Ir para conteúdo

Amortecedor na carretinha é necessario?


Posts Recomendados

Minha carretinha e reboque de lancha já tem 2 feixes de mola e 2 amortecedores, mas reparei  que os feixes davam muito pouco molejo ao passar nas lombadas, chegando a encostar no bantente. Por isso instalei mais 2 molas de ford KA e ficou otimo.

Mas ai resta a duvida se é necessario o amortecedor nesses casos ou posso tirar eles?

É que o amortecedor esta atrapalhando um pouco a posição das molas.

Tenho a opção de tirar o amortecedor ou readaptar uns cm mais pra dentro, o que daria mais trabalho.

O que faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio meu caro...

 

Gostaria de dizer isso de uma forma que não parecesse presunção ou fosse pelo menos educada, mas é dificil, então vou ser simples e direto, tomara que não me leve a mal: amortecedor é fundamental, ruim, péssimo ou horrendo, é usar feixe de mola com mola helicoidal. Um atrapalha o outro e um anula o outro, tornando seu barco um verdadeiro dreno do rio, ou se preferir, vai deixar teu barco em pouco tempo uma peneira.

 

Entenda antes de qualquer coisa funcao do amortecedor: ele regula o sobe e desce causado pelas molas. Nao é função dele manter o nivel da carroceria (chassi no caso), nem é dele a funcao de tornar mais ou menos macio, isso sao funcoes das molas, a função do amortecedor é regularizador o sobe e desce das molas (que nunca é linear perfeitamente), trazendo assim dirigilidade e estabilidade ao conjunto, justamente pq ele torna td mais controlavel, do contrario vc iria andar com algo que pula a todo momento e nao tem controle em subidas e descidas (buracos, lombadas, batente de ponte, desniveis etc).

 

Até mesmo nas carretinhas com sistema Al-Ko, ou eixo de torçao alemao, se faz necessário amortecedores para uma regulagem perfeita (embora a fabrica não exija! mas se vc olhar todos os sistemas automotivos de eixo de torçao, vera um amortecedor, ate nos fusquinhas antigos). Vamos as explicações:

 

O que está errado no caso é o uso de molas , sejam molas fora de contexto, sejam molas com rigidez ou tamanho inadequado ou uso de dois sistemas de molas diferentes.

 

Vamos dividir isso em 3 categorias mais usuais ok? Tem varios tipos, mas no BR, quase que a totalidade são esses 3 modais: feixe de mola (tipo mola de caminhao), mola helicoidal (tipo mola de carro em espiral), eixo de torção (tipo Al-Ko).

 

Não existe um tipo perfeito, todos terão facilidades, pontos positivos e negativos, mas há tipos mais baratos, mais caros e mais interessantes, como tudo na vida...

 

Vamos para o mais usado e onde se encontra 80% dos casos vistos por ai, e que infelizmente concentram 98% dos erros: feixe de mola.

 

O feixe de mola, se bem ajustado, vai deixar sua carretinha muito suave, macia. isso por sua vez, fará que ocorra um sobe e desce muito grande, o que não é interessante, visto que mesmo com um barco e motor sobre ele, o peso é baixo e a carretinha em velocidade ou sobre desniveis, irá pular muito, por isso o uso do amortecedor é exigencia máxima.

 

Vantagens: torna o conjunto macio... É muito barato... Aceita bom peso sobre o mesmo. Não exige amortecedores bons, de qualidade, qqr porcaria serve pq a compressao do feixe nao é complexa.

Desvantagens: se é muito macio, tambem lhe falta controle e especialmente linearidade, ou seja, nao é a mesma coisa durante todo o curso da suspensao, assim pode sair do controle muito facil, tambem tende a nao ter o mesmo efeito equilibrado em ambos os lados.

 

Pq a maioria dos feixe de molas são um desastre na pratica entao? 

 

Pq feixe de mola deve ser grande, com poucas laminas, justamente pra que o mesmo comprima e volte a sua relacao sem prejuizo ao chassi, trabalhando. Só que feixe grande, mole na medida é dificil de achar e caro, bem caro. Ai as fabricas comprar um feixe de molas pequenos, duros, colocam de 2 a 4 laminas pra erguer o conjunto e ta feita a merda, a carretinha fica um pau duro, vibra igual vara verde, da pancada em todo desnivel e isso td vai pra onde? sim,... pro barco, transformando ele numa peneira em pouco tempo.

 

Se teu feixe de mola tem menos de 1,30-1,50 preferencialmente 1,60, ja pode ter absoluta certeza que o resultado vai ficar uma porcaria. Vai ficar duro, a carretinha vai sambar na pista, vai vibrar e vai sobrar pro aluminio (material mole e sem resiliencia) do barco ou pra fibra absorver a porrada.

 

Por isso, quem gosta de carretinha nunca compra com feixe de mola. Pq é raro ficar bom de fato. Não é impossivel, mas é raro e caro, compensa ir logo pro item abaixo.

