Ir para conteúdo

Olá amigo que está de passagem pelo Fórum Turma do Biguá (FTB).

É um enorme prazer tê-lo em nossa casa. O fórum é aberto a todos. Pra nós, tê-lo participando é sempre um prazer. Para utilizar nossa plataforma em sua totalidade, basta clicar em CADASTRE-SE e siga os passos seguintes. É fácil e em poucos segundos você estará interagindo com todos.

Para aqueles que já se cadastraram mas não se recordam dos seus nomes de usuário, SOLICITAMOS QUE NÃO EFETUE UM NOVO CADASTRO. Basta enviar um email para fbigua@gmail.com nos informando os dados que vc se recorda, que em pouco tempo resetaremos seu perfil e enviaremos os dados para você.

Qualquer dúvida basta ser enviada para o mesmo email acima mencionado.

Att. Equipe de Moderação do FTB

Fabrício Biguá Fabrício Biguá
Entre para seguir isso  
Flávio Martins

Panema - Azar depois do excesso

Posts Recomendados

Sabedoria das antigas, onde o excesso já era controlado.

Estive hoje nas indas e vindas de negócios e junto com um amigo no meio de uma negociação, eu zoiudo em cima do lucro, escutei deste amigo a seguinte frase:

?Calma Flávio, se não você vai ficar na panema?

Bem deixei de lado, mas fiquei cabreiro. Na volta perguntei que diabo seria ?panema?.

Ele por ser uma camarada de mais idade, mais experiência e ser natural do norte me explicou que o termo ?panema? é utilizado quando uma pessoa excede, ou tem ganância em cima de algo, depois disso essa pessoa passa a ter azar, este azar é denominado de ?panema?.

Veio dos índios essa sabedoria:

Panema vem dos índios, por exemplo quando alguém pescava em excesso ou caçava em excesso, alem da cota para si mesmo ele entrava em uma onda de azar, não pegaria mais nada, ou nem teria mais caça.

Bão final de semana a todos

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom isso eu fiquei sabendo ontem na televisão!

Sobre o Pirarucu que estava sendo extinto e tals.. o pessoal falou sobre isso, que antigamente o povo (índios Tupi) controlava a quantidade de peixe pescado, e com medo do "panema" os resultados eram positivos.

Compartilhar este post

Link para o post

Sobre o Pirarucu que estava sendo extinto e tals.. o pessoal falou sobre isso, que antigamente o povo (índios Tupi) controlava a quantidade de peixe pescado, e com medo do "panema" os resultados eram positivos.

Boa Potcher,

mandou bem... ontem passou um tal de EtnoDoc na TV cultura (o melhor canal da TV brasileira). Creio que seja reprisse, mas o documentário era uma expedição sobre o Amazonas e la citaram também sobre o tal Panema.

Como sou curioso e gosto de ler, corri atras de mais informações:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista ... 73012b.asp

Cutlura é coisa boa, ainda mais quando valorizamos o que é nosso!

Compartilhar este post

Link para o post

rssrsr Na minha pescaria em Barcelos, um parceiro meu pegou um protótipo de popper para testar. Ele fez alguns arremessos e perguntou ao piloteiro o que ele achava do trabalho do popper. O piloteiro(que é índio ou descendente) respondeu: "Tira logo isso da água que isso é uma Panema!"

A gente deu muitas risadas, pois nunca tínhamos ouvido o termo "panema". Toda isca estranha passou a ser chamada de panema, depois disso...

Compartilhar este post

Link para o post

Boa Potcher,

mandou bem... ontem passou um tal de EtnoDoc na TV cultura (o melhor canal da TV brasileira). Creio que seja reprisse, mas o documentário era uma expedição sobre o Amazonas e la citaram também sobre o tal Panema.

Como sou curioso e gosto de ler, corri atras de mais informações:

http://www.jangadabrasil.com.br/revista ... 73012b.asp

Cutlura é coisa boa, ainda mais quando valorizamos o que é nosso!

é isso ae "Flavão" foi na TVCultura que eu vi esse documentário sobre o Amazonas!!!

Tu tá ligadão mesmo!!!

abraços

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso