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Bom como o dinheiro e pouco e a vontade de ter uma direção para o barco mais confortável. comecei pesquisando sobre direção dos carros hoje em dia a maioria dos carros utiliza direção elétrica muito melhor que as hidráulicas não tem comparação, segue minha pesquisa quando me deparei com a seguinte questão nos carros a direção elétrica simplesmente foi adotada em uma direção mecânica e funciona muito bem dai logo de cara pensei como adaptar mim big-t nfb para elétrica pesquisa vai pesquisa vem olha o que encontre no site da uflex. acredito que posa vim a ser a nova geração direção para o barcos. a pesquisa continua para adaptar minha big-t.

Navitech Steering System    

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Muito interessante, Natan...Este sistema eu nunca tinha visto. 🤔

Necessária esta evolução do mercado...A única ressalva e consequentemente receio meu, é q este modelo de direção continua sendo mecânico na verdade. Claro q vai aliviar a pressão de quem está pilotado, mas toda a movimentação do motor continua sendo feita via cabo.

Para motores até 115hp, recomendaria....Para maiores q isso não recomendaria e explico o motivo. Imagine q este cabo se rompa navegando próximo a 100Km/h?!?! O motor vai girar e jogar todo mundo para dentro da água.

No caso da direção hidráulica e até mesmo na direção eletro-hidráulica...toda movimentação do motor é feita pelo pistão hidráulico acionado a óleo...Caso a pressão abaixe (por conta de vazamento, por exemplo) na hora o piloto percebe, diminuindo o risco de acidentes.

E por falar em direção eletrônico-hidráulica, este FDS eu tive a oportunidade de testar o nosso barco, q agora vem equipado com este tipo de direção...Puts...Fiquei impressionado.

Já havia pilotado o barco do Marcelo da SportNáutica com este sistema de direção, mas por estarmos em um teste drive, não deu para perceber muita diferença da hidráulica comum.
Agora, com mais tempo, vou te dizer uma coisa....valeu cada centavo. A direção fica muito macia e precisa.

E como funciona?!?!

Atrás do bezel/helm da direção saem 4 mangueiras que levam óleo lá para a popa do barco. Duas delas levam óleo para um motorzinho hidráulico (na verdade uma leva e outra trás o óleo pressurizado de volta para o bezel) que, por sua vez, manda óleo pressurizado para a barra de direção q vai no motor de popa.
A pressão na linha de óleo faz com que a direção fique leve mesmo em velocidades mais altas...mas, de tudo isso, o q achei mais top foi o fato de não ter folga na direção.
O sistema funciona como no nosso carro...Quando o óleo vai para o motorzinho/reservatório, as bolhas do sistema saem da linha e ficam no reservatório. A sensibilidade da direção impressiona...Fera mesmo.

Não sei se fui claro na explicação....mas achei show, show, show..😉

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Em 04/12/2018 em 18:45, Fabrício Biguá disse:

Muito interessante, Natan...Este sistema eu nunca tinha visto. 🤔

Necessária esta evolução do mercado...A única ressalva e consequentemente receio meu, é q este modelo de direção continua sendo mecânico na verdade. Claro q vai aliviar a pressão de quem está pilotado, mas toda a movimentação do motor continua sendo feita via cabo.

Para motores até 115hp, recomendaria....Para maiores q isso não recomendaria e explico o motivo. Imagine q este cabo se rompa navegando próximo a 100Km/h?!?! O motor vai girar e jogar todo mundo para dentro da água.

No caso da direção hidráulica e até mesmo na direção eletro-hidráulica...toda movimentação do motor é feita pelo pistão hidráulico acionado a óleo...Caso a pressão abaixe (por conta de vazamento, por exemplo) na hora o piloto percebe, diminuindo o risco de acidentes.

E por falar em direção eletrônico-hidráulica, este FDS eu tive a oportunidade de testar o nosso barco, q agora vem equipado com este tipo de direção...Puts...Fiquei impressionado.

Já havia pilotado o barco do Marcelo da SportNáutica com este sistema de direção, mas por estarmos em um teste drive, não deu para perceber muita diferença da hidráulica comum.
Agora, com mais tempo, vou te dizer uma coisa....valeu cada centavo. A direção fica muito macia e precisa.

E como funciona?!?!

Atrás do bezel/helm da direção saem 4 mangueiras que levam óleo lá para a popa do barco. Duas delas levam óleo para um motorzinho hidráulico (na verdade uma leva e outra trás o óleo pressurizado de volta para o bezel) que, por sua vez, manda óleo pressurizado para a barra de direção q vai no motor de popa.
A pressão na linha de óleo faz com que a direção fique leve mesmo em velocidades mais altas...mas, de tudo isso, o q achei mais top foi o fato de não ter folga na direção.
O sistema funciona como no nosso carro...Quando o óleo vai para o motorzinho/reservatório, as bolhas do sistema saem da linha e ficam no reservatório. A sensibilidade da direção impressiona...Fera mesmo.

Não sei se fui claro na explicação....mas achei show, show, show..😉

Isso mesmo Fabrício quando entrei no mundo náutico percebi que muitas ciosas simples tem um preço enorme só porque e náutico e a evolução do mundo náutico ate acredito que pelo numero de embarcações x numero carro seja infinitamente menor. mais o sistema de direção elétrico e viável mesmo com esse problema do cabo ser romper eu acredito que o cabo tem que ser revisado de x tempo e trocado acada x tempo de uso senão vai dar problema mesmo. do mesmo jeito o cilindro da hidráulica mesmo sem apresentar vazamento possa travar isso vai depender muito do uso e da manutenção que se a dada. esse sistema ai que mandei o pessoal desenvolveu um sensor que avisa o usuário se o cabo está precisando ser trocado se sofreu algum desgaste. só carros com direção elétrica se a direção quebrar e problema na certa imagino que nos barcos vai ser a mesma coisa. como te falei em um outro tópico estou desenvolvendo um projeto de uma direção elétrica de baixo custo acredito que vai ficar ótima. vamos ver se no próximo ano consigo.  

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