Ir para conteúdo

SERRA DA MESA JULHO 13, 14 e 15 de julho


Posts Recomendados

Só de ver estes bitelos com essa cor espetacular já valeu !!!!

Show de tucas fera !!

E essa tal de trairào hein.....já tô ficando intrigado com ela .....

abç cordial!

Janone, valew pela mensagem. Tem fotos com a trairão porque quando eu trabalhava uma determinada isca e só rebojava eu ia com a trairão em cima, várias vezes. Até eu ficava irritado com o ratlin da isca, hehehehehe

Não são peixes pra bater "recorde", mas são belos peixes e ficaram lá esperando algum outro sortudo passar perto. Sacanagem matar uns peixes daquele , não acha? abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para refrescar a vista: esses tucunarés realmente são de respeito!

É que tem tanta gente fazendo brincadeira com o peso de uns peixes, que é sempre bom a gente rever nossas referências. Essa é uma excelente referência!

Parabéns.

Valeu Henrique. Pescaria não pode ter a preocupação de "quantidade" e "tamanho". O que vale é pescar, passar uns dias com os amigos, tomar umas e dar muita risada. Quanto ao peso desses peixes, as fotos já falam por si, acha não? Se for pra lá, boa sorte!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns,

Lindos Bocudos, estive na Serra da Mesa no período de 15/07 a 18/07 na região de Uruaçu - Rio Maranhão.

Mas não fomos atrás dos Bocudos e sim das Caranhas Pré-Históricas que tem lá. Mas infelizmente o frio não deixou.

Não às vimos nem batendo na água, mas só de está lá já foi a melhor coisa da vida.

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meus parabéns,

Lindos Bocudos, estive na Serra da Mesa no período de 15/07 a 18/07 na região de Uruaçu - Rio Maranhão.

Mas não fomos atrás dos Bocudos e sim das Caranhas Pré-Históricas que tem lá. Mas infelizmente o frio não deixou.

Não às vimos nem batendo na água, mas só de está lá já foi a melhor coisa da vida.

Um abração.

Essa pesca foi nesse período também.Tava frio e ventando,não é?

Ouvi falar dessas caranhas gigantes. E dizem que existem trairões monstros também. A represa parece ter mais que muitos tucunarés. vlew,abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Haseyama, tudo certo? Primeiramente parabéns pela excelente pescaria, vários exemplares de respeito!

Quanto à coloração dos azuis, é normal que varie um pouco. Geralmente, na água transparente (próximo à barragem, por exemplo), eles ficam bem claros ("brancos") com o azul quase irridescente, que brilha na água. Já na água suja (como no traíras) eles ficam verde-amarelados. Não é que estejam se misturando com os amarelos.

O peixe do Max Gaúcho de Corumbá é Azul, tem 5 listras verticais, porém tem a mancha preta abaixo da nadadeira peitoral. Essa mancha preta não existe no azul, é exclusiva do amarelo (e de outras espécies de tucunarés também). Fica claro que aquele é mestiço.

Em Itaipu, o "mestiço" que vingou tem cor de azul, porém apenas 3 listras pretas (característica do amarelo).

Existem alguns marcadores genéticos usados para identificar cada espécie. Os de Itaipu tem marcadores que são exclusivos de uma e outra (amarelo e azul). Se quiser, ou quem quiser, deixe o e-mail que eu envio o trabalho!

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O peixe do Max Gaúcho de Corumbá é Azul, tem 5 listras verticais, porém tem a mancha preta abaixo da nadadeira peitoral. Essa mancha preta não existe no azul, é exclusiva do amarelo (e de outras espécies de tucunarés também). Fica claro que aquele é mestiço.

Michel, entendo que exista uma tendencia ao mimetismo dos tucunarés. Mas eu sempre identifiquei os tucunas pelo numero de listras. vou ter que rever os meus conceitos, hehehehehe.

Pesco na SM há algum tempo. No começo era muito dificil achar os azulões. Em compensação, os amarelos andavam em cardumes gigantes e não era difícil pegar muitos,mas muitos mesmo. Hoje percebo que é raro fazer uma pescaria de tucunas amarelos por lá. Os lugares em que a gente encontra esses amarelos, são bem manjados, concorda? O que vc acha que aconteceu? Os azuis dominaram o território?

Pelo que sei existe um "canibalismo" do azul com o amarelo. Os azuis estão mais aptos a sobreviver naquele ambiente? Ou foi a pressão da pesca mesmo?

Aproveitando o tópico, sempre achei que a gente devia pagar uma taxa para poder pescar lá na SM, sei que muita gente vai torcer o nariz, mas existem duas vias para se chegar na represa por Niquelandia. Poderia se colocar uma guarita na entrada desses acessos e cobrar uma taxa. Essa taxa serviria para cobrir os custos de fiscalização da represa, tais como barcos, combustível e materialhumano. Na saída, todos seriam obrigados a apresentar os peixes embarcados e ganharia um lacre, assim como foi (ou é?) no Mato Grosso. Eu vi muita gente matando tucunas bem grandes nessa última vez e em grande quantidade. coisa que me cortou ocoração. Acho que ainda há tempo de correr atrás e fazer daquela represa, um santuário dos pescadores esportivos.

Vc que está no PNDPA,não tem como pensar com carinho nesse assunto? abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu sempre identifiquei os tucunas pelo numero de listras. vou ter que rever os meus conceitos, hehehehehe.

Bom, isso vale para o azul, que tem cinco listras. Aliás tem algumas espécies na amazônia que também tem cinco, mas são bem diferentes...

São 16 espécies no total...Identificar elas não é nada fácil...

Não foi pressão de pesca que reduziu a população de amarelos. Vou colocar a resposta para essa pergunta no tópico informações técnicas.

Tucunarés praticam canibalismo sim, prinicpalmente quando não tem outra coisa para comer!! Está bem documento em Volta Grande, no rio Grande (MG/SP). Tucunas comem tucunas e corvinas, principalmente, que é o que tem lá!

Quanto às medidas de ordenamento da pesca em Serra da Mesa, ano que vem teremos novidades...

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto às medidas de ordenamento da pesca em Serra da Mesa, ano que vem teremos novidades...

Abraços!

Michel, espero que as medidas sejam a de preservar a represa e punir aquelas pessoas que vão com aquelas caixas térmicas enormes e fecham entradas de grotas com rede, como eu mesmo vi nessa última pescaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...