Ir para conteúdo

REVISTA EXIBE MATÉRIA INCOERENTE


Posts Recomendados

Galera,venho aqui através do Fórum fazer um esclarecimento  à todos amigos pescadores.

Esse mês de janeiro,uma conceituada revista de pesca esportiva do Brasil exibiu uma matéria falando sobre assaltos à mão armada no rio Grande,mais precisamente na região de Colombia-SP.

A mesma informa que segundo dados não oficiais,só nesse mês de janeiro já foram registradas 5 ocorrências desse tipo.Os assaltantes chegam de barco,encapuçados e armados,abordam um barco de pescadores e levam tudo de valor que encontram,fazendo ameaças.

Pois bem:

Na minha opinião a revista cita a cidade de Colombia erroneamente,fazendo um barulho assustador nos ouvidos de quem costuma pescar naquela região.O fato é que,na cidades paulistas de Colombia e mineira de Planura,onde se concentram a maioria dos pescadores da região,assim como pousadas,guias de pesca e tudo mais,não houve sequer nenhum acontecimento desse tipo.Posso afirmar isso pois sou morador de Colombia a mais de 10 anos.

Esses assaltos aconteceram muito acima da hidrelétrica de PORTO COLOMBIA,no reservatório que leva o mesmo nome da cidade,porém em outros 2 municípios da região,GUAÍRA e MIGUELÓPOLIS.

Quem conhece a região sabe o que eu estou dizendo.Através do município de Colombia não se chega nem de barco,nem de carro á esse lugar.

Na verdade o único acesso à barcos está a cerca de 20km de Colombia,no clube Nautico de Planura.Desse náutico até os locais dos acontecimentos ainda se navegam pelo menos 1h de barco,ou seja,as vítimas não estavam nas cidades de Colombia nem Planura,e sim são pessoas que estavam pescando em Guaíra ou Miguelópolis,já próximo à Usina de Volta Grande.O próprio BOLETIM DE OCORRÊNCIA mostrado foi registrado em Miguelópolis.

http://revistapescaecompanhia.com.br/fique-por-dentro/assaltos-a-mao-armada-pescadores-rio-grande

Abaixo da usina de Porto Colombia,houve sim um acontecimento desse tipo,porém também quilômetros rio abaixo,na cidade de Guaraci,já no reservatório de Marimbondo.

O fato é que existe uma quadrilha de fdp nessa região do rio Grande praticando esses crimes,porém até o momento,nenhum caso registrado nem em Colombia nem em Planura.É obvio que são cidades próximas,e alguns podem pensar que essas 2 cidades,mesmo não tendo acontecido,estão também vulneráveis.Ok,e qual rio no Brasil não está??

Mas o meu grande ponto nesse relato,é tentar acalmar os amigos que costumam ou costumavam ir pescar em Colombia,pois a matéria da revista foi muito mal elaborada,citando uma única cidade,como se ela fosse uma ZONA DE GUERRA.Pô,peraí gente!!!!Não sou jornalista,mas acho que o mínimo que um meio de comunicação com grande público tem que fazer,é elaborar matérias completas,colocando todos pingos no iiiissss....Uma matéria com informações erradas dessa maneira só ajudam a queimar a imagem de uma cidade. Temos que lembrar,que ainda hoje,existem pessoas que vivem do turismo de pesca nessa região.

Minha indignação é que não é a primeira vez que vejo uma matéria incoerente nessa mesma revista.Recentemente,eles falaram sobre a "PROIBIÇÃO DA PESCA NOS RIOS DE SANTA ISABEL DO RIO NEGRO,NO AMAZONAS.

Quem acompanhou,e está acompanhando esse assunto,sabe o quanto mal informada foi essa matéria veiculada pra todo o Brasil.

É isso galera....Bora continuar pescando...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano vc tem razão na sua colocação Colombia e Planura é mais difícil ocorrer isso pois é mais muvucada, muitos barcos navegando,  perto da cidade, já na represa de cima não tem nada é bem deserto, cercado de canaviais e o acesso é pior.   Mas como tb pescador do local, sei que a maioria dos pescadores de Colombia e Planura quando vão pescar Tucunaré levam barco ou alugam um justamente no Náutico na represa de cima  e sobem 1h, ou seja onde está ocorrendo os assaltos, visto que a região de Colombia e Planura não é tão boa de tucunaré como Guaíra.  E a região de Colombia e Planura é sim visada há muitos anos, já ouvi e  presencei furtos de motor de popa, até caso do cliente tirar o motor do barco deixar em frente ao apartamento e no outro dia não estar mais lá.  Lógico não é todo dia e toda hora mas se der bobeira lá dança.  

