Ir para conteúdo

Relação linha x Lider


RodrigoCabelo

Posts Recomendados

Pessoal, Bom Dia!

Estou iniciando pesca com iscas artificiais (pesca de traíra e tucunaré), uma dúvida sobre a relação linha x Lider, no caso meu tenho uma linha camou line monofilamento 0,30 mm com resistência de 12,5 kg e fui ver o lider da aqualine 0,35 mm para colocar entre a linha e o flog, porém esse lider 0,35 mm a resistência dele é de apenas 5,4 kg, sei que o líder serve para ter mais resistência a atrito, tipo galhos, pedras...

Dúvida: O lider precisa ser da mesma resistência "kg" que a linha ou o que importa nesse caso é a espessura?

Muito Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Jorel!!!

Me ajudou muito... Li um pouco e comentaram que a monofilamento é melhor para iniciante e na questão da cabeleira (mais fácil de desembolar), vou saber nesse final de semana que vou por em prática, mas como disse estou iniciando então as sugestões e dicas serão sempre bem vindas!!! :D

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz eu ia até dar meu pitaco, mas o Jorel já veio na frente e deu uma aula. É exatamente isto mesmo que ele disse e é como procedo. Não pensaria duas vezes em trocar esta mono para uma multi caro Rodrigo, tendo em vista que você pretende trabalhar com iscas artificiais.

Muito sucesso em suas pescarias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RodrigoCabelo muito bom seu questionamento. Quando iniciei na pesca esportiva comecei com molinete e com linha mono, e assim foi bacana, mesmo as linhas da época ficarem igual mola kkkk. agora com carretilha, na minha opinião a mono é mais difícil de tirar cabeleira, pelo menos no meu caso já mandei a faca em cabeleiras de mono muito mais vezes de que em multifilamento kkkk

Agora se falar em diâmetro, ai sim quanto maior o diâmetro da linha mais fácil é tirar as cabeleiras, portanto eu recomendo você começar a pescar com multifilamentos em torno de 0,35 assim em caso de cabeleiras (Certeza que terá) será mais fácil tirar.

Apenas minha opinião.

O restante o Jorel já escreveu acima.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Pupim Sua opinião é muito bem vinda! Estou vendo que terei muito mais dúvidas depois da minha primeira pescaria...rsrsrs, o bom que aqui temos amigos nos ajudando como você o Eder, Jorel...

Como você já tem muito mais experiencia, quero montar um outro conjunto para os mesmos peixes, se você puder dar umas dicas eu ficarei muito grato!

Esse é o meu primeiro conjunto que montei para pesca com artificial:

Carretilha Marine Sports Intruder 100

Modelo: Elite Intruder 100

Lado Da Manivela: Esquerda / Direita

Rolamentos: 1 Em Aço Inoxidável

Velocidade De Recolhimento: 6.2:1

Sistema De Freio Magnético

Material Do Carretel: Grafite

Material Do Chassi: Grafite

Capacidade De Linha: 0,33 - 115m

Peso Aproximado: 205g

Vara para Carretilha Marca Ottoni

Modelo Sumas

Tamanho: 1.60 metros em 2 partes

Resistência: 20-30 Lb

Número de passadores : 6

Cabo em E.v.a

Vara de ação média.

Feita maciça em fibra de vidro

 

Espero que esse já de pra quebrar o galho pra iniciar... rsrsrs

 

Grande Abraço!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, RodrigoCabelo disse:

@Marcelo Pupim Sua opinião é muito bem vinda! Estou vendo que terei muito mais dúvidas depois da minha primeira pescaria...rsrsrs, o bom que aqui temos amigos nos ajudando como você o Eder...

Como você já tem muito mais experiencia, quero montar um outro conjunto para os mesmos peixes, se você puder dar umas dicas eu ficarei muito grato!

