Ir para conteúdo

Pescaria de Atum e Olho de Boi em Itacaré BA


Posts Recomendados

Reginaldo,

Apenas como esclarecimento (e quem sabe ajuda), grande parte dos usuários do FTB são pescadores de água doce, embora a "fominhagem" os leve também a incursões nas águas salgadas, quase sempre com equipamentos inadequados para essa prática... Como a pescaria de robalos e outros próximo da costa são (na sua grande maioria) de peixes com tamanho e peso moderados, as tralhas terminam funcionando... Mas o que dizer de pescarias de alto mar, onde jigar em profundidades superiores a 100 m é quase que uma obrigação ? Claro que não se trata de capacidade de armazenamento, mas de tralha e "braço" mesmo ! Observo que a utilização de carretilhas elétricas nesses esquemas são quase que obrigatórios ! Na sua operação elas são disponibilizadas ou os clientes precisam levá-las ?

 

Kid,

 

Não sou o Reginaldo (como se pode perceber. rsrsrs), mas já vou te adiantar algo antes dele chegar por aqui depois ele me corrige se eu estiver errado, é q como vou pescar lá em outubro ele ja me passou bastante informação.

 

Em Itacaré, pelo q o Reginaldo me passou, à 5 conjuntos de carretilha eletrica pra alugar, e jig a vontade no barco para o cliente usar, com o custo de 50 reais em caso de perda, se não perder não paga o jig, o valor do conj. carretilha eletrica eu não lembro o valor tem q olhar no e-mail. ou seja, quem vai a primeira vez, só tem q levar Assist Hook, e pargueira.

 

Eu sou pescador de Rio e de Mar, então acabo entendendo alguma coisinha, pra quem não está acostumado ou nunca fez o tipo de pescaria, chego a dizer q a carretilha eletrica é indispensável, pois até os mais experientes as usam. Eu particularmente não gosto, prefiro o bom e velho Molinete, mas minha teimosia acaba nos 100m, pois é quase impossível aguentar jigar de molinete aos 100m ou mais.

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moisés,

 

Seus esclarecimentos foram ótimos !

Vão na direção de estimular aqueles que, como eu, não tem o equipamento adequado a fazer pesca de "jumping jig" !

Pesco de molinete (já não chega a ser segredo para quem quer que seja), mas ficar recolhendo 100 m de linha a cada tentativa, é para poucos, dentre os quais não me incluo !

A possibilidade de chegar com a "roupa do corpo" e encarar o mar aberto com equipamento local e adequado é bem mais estimulante !

Acredito que com mais uns dois relatos de lá, os clientes vão começar a perturbá-lo atrás de datas !

arrow:: O que fazem com o peixe embarcado ? Consomem ou devolvem (apenas curiosidade) ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moisés,

 

Seus esclarecimentos foram ótimos !

Vão na direção de estimular aqueles que, como eu, não tem o equipamento adequado a fazer pesca de "jumping jig" !

Pesco de molinete (já não chega a ser segredo para quem quer que seja), mas ficar recolhendo 100 m de linha a cada tentativa, é para poucos, dentre os quais não me incluo !

A possibilidade de chegar com a "roupa do corpo" e encarar o mar aberto com equipamento local e adequado é bem mais estimulante !

Acredito que com mais uns dois relatos de lá, os clientes vão começar a perturbá-lo atrás de datas !

arrow:: O que fazem com o peixe embarcado ? Consomem ou devolvem (apenas curiosidade) ?

 

Kid a pesca no mar é um pouco diferente da de rio.

 

Por Exemplo eu:

 

No mar eu foco em soltar o q dá, mas a maioria já chega arrebentada em cima por causa da profundidade, os OB (olho de Boi) até q a maioria dá pra soltar, mas Xerne, Garoupa, Badejo e alguns outros não dá, alguns já chegam mortos na superficie, e não é raro você ver foto desse tipo de peixe com os olhos pra fora e todos inchados, devido a profundidade e a velocidade q ele vem pra superficie, então é comer eles! rsrs

 

No caso do Dourado, Cavala e Wahoo, já vai mais pra questão da segurança, todo mundo quer tirar foto com o peixe, e como esses são muito agressivos, estressados, acaba q alguns tem q matar tambem, o dourado até q pequeno solta de boa, agora improvavel ficar com um dourado de 20kg dentro do barco vivo. Wahoo eu nem comento, já viram os dentes da criança?? rsrs

 

Atum, já é aquela historia, uns falam q da pra soltar outros q não, esse prefiro não opniar, mas quando é "pequeno" (até 10kg) e voltar a nadar vai tudo embora!

 

Marlim nem discute, se possivel nem tira da agua, já solta dali mesmo.

 

Nos mais esportivos acho q é isso ai...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Moisés,

 

Seus esclarecimentos foram ótimos !

Vão na direção de estimular aqueles que, como eu, não tem o equipamento adequado a fazer pesca de "jumping jig" !

Pesco de molinete (já não chega a ser segredo para quem quer que seja), mas ficar recolhendo 100 m de linha a cada tentativa, é para poucos, dentre os quais não me incluo !

A possibilidade de chegar com a "roupa do corpo" e encarar o mar aberto com equipamento local e adequado é bem mais estimulante !

Acredito que com mais uns dois relatos de lá, os clientes vão começar a perturbá-lo atrás de datas !

arrow:: O que fazem com o peixe embarcado ? Consomem ou devolvem (apenas curiosidade) ?

