Ir para conteúdo

LAGO PARA PESCA ESPORTIVA


MDreher

Posts Recomendados

Bom dia galera, sou novo no fórum, então desde já quero agradecer a todos que puderem compartilhar com minha dúvida, minha questão é um pouco complexa, vamos lá.

Sou do interior do MT, e a pesca esportiva está crescendo bastante aqui, o legitimo pesque e solte, pesca consciente,  estamos melhorando muito nossos hábitos (ainda temos muito a melhorar),  e eu como um amante da pesca tenho uns projetos e venho compartilhar algumas duvidas.

Tenho uma chácara quase dentro da minha cidade (aproximadamente 7 KM), e passa um rio dentro dela (rio bem pequeno, aproximadamente 4 metros de largura, mas com um bom fluxo), chácara essa de 100 hectares,  e eu tenho um objetivo digamos arrojado, pretendo criar um lago artificial, com aparência dos lagos naturais da regão, em formato de U, ou ate mesmo de L, para fugir dos padrões retangulares,  tenho uma área boa, então pretendo fazer um lago grande, para poder aventurar em um caiaque, ou canoas, e pretendo abastecer o lago com predadores (tucunaré, trairão, tilápias, dourados  se possível), e algumas outras espécies, para criar um CLUBE de pesca esportiva na minha região, minha cidade tem aproximadamente 45 mil habitantes.

gostaria de saber se alguém com mais experiencia no assunto pode me dar algumas dicas, se o custo para o lago será muito alto, se o custo para manutenção é muito alto, se eu terei que repor os pequenos peixes, como lambaris, carás, frequentemente pelo fato de serem alimentos dos predadores, se essas varias espécies convivem tranquilamente em um lago, se existe um índice alto de morte dos predadores, ocasionadas pelas capturas, e algumas outras dicas para os peixes serem Ativos, deixando os clientes satisfeitos.

possivelmente também farei os lagos menores retangulares, para pesca de tambaqui, matrinxã, pacu, etc, mas o foco mesmo será a pesca esportiva dos predadores, terei disponível nessa área, cerca de 10 - 20 hectares para o Clube da pesca.

Muito obrigado pela atenção e a todos que puderem me ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seja bem vindo ao fórum, vou tentar ajudar mas minhas informações podem conter algum erro, meu tio fez uma represa mais ou menos do jeito que você quer ele gastou 25 mil para construir, não me recordo bem mas acho que alagou 4 hectares, em relação a mortalidade é bem pequena, eu trabalhei em um pesque e pague por 5 anos e os tucunares só aumentava mas tinha tilapia que também aumenta bem , em relação aos outros peixes que serviram de alimentos esses vêem pela água do rio.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, TiWillian disse:

Seja bem vindo ao fórum, vou tentar ajudar mas minhas informações podem conter algum erro, meu tio fez uma represa mais ou menos do jeito que você quer ele gastou 25 mil para construir, não me recordo bem mas acho que alagou 4 hectares, em relação a mortalidade é bem pequena, eu trabalhei em um pesque e pague por 5 anos e os tucunares só aumentava mas tinha tilapia que também aumenta bem , em relação aos outros peixes que serviram de alimentos esses vêem pela água do rio.

Enviado de meu SM-G355M usando Tapatalk

muito Obrigado  pelas dicas, abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 minutos atrás, Joao Manoel Leonello Lucas disse:

Amigo muito nobre sua iniciativa, porem tome cuidado com o IBAMA, pq se vc faz isso sem autorização deles... meu amigo a dor de cabeça é grande.

opa, muito obrigado pela ajuda, com certeza, tudo com as devidas licenças, abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, BeserraJr disse:

Bem lembrado, se dinheiro não for o problema, certamente o IBAMA será (digo: questões burocráticas mesmo).