Esse é o meu primeiro conjunto que montei para pesca com artificial:

Carretilha Marine Sports Intruder 100

Modelo: Elite Intruder 100

Lado Da Manivela: Esquerda / Direita

Rolamentos: 1 Em Aço Inoxidável

Velocidade De Recolhimento: 6.2:1

Sistema De Freio Magnético

Material Do Carretel: Grafite

Material Do Chassi: Grafite

Capacidade De Linha: 0,33 - 115m

Peso Aproximado: 205g

Vara para Carretilha Marca Ottoni

Modelo Sumas

Tamanho: 1.60 metros em 2 partes

Resistência: 20-30 Lb

Número de passadores : 6

Cabo em E.v.a

Vara de ação média.

Feita maciça em fibra de vidro

 

Espero que esse já de pra quebrar o galho pra iniciar... rsrsrs

 

Grande Abraço!

 

 

Rodrigo, com certeza vc vai pescar com este equipamento. e como dizem, você nunca mais será o mesmo, e nem vai ficar sem querer aperfeiçoar as técnicas e os equipamentos.

Com relação ao seu equipamento, acredito que esta vara é muito pesada 20-30lbs, não precisa disso tudo para pescar por esta região, a não ser que vc for pescar dourado por ai.

Se vc comprou faz pouco tempo e em alguma loja, tente trocar para uma vara em torno de 17 lbs no máximo. 

Se não pesque com ela mesmo.

 

Vou te dizer com que conjunto eu iniciei, inclusive tenho ainda até hoje.

Carretilha brisa (nem sei o numero mais) da MS e uma vara Evolution também da Marine Sport de 17 lbs.

Este conjunto ainda está comigo, porém guardado para lembranças.

 

Agora para sugerirmos um conjunto melhor para vc comprar, melhor vc colocar quanto está disposto a investir nisso, assim mais pescadores podem ajudar.

 

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo, como ja foi dito a multifilamento e infinitamente superior para o trabalho com iscas artificiais, porem se vc ja comprou a linha e colocou na carreta, não há problemas que vão comprometer diretamente o sucesso da sua pescaria, eu tbm iniciei com mono arremessando incansavelmente no quintal de casa até aprender legal. O lider realmente não é mto compatível, ideal seria em torno de 20 ou 25 lbs pelo menos e isso se as traíras não forem mto grandes.

Aqui onde moro costuma-se fisgar trairoes de 10 até 12 kgs então é outra realidade e usamos lideres de 30 a 40 lbs. 

Um grande abraço e sucesso em suas pescarias. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo Pupim Realmente a vara de 20 a 30 lbs é pesada mesmo, fiz o teste no fds os peixes não são assim tão grandes para ter necessidade de uma vara assim...

Já estou pesquisando uma ai como você disse até 17 lbs, com certeza a emoção será bem maior....

Agora sobre o investimento seria de R$ 250 a R$ 400 pra iniciar eu acredito que já de pra brincar um pouco...

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Felipe Reinehr Faganello Estou montando outro kit e com certeza vou partir para a multifilamento, o que já tenho eu vou continuar com a mono para usar um pouco, ainda esta nova....

Sofri um pouco com as cabeleiras no inicio, mas depois você começa a pegar a manha ai fica tudo lindo... hahahaa

Sobre o lider eu comprei  0,38 mm com a linha mono 0,30 mm e ta indo bem...

Grande Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-1 at 07:21, RodrigoCabelo disse:

@Marcelo Pupim Realmente a vara de 20 a 30 lbs é pesada mesmo, fiz o teste no fds os peixes não são assim tão grandes para ter necessidade de uma vara assim...

Já estou pesquisando uma ai como você disse até 17 lbs, com certeza a emoção será bem maior....

Agora sobre o investimento seria de R$ 250 a R$ 400 pra iniciar eu acredito que já de pra brincar um pouco...

Grande Abraço!

Muito bom. Com este valor vc compra um bela vara. A Green Bass é excelente.

