Ir para conteúdo

Triste


Lepletier

Posts Recomendados

Bom dia amigos pescadores,

Hoje queria mostrar minha tristeza, pois a cada pescaria que faço deparo com a morte da Baia de Guanabara, outrora berço de várias especies de peixe tais como, Robalos, Garoupas, Badejos, Pescadas dentre outros, e que hoje quando se pesca um Robalete se faz uma festa e ao mesmo tempo uma alegria ao soltar o mesmo torcendo para que o animal possa resistir a degradação do nosso meio ambiente.

Um estado que é a sede de uma Olimpiada deveria ter em mente que os atrativos e beleza esta na conservação do meio ambiente, a cada saída de barco para uma boa pescaria deparo que ao longo dos anos temos que ir cada vez mais longe, quando no nosso quintal tinhamos de tudo e hoje não mais, falta fiscalização e a matança desenfreada de crustaceos e pescados sem respeito ao defeso.

Fico triste em ver matérias como a da Folha de São Paulo, o qual menciona que as provas de vela nas Olimpiadas serão manchadas pelo óleo e detritos que boiam no mar e que as verbas liberadas, assim como os acordos feitos para despoluição da Baia de Guanabara não sairam do papel e das promessas.

 

Fica aqui meu agravo e tristeza.

 

Adilson Lepletier Ávila

   

size_810_16_9_baia-guanabara6.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Angelo,

Realmente dá uma Dó de ver as coisas acontecendo no nosso país e nada sendo feito, sou pescador de Praia e embarcado e a cada pescaria que faço deparo com a diminuição de várias especies que antes era abundante no nosso litoral, saia para pescar a alguns anos atráz e era não era dificil pescar uma Pescada Amarela de 8 á 15 Kgr, não era dificil se pescar um Robalo de 5 Kgr e hoje quando se pesca um robalete de 30 Gr se faz uma festa, daqui a pouco me torno um pescador de pesca e pague assim terei a certeza que pegarei alguns peixes esportivos, neste ponto tenho que tirar o meu chapel aos pescadores de água doce que brigam e lutam para que isso não aconteça e sei que a luta é grande em prol da conservação.

E vamos que vamos espero que meus netos possam ver algo acontecendo de melhor pois a minha visão não anda muito boa no futuro próximo.

Abraços fraterno e amigo,

Adilson Lepletier Ávila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia amigos

É triste ver nosso meio ambiente tão poluído assim. Olha que é no geral: os rios, lagos, praias, o mar, enfim... Resultado da educação de um povo sujo, sem qualquer educação.

Infelizmente sem qualquer expectativa de melhora. Muito triste mesmo.

Giovani

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Adilson,

Morei anos atrás no Rio (cerca de uns 40...), e desde esse tempo se falava em fazer uma limpeza na Baía de Guanabara !

Acredito até que algum esforço foi feito para "remediar", embora a importância deveria ter sido tratar a causa...

Com a cidade crescendo ao longo do tempo, e o absoluto descaso governamental com a situação do saneamento, o resultado não poderia ser diferente...

Precisa haver algo do tipo "Olimpíadas" para que todo esse "estrago ambiental" venha a tona para que as pessoas reflitam sobre esses investimentos...

Triste mesmo, pegar uma cidade como o Rio de Janeiro, e não ter o cuidado mínimo de preservação ambiental, essência de qualquer comportamento compromissado com o futuro !

Já antevejo as "justificativas" de que "reconhecem, mas não há dinheiro...", e a vida segue... Uma pena !! :blush:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Kid,

Só para se ter ideia de como anda as coisas.

 

66 caminhões de lixo

seriam necessários para tirar o lixo que chega na baía em um mês

Esgoto despejado

10 mil toneladas por segundo

864 milhões por dia

ou 345 mil piscinas olímpicas por dia

 

O Governo do Estado do Rio de Janeiro assumiu um compromisso com o Comitê Olímpico Internacional (COI) para que, até a realização dos jogos no país, 80% do esgoto que chega na Baía de Guanabara passe por estações de tratamento. No total, 18 mil litros de esgoto deságuam a cada segundo na baía, sendo que 10 mil são sem tratamento algum.

Ou seja sabemos que isso não está e não irá acontecer tão cedo, até pq vai passar as Olimpiadas e o legado deixado, são estes que vivem caindo e projetos mal acabados e super faturados deixando dividas e mais dividas, este será nosso legado, realmente estamos nos finais dos tempos.

Mesmo assim temos a capacidade de conviver com adverssidades ja carregamos isso em nosso DNA e simplesmente iremos sofrer mutações afim de sobreviver-mos ao descaso á ganancia de nossos soberanos, e sim Kid concordo com suas palavras, somos os culpados, justamente por escolhas erradas e por ficar-mos inertes.

Bom vamos esperar é o que nos resta afinal.

Abraço amigo e Fraterno,

Adilson Lepletier Ávila 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois então Adilson,

Não queria entrar muito no âmago desse tema, até por ter trabalhado nessa área de saneamento, mas lhe confesso que é mesmo um descalabro !

Há algum esforço (mínimo diante das circunstâncias), mas se não for feito algum tipo de pacto de prioridade para recuperação do tempo perdido, não será possível retornar ao desejado...

Bem verdade que se tivéssemos abundância de recursos destinados a esse segmento (o que rigorosamente não é o caso), muito poderia ser feito, a começar por evitar novas formas de contaminação da área que seria tratada ! Na engenharia de saneamento, muita coisa vem sendo desenvolvida, e solução não deve faltar, embora seja necessário vontade política para colocá-las em vigor. Não é só "querer", é destinar a priorização dos recursos para isso, e acompanhar para ver se os mesmos estão sendo adequadamente utilizados nessa finalidade...

Importante lembrar que o "nascedouro" da poluição é exatamente a ausência de um sistema de esgotamento sanitário mínimo que seja que viabilize o não lançamento (direto) na Baía de Guanabara.

Sistemas de elevatórias, tanques especiais para a decantação, e até mesmo um estudo de um lançamento em alto mar, numa área de correntes marítimas, poderia ser estudada e quem sabe implementada ! Mas como fazer tudo isso, se não conseguimos controlar coisas ainda mais simples como o crescimento desordenado da cidade, a invasão "enlouquecida" da Barra da Tijuca, o fervilhar de "moradias" nos subúrbios que pouco tem serventia de água potável... As prioridades são tantas (só nessa área) que é difícil colocá-las em ordem !

Vamos passar vergonha sim ! Teremos que enfrentar o "escárnio" dos diversos países que participarão das Olimpíadas, ou daquele contingente - ainda maior - que irá assistir as transmissões televisivas ! Tomara contudo que a cidade do Rio de Janeiro permaneça MARAVILHOSA, que o povo com sua alegria de viver continue cativando os que aqui chegam, e as belezas naturais dessa cidade ofusquem tudo aquilo de pior e podre que temos e que tanto nos envergonha

Não acontecerá "no meu tempo", mas ainda haverá uma época em que possamos nos orgulhar não apenas de nossas belezas naturais, mas também de nossa consciência social e ecológica. É um legado que - infelizmente hoje - não poderei me sentir confortável de ter deixado para meus filhos e netos, mas que terminará acontecendo com maior ou menor dose de sacrifício de todos !

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...