Ir para conteúdo

COMO TIRAR JAÚ OU OUTRO PEIXE DE TOCA OU LOCA DE PEDRA


Posts Recomendados

OLÁ GALERA

ESTOU COM UM PROBLEMA E TALVEZ SEJA O MESMOS DE MUITOS PESCADORES.

FUI PESCAR COM DOIS AMIGOS NO RIO ARAGUAIA NA CIDADE DE ESPERANTINA - TO, QUE FICA NA DIVISA ENTRE OS ESTADOS DO PARÁ E TOCANTIS, PRÓXIMO AO ENCONTRO DAS ÁGUAS DOS RIOS ARAGUAIA E TOCANTINS ONDE SE PRESENCIA OS TRÊS ESTADOS MARANHÃO, TOCANTINS E PARÁ.

BEM! O PROBLEMA É O SEGUINTE: ESTÁVAMOS PESCANDO À NOITE EM UM LOCAL CHAMADO "PEDRA GRANDE" QUE É UMA ILHA DE PEDRA QUE FICA AO LADO DO PORTO DA BALSA DA CIDADE DE ESPERANTINA. PEGAMOS CERCA DE 8 JAUS. E SOMENTE CONSEGUIMOS TIRAR 1. O PROBLEMA FOI QUE AO JOGAR O ANZOL COM ISCA, COMO TEM MUITA PEDRA NESSE LOCAL, O ANZOL ENGANCHAVA LOGO, MESMO ASSIM O PEIXE PEGAVA E ERA FISGADO, CONTUDO NÃO TINHAMOS COMO TIRÁ-LO POIS ELE LAVAVA PARA ALGUMA TOCA DE PEDRA E A LINHA ROÇAVA NA PEDRA ATÉ QUEBRAR. ISSO ACONTECEU VÁRIAS VEZES, DURANTE TODO DIA QUE ÍAMOS PESCAR, INDEPENDENTEMENTE SE O ANZOL ENGANCHAVA OU NÃO O PEIXE SEMPRE LEVAVA PARA LOCA E NÃO SAIA MAIS. PARECIA QUE O LOCAL É CHEIO DE TOCA POIS NÃO DAVA TEMPO DE FAZER NADA A NÃO SER SENTIR O PEIXE PUXANDO ATÉ A LINHA CORTA NAS PEDRAS.

ALGUEM TEM ALGUMA SOLUÇÃO OU MANHA PARA MEU PROBLEMA? PRETENDO VOLTAR LÁ NEM QUE SEJA PARA PESCAR COM AQUELE ARAME DE ENCASTOAR NO LUGAR DA LINHA, MAS VOU VOLTAR LÁ?

UM GRANDE ABRAÇO

CARLOS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já vi um programa do pescar e preservar o Geovane PAPA utilizou uma técnica que é a seguinte:

Coloca-se umas pedras dentro daqueles sacos de limão todo furadinho na verdade o saco é uma tela de plástico amarelo. Amarra ele na linha e posiciona a canoa bem em cima de onde ela está presa, de modo que ela fique na vertical com o peixe. Ele soltou o saco pela linha e ele desceu em rumo ao encontro do peixe.

Pelo que entendi as pedras descem em batem na cabeça do peixe, ele deu uma sacudidas e o peixe desentocou....

Outra forma seria usar uma linha mais forte e o freio da carretilha bem travado mesmo para não deixar o peixe correr tanto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, veja só:

1. Mantenha a linha sempre esticada e com movimento pra cima e pra baixo ... sua linha está frouxa, senão vc sentiria o peixe puxando de lado ... ou vc deve estar pescando com a vara no secretário ... se colocar a vara na espera, puxa a linha e fique segurando-a e fazendo os movimentos ...

2. TODOS os jaús após fisgados saem como loucos dando cabeçadas nas pedras procurando locas, tanto que não raro retirei jaús de todos os tamanhos com a cabeça toda ralada ...

3. Após fisgar, linha O TEMPO TODO ESTICADA ... evita no braço as locas e, principalmente, pelo fato de o anzol não furar a testa do bicho ... nestes casos, qualquer bambeada na linha, o anzol se solta da parte de cima da boca onde está só apoiado, e tchau peixe; isto acontece muito na chegada do peixe; nesses casos, hora que embarca o peixe, o anzol normalmente solta sozinho da boca do peixe ... outra finalidade é evitar o queixo duro da linha, ou seja, se vc puxar direto, o peixe vai ficar com a boca sempre pra cima e não tem chance de virar, botar a linha na testa e ver quem segura ...

