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Arthur Perrucci Junior

Como testar o drag da carretilha ou molinete?

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Amigos como vocês efetuam o teste do drag de seus equipamentos? A princípio eu usava uma balança digital más esse teste é falho pois existem muitas variantes como temperatura, chuva, arrancada do peixe etc.

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Meu amigo Perrucci, 

Não seria melhor fazer essa pergunta no Tópico que vc mesmo criou a poucos dias falando do mesmo assunto?

Boas Pescarias amigo.

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6 horas atrás, Arcer disse:

Meu amigo Perrucci, 

Não seria melhor fazer essa pergunta no Tópico que vc mesmo criou a poucos dias falando do mesmo assunto?

Boas Pescarias amigo.

Agradeço sua sugestão, e sobre o tópico você tem algo a acrescentar? Otimas pescarias!

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por partes .... a grande vantagem do carbono ( em relação às antigas de fibra de vidro ) , é não travar , não perder eficiência a altas temperaturas , e principalmente manter o freio gradativo e uniforme ...

partindo desse pressuposto ... a questão de checar a capacidade do freio "travado" , se torna meio irrelevante ( na minha opinião ) ... já que ele não foi feito pra essa finalidade ...

o que deve acontecer sempre , é adequar a capacidado do equipamento às condições de pesca e ao peixe em sí ...

 

 

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2 horas atrás, Armando Ito disse:

é não travar , não perder eficiência a altas temperaturas , e principalmente manter o freio gradativo e uniforme ...

Nada mais a acrescentar ! 

Concordo literalmente...

Devemos ter em mente a questão da esportividade como quesito importante para evitar o uso de "guindastes"...

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9 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Agradeço sua sugestão, e sobre o tópico você tem algo a acrescentar? Otimas pescarias!

Infelizmente não tenho nada a acrescentar Perrucci esse é um assunto que já foi discutido exaustivamente não vejo o que acrescentar, e se tivesse algo que eu tivesse dúvidas sobre o assunto com certeza faria uma  pesquisa no fórum e teria as informações que preciso, o fórum é uma grande fonte de pesquisas temos que aprender a usá-lo.

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6 horas atrás, Armando Ito disse:

por partes .... a grande vantagem do carbono ( em relação às antigas de fibra de vidro ) , é não travar , não perder eficiência a altas temperaturas , e principalmente manter o freio gradativo e uniforme ...

partindo desse pressuposto ... a questão de checar a capacidade do freio "travado" , se torna meio irrelevante ( na minha opinião ) ... já que ele não foi feito pra essa finalidade ...

o que deve acontecer sempre , é adequar a capacidado do equipamento às condições de pesca e ao peixe em sí ...

 

 

Concordo em grau e gênero, acredito que esse teste será no uso do equipamento. Obrigado 

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40 minutos atrás, Arcer disse:

Infelizmente não tenho nada a acrescentar Perrucci esse é um assunto que já foi discutido exaustivamente não vejo o que acrescentar, e se tivesse algo que eu tivesse dúvidas sobre o assunto com certeza faria uma  pesquisa no fórum e teria as informações que preciso, o fórum é uma grande fonte de pesquisas temos que aprender a usá-lo.

Perfeito, ótimas pescarias.

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6 horas atrás, Arcer disse:

Infelizmente não tenho nada a acrescentar Perrucci esse é um assunto que já foi discutido exaustivamente não vejo o que acrescentar, e se tivesse algo que eu tivesse dúvidas sobre o assunto com certeza faria uma  pesquisa no fórum e teria as informações que preciso, o fórum é uma grande fonte de pesquisas temos que aprender a usá-lo.

Amigo Arcer seguindo suas orientações e contando com sua boa vontade umildemente pesso sua ajuda. Ainda procuro informações sobre drag das carretilhas e quando digitei no campo para procura (onde tem a lupinha) apareceram 3876 registros e pesquisando o conteudo da maioria desses registros o assunto nada tem a ver com minha pesquisa que foi "discos de freio em carbono". O amigo saberia dizer o que estou fazendo de errado? Des de já agradeço dua atenção!

