Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Flávio Martins

Pescadores fisgam presa de mamute

Posts Recomendados

Pescadores fisgam presa de mamute de cinco mil anos

Tamanho da peça de marfim é de dois metros

O pedaço do animal pré-histórico foi encontrado no rio Longyugan, na região de Yamalo-Nenets, na Sibéria, sendo entregue ao museu local da cidade de Nadim na última sexta-feira, dia 11.

Imediatamente, um grupo de cientistas seguiu ao local para tentar encontrar outras partes do esqueleto do animal, já identificado como sendo um macho adulto.

A Sibéria entrou na alça de mira dos pesquisadores já há algum tempo. Em 1998, escavações arqueológicas trouxeram à luz do mundo contemporâneo cerca de 200 objetos pré-históricos, muitos deles feitos com ossos e presas de mamute.

Já em 2006, pescadores locais "pescaram" um esqueleto completo de mamute quando as águas de uma enchente baixaram. Dentes, crânio, presas e a espinha dorsal resistiram à ação do tempo. De acordo com pesquisadores que examinaram esses restos mortais, o animal provavelmente morreu por volta de seus 50 anos de vida.

Semelhante aos elefantes de nossos tempos - a diferença é que tinham o corpo coberto com pelos -, os mamutes eram enormes paquidermes que habitam a Europa, a África, a Ásia e a América do Norte entre 1,6 milhões de anos e 10 mil anos atrás, durante a chamada Idade do Gelo.

Possuíam poderosas presas de marfim encurvadas que poderiam chegar aos cinco metros de comprimento. Durante um longo período esses animais foram o prato principal na dieta dos chamados homens das cavernas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...