4. Jaú fica na pedra igual ficam os cascudos ... às vezes come dentro da loca ...

5. Araguaia não é mais Rio de jaú grande ... mas muito jaú bom, entre dez e 20 kg e menores são até cardume em alguns lugares ... na região que vc pesca, jaú com mais de 20 kg é troféu ... lembre disso ... já pesquei por aí até com linhada de mão ... fisguei um monte e tirei só um pequeno ... tudo pra loca ou arrebentou a linha ...

6. Sugiro amolar e afiar mmmmmuuuuuuuiiiiiiiittttttttooooooo a ponta do anzol ... motivos óbvios ...

7. Não precisa de muita linha pra jaú ... prefira linha mais grossa, acima de 0,80 mm, por causa das pedras ... cansei de perder jaú com linha 0,92 mm por simples passada do bicho numa pedra ... perde mesmo ...

8. Equipamento ...

- Vara dura (rápida) pro anzol entrar na boca do peixe - acima de 80 lbs são as que eu uso, mas uso uma de 60 lb antiga tb que é a matadeira

- Carretilha ou molinete que comportem pelo menos 100 m de linha 0,80 ...

* Carretilha Marine Sports Master Ex 60 - Tração Max de Frenagem : 12Kg Capacidade de Linha : 0.60mm / 360m - 0.70mm / 265m - carretilha nova, com opção de esquerda e preço excelente

* Molinete Marine Sports Thunnus 6500 - hj é meu titular pra jaús e pirararas ... o drag é de 30 kg ... ou seja, se vc travar, o peixe não toma linha e quero ver bater braço com um jaú de 30 kg e segurar ...

* Uso tb já faz uns 100 anos (rsrs) os BGs 60 e 90 da Daiwa ... o 90 cabe certinho 100 mm de linha 0,80 mm ... esses molinetes não estragam ...

- empate de aço acima de 30 cm de 120 lbs ou mais

- tamanho da chumbada dependerá da corredeira

- um anzol que vc goste ... como Marine Sports 10/0, 12/0 ... ou Mustad 10/0 ... ou qualquer um ... não esquece de amolar ... aí no TO, vendem um anzol "fundo de agulha" de fisgar tubarão ... são mais caros e com ponta mais grossa ... não vou dizer que não são bons, mas EU não os uso pra jaús ...

Por fim, jaús amam minhocoçus, tanto que usando peixe como isca diminuem 95 % as ações ... MAS CUIDADO ... comércio geral, compra, venda uso é crime, além de ser nesta época de defeso proibido o uso de iscas vivas alóctones, ou que não sejam nativas da região ... se te pegarem com minhocoçus em qq lugar, cadeia ... se for usar minhocoçus, leve junto o cartão de um bom advogado!

Falei demais de novo né???

É ... como tô quase indo, quero aproveitar pra passar o máximo possível.

RESSALTO QUE SÃO SOMENTE EXPERIÊNCIAS, NADA MAIS ... EXISTEM OUTRAS QUE SABEM MIL VEZES MAIS QUE EU.

Forte abraço a todos,

Wellington ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, veja só:

1. Mantenha a linha sempre esticada e com movimento pra cima e pra baixo ... sua linha está frouxa, senão vc sentiria o peixe puxando de lado ... ou vc deve estar pescando com a vara no secretário ... se colocar a vara na espera, puxa a linha e fique segurando-a e fazendo os movimentos ...

2. TODOS os jaús após fisgados saem como loucos dando cabeçadas nas pedras procurando locas, tanto que não raro retirei jaús de todos os tamanhos com a cabeça toda ralada ...

3. Após fisgar, linha O TEMPO TODO ESTICADA ... evita no braço as locas e, principalmente, pelo fato de o anzol não furar a testa do bicho ... nestes casos, qualquer bambeada na linha, o anzol se solta da parte de cima da boca onde está só apoiado, e tchau peixe; isto acontece muito na chegada do peixe; nesses casos, hora que embarca o peixe, o anzol normalmente solta sozinho da boca do peixe ... outra finalidade é evitar o queixo duro da linha, ou seja, se vc puxar direto, o peixe vai ficar com a boca sempre pra cima e não tem chance de virar, botar a linha na testa e ver quem segura ...

