Ir para conteúdo

Sonar para iniciante!!!


Posts Recomendados

Ficou chique em Guto, vou ser obrigado a copiar de você, se me permite. Rs...

Gostei desse sonar, achei a imagem bem nítida.

Valeu pelas fotos.

Abraço.

Esse sonar é bem fácil de mexer, e é em português.  O suporte quando for navegar tem que tirar, ao não ser se andar em marcha lenta.  A bateria comprei uma de no-break custa R$30, estou com ela há 1 ano e nada de acabar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto,

 

Essa era uma duvida minha, usando o suporte, durante a navegação, se teria que remover !

 

Como a ideia inicial de uso é mapear o local mesmo em marcha lenta, talvez opte pelo suporte. Conheço o local quanto à navegação, quero mesmo é procurar os locais mais fundos.

 

Valeu !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,ja que vai usar em barco alugado no meu ponto de vista seria melhor para você um modelo portátil,eles usam uma ventosa para fixar o transducer no barco e funcionam muito bem,ou até mesmo comprar uma ventosa dessas caso já tenha comprado o sonar,pois se tiver que ficar tirando o suporte na hora de navegar ira perder uma das principais funções do sonar que é a identificações de locais rasos,muito importante para a segurança na navegação. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guto,

 

Essa era uma duvida minha, usando o suporte, durante a navegação, se teria que remover !

 

Como a ideia inicial de uso é mapear o local mesmo em marcha lenta, talvez opte pelo suporte. Conheço o local quanto à navegação, quero mesmo é procurar os locais mais fundos.

 

Valeu !

Thiago aqui no Pardo devido a agua fria só  se pega Curvina entre Outubro e Abril, e sempre com a água turva devido a chuvas, em pontos de no máximo 6 m, porém essa temporada como não choveu eu não encontrei nos meus pontos tradicionais,  comprei o sonar e navegando devagar fui mapeando o rio e encontrei os cardumes em profundidade entre 15 e 20m, outra coisa que descobri que as Curvinas maiores se situam em meia água, no fundo só saia pequena, o sonar me ajudou muito, sem ele com certeza esse ano as pescarias de Curvina aqui seriam um fracasso, ficou até sem graça é só ligar o sonar procurar, encontrar o cardume soltar a poita e fazer a festa.  Porém a Curvina é fácil pois elas andam em cardume no fundo, outros peixes não sei se ele ajudará muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago,ja que vai usar em barco alugado no meu ponto de vista seria melhor para você um modelo portátil,eles usam uma ventosa para fixar o transducer no barco e funcionam muito bem,ou até mesmo comprar uma ventosa dessas caso já tenha comprado o sonar,pois se tiver que ficar tirando o suporte na hora de navegar ira perder uma das principais funções do sonar que é a identificações de locais rasos,muito importante para a segurança na navegação. 

 

Fernando, bom dia!

Pensei na ventosa também... pensei até em fixar o transducer na ventosa e fixar ela na vertical na popa do barco, mas só que do lado de dentro deixando o transducer bem rente da chapa. O Dirk fixou com alguma massa que não me recordo agora, eu faria isso com a ventosa. A unica coisa, segundo relato dele, senão me engano, é que o transducer tem que ficar "colado" na chapa de forma a ler melhor o fundo do rio. Não seis e com a ventosa consigo isso. Precisaria testar.

Quanto ao portátil (você diz algo como o Echo 100) ou portátil seria algo ainda menor que pudesse ser levado na mão por exemplo.

 

 

Guto,

Pesco bastante no rio Tietê aqui também... muuuuuuita corvina pequena, as grandes são mais difíceis. Posso usá-lo pra isso também.

 

Já li relato uma vez de um pescador que pegava corvina grande. Ele descia uma linha onde tava batendo as pequenas (pescava normalmente elas) mas só que mantinha uma linha armada com cerca de 1 ou 2 metros para cima de onde estavam as pequenas. Segundo ele, as grandes ficam ali de longe só "assistindo".

 

Valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia pessoal !

Sobre a fixação do transducer no porão do barco, assunto que surgiu no decorrer deste tópico onde relatei que fico geralmente pescando durante 1 semana e que estava procurando uma forma de fixá-lo com a possibilidade de retirar depois. Existe a possibilidade de usar um suporte, mas ontem fiz um teste com uma tampa de garrafa de 2 litros de plastico.

 

Encostei ela numa superfície de lata lisa (uma estante dessas de lojas), a superfície é lisa, um pouco diferente do alumínio do barco dentro do porão que é um pouco mais áspero.

 

Ao redor dela coloquei esse silicone que é usado para vedação que quando seca vira tipo uma borracha transparente. Depois de algumas horas lá vou eu tentar remover a tampa e por incrível que pareça não é fácil de deslocar ela não... apliquei um determinado grau de força que considero ideal e ela segurou bem. O melhor é que dá retirar ela no final sem prejudicar o transducer.

 

E como ela é maleável (se transforma numa borracha mole), a trepidação do motor que é transferida ao barco não seria um problema. E também, como a chapa onde vou colocar o silicone para fixar o transducer fica em contato com a água (parte de baixo), não teria problema com o silicone em relação ao calor.

 

Acho que pode dar certo... rs.... o que me dizem ?

 

Dirk, consegue tirar uma foto mais próxima do transducer fixado no porão do seu barco, pra eu ver até que ponto colocaram a massa (altura) ?

 

Seria melhor fixar dentro do porão mesmo onde vai o tanque ou na popa mesmo, do lado de dentro do barco (espaço entre a parede onde o motor é fixado e a banco do piloto) ?

 

Aproveitando... conhecem algum vendedor "ponta firme" no ML pra eu comprar o Sonar ?

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...

