Ir para conteúdo

DICAS DE ONDE PESCAR GRANDES TUCUNARÉS NA AMAZÔNIA


Posts Recomendados

pessoal gostaria de dicas de onde pescar grandes tucunarés na Amazônia , nunca pesquei na região , melhor ir barco hotel , pousada ? qual meses  do ano são  os  melhores ? a lua influencia na pesca de grandes Tucunarés ? como vai ser a minha  primeira vez nesta região gostaria da ajuda de quem tiver experiencias para  tentar fazer um boa pescaria , deste já meus agradecimentos 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atila,a resposta dessa sua pergunta envolve vários fatores.O primeiro,é que a temporada amazônica ainda está incerta devido o vírus....Todos os pescadores ainda estão aguardando pra ver como vai ficar....

Mas caso você esteja planejando pro ano que vem,aí vem a questão de quanto você quer gastar?

A maior incidência de grandes tucunarés da Amazônia é na região do médio rio Negro,cidades de Barcelos e Santa Isabel do Rio Negro (essa última com poucos operadores autorizados a explorar a pesca,portanto muito mais caro).

Em Barcelos tem esquema de se hospedar na cidade e sair pescar todos os dias,além de pousadas na selva e acampamentos selvagens..Todas essas opções tem um custo benefício meio parecidos.Mas a melhor opção são mesmo os barco hoteis. Um pacote completo do barco,hospedagem em Barcelos e passagens de seu destino a Manaus/Barcelos vai sair a partir de 7 mil.

As outras regiões da Amazônia que tem também os grandes açus são os rios Uatumã,Tupana,Mutuca,Juma e Urubu....Pacotes em media de 4 mil reais para 5 dias de pesca.

Mas isso estamos falando apenas dos açus...Se levar em conta as outras espécies menores aí tem uma infinidade de outras regiões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cristiano , obrigado 

gostaria de saber também quais  melhores meses  devo olhar para ir na Amazônia ?

a lua influencia na pesca de Tucunaré ?

penso em ir em 2021 , querendo entender para procurar erra menos possível 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Atila Batista Guimaraes disse:

Cristiano , obrigado 

gostaria de saber também quais  melhores meses  devo olhar para ir na Amazônia ?

a lua influencia na pesca de Tucunaré ?

penso em ir em 2021 , querendo entender para procurar erra menos possível 

Falar em mês é quase impossível,temos que falar em temporada. Inicia-se em setembro e pode terminar em fevereiro ou março no rio Negro,e normalmente em janeiro nas outras regiões...Agora qual mês será o melhor,impossível dizer. O clima lá é imprevisível,e tanto você pode pegar cheia fora de época como seca fora de época,e os 2 atrapalham a pescaria...A lua não influencia nos rios não,existem vários fatores naturais lá que vão influenciar,mas certamente a Lua não será um desses.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atila,

Me permita contribuir um pouco.

As pescarias na região amazônica são realizadas em época em que os rios estão "secando". 

Isso significa dizer que as águas passam a ser delimitadas nas margens, impedindo do peixe ir para o mato.

De uma forma geral (não é regra estabelecida), os meses que antecedem as primeiras chuvas na região são outubro e novembro.

Por esse raciocínio, a possibilidade do rio estar com pouco água é boa e o peixe concentrado "no que sobrou"...

Também nesse período (antes das chuvas) o peixe está se alimentando para a reprodução que se inicia no rio cheio.

Como já bem informou o Cristiano, as variantes são grandes para cravar um sucesso, independente de onde vir a ser.

Sugiro-lhe ir pesquisando nos nossos tópicos (relatos de pescarias) as dicas e observações de quem frequenta a região.

Isso irá lhe proporcionar o conhecimento prévio que está buscando (e é ótimo que o faça).

Apenas uma pergunta: você tem experiência em pescar o tucunaré (mesmo que não seja o amazônico)?

