quando abro a parte das engrenagens tem uma disco no fundo e uma no começo logo de frente, em qual eu passo?

-o oleo singer pinga ele aonde no molinete? e na carretilha/molinete quando passa no rolamentos ele n vai escorrer e ir para partes inapropriadas para ele?

-na onde fica a fricção do molinete no interior? e la passa graxa ou oleo?

-na fricção da carretilha passa oleo?

pessoal eu sei são muitas perguntas e se poderem ( PODEREM) me respondam

lucas

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Lucas,

relê tudo o que está no tópico.

Parece-me que está havendo uma confusão.

Não lê com a sua concepção do que pretendia, mas do que postou e das respostas que teve.

Desculpe-me, mas está confuso e o pessoal, está tentando ajudar, mas sempre tem uma vírgula sua.

Numa boa ... não é crítica é uma pequena tentativa de organização.

Aproveitando.

Quer um vídeo legal sobre manutenção simples de molinete e carretilha?

Mas já adianto, não é para quem tem preguiça para ver e aprender ...

Vai lá:

http://www.luckycraft.com/luckycrafthom ... tvZPI.html

fernando concordo mais como tenho 10 anos sou meio bagunçado e não intendo japones nem ingles direito :gorfei: vo arruma as pergunta e colocar tudo de uma vez joia::: ?

Mil desculpas eu peço pelo mal jeito.

Vou ver o que acho e posto aqui

mal jeito nada voce so foi sincero ::tudo::

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Opa Lucas, vou passar a minha opinião, eu faço uma limpeza básica nos meus equipamentos, com colocação de graxa e óleo ou a troca dos discos de fricção, mas não faço a revisão com desmontagem de toda a carretilha, que é necessária de tanto em tanto. O pessoal que faz manutenção completa (como o amigo Celso da Oficina da Pesca em Ctba) desmonta toda a carretilha ou molinete, limpando todas as peças em equipamento de ultrasom (ou em um solvente sem gordura, se não tiver o equipamento mais sofisticado de limpeza). Em uma carretilha moderna são cerca de 200 peças, daí vc imagina o trabalho e a atenção que é necessária, se sobrar uma pecinha ou se uma molinha for colocada fora do lugar o equipamento já não funcionará direito.

Se vc pretende começar a fazer isso eu recomendaria pegar uma carretilha simples e desmontar e montar ela umas 10 vezes, no mínimo, para entender bem o funcionamento básico e as manhas da desmontagem. Se vc ainda não sabe identificar os rolamentos da carretilha ou do molinete eu penso que é perigoso querer desmontar carretilhas de terceiros, é recomendável vc pegar bem mais experiência, treinar bastante.

Quanto às suas perguntas, o WD40 é indicado por alguns, mas muitos tem resistência a usar ele nos equipamentos de pesca, eu não uso. As minhas eu desmonto parcialmente e limpo com Varsol (solvente que não tem gordura), sem deixar cair nos manetes (knobs), poara evitar que fiquem grudentos, colocando uma camada fina de graxa de lítio (azulada) ou de teflon (mais cara) nas engrenagens e óleo somente nos rolamentos. Se os rolamentos são selados (fechados com uma capinha de metal ou de borracha) o correto seria retirar os selos, limpar com o solvente (eu deixo de molho no varsol), colocar duas gota de óleo sintético super fino (pode-se usar o singer) e recolocar os selos. É muito chato tirar os selos, vc tem que usar uma ponta de anzol pequeno ou outra ferramente bem pontiaguda, mas é muito fácil de estragar o selo e não conseguir colocá-lo novamente. Nas minhas eu deixo os rolamentos sem o selo pq não pesco em água salgada e o selo é uma proteção a mais contra o sal. Aqui tem um tutorial sobre rolamentos e como fazer a desmontagem/limpeza: http://alantani.com/index.php?topic=13.0

Nos discos da fricção vc faz a limpeza com solvente e pode colocar uma fina camada de graxa teflonada (uma graxa marrom claro), NÃO COLOQUE ÓLEO, DE JEITO NENHUM, o óleo faz a fricção derrapar e ficar sem força. A fricção do molinete fica no carretel mesmo, na carretilha fica acoplada à engrenagem principal, geralmente é formada por discos de material metálico ou de carbono que ao serem pressionados pelo aperto de regulagem(knob do molinete ou estrela da carretilha) trancam o carretel.

Esse é o pouco que eu sei, só repito, treine bastante com uma carretilha e um molinete mais simples, pode ser um modelo mais antigo, mais judiado, antes de desmontar equipamentos de terceiros, para evitar a perda de peças ou montagem imperfeita.

Abs. :amigo:

em resposta do fernando vo organizar as perguntas e mandar:

- como passa wd 40 na carretilha/molinete ? ouço pessoas falando que tem que passar em tudo mas é isso mesmo?

-comprei a graxa branca nautica na onde e como passa ela no molinete, porque quando abro a parte das engrenagens tem uma disco no fundo e uma no começo logo de frente, em qual eu passo?

-o oleo singer pinga ele aonde no molinete? e na carretilha/molinete quando passa no rolamentos ele n vai escorrer e ir para partes inapropriadas para ele?

-na onde fica a fricção do molinete no interior? e la passa graxa ou oleo?