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3 horas atrás, Arthur Perrucci Junior disse:

Amigo Arcer seguindo suas orientações e contando com sua boa vontade umildemente pesso sua ajuda. Ainda procuro informações sobre drag das carretilhas e quando digitei no campo para procura (onde tem a lupinha) apareceram 3876 registros e pesquisando o conteudo da maioria desses registros o assunto nada tem a ver com minha pesquisa que foi "discos de freio em carbono". O amigo saberia dizer o que estou fazendo de errado? Des de já agradeço dua atenção!

Boa sorte em suas pesquisas.

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23 horas atrás, Armando Ito disse:

por partes .... a grande vantagem do carbono ( em relação às antigas de fibra de vidro ) , é não travar , não perder eficiência a altas temperaturas , e principalmente manter o freio gradativo e uniforme ...

partindo desse pressuposto ... a questão de checar a capacidade do freio "travado" , se torna meio irrelevante ( na minha opinião ) ... já que ele não foi feito pra essa finalidade ...

o que deve acontecer sempre , é adequar a capacidado do equipamento às condições de pesca e ao peixe em sí ...

 

 

Armando qual sua opinião sobre multidiscos de carbono, vi alguns vídeos a respeito más para mim que tenho pouco conhecimento do assunto não tive condições de avaliar se vale a pena ou não. Efetuei a troca dos discos originais das minhas carretilhas por carbono agora tem essa opção de multidiscos... forte abraço!

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disco simples ... multidisco ...

 

 esporte-lazer-01.jpg.3fa03d047c954fc4ebfacbfcfb042c9e.jpg Jitai-manivela-para-carretel-de-pesca-de-fibra-de-carbono-12-ou-92mm-al-a-estendida.jpg.b5d411a907051f09f986bd8a0b7f3341.jpg

 

vamos supor que vc tem 5 kg de drag ... no disco simples , essa força se distribui pelas 2 faces do disco ... no multidisco , ela se distribui pelas 6 faces ( dos 3 discos ) ...

a força de atrito ( que é o que faz o drag ) será distribuido em 1/3 em cada disco ( no multidisco ) ... menos atrito = menor calor = maior eficiência ...

maior eficiência = aquilo que te respondí acima

 

então , se vc tem um disco simples que te atende em todas situações de pesca ( eficiência ) em que ela é exigida , o multidisco se torna algo não necessário ...

 

se vc levar "ao pé da letra" , o drag é uma coisa muito complexa , que passa pelo tipo de carbono ( dartanium , carbontex , teflon ) ... a manta que a compõe ( composição e estrutura da fibra de vidro ) ... engrenagem principal ( aço , latão , aluminio ) ... calços de encosto ( aço , latão ) ... etc ...

 

resumindo ... não é só trocar as arruelas de drag ... é preciso ver se a "estrutura" que a compõe será adequada ao resultado final ... ou necessário ...

 

Abraço Arthur

 

 

 

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6 horas atrás, Armando Ito disse:

disco simples ... multidisco ...

 

 esporte-lazer-01.jpg.3fa03d047c954fc4ebfacbfcfb042c9e.jpg Jitai-manivela-para-carretel-de-pesca-de-fibra-de-carbono-12-ou-92mm-al-a-estendida.jpg.b5d411a907051f09f986bd8a0b7f3341.jpg

 

vamos supor que vc tem 5 kg de drag ... no disco simples , essa força se distribui pelas 2 faces do disco ... no multidisco , ela se distribui pelas 6 faces ( dos 3 discos ) ...

a força de atrito ( que é o que faz o drag ) será distribuido em 1/3 em cada disco ( no multidisco ) ... menos atrito = menor calor = maior eficiência ...

maior eficiência = aquilo que te respondí acima

 

então , se vc tem um disco simples que te atende em todas situações de pesca ( eficiência ) em que ela é exigida , o multidisco se torna algo não necessário ...

 

se vc levar "ao pé da letra" , o drag é uma coisa muito complexa , que passa pelo tipo de carbono ( dartanium , carbontex , teflon ) ... a manta que a compõe ( composição e estrutura da fibra de vidro ) ... engrenagem principal ( aço , latão , aluminio ) ... calços de encosto ( aço , latão ) ... etc ...

 

resumindo ... não é só trocar as arruelas de drag ... é preciso ver se a "estrutura" que a compõe será adequada ao resultado final ... ou necessário ...

 

Abraço Arthur

 

 

 

Muito obrigado meu amigo pelos esclarecimentos, forte abraço!

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