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O FTB foi atualizado e otimizado.

Antes, para visualizar todas as nossas salas, era preciso descer a barra de rolagem por muito tempo. Isto dificultava a nossa vida, principalmente a dos novos usuários, que não encontravam as salas/assuntos de interesse.

Agora as salas foram transformadas em "sub salas" e incluídas em grandes fóruns.

Esperamos que tenham gostado. :amigo:

Felipe Sousa.´.

Preço Cobrado para instalar Sonar e Bomba de Porão

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 Boa tarde, turma.

 

 Hoje entrei em contato com uma pessoa, indicada por uma náutica (que fica dentro de uma Marina bem chique) para cotar o preço da instalação de uma bomba de porão, já com o kit de mangueira e expurgo e também de um sonar Ray Marine Dragonfly Pro . Mesmo explicando que seria em barco de alumínio e não em lancha, ele me cobrou R$ 400,00.

 Vocês acham que está no preço ? Eu achei caro, mas não tenho parâmetro para comparar.

 Preciso fazer a instalação com um profissional, pois eu não possuo conhecimento para realizar essa tarefa.

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Felipão,

O valor orçado não é alto, é absurdo.

Com um conhecimento mínimo, qualquer pessoa pode instalar os equipamentos que você citou. Nesse sentido, os manuais do fabricante são indispensáveis.

Mas de cara sugiro o seguinte:

BOMBA DE PORÃO

Você tem duas opções: adquirir a bomba que traz integrado o gatilho de disparo (mais prático) ou as duas partes em separado. No primeiro caso, a fiação já vem OK, basta conectá-las à bateria 12V. Veja que a bomba deve estar fixada no fundo da embarcação, o mais próximo possível do espelho de popa, que é onde a agua mais se acumula. No segundo caso, a instalação elétrica requer que o fio que alimenta a bomba (tanto faz se você escolher o positivo ou o negativo da bateria) passe antes pelo gatilho, que nada mais é que um interruptor de corrente, que é acionada quando o nível de água no porão atinja um certo ponto. Observe que a exemplo da bomba, ele deve estar situado próximo ao espelho de popa. Quanto à mangueira de esgotamento, o mais comum é usar mangueira sanfonada, que faz curvas sem provocar dobras que fatalmente interromperão o fluxo de água. Pode medir por qualquer meio o diâmetro da saída de água da bomba, comprar (caso não tenha) o nip de escoamento de água do bote, observando o diâmetro da mangueira. Essa parte está encerrada. Ah, um lembrete: além de manter alimentado o sistema, fazendo com que a bomba opere em modo automático, também é possível (e eu uso) um fio de alimentação direto e independente da bomba, controlado por uma chave liga-desliga no painel. Assim, se der uma pane no interruptor automático da corrente de alimentação da bomba, basta ligá-la pela chave do painel.   

SONAR

Esse tipo de equipamento vem sempre com bons manuais de instalação, não tem como errar, a instalação é bem simples. Observe apenas a posição do transponder, que deve ser fixado (o kit traz todos os acessórios) no espelho de popa, a pelo menos 10 cm do sistema de propulsão, ficando paralelo à popa, ligeiramente abaixo do fundo do bote. Veja o que recomenda o manual, no caso da Garmin é assim. O transponder é conectado ao display de navegação (fixado no painel do barco) por uma conexão elétrica que já vem pronta para encaixar no painel. Basta seguir o manual quanto ao percurso dessa fiação de um ponto a outro (popa e painel). Daí resta providenciar a alimentação do sonar.

Nos dois casos, sempre é recomendável que você tenha disponibilidade de chaves liga-desliga com fusíveis no painel, lembrando que para o caso do interruptor da alimentação essa medida não é aconselhável, diante de em eventual esquecimento do piloto.

Finalmente, respondendo objetivamente ao que você perguntou, entendo que a mão-de-obra para instalação desses itens não pode passar da metade do valor orçado na marina.

Qualquer dúvida, responda em citação nesta mesma postagem.  

Gilbertinho          

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Eu concordo com o Migue Malaguerra, o valor parece razoável, para fazer um serviço bem feito o cidadão vai gastar pelo menos umas 2 ou 3 horas de serviço fora o material (silicone, presilhas etc etc)

 

Nessas horas o barato acaba saindo caro

 

Sem falar que essas instalações tem que ser bem feitas para que não haja problemas e não fiquem com aquela "cara de gambiarra"

 

 

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