 

Chegamos ao sistema que na minha visão é o melhor, não que seja perfeito, mas é relativamente barato, nao exige manutenção, tem peça em qqr padaria se precisar e é facil de ajustar: mola helicoidal (ou espiral).

 

Mola helicoidal é usada até nos trens (sim, nao existe vagao com feixe de mola, portanto essa besteira de que mola helicoidal nao aguenta peso é besteira, é um mito imaginado pq nao se usam helicoidal em cminhao e camionete, mas isso é por custo e nao por vantagens). 

 

Molas helicoidais sao bastante lineares, e atuam com uma vantagem sobre o feixe de mola: ao serem comprimidas, elas nao estilinga com tanta força, ela é mais progressiva. Ela pula menos, justamente pq o mecanismo dela não atua sobre pressao constante...

 

Vantagens: são mais lineares, fáceis de achar, custo hoje é igual ou menor (antigamente eram caras), podem rebaixar a carreta mais facilmente. é Mais firme, mais estável.

Desvantagens: exige maquinário para instalar, quando a carretinha não é bem projetada (quase sempre) a mola helicoidal a torna muito alta. Se tiver problema num lado ou não estiverem equilibradas, vai tornar a carretinha incontrolavel sambando e pulando. Ainda se tem o mito de que feixe de mola aguenta mais peso (mas lembre-se qualquer 1,0 com motor, carroceria etc, pesa 1,200kg, uma carretinha completa, com barco, motor, etc, nao chega aos 350kg-500kg em casos de lancha, entao nao precisa de muita coisa. Exigem amortecedores bons.

 

Pq nao se usa muito então ? pq ha o mito infundando de que nao carrega peso (como se um carro fosse leve, ate caminhao hj usa mola helicoidal), pq precisa de uma suspensao melhor estruturada nas bases, topos, etc, pq precisa de maquinario melhor pra instalar, pq exige amortecedor melhor... Enfim... é um custo a mais inicial pra fabrica, que normalmente nao quer isso... prefere apertar 2 parafusos do que ter uma prensa que qqr oficina de fundo de quintal tem.... Como eu disse, antigamente era mais caro , hoje nao mais, qqr mecanico iniciante tem que saber trocar uma mola de carro entao...

 

A questao da altura também é um impedimento, pois para manter a altura correta e tambem que a mola funcione corretamente, precisa de um minimo de projeto, placas de aço, etc, para deixar certinho, e isso a maioria dos zé da esquina não aceitam.... Ai a mola helicoidal é deixada de lado. é o tipico brasileiro: se custa a mais pra mim, que se Phodis vc, depois que pagou e saiu da porta é problema seu. Garantia só até o portão.

 

Chegamos a solucao mais cara e menos moderna, mas excelente: eixo de torçao, ou sistema Al-Ko.

 

Basicamente é a suspensao traseira dos fuscas, ou seja, umas buchas de borracha que sao comprimidas dentro do eixo e isso mantem a suspensao trabalhando.

 

é bem cara, exige um peso maior sobre ela pra funcionar adequadamente (fusca=motor traseiro, cambio traseiro etc), funciona muito bem com lanchas, barcos maiores, pois o peso age positivamente nas borrachas deixando td macio e linear sem trancos e estilingadas.

 

Mas muitos proprietarios ainda assim gostam que se coloque amortecedores, especialmente em barcos de aluminio onde o peso nao é equilibrado e relativamente leve.

 

Nem vou entrar em vantagens e desvantagens, pq quem aceita o eixo de torção já está em outro nível de conversa e $.

 

Veja, que ate aqui, nao ha em nenhum lugar o uso de dois sistemas diferentes para a mesma funcao, justamente pq a funcao de comprimir e voltar a estado neutro em cada um deles é totalmente diferente um do outro, usar ambos vai anular as vantagens e exaltar as desvantagens de cada um. Especialmente em relacao as forças e porradas que vao ocorrer.

 

Resumindo mais um pouco: escolha um tipo para ter, retire o outro, e faça a coisa certa. Nao adianta por $ em feixe de mola ruim ou adaptacao de projeto mal feito...Nao adianta por $ num projeto de mola helicoidal que nao esteja bem feito os suportes e altura correta. 

 

O ideal é tirar uma foto do teu eixo (pq ele influencia com peso), sistema total, e a gente opinar. Ha vantagens em todos eles, e desvantagens tb... E em nenhum deles a retirada do amortecedor é benéfica. Se o amortecedor esta atrapalhando o curso, é pq o sistema ta errado desde o começo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou dar uns exemplos de feixe de mola pequenos e outros grandes (note que na strada o feixe é medio e só tem 2 laminhas, da pra por mais de 750kg atras e ela nao arria, fora o peso do carro, e a maioria das carretinhas tem feixes pqnos e com 3 a 5 laminas é a receita do desastre total):

 

Kit De Fixação E Jumelos P/ Feixe De Molas Carretinha Cs | Parcelamento sem  juros

 

viu como é pqno? mal passa de 10cm a mais que as rodas da carretinha, com 3 laminas)

 

image.png.e98290f81ebe328e52aaf0bbfd68cb8d.png

 

 

Esse entao parece que tem 3 palmos de extensao, vai ter curso como? isso é um verdadeiro quebra chassi...

