Ir para conteúdo

Posts Recomendados

Tenho pouca experiencia no mar, (se for o caso), sempre olhei no WindGuru e no site do INPE,  http://www.cptec.inpe.br/, (neste site jogue o nome da cidade, vai dar previsão normal, mas no cabelçalho, lado direito, tem opção PREVISÃO OCEÂNICA, basta clicar que lhe da uma boa ajuda).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora os ja citados, tem um aplicativo para celular ou tablets chamado surfline. Ele identifica onde você esta e atualiza as informações da proximidade.

A comunidade surfista depende dessas provisões de ondas que são, essencialmente, consequencia de mal tempo, ventos e maré.  Se esta  bom para eles corra, estará ruim para os barcos na mesma região. 

Outra dica é descobrir em qual canal uhf as marinas se comunicam,  eles estão sempre atualizando as previsões,  sendo inclusive auxiliadas pela marinha quando se tratam de mudanças mais sérias.  (Aviso aos navegantes). O canal 16, por exemplo, é padrao internacional para emergência. Tem também os pescadores profissionais locais que podem te passar os números de canais que usualmente se comunicam. Eles conhecem a região,  percebem as mudanças ante de nós.

No meu caso, na prática, recomendo ficar atento a sua volta. Ninguém sai ao mar se tem tempestade anunciada. Ou se já percebe uma baita ventania!  Somos pegos de surpresa,  isso sim.

Assim, devemos observar mudança do vento, formação de  nuvens escuras, crista das ondas crespas e começando a fazer espuma em mar aberto, etc.. E lembrar da máxima.  Em época de chuva, fez calor demais, pancada de chuva ao anoitecer. Típico aqui em SP, por exemplo. Essas pancadss de chuva sâo curtas mas muito intensas, as vezes com ventos fortíssimos.

Se estiver em barco adequado ao local e sem sobrecarga você terá tempo de retornar ou, na pior das hipóteses, se abrigar em algum outro local. 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

olá a todos 

 

o site do Ipmet da Unesp de Bauru é muito bom Tem versão para celular 

https://www.ipmet.unesp.br/#

 

no site entre em :

PREVISÃO NUMÉRICA

METEOGRAMAS COSMO SP

 COSMO 7 KM

 

Vc irão ver a previsão em tempo real e a movimentação das frentes frias estimadas em até 5 dias

 

É bem confiável e a previsão de 24 e 48 horas é quase que 100% certa, eu não saio mais para pescar sem olhar o site (já cancelei pescaria na ultima hora ao ver a movimentação)

 

A versão para o celular te dá na posição 'RADAR" onde efetivamente está chovendo e para onde a chuva está indo com o avanço de 2 ou 3 quadros 

 

Cabe aqui uma consideração:

imagens de radar te mostram chuvas

imagens de satélite te mostra movimento das massas que podem representar chuvas ou não   

 

Eu sempre carrego um barômetro, que de forma geral se a pressão estiver subindo o tempo tende a abrir se a pressão estiver descendo provavelmente vai chover

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...