Ir para conteúdo

Conjunto vara x carretilha


Posts Recomendados

Bom dia amigos do FTB,

Tô com uma mega dúvida pra montar um conjunto vara/carretilha Coringa pra pesca com caiaque em água salgada, com iscas artificias, atras dos robalos e afins.

Como estou muito a fim de comprar a carreta daiwa tatula type-R, peço ajuda aos mestres na indicação de uma vara em que o conjunto ficasse equilibrado, desde que o conjunto não ultrapasse R$ 1.000,00, lembrando que a carreta está em torno de R$ 600,00.

Outra dúvida é que sou destro, no entanto tenho pescado como uma carretilha esquerda e tenho me adaptado muito bem. Será que com uma carretilha direita ficaria melhor??

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Alexandre, vou opinar apenas no que se refere à manivela da carretilha, visto que não tenho experiência com carretilhas indicadas para água salgada. No meu Estado, pesco apenas em água rios e lagos de água doce.

Quanto aos lados da manivela, a indicação mais correta seria:

Destro=manivela esquerda

Sinistro (canhoto)=manivela direita

Porém ressalto que nem sempre essa regra é adotada, pois alguns pescadores, como no meu caso, usa o contrário, isto é: destro com carretilha manivela direita. Veja bem, acho que depende da habilidade de cada um em trabalhar determinados tipos de iscas como Zaras e Hélices. Minha mão esquerda é meio "morta" para recolhimento mas para segurar a vara já é diferente, sinto-me mais confortável. E é isso que o pescador tem que ter: conforto, para segurar a vara, trabalhar a isca e recolher o "troféu".

Como você mesmo afirmou, já possui o costume com a manivela lado esquerdo, assim acho que deveria continuar para, além evitar gastos desnecessários, também evitar aborrecimentos caso não se adapte com nova manivela.

Outros pescadores mais experientes devem emitir suas opiniões, o que irá lhe tirar essas dúvidas.

Espero ter ajudado com minha humilde opinião. ::tudo:: tchau::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos do FTB,

Tô com uma mega dúvida pra montar um conjunto vara/carretilha Coringa pra pesca com caiaque em água salgada, com iscas artificias, atras dos robalos e afins.

Como estou muito a fim de comprar a carreta daiwa tatula type-R, peço ajuda aos mestres na indicação de uma vara em que o conjunto ficasse equilibrado, desde que o conjunto não ultrapasse R$ 1.000,00, lembrando que a carreta está em torno de R$ 600,00.

Outra dúvida é que sou destro, no entanto tenho pescado como uma carretilha esquerda e tenho me adaptado muito bem. Será que com uma carretilha direita ficaria melhor??

Desde já agradeço a ajuda de todos.

Alexandre,com qual das mãos voce arremessa e trabalha com a vara?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Se vc eh destro e usa o braço direito para arremessar e trabalhar, está usando certo a carretilha de manivela esquerda, com a mão esquerda irá fazer o recolhimento e a direita irá trabalhar caso fisgue um exemplar...!!

É assim que faço, mas se é certo, não sei, só sei que é mais prático, pois a maioria dos que usam direita, arremessam com a direita, passam a vara para a esquerda e começam a manivelar com a direita(para mim menos prático, não errado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai de esquerda mesmo, porque trabalhar a isca com a mão esquerda, é pra que é muito canhoto mesmo, valei-me, rindo3::  rindo3:: rindo3::  

A respeito da vara vc deveria ir a uma casa de pesca com sua tatula e montar a carretilha em algumas varas e verificar qual delas veste melhor na sua mão, nem sempre a vara mais cara é tão boa, e a mais barata tão ruim, tem sempre aquela que fica melhor.

o ideal é aquela vara que dê uma pegada legal, conforme o tamanho da sua mão, verifique onde o dedo indicador fica na vara, coisa que eu acho muito importante, pois corre o risco de no fim do dia, estar sem um pedaço do dedo ou com aquela bolha enorme, como eu já fiquei.  Escolha entre cabo de cortiça ou eva, qual deles vc acha que fica mais confortável, valeu ...... ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Alexandre:

Concordo totalmente com o colega Luiz Carlos com relacão ao uso de manivelas das carretilhas . A regra é o seu conforto e se após o arremesso não tiver que trocar a carretilha de mão para iniciar o recolhimento, melhor ainda. Recomendo que veja filmes no you tube de dois grandes pescadores : O destro Nelson Nakamura e o canhoto ( Sinistro ) Eduardo Monteiro do Pesca Pará . Os dois trocam a carretilha de mão após o arremesso, pegam muito peixe e se sentem bem.

Descubra o que te faz sentir bem utilizando os dois modelos de carretilha . Teste trabalhando uma isca que exija o trabalho sincronizado de ponta de vara com recolhimento de linha . tente com uma zara ou uma iscas twitch bait. Você irá descobri o que ninguém pode te indicar .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pegando carona no assunto tenho 2 carreta MS uma Brisa GTO 10000  e uma Contender GTO tournalment  e tenho 2 varas MS uma Evolution 1,83m   15-30lb e uma Hunter Fish 1,68m   mut - 30-50lb. A minha pergunta é a seguinte se der certo uma viagem para Barcelos este ano posso usar estes conjuntos ,vão dar conta?   Por favor se alguem poder dar opinião? Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...