Ir para conteúdo

Definitivo: peixes não sentem dor


Posts Recomendados

Quando comecei a pescar, não me atentava para o conceito de PESCA ESPORTIVA.

Meus 2 filhos foram crescendo e começaram a pescar comigo. Eles pescavam, mas não queriam matar o peixe. Gostavam de ver o peixe, mas queriam devolver ele com vida.

Em pouco tempo, aprendi a respeitar a opinião de meus filhos e a seguir o exemplo deles. Hoje eles são adolescentes e somos adeptos da cota zero.

Vou dizer pq eu devolvo os peixes com vida:

1. Preservação - embora a minha atitude isolada não tenha impacto significativo, gosto de imaginar que podemos fomentar uma nova atitude em relação ao cuidado com a natureza. Se cada um fizer um pouco, na soma, existirá algo relevante;

2. Fair Play - acho que a "regra" da pesca esportiva é a de "brigar" com o peixe dentro de um jogo o mais equilibrado, o possivel. Esse conceito interfere na escolha do equipamento, nas garatéias sem fisga, na manipulação mínima do peixe, etc... Com isso, crio uma relação de equilíbrio com o meu oponente, que é o peixe (Alguns alegam que o peixe não escolheu entrar no jogo, mas daí fica meio complicado. Se considerar isso, melhor ficar em casa no vídeo game);

3. Respeito - não sei como definir isso muito bem, mas talvez já tenha ocorrido com alguém aqui. Vc luta para pegar o peixe. Vc vê a luta dele para escapar, ele se cansa, vc se cansa... Finalmente, vc captura o bitelo, olha prá ele e sente que ele merece viver! Um animal que te proporcionou satisfação e alegria, que lutou por sua vida... Nessa hora, eu não consigo matar... Prá mim, aquele animal, merece viver, e seria crueldade da minha parte sacrificá-lo. Mas já percebi que tem gente que não pensa assim. Eu respeito.

Bem, não quero ser regra prá ninguém. Apenas manifesto minhas razões.

Não vou pescar para buscar alimento prá minha família, nem dependo da pesca para o meu sustento. Pesca profissional ou de subsistência partem de outro conceito.

Sou pescador esportivo. Pesco para me divertir. Ter consciência e respeito em relação as regras do jogo é o que dá graça ao esporte. Na minha prática esportiva, lido com a vida de um animal e desrespeitar isso, seria comprometer o resultado do jogo. Que graça tem praticar um esporte usando a fraude ou a covardia como estratégia?

Nesse contexto, a dor do peixe não se torna a questão mais relevante, mas sim a busca pelo maior equilibrio possivel entre os oponentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...