Pode parecer uma "bobagem", mas para aproveitar os dias que passará na região, seria bom treinar... (sem ofensas e se for o caso)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Atila Batista Guimaraes disse:

Mais pesquisando vi que outubro e novembro parece ser os meses de preferência dos pescadores  , o mais disputado pra ir pescar em Barcelos e SIRN  , tipo alta temporada na região 

Sim,normalmente são meses bons mesmo,porém isso não é regra...Existem anos que esses meses podem ainda estar muito cheio,como foi ano passado...Mas são 2 meses a se arriscar sim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Cristiano Rochinha disse:

Falar em mês é quase impossível,temos que falar em temporada. Inicia-se em setembro e pode terminar em fevereiro ou março no rio Negro,e normalmente em janeiro nas outras regiões...Agora qual mês será o melhor,impossível dizer. O clima lá é imprevisível,e tanto você pode pegar cheia fora de época como seca fora de época,e os 2 atrapalham a pescaria...A lua não influencia nos rios não,existem vários fatores naturais lá que vão influenciar,mas certamente a Lua não será um desses.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Kid M disse:

Atila,

Me permita contribuir um pouco.

As pescarias na região amazônica são realizadas em época em que os rios estão "secando". 

Isso significa dizer que as águas passam a ser delimitadas nas margens, impedindo do peixe ir para o mato.

De uma forma geral (não é regra estabelecida), os meses que antecedem as primeiras chuvas na região são outubro e novembro.

Por esse raciocínio, a possibilidade do rio estar com pouco água é boa e o peixe concentrado "no que sobrou"...

Também nesse período (antes das chuvas) o peixe está se alimentando para a reprodução que se inicia no rio cheio.

Como já bem informou o Cristiano, as variantes são grandes para cravar um sucesso, independente de onde vir a ser.

Sugiro-lhe ir pesquisando nos nossos tópicos (relatos de pescarias) as dicas e observações de quem frequenta a região.

Isso irá lhe proporcionar o conhecimento prévio que está buscando (e é ótimo que o faça).

Apenas uma pergunta: você tem experiência em pescar o tucunaré (mesmo que não seja o amazônico)?

Pode parecer uma "bobagem", mas para aproveitar os dias que passará na região, seria bom treinar... (sem ofensas e se for o caso)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado kid M , pela sua contribuição, sou um pescador com bastante experiência e minha preferência é pesca de peixe esportivo , estou lendo muito sobre pescaria na Amazônia e estudando bastante sobre pesca de tucunaré nesta região, uns dos motivos de eu entrar neste excelente Fórum  , pra ler as dicas e experiência de quem pesca muito nesta região, sei que pescaria tem milhões de fatores a se considerar e mesmo assim quando vc for a semana pode ser ruim , mais lendo , perguntando e pesquisando, pode ajudar muito a tentar diminuir a possibilidade de fazer uma pescaria fraca, agradeço muito quem puder auxiliar nesta minha primeira pescaria na Amazônia em busca de bons Tucunarés 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atila !

Como já recomendado o início é muita leitura e informações, tópicos aqui no fórum poderão lhe dar muita informação e talvez algum direcionamento sobre por onde começar.

 

Se não se importar, pode dar uma olhada nos tópicos que sigo e do Cristiano Rochinha também, onde encontrará muita imagem, narrativas e detalhes.

 

Em continuidade, recomendo sim, como fiz, ao menos no começo ir em companhia de pescadores mais experientes, mesmo que pouco, mas que já estiveram por lá e passaram por esse mesmo momento seu ao iniciar.

 

Particularmente, me aventurei na primeira mas com uma turma na qual apenas eu era o iniciante por lá e vou lhe dizer que as dúvidas eram infinitas, mas peguei uma inddicação de um amigo que já tinha ido e consegui entrar num grupo de um barco que foi ótima, isso a 4 anos atrás.

 

Agora vou 2x por temporada em setembro/outubro e sempre em janeiro, sendo que por vezes tenho pescado com alguns conhecidos repetidamente, encontrado muitos amigos velhos e novos e dos grupos em todas as viagens e as vezes em janeiro estado na companhia no barco de alguns estreantes também.

 

O que vale demais é a aventura sempre renovada e maravilhosa, afinal aquele paraiso e natureza não tem igual, inclusive, as vezes com pescaria dificil, repiquete, menos ação, mas sempre com o espiríto renovado e a alma lavada, apenas por poder estar lá, que lhe digo com certeza, é viciante e vai te pegar também.

 

Ps. Além da bela aventura e deliciosa experiência em Manaus é claro.

 

Bem vindo ao maravilhoso mundo amazônico.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Atila Batista Guimaraes disse:

minha preferência é pesca de peixe esportivo

Bom dia Atila,

Muito bom que já seja um pescador com experiência.

No que puder lhe ajudar, não hesite em perguntar.

Qualquer dúvida tentaremos responder !

Linhas esticadas sempre ::fishing

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...