Ir para conteúdo

Até quando Barcelos resistirá... ?


Kid M

Posts Recomendados

Kid M e demais colegas

Acessem este site da FIOCRUZ.

Trata, especificamente, de Manaus.

http://www.amazonia.fiocruz.br/download ... doresI.pdf

Dados do censo do site do IBGE

Barcelos em 2001 - 5.177 habitantes

Barcelos em 2011 - 25.835 habitantes

Entendo que este cenário deve ser "compreendido" sob um prisma mais abrangente.

E não deve ser direcionado exclusivamente para a Região Amazônica, pois contempla praticamente todas as regiões do Brasil.

A elevação da densidade demográfica, no meu humilde entender, gera problemas insolúveis.

Vejam a "evolução" da mancha que se alastra na região de Manaus.

Como encontrar, hoje, na periferia de Manaus, peixes que se pescavam a 20 ou 30 anos passados?Com todo aquele esgoto a céu aberto.

É evidente que eles migraram.

Assim como devem estar migrando da região de Barcelos.

Por outro lado, o consumo aumentou, pois a população aumentou.

O Jaraquí, peixe muito consumido na região, deve,também, ter seus estoques diminuidos.E ele é base de alimentação do tucunaré.

Maior consumo , maior quantidade de captura, menos matrizes em atividade.

Se não houver consumo, o peixe acaba sobrando na agua.

Não culpo o pescador profissional.Ele está lá ganhando o seu dinheiro assim como eu ganho o meu vendendo um monte de ferramentas para as fábricas de auto-peças, que produzirão mais automóveis, que poluirão mais, etc...etc...

Não são apenas os estoques pesqueiros que estão se dizimando.É evidente que, como pescador, o meu desejo é que se preserve o tucunaré.

abraços

Prezado Dair,

arrow:: Excelentes essas suas contribuições !

A questão da densidade demográfica indiscutivelmente é a grande "mola" (ou "gatilho") que se apresenta no tema, seja ele de moradores, e/ou de "pescadores"...

arrow:: Dentro do enfoque "urbanista" (será que podemos chamar esses "movimentos" de ações planejadas ?), o que fazer para "deter" (impossível) essa marcha inexorável de agrupamento em torno das cidades ?

arrow:: O caso ainda se agrava se verificado que as condições de vida oferecidas por essas cidades são cada vez mais decadentes, principalmente quando se agrega apenas "demanda" e não "produção"...

arrow:: Falando de Barcelos, o que chegou de "incremento" na cidade nesse período de 10 anos analisado ?

arrow:: Gente (e consequentemente consumo) sem nenhum fato (que seja do meu conhecimento) relevante o suficiente para "readequar" toda essa movimentação em termos de geração econômica regional !

arrow:: Estamos portanto falando de um "incremento" de serviços públicos, como maior necessidade de hospitais, escolas e certamente segurança ! De onde vem esses recursos de contra-partida ???

arrow:: Saneamento, como foi mencionado, é uma "chaga ecológica" nesses locais, pois os investimentos para evitar contaminação e portanto o ciclo de prevenção de saúde dos moradores, não são elevados, MAS precisam merecer o "desejo" (possibilidade financeira do município) e mais que isso, a conscientização de seus moradores !

arrow:: Você sabia que há rede de coleta (esgoto) em boa parte da cidade ?? Pois é, o pior é que essa coleta é simplesmente despejada numa barranca do rio... (absolutamente inútil em termos preventivos).

arrow:: Fazer a ligação desse fato à poluição e diminuição de oferta reprodutiva das matrizes não é difícil !

arrow:: Seria - no mínimo - "infantil" atribuir aos pescadores profissionais a responsabilidade pelo que está próximo de acontecer, embora também eles tenham sua parcela e ajudem na aceleração do processo...

arrow:: Assim, fica evidente que a questão é bem mais complicada do que "apenas" controlar a "pesca" no local...

arrow:: Mas foi ótimo poder retornar a esse assunto, com base nos seus comentários ! Grato :amigo: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kid M e demais colegas

Acessem este site da FIOCRUZ.

Trata, especificamente, de Manaus.

http://www.amazonia.fiocruz.br/download ... doresI.pdf

Dados do censo do site do IBGE

Barcelos em 2001 - 5.177 habitantes

Barcelos em 2011 - 25.835 habitantes

Entendo que este cenário deve ser "compreendido" sob um prisma mais abrangente.