Realmente tem muita burocracia, mas não serei o primeiro, tenho vizinho que puxa agua para cerca de 15 lagos pequenos, um pequeno canal é suficiente para circular a agua.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, provavelmente necessitará de repor lambaris, pois aqui na cidade onde eu morro eu tinha um lago particular relativamente grande também, e sem querer escapou uns tucunarés lá na represa que meu irmão havia deixado em uma caixa da água... Enfim, no lago havia lambaris em grande quantidade, sem falar nas tilápias, mas depois do escape dos tucunas, não sobrou quase nenhum lambari na represa, são predadores vorazes mesmo, sem contar que as tilápias foram desaparecendo também... Em um outro lago aconteceu a mesma coisa, porém só havia trairões, onde uma represa vizinha estourou e desceram tucunarés para o meu outro lago, onde depredaram as trairas também hahaha... Tucunarés detonam tudo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Kuboki disse:

Bom, provavelmente necessitará de repor lambaris, pois aqui na cidade onde eu morro eu tinha um lago particular relativamente grande também, e sem querer escapou uns tucunarés lá na represa que meu irmão havia deixado em uma caixa da água... Enfim, no lago havia lambaris em grande quantidade, sem falar nas tilápias, mas depois do escape dos tucunas, não sobrou quase nenhum lambari na represa, são predadores vorazes mesmo, sem contar que as tilápias foram desaparecendo também... Em um outro lago aconteceu a mesma coisa, porém só havia trairões, onde uma represa vizinha estourou e desceram tucunarés para o meu outro lago, onde depredaram as trairas também hahaha... Tucunarés detonam tudo!

obrigado pelas informações !! abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

MDreher,

Primeiramente seja bem vindo ao FTB !

Certamente que muitos de nós gostaria de poder construir algo similar ao que está planejando !

Como já foi alertado antes, antes de "colocar a mão na massa" (mesmo que seja dentro de suas terras), verifique a legislação ambiental e o uso da água, mesmo que este seja "de passagem"...

Mas do que possamos imaginar, os efeitos de uma criação de peixes sempre geram consequências para o meio ambiente ! 

Claro que quanto maior a intensidade, maior precisará ser a vigilância (e vice versa). Também a utilização/captação da água - contrariamente ao que se pode pensar - necessita de uma autorização dos órgão que controlam o meio ambiente da sua região ! Melhor começar com esses pontos vistos e orientados... (evita problemas posteriores)

Temos alguns usuários que trabalham (ou trabalharam) com isso, são biólogos ou técnicos de psi-cultura, e poderão dar alguns pitacos interessantes... 

Pessoalmente entendo que você deverá ter espaços diferentes para a criação de espécies, mesmo que sejam usadas como alimentação para os predadores...

Uma área para criação específica de lambaris separada das tilápias é importante, pois o lambari é um terrível predador de ovos de outros peixes... 

Se também há uma ideia de ter outras espécies (certamente que alimentadas com ração - que é o melhor sempre...), mais um motivo para criá-las por espécie e tamanhos de desenvolvimento.

Claro que não devemos nos esquecer do foco inicial que é ter uma área de pesca para um Clube Esportivo, e será nesta que as espécies adultas deverão ser soltas...

Apenas por uma questão de segurança, faça com que seus lagos não se interliguem, protegendo as diversas espécies que tiver !

O mais "coerente" será ter dois  canais (em lados opostosonde no espaço interior entre eles, possa fazer seus lagos ! A água chega por um lado e sai pelo outro - em todos eles...

Dessa forma, não haverá qualquer problema de transmissão de doenças ou de ovos / alevinos de um local para outro ! Manter a "sanidade da criação" é essencial !

Por fim, a sempre válida recomendação de consultar (ou contratar) alguém profissional no tema, que poderá lhe proporcionar diversos "ganhos" dentro do processo !

Comece a elaborar um projeto, e vá construindo-o sistematicamente, não apenas em função do desembolso financeiro, mas para ir "pegando o jeito" !

Sucesso e vamos conversando a respeito...    :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...