Ir para conteúdo

AUTAZES - AM - alguém já pescou por lá ?


Kid M

Posts Recomendados

Boa noite Kid,

 

Como disseram acima e complementando, caso se refira ao Rio Acará Mirim, eh afluente do Mamori na região do Juma. Se não me engano o Super Açu irá operar por lá. Trata-se de uma área de reserva onde estão abrindo para a pesca esportiva há pouco tempo. São diversos igarapés e cada um tem seus próprios acordos para entrada! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia 

 

Pesco no Lago acará desde 2015, na Pousado do Zé. telefone92 - 988802 4406.

 

Já fiz relatos sobre minhas pescas por lá. Meu maior tucuna(80cm), até 2021,  saiu de lá.

 

A foto do meu perfil é de lá, tirada em uma pesca em 2019, quando eu pequi o peixe acima citado.

 

Pousada simples, mas que possui infraestrutura e atendimento para suprir o básico e preço compatível com aquilo que entregam.

 

A turma de Curitiba, chamada de Germano Basso, tem como coordenador o jovem senhor Lutércio Pacheco, eles fazem anualmente pesca nesta pousada. No face deles "GRUPO DE PESCA GERMANO BASSO" tem muitas fotos e alguns breves relatos sobre a pesca naquela região.

 

Entre os piloteiros, o Adailtom é o melhor, na minha opinião.

 

Quanto aos peixes devo dizer que já saíram muitos acima de 80. 

 

O proprietário tem outra pousada na região em um Rio chamado também de Rio Preto. Lembro que este RIO PRETO não o agora famoso Rio Preto da Eva.

 

Já estive pescando nas duas pousadas a do Rio Preto(que não é da EVA), e no Lago Acará e este último pra mim é melhor.

 

Kid, se precisar de mais informações, por favor, solicite no privado que respondo com maior prazer.

 

Abraço

 

            

Em 2019 tivemos notícias de que os peixes estão voltando para o lago Acará Grande, região de Altazes.

Certamente que nem tudo está como deveria na questão de preservação. Todos sabemos que controlar os instintos de quem nasceu e cresceu matando peixes, seja para comer ou por puro prazer de ver o animal agonizando (acredite, isso existe!), é tarefa muito difícil.

De qualquer forma, lá fomos nós, partimos para “mineração” do verdadeiro OURO da Amazônia: O TUCUNARÉ AÇÚ!

Já em viagem  (a viagem foi em 10/2019) constatamos que algumas (muitas)intercorrências no caminho são inevitáveis.

Porém, quando começamos a pescar, todos os problemas ficaram para depois inclusive um cancelamento de voo que nos custou um dia a menos de pesca. Depois de um processo judicial contra Azul,  fizemos uma negociação em Juízo e eles me compensaram pela perda do dia de pesca com 6(seis) valchers, cada um deles referentes a uma viagem de ida e volta para qualquer trecho no Brasil.

Direto para a pesca: Primeiro dia foi maravilhoso, Logo de Manhã já bateu o de 80cm, cravados!

Em um raseiro extenso começo a bater Hélice de 11cm, a uns 30 metros das árvores altas que podem ser vistas na foto abaixo.

 

Logo nas primeiras puxadas sai o que meu piloteiro diz ser a fêmea do casal que estava cuidando do ninho. Ela não foi fotografada pois o parceiro dela avisa que está na área, ele ataca um cardume de piavinha e nós vamos atrás.

O primeiro arremesso foi logo à frente do ataque aos peixes forrageiros. Eu usava naquele momento uma Apache da Deconto,  isca que até então era desprezada por mim. Sem a garatéia do pitão traseiro, com duas garatéis no meio, a Hélice fica livre e a ação da isca melhora muito. Mais um arremesso e o tucunão não “contou conversa”. Em um salto fenomenal por cima da isca o gigante saiu inteiro para fora da água.

 O coração vai a mil e as pernas ficam bambas! Em seguida novo ataque errado...

Nessa fração de segundos vc espera que o peixe não volte mais.

Mas então vem o terceiro e definitivo ataque. Por sorte pura o peixe é fisgado e nada na direção da praia rasa com a Apache na bocarra.

As próximas ações devem ser do pescador. Ajustar fricção, não frouxar a linha e o mais importante:  deixar a adrenalina baixar para dominar a fera!

 

Foto tirada, fera solta e uma “gelada” para comemorar. Se a pescaria estivesse terminada neste momento eu já estaria satisfeito!

Mais algumas ações de pequenos peixes e o retorno para almoço.

 

No restante do dia, enquanto arremessava, o pensamento era exclusivamente no momento da porrada na Hélice, essa Apache voltou para a caixa de iscas boas. kkkk

Mas neste mesmo dia, elém dos peixes menores – que foram muitos – haveria mais para comemorar. No final da tarde, quando as cervejas da caixa já estavam acabando, em mais um arremesso despretensioso a Apache levanta o bocudão. Como ele só rebojou perto do barco, não vacilo e jogo a meia-água Long 16 A da Bomber de 15,2cm. (sem remorso algum por pinchar iscas de meia-água, bom que se diga!)

Resultado: Das três garatéias que esta isca possui, uma foi arrancada e outra abriu o anzol, somente a terceira ficou cravada no “beicinho de pulga”. Vcs sabem o quero dizer...

 Mas quando vc está com sorte o universo conspira a seu favor!

 

 

Certamente a emoção dessas duas capturas serão enredo dos meus melhores sonhos.

Houveram muitas ações, garatéias abertas, linhas estourada, peixes pequenos e médios todos os dias.

 

 

Meu companheiro de muitas lutas também pegou o dele, 7Kg

Não tenho foto mas meu companheiro fez também um duble de Aruanã e Tucunaré na mesma isca, eu nunca tinha visto aquilo. kkkk

 

 

Pescamos todos os dias até o último minuto.

Muito bom pescar na Amazônia mas também é muito bom voltar para a família.

Se eu merecer, espero que Deus me permita fazer o mesmo trajeto por muitos anos ainda.

 

25a23a24-1f8e-4558-bb2e-9b4290356403.jpg

8a55343b-b09a-42fe-aec0-439238746db4.jpg

IMG_2390.JPG

IMG_2316.JPG

62dd03ab-1fc7-4285-bf29-6e2d3bb2b69a.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...