Guarda esta de 30 para pescar na amazonia.

Abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, RodrigoCabelo disse:

@Marcelo Pupim Com esse valor mais uns R$ 200 já monta uma tralha (Carretilha + Vara) legal pra começar...

Abraços.

Rodrigo, acredito que vc monta sim um conjunto bacana com 600 reais para vc começar.

Se vc procurar nos escambos do facebbok sempre tem um pessoal vendendo a Black Window da MS por um preço bacana. Esta carretilha é muito boa. Não só para iniciante mas para qualquer um pescar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, João Solon disse:

opa galera ESTOU COM A MESMA DUVIDAAAAA...
uso a linha maruri 8x 0,24mm de 49lbs
e uso a linha maruri 8x 0,20mm de 43lbs
 
porem quero a ajuda de vcs qual a bitola e libragem devo usar de leader fluor???



acompanhando o topico vlw galera

 

João, não sei onde vc pesca nem o tipo de peixe, mas na minha opinião e assim que faço. Uso o lider de fluorcarbon da mesma Libragem da linha, e assim geralmente ele fica um pouco mais grosso, porém nem tanto.

Se eu colocar um multi de 30 lbs, coloco um fluorcarbo de 30 lbs.

abraços.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

essa conta de libragem é muito enganosa ... 

uma fluor ( de boa marca e que não minta ) na fx das 50 libra é coisa de 0,70 mm ... ( se bem que essa multi maruri desconfio ser 0,28 pra cima ) ...

fluor na fx das 40 libras , não é dificil pensar em 0,60 mm ... ( da mesma desconfio no 0,20 dessa multi maruri ) ...

bitola de lider depende muito do que pretende ... se abrasão , maior ... se camuflagem , menor ...

e cuidado com essas especificações ( libragem e bitola ) muitas vezes enganosas ... ( principalmente de origem chinesa ) ...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2017-6-9 at 16:36, Marcelo Pupim disse:

João, não sei onde vc pesca nem o tipo de peixe, mas na minha opinião e assim que faço. Uso o lider de fluorcarbon da mesma Libragem da linha, e assim geralmente ele fica um pouco mais grosso, porém nem tanto.

Se eu colocar um multi de 30 lbs, coloco um fluorcarbo de 30 lbs.

abraços.

 

Marcelo pesco muito no Rio Jaguaribe no Ceará, já de encontro com mar e bate muitos flechas e pelvas e uns xareus, pescada e etc... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, João Solon disse:

Marcelo pesco muito no Rio Jaguaribe no Ceará, já de encontro com mar e bate muitos flechas e pelvas e uns xareus, pescada e etc... 

Muito bom. Sou louco para pescar robalo. Ainda não tive o prazer. Mas acho que pode seguir esta dica. Linha e líder do mesma libragem.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, João Solon disse:

não sei como ficaria pois os leader q achei pra casar com essas lbs da minha maruri 8x seria 0,60mm  pra unir com uma 0,20mm ou 0,24mm isso da certo mesmo???

Dá certo. em alguns produtos que podem ser utilizados. Tem um lider da Vexter que gosto muito e uso o 0,52 mm.

Tem varios por ai. Gosto de usar o Fluorcarbom, mas tem pescadores que usam monofilamento mesmo. Porém este ultimo tem um pouco de elasticidade e pode prejudicar o trabalho da isca.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 2017-6-9 at 16:34, Marcelo Pupim disse:

Rodrigo, acredito que vc monta sim um conjunto bacana com 600 reais para vc começar.

Se vc procurar nos escambos do facebbok sempre tem um pessoal vendendo a Black Window da MS por um preço bacana. Esta carretilha é muito boa. Não só para iniciante mas para qualquer um pescar.

 

@Marcelo Pupim, eu andei pesquisando e cara, essa carretilha é muito chic... e pelas características vale apena mesmo.. ta na faixa dos R$ 430,00... Valeu pela dica!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...