Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Silvio Riello

LINHA? A RESISTENCIA É IMPORTANTE???

Posts Recomendados

mestre:: Amigos mestre::

medo:: Há muito tempo uma pergunta sem resposta pairava em minha cabeça, será verdade que a resistência da linha é importante, pois uma linha mais fina com um peixe mais pesado a mesma pode romper? medo::

Antes de colocar o que descobri em minhas experiências pescativas ( não sei se é a realidade), respondam a si mesmos.

Pois bem ? No Araguaia, atraz das Pirararas, o piloteiro sempre alertava ? ?Não use linha abaixo de 0,70 mm (~ 60 Lbs - monofilamento )? E lá pesquei uma de 34 Kgs, ou seja 5 Kgs acima da resistência da limha.

Na Argentina ? atraz dos Surubins ? o piloteiro alertou ? ? A linha deve ser no maximo de 0,19 mm ( ~ 20 Lbs ? multifilamento)? ? E la pesquei um de 50Kg, ou seja 40 Kgs acima da resistência da linha.

Alguém se habilita a responder esta questão???? seila::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aí entra a experiencia e a competencia do pescador.

A flexibilidade da vara e o freio da carretilha ou molinete, servem exatamente para isso.

No teste de resistencia da linha, não tem nada disso. É o peso direto na ponta da linha até que arrebenta.

Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Silvio,

Na verdade a resistência está agregada a tensão em peso imposta na linha, desde que vc não use carretilha ou molinete, ou seja, o drag da carretilha, é bem menor que a tensão suportada pela linha, dai, a linha não recebe o "peso" total.....

Lógico que tem excessões, já se houve relatos de tucunarés açus partirem uma linha de 80 lbs multi na porrada, ou seja, foi tão rápido que não deu tempo de uma carretilha de drag 8 libras ceder linha para não arrebentar...

A mesma regra pra vara....

O Fabrício pegou uma pirarara em pesque pague de 25 kgs, com uma vara de 17 lbs, linha de 30 libras e uma Steez, lógico que o local deu essa possibilidade por nao ter estrutura de galhada e deixando o freio solto...nenhuma linha estoura... lógico que ele ficou 10 anos pra tirar do tanque...hehehehehe

Acredito que seja isso... vergonha:: vergonha:: vergonha::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

WALTER - mestre::

OBRIGADO PELA PARTE DA EXPERIENCIA E COMPETENCIA - vergonha:: ACHO QUE NÃO MEREÇO TANTO vergonha::

POREM SE ESTIVESSE NO ARAGUAIA COM O MATERIAL DA ARGENTINA - MESMO O PEIXE SENDO MENOS PESADO - ACREDITE - A LINHA TINHA ROMPIDO!!

PENSE!! oloko:: oloko::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Grande Sílvio,

Apenas por uma questão de ponto de vista, vou arriscar uma "interpretação" do que me parece coerente no raciocínio a ser avaliado !

arrow:: No Araguaia, e possivelmente em outros rios brasileiros, a possibilidade de enroscos deve ser bem maior que num rio como o Paranazão, que chega parecer "mar" !

A resistência que se pretende ter na linha, é a que possa impedir ( ressalvando o papel do freio ) que o peixe venha se refugiar em algum local onde enrosque, fato mais que comum aos nossos peixes dessas regiões comentadas, mas que pode não ser o comportamento dos "surubins argentinos", até pelo leito descoberto de onde vivem !

No mar, onde a questão é ainda mais ampliada, o que "mata o peixe", é o cansaço dele em puxar linha, e não a resitência do equipamento, haja visto alguns campeonatos acontecerem com linhas absurdamente finas ( 20 lb ) para os peixes que são pescados ( marlins e assemelhados ).

Acredito que esta possa ser uma razão para essa "aparente" disparidade ! wink

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

mestre:: mestre:: KID - MATOU A PAU mestre:: mestre::

VAMOS LÁ

NO ARAGUAIA - QUANDO GRITEI - PEGUEI - O PILOTEIRO SOLTOU A AMARRA DO GALHO - LIGOU O MOTOR E SAIU P/ O MEIO DO RIO - LITERALMENTE GUINCHANDO A PIRARARA - PARA ESCAPAR DA GALHADA - SE FOSSE UMA LINHA MENOS RESISTENTE - A POSSIBILIDADE DE ROMPIMENTO SERIA MUITO GRANDE.

NA ARGENTINA - QUANDO GRITEI - PEGUEI - O PILOTEIRO JÁ COM O MOTOR EM FUNCIONAMENTO - FOI ATRAZ DO BICHO - E A FRIÇÃO BASTANTE LEVE - MORAL - ENROLEI A MESMA LINHA UMAS 4 VEZES - ATÉ CANSAR.

MORAL DA HISTORIA - NOSSOS PEIXES SÃO MUITO MAIS MACHOS QUE OS ARGENTINOS - EHEHEHEHEHEHEHEHEH seila:: seila:: smile:: smile::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

MORAL DA HISTORIA - NOSSOS PEIXES SÃO MUITO MAIS MACHOS QUE OS ARGENTINOS - EHEHEHEHEHEHEHEHEH seila:: seila:: smile:: smile::

Huhauhauahauahauahaua!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...