4. Jaú fica na pedra igual ficam os cascudos ... às vezes come dentro da loca ...

5. Araguaia não é mais Rio de jaú grande ... mas muito jaú bom, entre dez e 20 kg e menores são até cardume em alguns lugares ... na região que vc pesca, jaú com mais de 20 kg é troféu ... lembre disso ... já pesquei por aí até com linhada de mão ... fisguei um monte e tirei só um pequeno ... tudo pra loca ou arrebentou a linha ...

6. Sugiro amolar e afiar mmmmmuuuuuuuiiiiiiiittttttttooooooo a ponta do anzol ... motivos óbvios ...

7. Não precisa de muita linha pra jaú ... prefira linha mais grossa, acima de 0,80 mm, por causa das pedras ... cansei de perder jaú com linha 0,92 mm por simples passada do bicho numa pedra ... perde mesmo ...

8. Equipamento ...

- Vara dura (rápida) pro anzol entrar na boca do peixe - acima de 80 lbs são as que eu uso, mas uso uma de 60 lb antiga tb que é a matadeira

- Carretilha ou molinete que comportem pelo menos 100 m de linha 0,80 ...

* Carretilha Marine Sports Master Ex 60 - Tração Max de Frenagem : 12Kg Capacidade de Linha : 0.60mm / 360m - 0.70mm / 265m - carretilha nova, com opção de esquerda e preço excelente

* Molinete Marine Sports Thunnus 6500 - hj é meu titular pra jaús e pirararas ... o drag é de 30 kg ... ou seja, se vc travar, o peixe não toma linha e quero ver bater braço com um jaú de 30 kg e segurar ...

* Uso tb já faz uns 100 anos (rsrs) os BGs 60 e 90 da Daiwa ... o 90 cabe certinho 100 mm de linha 0,80 mm ... esses molinetes não estragam ...

- empate de aço acima de 30 cm de 120 lbs ou mais

- tamanho da chumbada dependerá da corredeira

- um anzol que vc goste ... como Marine Sports 10/0, 12/0 ... ou Mustad 10/0 ... ou qualquer um ... não esquece de amolar ... aí no TO, vendem um anzol "fundo de agulha" de fisgar tubarão ... são mais caros e com ponta mais grossa ... não vou dizer que não são bons, mas EU não os uso pra jaús ...

Por fim, jaús amam minhocoçus, tanto que usando peixe como isca diminuem 95 % as ações ... MAS CUIDADO ... comércio geral, compra, venda uso é crime, além de ser nesta época de defeso proibido o uso de iscas vivas alóctones, ou que não sejam nativas da região ... se te pegarem com minhocoçus em qq lugar, cadeia ... se for usar minhocoçus, leve junto o cartão de um bom advogado!

Falei demais de novo né???

É ... como tô quase indo, quero aproveitar pra passar o máximo possível.

RESSALTO QUE SÃO SOMENTE EXPERIÊNCIAS, NADA MAIS ... EXISTEM OUTRAS QUE SABEM MIL VEZES MAIS QUE EU.

Forte abraço a todos,

Wellington ...

Explicou com extrema propriedade!!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parceiro, veja só:

1. Mantenha a linha sempre esticada e com movimento pra cima e pra baixo ... sua linha está frouxa, senão vc sentiria o peixe puxando de lado ... ou vc deve estar pescando com a vara no secretário ... se colocar a vara na espera, puxa a linha e fique segurando-a e fazendo os movimentos ...

2. TODOS os jaús após fisgados saem como loucos dando cabeçadas nas pedras procurando locas, tanto que não raro retirei jaús de todos os tamanhos com a cabeça toda ralada ...

3. Após fisgar, linha O TEMPO TODO ESTICADA ... evita no braço as locas e, principalmente, pelo fato de o anzol não furar a testa do bicho ... nestes casos, qualquer bambeada na linha, o anzol se solta da parte de cima da boca onde está só apoiado, e tchau peixe; isto acontece muito na chegada do peixe; nesses casos, hora que embarca o peixe, o anzol normalmente solta sozinho da boca do peixe ... outra finalidade é evitar o queixo duro da linha, ou seja, se vc puxar direto, o peixe vai ficar com a boca sempre pra cima e não tem chance de virar, botar a linha na testa e ver quem segura ...