 

Dicas suspensão carretinha - Jumelos - PRECISO DE UM IVESTIDOR CONTATO NA  DESCRIÇÃO OTIMO LUCRO - YouTube

 

 

ai, pqueno, com 4 laminas.... outro desastre.... notou como nao tem suportes, qqr um faz, nao exige sequer um esquadro bem feito... por isso é muito usado.

 

Defeito na suspensão da Carretinha - YouTube

 

aqui a imagem é pessima auehahe ok ta quebrado, iss opode ocorrer, mas note como a lamina é longa, vai tornar macio... faltou um amortecedor ai...

 

image.png.b629fb49b582ad6d442f096300a6d68d.png

 

so de olhara a imagem acima, vc ja percebe, nem precisa entender, qum é que vai ta trabalhando ai? molas ou jumelos? pra mim unico ai q vai trabalhar é o jumelo, isso nem é suspensao de feixe de mola e sim suspensao de jumelo eheheh notou como é pequeno?

 

Kit Feixe De Mola Traseira - Strada 1999 Á 2014 - Kit00876

 

 

olha como é grande o feixe da strada, maleavel, tem balanço... isso sim é um feixe bom...

 

Feixe De Molas Traseiro Do Maverick Completo Usado R$129,0 | MercadoLivre 📦

 

 

outro exemplo de feixe maior...

 

 

-------------------------

 

sistema helicoidal

 

Carreta Caixote 2x1,5 (Mola Espiral) - Lana Carretas e Engates

 

 

note que nessa foto nao é um sistema bem feito, usa eixo de carro (pesado e que torna instavel, pois normalmente eh mais pesado que a propria carretinha)... mas note como precisa de mais material pra segurar a mola, rpecisa de suportes, de geometria, de cubos melhor posicionados, como o amrotecedor tem lado certo, etc...

 

Mola Espiral Para Reboque Carretinha 02 Peças | Parcelamento sem juros

 

exemplo de mola helicoidal feito em fundo de quintal.... mas pelo menos ta correto, o ideal seriam molas menores, com menor curso.. 

 

image.png.4e53eb293e701a36c861acc8e3ea174c.png

 

sistema bem feito, limpo, sem gambiarras, com mola helicoidal

 

Carretinha de Carro E Moto em Japaratinga AL à venda. Compre 418490

 

 

sistema de gambiarra, mal feito, alto, horrivel ehehhe

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sergio Carlos disse:

Minha carretinha e reboque de lancha já tem 2 feixes de mola e 2 amortecedores,

 

ate aqui ta ok....

 

mas reparei  que os feixes davam muito pouco molejo ao passar nas lombadas,

 

muito provavelmente sao laminas curtas, duras... resultado de td q expliquei...

 

chegando a encostar no bantente.

 

noralmente o fim do batente se da por dois motivos: pq a suspensao trabalha pouco, tem poucos cm de atuação e aí qto mais curta e dura pior vai ser, ou no caso de carretinhas, ela volta com muita força, dando um estalo que descompressao das molas, novamente, isso é projeto ruim...

 

Por isso instalei mais 2 molas de ford KA e ficou otimo.

 

ficou otimo ou mascarou o defeito? nao creio que ficou otimo, creio que apenas agora esteja mascara deixando td mais duro ainda, seu barco deve ta pedindo arrego... Pensa comigo, um ford ka tem 700kilos, 4 amortecedores.... 4 rodas... 4 molas.... e a frente tem 65% do peso do carro, vc acha que a carretinha tem a mesma concepção? sao 2 rodas, um peso totalmente fora do normal... nao ta batendo essa conta... 

 

1 hora atrás, Sergio Carlos disse:

Mas ai resta a duvida se é necessario o amortecedor nesses casos ou posso tirar eles?

 

tire toda suspensao e refaça corretamente, no teu caso, acho que o ideal é tirar as molas do ka, retirar os feixes de mola e reprojetar e realocar os suportes e feixes de mola (vai ser mais barato e menos trabalhoso). Use amortecedor.

1 hora atrás, Sergio Carlos disse:

É que o amortecedor esta atrapalhando um pouco a posição das molas.

Tenho a opção de tirar o amortecedor ou readaptar uns cm mais pra dentro, o que daria mais trabalho.

O que faço?

agora citando seu post... comentarios em vermelho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Eu uso mola helicoidal na minha carretinha da calaça.. eu acho a carreta um pouco alta, principalmente quando usada em carro de passeio, porem a carreta é confortável absurdamente, acho que é mais confortável que o próprio carro..kkkkkk

o unico problema que tive foi quebrar a solda do amortecedor, mas troquei o mesmo e nunca mais tive problemas… a carreta e tao confortável que as vezes até esqueço dela no carro, não balança nada…

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...