Pessoal, boa noite !

Comprei o Echo 200, chegou essa semana.

Agora só preciso entender como faço a ligação dele com a bateria. Preciso comprar uma bateria também, seja ela de moto ou nobreak. Segundo o Guto, a de nobreak dele já dura 1 ano. Acho que vou comprar uma dessas também.

 

Junto com o sonar veio algumas peças para fixação, inclusive, dando uma olhada no manual, vi uma foto deles fixando na parte de trás da hélice do motor, interessante !

 

Quanto à fixação, vou tentar com o silicone mesmo.

 

Dirk, uma duvida, você disse uma vez que o certo é procurar não deixar bolhas de ar entre o transducer o fundo do barco né, seja usando massa ou qualquer outra coisa, é isso mesmo né ?

 

Existe alguma configuração inicial pra fazer no sonar quando ligamos ele para usar pela primeira vez ? O manual veio em Inglês, ai ferrou !

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

funfa = funciona

 

kkkkkkkkkkkkk

 

Quando tinha o vicio de counter strike o pessoal usava essa giria demais e acabei pegando kkkkkk... "Insira o comando tal para fazer um bind tal que funfa de cara" 

Ai pronto rsrs...

 

Ele funciona de cara, nao precisa fazer nada... Mas no manual vc aprende a desativar determinadas info que nao valem de nada... E ate alterar outras para mais facil visualizacao...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Bom dia !

Alguém poderia me dar uma aula de consumo de energia ?

 

To querendo comprar uma bateria para o sonar, apesar de já terem indicado a de moto e/ou nobreak, gostaria de entender como faz as contas.

 

Exemplo: a de nobreak tem 12V e 7 Ah. As de moto tem de tudo o que é Ah e 12V.

 

Como calcular o consumo de um sonar ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Lênio... tudo tranquilo !

 

Certo, vou adquirir uma dessa de nobreak mesmo de 7 Ah.

 

Veja:http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583106372-bateria-selada-nobreak-12v-7a-p-alarmes-cerca-eletrica-ajax-_JM

 

Compensa comprar uma recarregável ? Em relação à marca, conhece alguma ou isso não faz muita diferença ? Achei umas da UNIPOWER, essa da Ajax e outras marcas.

 

Outra dúvida meu amigo... vou ver se fabrico uma caixinha de madeira pra colocar  a bateria e o sonar junto (igual à do Guto)... com relação à temperatura, essa bateria tem que ficar sempre a sombra ?

 

E quanto à instalação ? Dá pra fazer pelo manual mesmo ? Pergunto isso porque não entendo simplesmente nada disso, nada.

 

Obrigado.

 

Thiago

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago pode deixar a bateria onde quiser, ela aguenta muito, peguei um temporal na represa que inundou o barco tanto o sonar e a bateria ficaram submersos e mesmo assim não tive problemas .  A instalação é simples, pra falar verdade não precisa nem de manual.  Comprei um aerador  12v pra isca viva e ligo nela tb.   Meu cunhado é dono de uma loja de materiais elétricos inclusive comprei a bateria com ele, mas ele não recomendou recarregar, pois pode explodir, mas quando ele acabar eu vou tentar, hehehehehe, só vou ficar longe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Boa noite !

 

Como não sei nada de instalação e qualquer coisa que envolva eletrecidade (positivo / negativo e sei lá mais o que) to colocando uma foto do fio que veio com o sonar.

20140918_193058_zps3e362220.jpg

 

Tem uma ponta preta e outra vermelha (a vermelha tem esse "negócio" amarelo ai), é só ligar essas pontas direto na bateria ? A bateria vem com as hastes (onde conecta o fio) pintada também, umas das hastes é pintada de vermelha com o sinal de "+" e a outra pintada de preta com um sinal de "-".

 

Só ligar os fios cada um na sua cor ? É necessário isolar onde conecta os fios (fita isolante) ?

 

Tem mais algum macete ? Cuidado a tomar ?

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exato

Preto no negativo e vermelho no positivo

Desde que li num manual do gerador a diesel que tenho, sempre coloco o negativo antes e depois o positivo.

E para retirar o inverso. Primeiro o positivo e depois o negativo. Se quiser nem precisa tirar o negativo.

Nao sei se influencia e nem lembro o motivo, mas faco assim e nunca tive problema.

Se puder mantenha a sombra. É bom evitar pq calor demais pode estufar e estragar a bateria.

Se quiser pode por a fita isolante so para ajudar a manter o fio devidamente fixado num caso de um esbarrao por exemplo. Mas nao eh necessaria.

Eh tranquilo cara. Pode ir sem medo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o sonar para vc:

http://www.amazon.com/Humminbird-Fishin-4-Inch-Waterproof-Fishfinder/dp/B0012BNKMG

Trouxe um de viagem... Paguei 110 dólares.

Funciona a pilha, é móvel, além de captar o fundo, capta de forma horizontal (margens por exemplo).

Tenho usado ele com muito sucesso...

Dê uma olhada. Tb tem no Brasil.

Abc!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia !

Venho dar meu relato sobre a instalação do sonar no fundo do casco usando um tubo de PVC. Da forma como descrevi anteriormente no decorrer do tópico, cortei um tubo de PVC de uns 10 cms de raio por uns 20 cm de altura. Colei ele no fundo do casco do barco de alumínio com silicone e fixei o transducer dentro dele com um "enforca gato", coloquei água dentro do tubo até o transducer ficar submerso e consegui fazer a leitura do fundo do rio normalmente.

 

Assim, fica a sugestão para quem desejar fazê-lo.

 

Não tirei fotos, da próxima vez tiro e coloco aqui no tópico.

 

Obrigado a todos que de alguma forma ajudaram.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...