Ir para conteúdo

Mais sobre fisgas


Posts Recomendados

Amigos, temos falado sobre o uso ou não de fisgas, e tenho gostado muito do respeito de todos para com a opinião de cada um. É um assunto onde dificilmente alguém não se sinta ofendido. Em outras discussões parecidas a coisa geralmente descamba (irracionalemente), para o: VOCÊ TÁ ME CHAMANDO DE NÃO ESPORTISTA??, e outras besteiras do gênero.

Aproveitando o bom andamento do tema vou trazer aos amigos uma informação pra pensarmos. Em locais onde a pesca esportiva efetivamente funciona, como Esteros Argentinos, alguns pontos da Flórida, Espanha, e certamente vários outros points do qual não tenho conhecimento, não se permite em hípótese alguma o uso das fisgas. Lembrando sempre que nestes points a coisa funciona mesmo.

Trouxe esta informação como complemento da conversa sobre fisgas pois a poucos dias recebi um companheiro, pescador de trutas da Espanha, e ao pescarmos juntos e trocarmos muitas idéias sobre pesca, etc... Um termo me chamou a atenção. Nos pontos de pesca esportiva da Espanha as leis são rigorosíssimas e a coisa funciona de maneira que eu nunca imaginava e ao perguntar sobre as fisgas ele me respondeu que lá nem mesmo se encontra anzóis com LA MUERTE.

Bem sugestivo o nome que nossos hermanos dão a fisga, não?

Um abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Xandego,

Você já deve ter notado que não me manifestei sobre esse tema, até por respeito àqueles que defendem ( com muito ardor ) o uso de anzóis sem farpas ! Essa conversa é algo do tipo "cigarro" ! Ninguém diverge quanto ao mal que ele causa, mas existem os que fumam e os que não fumam !

Aprendi ( ao longo da vida ) que não existem verdades absolutas ! O que precisa haver SEMPRE é o respeito ao posicionamento das outras pessoas ! Que fique claro que temos postado posicionamentos onde esse respeito sempre é demonstrado, com mais ( ou menos ) intensidade !

Com relação ao tema, sou dos que continua usando "fisgas", por mais decepção que isso possa causar... Até entendo os argumentos e posicionamentos apresentados no Fórum pelos defensores dos "sem farpas", e talvez até me estimulasse a testar essa situação SE ( e esse condicionante é radical ) PESCASSE COM FREQUÊNCIA ! Mas essa não é minha realidade ! Infelizmente, devo admitir... :cry:

Depois de "contaminado" pelas águas da Amazônia, é muito difícil conseguir eliminar o vício de lá voltar anualmente em busca de mais adrenalina e emoções fortes... Essa minha opção ( serena e consciente ) terminou me segregando de uma "fominhagem" mais corriqueira, como muitos daqui tendem a fazer, como idas a Serra da Mesa e outros pontos disponíveis na região ! Assim, e quando em plena ação, meu objetivo é ter sucesso, e com os bocudos de lá, e nessa semana de imersão plena, não tem negociação, apenas o respeito pelo oponente e sua liberação após o embarque ! Nem um milímetro mais de vantagem...

Se com isso me torno um pescador "menos esportivo", paciência, mas dentro da minha autenticidade de comportamento ! Quem sabe se, e quando essa minha "fominhagem" diminuir, eu adote um padrão de pesca com esse grau de "simplicidade" ! Peixe que escapa ( antes de ser embarcado ) é motivo de raiva, de decepção e frustração, mesmo que depois venha ser liberado ! É uma coisa muito pessoal, e como tal, não abro discussão em torno disso ! Reconheço o direito e o estilo de outras pessoas pescarem sem fisgas, mas não faço disso ( pelo menos ainda ) uma "tempestade num copo d'água" !

Um paralelo que faço é fazer um "up grade" para o "fly" ! Tenho resistido, mas um dia esse tempo vai chegar, e quando assim for, será dentro da regra e estilo com que mais me identificar... Consciência é importante ( sempre ), mas autenticidade ( neste caso ) se antecipa ! Não estou dizendo que "abomino" ou que "nunca pescarei sem fisga", mas apenas que neste momento isso ( fisgas ) é algo que ainda faz parte dos meus requesitos de pesca, principalmente quando me lembro dos saltos e da violência dos bocudos açus e pacas de Barcelos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora eu é q estou com o Kid em gênero, número e grau...hehee...Ele disse exatamente o q eu penso.

Eu sei q já foram feitas estastísticas em torno dos peixes perdidos por conta da retirada ou não da fisga, etc...etc...mas eu afirmo q quem pesca os bocudos sem fisga está perdendo uns 40% de chances de embarcar o peixe....Para alguns essa porcentagem não representa muita coisa....mas pra mim, assim como para o Kid, a vantagem tem q ser sempre minha.

Agora é claro q respeito e "tiro o chapéu" para os pescadores, como nosso amigo Xandego, retiram suas fisgas, e é claro, poupam ainda mais a integridade do peixe. :wink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...