Ir para conteúdo

Régua IGFA e Lista de Espécies por tamanho


Posts Recomendados

Bom dia Pessoal, 

Alguém saberia me dizer qual o tamanho total da régua da IGFA? Não encontrei no site e pelo desenho vi a medida de 1,96 metros, é isso mesmo? É maior ou menor? 

Certa fez li (não me lembro onde) que estariam tentando junto à IGFA a inclusão de novas espécies brasileiras na lista de peixes elegíveis para o record de tamanho.

Alguém tem notícias de inclusão ou não, por exemplo, do Tucunaré do Xingu (Cichla Melaniae) e da Piraíba?

A Pirarara encontrei na lista com record de 126 cm.

Abraços.

Arilson

igfa-official-measure.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, Ari.

A régua tem exatos 2 metros.

E acredito q qualquer espécie, desde de que confirmada por um biólogo, possa ser incluída na lista (Obs: conforme postado abaixo pelo Dini, só valem os peixes da lista da IGFA). 

E atualmente o recorde mundial do Malaniae é de 3.3Kg ou 7lbs e 4oz. Pertence ao pescador Dr. Justin Grubich e foi capturado em 23Ago2010. 

Sobre a Piraíba eu não sei te informar....Mas não encontrei ela na lista ( Brachyplathystoma filamentosum )

Abraços...joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Fabrício Biguá disse:

Boa tarde, Ari.

A régua tem exatos 2 metros.

E acredito q qualquer espécie, desde de que confirmada por um biólogo, possa ser incluída na lista.

E atualmente o recorde mundial do Malaniae é de 3.3Kg ou 7lbs e 4oz. Pertence ao pescador Dr. Justin Grubich e foi capturado em 23Ago2010. 

Sobre a Piraíba eu não sei te informar....Mas não encontrei ela na lista ( Brachyplathystoma filamentosum )

Abraços...joia:::

Uma correção, meu amigo, na atual regra do recorde por tamanho, só as especies da lista são aceitas, eu descobri tentando homologar um azul de 61cm,e fui informado que ele não é elegivel, por não costar na lista. Por peso pode ser qualquer peixe. mas eles iam acrescentar outras especies na lista do tamanho no futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

32 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Boa tarde, Ari.

A régua tem exatos 2 metros.

E acredito q qualquer espécie, desde de que confirmada por um biólogo, possa ser incluída na lista.

E atualmente o recorde mundial do Malaniae é de 3.3Kg ou 7lbs e 4oz. Pertence ao pescador Dr. Justin Grubich e foi capturado em 23Ago2010. 

Sobre a Piraíba eu não sei te informar....Mas não encontrei ela na lista ( Brachyplathystoma filamentosum )

Abraços...joia:::

Obrigado pela resposta Fabrício!

Mas acho que me expressei mal. A inclusão na lista que me referi é na categoria All Tackle Length Records.

Lendo as regras desta categoria, entendi que a IGFA publica uma lista de espécies elegíveis e suas medidas mínimas. Apenas os peixes desta lista e superiores a tais medidas poderiam ter record por comprimento homologados. Será que traduzi errado? :gorfei: 

Mesmo peixes fora da lista de espécies elegíveis podem ter o record homologado por comprimento desde que a espécie seja confirmada por um biólogo?

Na referida lista de peixes elegíveis para o record de comprimento não encontrei o tucunaré do xingu nem a piraíba, daí minha dúvida.

Ué achei que o record do Melaniae (Xingu) era de 10 lbs e de um participante aqui do Fórum (Rodrigo Sgambatti), mas pesquisando melhor vi que a IGFA colocou o recorde dele como Mirianae (Tucunaré Fogo?).

Que confusão :tease:

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, Carlos Dini disse:

Uma correção, meu amigo, na atual regra do recorde por tamanho, só as especies da lista são aceitas, eu descobri tentando homologar um azul de 61cm,e fui informado que ele não é elegivel, por não costar na lista. Por peso pode ser qualquer peixe. mas eles iam acrescentar outras especies na lista do tamanho no futuro.

Valeu Dini, exatamente isso era minha dúvida! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhhmmm....vlw Dini...Dessa eu não sabia. Imaginava q bastasse um biólogo confirmar a espécie q eles aceitavam. Então, só vale os peixes da lista. joia:::

 

E o recorde do Sgambatti é o Mirianae.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/39818-recorde-mundial-tucunaré-amarelo-mirianae-4540g/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Fabrício Biguá disse:

Uhhmmm....vlw Dini...Dessa eu não sabia. Imaginava q bastasse um biólogo confirmar a espécie q eles aceitavam. Então, só vale os peixes da lista. joia:::

 

E o recorde do Sgambatti é o Mirianae.

http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/39818-recorde-mundial-tucunaré-amarelo-mirianae-4540g/

 

Obrigado Fabrício, eu estava desatualizado com outra postagem anterior....valeu!!!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para recorde All Tackle (por peso), vale (1) qualquer espécie cientificamente registrada, (2) que seja popularmente pescada com vara e carretilha/molinete, (3) que o exemplar possa ser precisamente identificado pelas fotos e demais informações (no caso de dúvidas, se o peixe tiver sido conservado/congelado, uma análise posterior pode ser solicitada - em caso de soltura, se houver dúvida, não será aceito) e (4) o exemplar deve ser considerado um troféu para a espécie. A regra de ouro para este último item é que atinja pelo menos metade do peso máximo estimado. Tudo isto está nas regras da IGFA.

Adicionalmente, lembro que também está nas Regras Internacionais de Pesca Esportiva que o peixe deve ser capturado com linha e anzol, exclusivamente em águas públicas (não valendo reservas, criatórios, santuários e afins), e que o exemplar pescado atinja pelo menos 1 libra de peso (ou 454 gramas) - ou seja, não vai ter recorde de lambari, sardinha, pelo menos na teoria.

Parece tudo muito complicado, mas na verdade é bem fácil. As Regras Internacionais são facilmente cumpridas, já que visam que a prática da pesca seja ética, justa e respeitosa, tanto com a natureza, animais e com os demais pescadores.

Aqui um trecho do Regulamento:

Applications for species not currently included in the IGFA line class and
tippet class listings must meet the following criteria:
1. The fish must represent a valid species with a recognized scientific
name.
2. The fish must be a species commonly fished for with rod and reel in the
general area where the catch is made.
3. The fish must be identifiable based on photos and other supporting data
presented with the application.
4. The fish must be considered “trophy-sized.” A rule of thumb is that the
weight must fall within the top half of the estimated maximum weight of the
species.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 20/05/2016 at 14:01, Arilson_Gil disse:

 

Ué achei que o record do Melaniae (Xingu) era de 10 lbs e de um participante aqui do Fórum (Rodrigo Sgambatti), mas pesquisando melhor vi que a IGFA colocou o recorde dele como Mirianae (Tucunaré Fogo?).

Que confusão :tease:

 

Pois é,tem um erro ai mesmo

na verdade o peixe do Rodrigo é o cichla melaniae (tucunare do xingu) mas foi homologado como cichla mirianae (tucunare do teles pires)...esta errado

E agora?como fica isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...