4. Jaú fica na pedra igual ficam os cascudos ... às vezes come dentro da loca ...

5. Araguaia não é mais Rio de jaú grande ... mas muito jaú bom, entre dez e 20 kg e menores são até cardume em alguns lugares ... na região que vc pesca, jaú com mais de 20 kg é troféu ... lembre disso ... já pesquei por aí até com linhada de mão ... fisguei um monte e tirei só um pequeno ... tudo pra loca ou arrebentou a linha ...

6. Sugiro amolar e afiar mmmmmuuuuuuuiiiiiiiittttttttooooooo a ponta do anzol ... motivos óbvios ...

7. Não precisa de muita linha pra jaú ... prefira linha mais grossa, acima de 0,80 mm, por causa das pedras ... cansei de perder jaú com linha 0,92 mm por simples passada do bicho numa pedra ... perde mesmo ...

8. Equipamento ...

- Vara dura (rápida) pro anzol entrar na boca do peixe - acima de 80 lbs são as que eu uso, mas uso uma de 60 lb antiga tb que é a matadeira

- Carretilha ou molinete que comportem pelo menos 100 m de linha 0,80 ...

* Carretilha Marine Sports Master Ex 60 - Tração Max de Frenagem : 12Kg Capacidade de Linha : 0.60mm / 360m - 0.70mm / 265m - carretilha nova, com opção de esquerda e preço excelente

* Molinete Marine Sports Thunnus 6500 - hj é meu titular pra jaús e pirararas ... o drag é de 30 kg ... ou seja, se vc travar, o peixe não toma linha e quero ver bater braço com um jaú de 30 kg e segurar ...

* Uso tb já faz uns 100 anos (rsrs) os BGs 60 e 90 da Daiwa ... o 90 cabe certinho 100 mm de linha 0,80 mm ... esses molinetes não estragam ...

- empate de aço acima de 30 cm de 120 lbs ou mais

- tamanho da chumbada dependerá da corredeira

- um anzol que vc goste ... como Marine Sports 10/0, 12/0 ... ou Mustad 10/0 ... ou qualquer um ... não esquece de amolar ... aí no TO, vendem um anzol "fundo de agulha" de fisgar tubarão ... são mais caros e com ponta mais grossa ... não vou dizer que não são bons, mas EU não os uso pra jaús ...

Por fim, jaús amam minhocoçus, tanto que usando peixe como isca diminuem 95 % as ações ... MAS CUIDADO ... comércio geral, compra, venda uso é crime, além de ser nesta época de defeso proibido o uso de iscas vivas alóctones, ou que não sejam nativas da região ... se te pegarem com minhocoçus em qq lugar, cadeia ... se for usar minhocoçus, leve junto o cartão de um bom advogado!

Falei demais de novo né???

É ... como tô quase indo, quero aproveitar pra passar o máximo possível.

RESSALTO QUE SÃO SOMENTE EXPERIÊNCIAS, NADA MAIS ... EXISTEM OUTRAS QUE SABEM MIL VEZES MAIS QUE EU.

Forte abraço a todos,

Wellington ...

Explicou com extrema propriedade!!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma vez pesquei nas pedras, e estava perdendo muito peixe enroscado, o guia me sugeriu isso que vou relatar abaixo, então comecei a tirar alguns peixes, não todos, mais uma boa parte saiu pra foto.

Pegue pedras no rio, e amarre uma linha fina nelas, bem mais fina que a do molinete ou carretilha. Pegue a linha do molinete ou carretilha, coloque um girador, e depois do girador 50cm de linha até o anzol. Amarre a linha mais fina com a pedra no girador e arremesse. A pedra ira fazer as vezes da chumbada levando a isca pro fundo. Normalmente, o que enrosca é o chumbo, então nesse caso se a pedra enroscar a linha mais fina ira quebrar, salvando seu anzol e o peixe. Pode não ser o caso dos Jaus, mais também pode ser que aumente suas chances.

Espero que tenha entendido.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...