E não deve ser direcionado exclusivamente para a Região Amazônica, pois contempla praticamente todas as regiões do Brasil.

A elevação da densidade demográfica, no meu humilde entender, gera problemas insolúveis.

Vejam a "evolução" da mancha que se alastra na região de Manaus.

Como encontrar, hoje, na periferia de Manaus, peixes que se pescavam a 20 ou 30 anos passados?Com todo aquele esgoto a céu aberto.

É evidente que eles migraram.

Assim como devem estar migrando da região de Barcelos.

Por outro lado, o consumo aumentou, pois a população aumentou.

O Jaraquí, peixe muito consumido na região, deve,também, ter seus estoques diminuidos.E ele é base de alimentação do tucunaré.

Maior consumo , maior quantidade de captura, menos matrizes em atividade.

Se não houver consumo, o peixe acaba sobrando na agua.

Não culpo o pescador profissional.Ele está lá ganhando o seu dinheiro assim como eu ganho o meu vendendo um monte de ferramentas para as fábricas de auto-peças, que produzirão mais automóveis, que poluirão mais, etc...etc...

Não são apenas os estoques pesqueiros que estão se dizimando.É evidente que, como pescador, o meu desejo é que se preserve o tucunaré.

abraços

Prezado Dair,

arrow:: Excelentes essas suas contribuições !

A questão da densidade demográfica indiscutivelmente é a grande "mola" (ou "gatilho") que se apresenta no tema, seja ele de moradores, e/ou de "pescadores"...

arrow:: Dentro do enfoque "urbanista" (será que podemos chamar esses "movimentos" de ações planejadas ?), o que fazer para "deter" (impossível) essa marcha inexorável de agrupamento em torno das cidades ?

arrow:: O caso ainda se agrava se verificado que as condições de vida oferecidas por essas cidades são cada vez mais decadentes, principalmente quando se agrega apenas "demanda" e não "produção"...

arrow:: Falando de Barcelos, o que chegou de "incremento" na cidade nesse período de 10 anos analisado ?

arrow:: Gente (e consequentemente consumo) sem nenhum fato (que seja do meu conhecimento) relevante o suficiente para "readequar" toda essa movimentação em termos de geração econômica regional !

arrow:: Estamos portanto falando de um "incremento" de serviços públicos, como maior necessidade de hospitais, escolas e certamente segurança ! De onde vem esses recursos de contra-partida ???

arrow:: Saneamento, como foi mencionado, é uma "chaga ecológica" nesses locais, pois os investimentos para evitar contaminação e portanto o ciclo de prevenção de saúde dos moradores, não são elevados, MAS precisam merecer o "desejo" (possibilidade financeira do município) e mais que isso, a conscientização de seus moradores !

arrow:: Você sabia que há rede de coleta (esgoto) em boa parte da cidade ?? Pois é, o pior é que essa coleta é simplesmente despejada numa barranca do rio... (absolutamente inútil em termos preventivos).

arrow:: Fazer a ligação desse fato à poluição e diminuição de oferta reprodutiva das matrizes não é difícil !

arrow:: Seria - no mínimo - "infantil" atribuir aos pescadores profissionais a responsabilidade pelo que está próximo de acontecer, embora também eles tenham sua parcela e ajudem na aceleração do processo...

arrow:: Assim, fica evidente que a questão é bem mais complicada do que "apenas" controlar a "pesca" no local...

arrow:: Mas foi ótimo poder retornar a esse assunto, com base nos seus comentários ! Grato :amigo: Kid M

Me falta conhecimento técnico para propor soluções.Temos excelentes técnicos no Brasil que deveriam ser convocados a colaborar.Falta a tal da "vontade política".

Não está relacionado à PESCA, mas,por exemplo, a EMBRAPA é exímia no seu trabalho de pesquisa.

Vejo,em outros países, a vontade de se enfrentar os problemas.O que não percebo aquí.