-na fricção da carretilha passa oleo?

pessoal eu sei são muitas perguntas e se poderem ( PODEREM) me respondam

lucas

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Opa Lucas, vou passar a minha opinião, eu faço uma limpeza básica nos meus equipamentos, com colocação de graxa e óleo ou a troca dos discos de fricção, mas não faço a revisão com desmontagem de toda a carretilha, que é necessária de tanto em tanto. O pessoal que faz manutenção completa (como o amigo Celso da Oficina da Pesca em Ctba) desmonta toda a carretilha ou molinete, limpando todas as peças em equipamento de ultrasom (ou em um solvente sem gordura, se não tiver o equipamento mais sofisticado de limpeza). Em uma carretilha moderna são cerca de 200 peças, daí vc imagina o trabalho e a atenção que é necessária, se sobrar uma pecinha ou se uma molinha for colocada fora do lugar o equipamento já não funcionará direito.

Se vc pretende começar a fazer isso eu recomendaria pegar uma carretilha simples e desmontar e montar ela umas 10 vezes, no mínimo, para entender bem o funcionamento básico e as manhas da desmontagem. Se vc ainda não sabe identificar os rolamentos da carretilha ou do molinete eu penso que é perigoso querer desmontar carretilhas de terceiros, é recomendável vc pegar bem mais experiência, treinar bastante.

Quanto às suas perguntas, o WD40 é indicado por alguns, mas muitos tem resistência a usar ele nos equipamentos de pesca, eu não uso. As minhas eu desmonto parcialmente e limpo com Varsol (solvente que não tem gordura), sem deixar cair nos manetes (knobs), poara evitar que fiquem grudentos, colocando uma camada fina de graxa de lítio (azulada) ou de teflon (mais cara) nas engrenagens e óleo somente nos rolamentos. Se os rolamentos são selados (fechados com uma capinha de metal ou de borracha) o correto seria retirar os selos, limpar com o solvente (eu deixo de molho no varsol), colocar duas gota de óleo sintético super fino (pode-se usar o singer) e recolocar os selos. É muito chato tirar os selos, vc tem que usar uma ponta de anzol pequeno ou outra ferramente bem pontiaguda, mas é muito fácil de estragar o selo e não conseguir colocá-lo novamente. Nas minhas eu deixo os rolamentos sem o selo pq não pesco em água salgada e o selo é uma proteção a mais contra o sal. Aqui tem um tutorial sobre rolamentos e como fazer a desmontagem/limpeza: http://alantani.com/index.php?topic=13.0

Nos discos da fricção vc faz a limpeza com solvente e pode colocar uma fina camada de graxa teflonada (uma graxa marrom claro), NÃO COLOQUE ÓLEO, DE JEITO NENHUM, o óleo faz a fricção derrapar e ficar sem força. A fricção do molinete fica no carretel mesmo, na carretilha fica acoplada à engrenagem principal, geralmente é formada por discos de material metálico ou de carbono que ao serem pressionados pelo aperto de regulagem(knob do molinete ou estrela da carretilha) trancam o carretel.

Esse é o pouco que eu sei, só repito, treine bastante com uma carretilha e um molinete mais simples, pode ser um modelo mais antigo, mais judiado, antes de desmontar equipamentos de terceiros, para evitar a perda de peças ou montagem imperfeita.

Abs. :amigo:

em resposta do fernando vo organizar as perguntas e mandar:

- como passa wd 40 na carretilha/molinete ? ouço pessoas falando que tem que passar em tudo mas é isso mesmo?

-comprei a graxa branca nautica na onde e como passa ela no molinete, porque quando abro a parte das engrenagens tem uma disco no fundo e uma no começo logo de frente, em qual eu passo?

-o oleo singer pinga ele aonde no molinete? e na carretilha/molinete quando passa no rolamentos ele n vai escorrer e ir para partes inapropriadas para ele?

-na onde fica a fricção do molinete no interior? e la passa graxa ou oleo?

-na fricção da carretilha passa oleo?

pessoal eu sei são muitas perguntas e se poderem ( PODEREM) me respondam

lucas

é mais na verdade não vou desmontar TODO o molinete vou so limpar as peças lubrificar depois passar um pano para limpar a "carcaça" do molinete/carretilha

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Bom, Lucas, se não desmontar pelo menos parcialmente, o molinete ou a carretilha, vc não conseguirá acessar os rolamentos todos (e engrenagens) e não poderá fazer uma "manutenção", será apenas uma limpeza meia-boca. Nesse caso eu acho mais aconselhável mandar o equipamento para alguém que faça a manutenção completa, a cada 10 pescarias, pelo menos.

Abs. :amigo:

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Bom, Lucas, se não desmontar pelo menos parcialmente, o molinete ou a carretilha, vc não conseguirá acessar os rolamentos todos (e engrenagens) e não poderá fazer uma "manutenção", será apenas uma limpeza meia-boca. Nesse caso eu acho mais aconselhável mandar o equipamento para alguém que faça a manutenção completa, a cada 10 pescarias, pelo menos.

Abs. :amigo:

o que eu to falando e so algumas vezes fazer limpeza das carretilhas dos amigos do meu pai ai eu cobro e a limpeza que falo e abrir a carretilha lubrificar as engrenagens e depois passar oleo nos rolamentos

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