 

Boa noite Kid, realmente o Moises está coberto de razão em suas informações, sendo que em nossa operação é disponibilizado jigs de diversas cores, tamanhos e modelos para que sejam utilizados a vontade pelos pescadores, pois temos a consciência que nem todos clientes possuem esse tipo de isca, não só pela pouca utilização mas tb pelo custo elevado do mesmo, além disso o peso dessas iscas contribuem bastante para que o cliente acabe pagando excesso de bagagem na volta principalmente, pois o peso da bagagem da vinda acaba somando com alguns peixes que sempre são levados para consumir juntos aos seus familiares,Porém é cobrado uma taxa de R$50,00 por jig perdido.

 

Além dos jigs tb é disponibilizado cintos de combate, pois se fisgar um belo peixe com certeza o uso desse equipamento é mais do que necessário pois o desgaste é dos grandes e apoiando a vara nesse suporte vc consegue desempenhar um trabalho de vara mais seguro e confortável para as suas costas e braços.

 

No caso das carretilhas elétricas vc realmente está certo, em Itacaré o uso desses equipamentos se faz mas do que necessário, pois a profundidade dos pontos variam entre 110 a 250m e fica quase impossível de pescar sem esses equipamentos, porém existem pescadores profissionais que possuem equipamentos manuais de alto padrão os quais são estrategicamente balanceados e favorecendo nos trabalhos da pesca vertical com jumping jigs, mas infelizmente o custo desses materiais foge do alcance da maioria dos pescadores, pois o custo desses equipamentos é muito elevado.

 

Como os jigs, as carretilhas elétricas tb são disponibilizadas, porém mediante locação, sendo que disponibilizamos 5 conjuntos completos para praticar essa modalidade de pescaria, esses conjuntos que são disponibilizados para locação são compostos de vara 80lbs, carretilha elétrica com 250m de linha multifilamento de 80lbs, sendo que o aluguel desses conjuntos R$130,00 por dia de pesca.

 

No mais é necessário levar os demais equipamentos como suportes Hooks, split rings, solid rings, liders de fluor carbono, pargueiras, chumbos, iscas de currico e o que mais achar necessário. E sobre a captura do troféu infelizmente não é sempre que se pegam grandes peixes, pois na maioria das vezes os pescadores não possuem resistência, persistência e técnica e assim acabam se entregando ao desgaste da pesca com jgs e partem para as pargueiras, que basta somente colocar os pedaços de iscas naturais e descer pro fundo.

 

Enfim eu pratico tb a pesca em pesqueiros com a minha família pois a interação e facilidade da participação de todos é muito maior, porém meu coração bate muito mais forte pela pesca oceânica, não só pela força dos peixes que na minha opinião é muito maior,mas tb pelo mistério do que pode ser pego, sendo desde de pequenos peixes até gigantes acima de 100kgs, ou seja no mar tudo é possível e nada pode ser descartado, pois vc nunca sabe o que poderá se encontrar pela frente.

 

Bom Kid, no fim de semana retrasado eu tive o prazer de retornar a região de Itacaré para levar equipamentos e tb para realizar reuniões com objetivo de padronizar alguns procedimentos a serem adotados pelos guias que participam da operação, e nessa empreitada acabei levando a minha mãe e um amigo que tb tinha interesse em conhecer o potencial da região e obviamente consegui pescar durante 2 dias e como das outras vezes obtivemos sucesso com bons peixes, inclusive estou finalizando o relato de mais essa empreitada onde pescaram comigo a minha mãe de 64 anos e um amigo de 60 anos.

 

Mas enfim se vc autorizar eu estarei postando o relato completo dessa aventura aqui no fórum, bom no mais estou a disposição e desde já fica o convite para que vc e todos os amigos aqui do fórum possam um dia conhecer essa bela região localizada no Sul da Bahia, bem próximo a Ilhéus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que pode (e deve) postar seus relatos ! Eles certamente interessarão a muitos "futuros clientes" !

 

Sobre suas observações, permito-me :

1. Parabenizá-lo por possibilitar ao seu cliente uma ótima alternativa de ir pescar contando com equipamento disponível (e de ponta) para ser desfrutado !

2. Não entendo "apenas" o porque de também não disponibilizar o complemento desse material em conjunto com as carretilhas & varas ! Claro que haverá sempre aqueles que precisam "dar uso" nas suas próprias tralhas (sem qualquer problema), mas tem outros que não possuem essas tralhas e sequer sabem o que comprar ou levar ! Sugiro pensar na possibilidade de - a exemplo - dos jigs, também disponibilizar os demais implementos, ou, se for o caso, cobrar preço de custo a cada um que for utilizado, ficando os mesmos para quem os "pagou" (por conta de não mais serem novos, etc...). 

3. Muitas são as vezes em que pescarias em pesqueiros (pargueiras) ajudam bastante aos que foram pescar, sentir a alegria das linhas esticadas ! Claro que nada contra !

Boa sorte e SUCESSO !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Kid acabei de postar aqui no turma do bigua o relato sobre minha última pescaria realizada na presença da minha mãe, se sobrar um tempinho passa lá pra ler, o relato ficou mais ou menos mais compensa ler até o final, e obrigado pela compreensão e pelo profissionalismo e carinho pelo qual me recebeu em seu fórum, hoje mesmo estava comentando com o Severo no facebook sobre isso, ou seja nessa vida existem pessoas que dizem ser profissionais e pessoas que realmente demonstram ser profissionais e se dúvida vc se enquadra na segunda opção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...