Infelizmente não está ficando só nos furtos mas em assaltos onde a vida de alguém corre risco . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

43 minutos atrás, Guto Pinto disse:

Cristiano vc tem razão na sua colocação Colombia e Planura é mais difícil ocorrer isso pois é mais muvucada, muitos barcos navegando,  perto da cidade, já na represa de cima não tem nada é bem deserto, cercado de canaviais e o acesso é pior.   Mas como tb pescador do local, sei que a maioria dos pescadores de Colombia e Planura quando vão pescar Tucunaré levam barco ou alugam um justamente no Náutico na represa de cima  e sobem 1h, ou seja onde está ocorrendo os assaltos, visto que a região de Colombia e Planura não é tão boa de tucunaré como Guaíra.  E a região de Colombia e Planura é sim visada há muitos anos, já ouvi e  presencei furtos de motor de popa, até caso do cliente tirar o motor do barco deixar em frente ao apartamento e no outro dia não estar mais lá.  Lógico não é todo dia e toda hora mas se der bobeira lá dança.  

Infelizmente não está ficando só nos furtos mas em assaltos onde a vida de alguém corre risco . 

Sim Guto,roubos a motor sempre existiram lá..Mas não só lá,ouvi essa mesma história em Luiz Alves,no Pantanal e cidades da beira do rio Paraná,infelizmente.

Mas é daqueles que o cara larga o barco com motor na beira do rio durante a noite,e quando acorda,não acha mais.

Mas assalto a mão armada aqui ainda não..Como você disse,o rio e as suas margens aqui são muito movimentados pra esse tipo de coisa,o que pode não proteger,mas inibe...

Mas a revista explora isso de maneira errada,até porque sei de coisas piores por trás dessas matérias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, também já pesquei muito na represa de Colômbia ( que na verdade eu acessava por Miguelópolis ). Eu costumava alugar barco, hospedar também, na vendinha da Dona Cida / Sr. Aníbal, que ficava no primeiro rancho, bem embaixo da ponte, próximo da barragem de Volta Grande ( na rua dos ranchos, da pousada do Rogério ).

Alugava o barco alí, e descia pescando no lagoão, na baía da Carol, na região das 3 ilhas, chiqueiro, até na foz do rio Sapucaí. Isso entre 2006 e 2010... depois não voltei mais na região.

Naquela época já se falava muito em caso de furtos de motores nos ranchos... inclusive o Sr. Aníbal uma vez me alertou, que jamais deixasse o motor dormir no barco, pois era certeza de furto...

Alguns habitantes da região ali dos ranchos mesmo eram suspeitos, pois tinham alguns "nóias" já naquela época, e outros até com histórico policial... gente que você já fica realmente desconfiado...

Mas pelo que tenho lido e ouvido, a coisa agora ficou mais séria, pois ocorreram assaltos à mão armada, e provavelmente, não se tratam mais de nóias ou ladrãozinhos pé de chinelo, mas sim de quadrilhas especializadas.

É lamentável que isto esteja acontecendo, pois trata-se, na minha opinião, de uma das melhores represas do estado de SP, em quantidade e tamanho dos peixes, principalmente dos tucunarés azuis... e também pela proximidade com cidades como Ribeirão Preto, Campinas, etc... Fora que o lago é de uma beleza extraordinária, com pontos de pesca bem legais, ilhas, prainhas, e a água que geralmente é muito cristalina.

Empreendimentos como a pousada Estrela da Manhã (antes era Estrela Guia), que fica bem em frente das 3 ilhas, bem como da pousada Volta Grande, juntamente com proprietários de ranchos de aluguel, e todo comércio que envolve o turismo de pesca certamente serão prejudicados pela falta de segurança que se instalou, pois muitos não irão arriscar uma pescaria lá, com medo de assaltos.

Caso parecido aconteceu na região de São Vicente / Cubatão, onde os assaltos tornaram-se frequentes, e acredito que muitos pescadores deixaram de frequentar os mangues da região.

O duro que, por tratar-se de um rio de divisa de estado (SPxMG), talvez as "autoridades" fiquem empurrando a responsabilidade uns aos outros, quanto à fiscalização do local.

Lamentável senhores...::nada::

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...