Penso(e posso estar equivocado) que a Amazonia, com suas peculiaridades, está fadada a ser uma terra que viva de ciclos.Já tivemos lá o da BORRACHA. Até o dia em que a Malásia "ordenou" o cultivo da seringueira, plantando-as em fileiras , em terra plana, de fácil manuseio, sem alto risco de malária,enquanto as nossas arvores produtoras permaneceram in natura,com alto custo de transporte aos centros consumidores.

Deverá ser assim, também, com o tucunaré(Flórida,Venezuela).Já é assim com o dourado(Argentina).

Há lugares no Estado do Amazonas onde a população diminuiu(segundo dados do IBGE).Basta que seja anunciada uma nova SERRA PELADA(e devem existir algumas por lá),que haverá uma nova explosão demográfica, deixando para trás , depois de exaurida, um rastro de devastação irrecuperável.

A contra-gosto das entidades religiosas(todas elas) eu sou adepto de um iminente controle sobre a natalidade.

Crescer?Desenvolver? Aumentar o PIB? Bater recordes de exportação?A QUEM INTERESSA ISSO?

QUEM ESTÁ LUCRANDO COM ISSO?

Eu sou a favor da retração.

abraços

Caro Dair,

A maior parte da solução para esses problemas está mesmo no "comprometimento" dos indivíduos com o tema.

arrow:: Muito mais que os excelentes técnicos e/ou entidades reconhecidas no exterior, falta-nos mesmo é querer resolver o problema...

arrow:: Justificativas existem "aos montes", muitas das quais bem fundamentadas, e daí ? E a quebra do "paradigma" ?

arrow:: Até quando permaneceremos assistindo o processo destrutivo de uma das nossas principais riquezas ?

arrow:: Não acho que a "solução" seja "restrição e/ou retração", já que ambas ações são paliativos ou "freios", mas da busca de algo mais evolutivo e criativo, até por possibilitar o engajamento dessa solução com a realidade existente e a projeção de um futuro melhor e mais compartilhado pelos envolvidos !

arrow:: Precisa de grana - PRECISA (mas o dinheiro tá sobrando... pelo menos fruto da cobrança de impostos e doado...)

arrow:: Precisa de vontade política - PRECISA (e quem coloca os dirigentes no poder dentro da nossa democracia... ?)

arrow:: Precisa QUERER - PRECISA (mas não de quem está - como eu - escrevendo na internet, mas quem vive lá...)

arrow:: Precisa ter menos gente - PRECISA (independente de credo ou religião, mas apenas por "bom senso"...)

arrow:: Precisa ter crescimento - PRECISA, pois é dele que surge a "riqueza" e a re-aplicação dos recursos... lacou::

Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem falar que, com esta grande quantidade de barcos hotéis, aumenta consideravelmente a quantidade de esgoto, já que eles despejam os resíduos dos banheiros diretamente no rio negro e afluentes. Aumentando o número de barcos de turistas, aumenta a poluição.

Em relação a garimpos, a PF tem realizado operações para retirar garimpeiros de terras indígenas no norte do Amazonas e Roraima.

http://g1.globo.com/natureza/noticia/2012/07/operacao-na-amazonia-prende-26-pessoas-e-apreende-5-avioes-em-rr.html

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2012/11/operacao-retira-garimpeiros-de-terras-indigenas-na-fronteira-do-amazonas.html

Essas pessoas são removidas da área, no entanto, como são pessoas muito pobres e muitas vezes usadas pelos "donos" do garimpo, são apenas removidas de um garimpo para outro.

Como hoje no mercado o ouro está valorizando-se MUITO em função da crise e do medo de apostar nas moedas euro e dólar, o garimpo vai aumentar e muito! E com o garimpo vem a devastação e poluição por mercúrio.

Conselho: quem quiser conhecer e pescar em Barcelos que vá logo!

Prezado Alexandre,

Inquestionável esse aspecto relacionado à garimpos ! diabo::

arrow:: Essa sempre foi uma atividade devastadora da Natureza, desde os "bandeirantes"...

(não é do meu tempo...) lingua2::

arrow:: Além de depredar o meio ambiente, a absoluta ausência de qualquer consciência ecológica na extração do minério (qualquer que seja), põe em risco TUDO que o rodeia...

arrow:: Infelizmente, tenho que concordar com sua afirmação abaixo...

Conselho: quem quiser conhecer e pescar em Barcelos que vá logo!

chorei:: Kid M

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...