Ir para conteúdo

A evolução dos Pacotes de Pesca na Amazônia...


Kid M

Posts Recomendados

1814350591_TpicoFTB.png.ede0472919ad1585186ee72b008b7922.png

 

Estive "viajando no passado", na época em que comecei (de fato) a viajar para pescar !::fisherman

Quantas diferenças de lá para os dias de hoje, mesmo sabendo que a evolução seria inexorável.

Só não imaginei que fosse do tamanho em que se encontra nesses tempos de hoje (independente da pandemia)

Lá e então, organizar uma pescaria pela Amazônia, era apostar no desconhecido e na improvisação permanente.

Não havia infraestrutura direcionada a pesca esportiva, dependendo sempre da "boa vontade" dos piloteiros e seus conjuntos de bote e motores cada vez mais surrados... 

Na verdade não eram sequer "piloteiros" e sim ribeirinhos que se dispunham a disponibilizar aquele material tosco para uso na pesca...

Os "barco hotéis" dessa época eram pequenos barcos regionais, que se adaptavam com a colocação dos motores de popa, barras de gelo, redes para a noite, alguns víveres básicos e uma cozinheira para cuidar do "rango"... mau::

Tempos de muita improvisação e aventura, que vistos hoje seriam considerados como "enormes irresponsabilidades" - isso é inegável ! lingua2::

De lá para cá a demanda de estruturas mais capacitadas começou a mudar o perfil dos ditos "operadores"...

Motivados pelos dólares americanos dos pescadores da terra de Tio Sam, os investimentos foram crescentes e nós brasileiros, na esteira das disponibilidades...

Poder pescar no rio Negro / AM era quase uma "benção" para qualquer pescador vidrado nos programas de pesca da época (fala Rubinho!). 

Em paralelo a todas essas fases, a indústria da pesca com praticamente todos seus segmentos cresceu de forma exponencial !

Passamos a ter - cada vez mais - produtos compatíveis aos estrangeiros (independente de serem, ou não, "cópias" dos originais)

Como a oferta dos pacotes de pesca aos pescadores brasileiros passou a ser crescente, pudemos desenvolver viagens a diversos locais e conhecer operações diferenciadas. Grande aprendizado ao longo de todo esse tempo...

Desenvolvemos inclusive "um questionário interno" para os integrantes dos vários grupos de pesca, passarem suas impressões a serem repassadas (como feedback) aos operadores que usávamos. Isso foi um sucesso na interação com os responsáveis pelas pescarias...

A cada ano (talvez até por conta disso) fomos ficando "exigentes" com nossas próprias demandas, com itens até então pouco imaginados na "época antiga" tais como ar condicionado, motores elétricos, back up de bote/motor de popa, celular internacional, cabinas/quartos confortáveis com banheiro, comida de qualidade, refrigerantes, água mineral, cervejas, etc...

Para muitos de nós (pescadores das antigas), pescar se tornou um item a mais nas saídas dos grupos (quase sempre com incidência anual), onde a liberdade que desenvolvíamos nesse período em que nos afastávamos das nossas rotinas do cotidiano, era sempre o melhor ! :drinks:

Claro que pesca havendo peixe é sempre mais vibrante, embora o convívio em ambientes como o que frequentávamos já era (é) um troféu.::fish2

Fechando esse tópico (sempre é difícil "sintetizar"), os pacotes de hoje são absolutamente fantásticos de serem utilizados. 

Não são baratos (cada um sabe o tamanho do que lhe seja possível), mas oferecem condições de desenvolver aquilo que mais se procura nesse período - a alegria do convívio e a serenidade do espírito, quase sempre perseguido pelas obrigações da vida

 

321607245_Localizao.JPG.7214ed16b8b4029a6dc8155d6a8e9a36.JPG 1601986267_Localizao.JPG.0d8cd9520b79e270248786786fcdf71a.JPG 229118462_Localizao.JPG.2768fdaf9a1b415cf184c395939b8cfe.JPG 2100478177_Localizao.JPG.df118103668de0d84eb5b0f535cb5d9f.JPG 411809862_Localizao.JPG.b03f3627023ddac602abbf501e9d8fe6.JPG 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Pai Ia pescar no pantanal de acampamento la nos começos dos anos 80, e me fala que era muito bom de peixe, primeira vez que consegui ir ao pantanal ja fui de BArco Hotel (quando fui falavam chalana (minha poupança foi 2 anos pagando comprei um bezzero e vendi ele ja boi pra poder ir rsrsr

mas que eu constato que sempre que uma pescaria chega pra mim viavel financeiramente ja nao e muito bom de pexe, tipo os grande exemplares ja nao tao abundante, como exemplo ja e hoje em barcelos etc

tipo quando conseguir ir  teles pires que antes garantia de varios trofeu na ponta da linha

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Vagner disse:

pescar no pantanal de acampamento la nos começos dos anos 80

Vagner,

O Pantanal nessa época era O LOCAL !

Com acesso difícil e poucas estruturas de atendimento, a saída encontrada pelos mais aventureiros era essa mesmo de acampamento.

Apesar do peixe abundante nessa região, a vida não era fácil, pois os mosquitos sempre foram terríveis !

Conheci o Pantanal tanto no MT quanto no MS. São regiões distintas, com ofertas de espécies também diferenciadas.

Quando havia fartura, o tempo de espera era mínimo, muitas vezes o tempo das iscas afundarem... belos troféus.

Também pesquei tucunarés no Pantanal - dizem que originados de uma represa privada que se rompeu numa das grandes cheias.

Se predadores tradicionais, os tucunas proliferaram rapidamente e adquiriram hábitos incríveis de alimentação (só atacavam as tuviras, rejeitando as iscas artificiais)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu pudesse escolher, voltava no tempo, e pescava em jangada, naquela época sem pressão de pesca, qualquer pescaria na Amazônia seria sucesso, hoje vc pode ir num barco hotel com parede panorâmica que nem assim é certeza de fazer boa pesca...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...