Ir para conteúdo

AJUDA COM QUAL VARA: LUBINA-LU OU DAIWA AIRD?


João Solon

Posts Recomendados

Boa noite pessoal, eu estava afastado das pescarias mais sempre acompanhando o fórum quando posso
sou pescador de praia uso vara sumax revolution 4.2 e molinete daiwa emblem pro a5000

quero começar a pegar uns robalinhos na artificial que tbm já pesquei varias vezes e já tive alguns sucesso porem a vara q usava era uma shimano de 2,70 e me mataaaaaaavaaaaaaaaaa com ela kkkkk grande e pesada, ond epesco chega a bater uns robalinhos de 4kg as vezes mais, porem dai em diante ja quero aproveitar o material pra dar uns lances de vez em quando nos tucunaré...
agora estou na duvida de duas varinhas:

- LUBINA LU-c602mh 1,83m 12-25lbs ou 1,68m (2 ou inteiriça)

- DAIWA AIRD C562mhx-br 1,68 12-25lbs 2 partes

e em relação a tamanho, qual seria a melhor pra mim a de 1,83 ou a de 1,68? a minha altura é 1,79 a 1,80

desde já agradeço as pessoas que ajudarem... Obg...
 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu iria de Lubina LU, mas a de 17lbs. Ambas são leves, mas a Aird é mais rapida (pior pra pinchar iscas leves), tem passadores piores (apesar que os "concept O" da lubina também não são perfeitos...a ponteira por ex, não é "low rider") e acho a lubina um pouco melhor acabada e com o real seat melhor.

Quanto ao tamanho, iria na menor mesmo (5,6'), pois é inteiriça (mais confiabilidade) e apesar de perder um pouco na distancia do arremesso, vai ganhar em precisão.

*Se os robalos forem na maioria pevas, pense numa vara mais light ainda (tipo 14 ou 12lbs)...:good: 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Hugo Sum de Souza Filho disse:

Eu iria de Lubina LU, mas a de 17lbs. Ambas são leves, mas a Aird é mais rapida (pior pra pinchar iscas leves), tem passadores piores (apesar que os "concept O" da lubina também não são perfeitos...a ponteira por ex, não é "low rider") e acho a lubina um pouco melhor acabada e com o real seat melhor.

Quanto ao tamanho, iria na menor mesmo (5,6'), pois é inteiriça (mais confiabilidade) e apesar de perder um pouco na distancia do arremesso, vai ganhar em precisão.

*Se os robalos forem na maioria pevas, pense numa vara mais light ainda (tipo 14 ou 12lbs)...:good: 

Hugo muito obrigado pela dica, só mais uma duvida
desculpa a ignorância mas o que seria PEVAS?  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Erique disse:

Eu particularmente, gosto de varas mais rápidas.. então, escolheria a AIRD... 17lbs ou menos... a Daiwa TDT tb é uma opção...

 

 

PEVA = ROBALO PEVA.. 

Robalos temos o PEVA e o FLECHA... O Flecha cresce bem mais que o Peva..

entendi Erique os robalos são flecha, ja tirei um de 5kg e peguei ele não intencionalmente pois ele bateu na isca camarão fresco que botei para arraia...

vou dar mais uma pesquisada... essa vara de 17ls aguenta peixes de até quantos kg??
obg Erique...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para robalos aqui do Ceará, 90% das pescarias ( Rio, Costeira) se utiliza camarão artificial de silicone com jig head, normalmente variando de 14g-30g.

Melhor você ir atrás de varas de 16/17lbs ou 20lbs de pelo menos ação média-rápida, pessoal prefere mais rápida melhor, e tamanho de pelo menos 6.0, varia normalmente de 6.0-7.0. Varas curtas para jig head não é muito aconselhável não ou para pescaria de costeira/praia, bom uma vara maior para arremessos maiores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Ivan Maruyama disse:

Para robalos aqui do Ceará, 90% das pescarias ( Rio, Costeira) se utiliza camarão artificial de silicone com jig head, normalmente variando de 14g-30g.

Melhor você ir atrás de varas de 16/17lbs ou 20lbs de pelo menos ação média-rápida, pessoal prefere mais rápida melhor, e tamanho de pelo menos 6.0, varia normalmente de 6.0-7.0. Varas curtas para jig head não é muito aconselhável não ou para pescaria de costeira/praia, bom uma vara maior para arremessos maiores.

vlw Ivan, eu pesco muito muito mesmo no fortim... sempre uso camarão vivo quando estou com pés na areia e quando embarcado uso jig
quando vou pescar la no pontal depois do fortim nas pedras usei aquela inna90 da marine e bateu um robalão lá...

então Ivan seguinte como falei sou pescador de praia, porem pesco muito nos espigões no aterro, nos novos espigões, na inace e no titanzinho, e uma vez perdida vou pra açudes...
quero começar a me engajar mais nas pescarias com artificiais e tbm uso com iscas vivas...
to realmente pensando em uma vara de 1.83m isso já estou ciente ate pq tenho em torno de 1,79 a 1,80
agora a libragem é que está me deixando na duvida imensa.... 
a vara vou de Lubina Lu mesmo... achei alem de bonita pelas pesquisas q fiz na net ela é uma boa varinha pelos comentários...
acho que vou casar a lubina lu com a venator liti... um kit que eu achei...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João Solon disse:

vlw Ivan, eu pesco muito muito mesmo no fortim... sempre uso camarão vivo quando estou com pés na areia e quando embarcado uso jig
quando vou pescar la no pontal depois do fortim nas pedras usei aquela inna90 da marine e bateu um robalão lá...

então Ivan seguinte como falei sou pescador de praia, porem pesco muito nos espigões no aterro, nos novos espigões, na inace e no titanzinho, e uma vez perdida vou pra açudes...
quero começar a me engajar mais nas pescarias com artificiais e tbm uso com iscas vivas...
to realmente pensando em uma vara de 1.83m isso já estou ciente ate pq tenho em torno de 1,79 a 1,80
agora a libragem é que está me deixando na duvida imensa.... 
a vara vou de Lubina Lu mesmo... achei alem de bonita pelas pesquisas q fiz na net ela é uma boa varinha pelos comentários...
acho que vou casar a lubina lu com a venator liti... um kit que eu achei...

 

Vou comentar só para pesca com artificial, tanto pra jig head como plugs , de preferência plugs maiores( 10cm+), pq normalmente são mais pesados, ai arremesso vai mais longe e peixe desses cantos atacam fácil isca maior de 10cm

Nesses espigões é bom ter uma vara mais longa viu, principalmente titanzinho..  pesquei algumas vezes la com vara maior que tenho pra artificial, uma 6.6 25lbs em algumas vezes não era o suficiente para alcançar onde cardume de peixe estava batendo ..

em pedras como pontal do fortim, dá pra usar iscas maiores.. de 10cm pra cima..  nunca pesquei lá, mas amigos pescavam lá.. por ali pesco mais no rio jaguaribe embarcado..

seria mais interessante tu investir um pouco mais e pegar uma vara venator 6.6 25lbs.. meio coringa para todas essas pescarias que vc mencionou com isca artificial..

a vara daiwa aird 6.6 25lbs até boa tb, mas os passadores são fracos, teria que trocar.

Infelizmente não temos muitas opções de varas para comprar num preço bem mais em conta. Mesmo você recorrendo comprar nas lojas da internet, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não entendo de pesca de Robalo, mas acredito que se a pescaria for de barco com plugs meia água e superfície é melhor uma vara 5;6 pés devido a melhor precisão e peso menor, já uma pescaria de barranco ou de jigs ou isca viva acho uma uma vara mais longa mais indicada pra um melhor arremesso e melhor fisgada.  Tenho a Aird 16  e a Lubina vermelha 16 e 25lbs, é o que pessol disse, a AIrd é mais leve e mais rápida, mas acho a Lubina mais equilibrada e com componentes como cabo e passadores melhores.    Quanto a libragem, não só o tamanho de peixes mas o tamanho das iscas, vara de 25lbs pra arremesar iscas com menos de 15g começa a ficar ruim se precisa distância, ao meu ver varas entre 15 e 20lbs seria o ideal.  Até R$200 é complicado achar varas boas, mas por um pouco a mais vc pega um Green bass ou Liger , que são bem melhor que as citadas.  Veja no Pitstop do pescador ou MG pesca, eles tem bons peços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos espigões eu chego a usar vara 7' de 25 libras ... senão não chega ... e isca acima de 10 cm ...

dá pra usar jig head tranquilo ... e não gosto de varas rápidas pra isso ... as media rápidas carregam muito melhor no  arremesso ... 

quando faço costeira / pedras ... aí uso vara 6" na fx das 14 libras ... mas usando iscas abaixo dos 10 cm ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galeraaa muitoooooooooooo obrigado pelas dicas.... 
tomei uma decisão aqui e como sou pescador de praia e vou me engajar agora nas pescas de artificiais "APESAR DE JÁ TER PESCADO VARIAS E VARIAS VEZES" eu vou investir em um materialzinho 
e decidi comprar a vara LUBINA LU de 1,83 INTEIRIÇA    ""SÓ NÃO DECIDI A LIBRAGEM DELA""
e uma carreta BRISA GTO 8000...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...