Ir para conteúdo

Varas Tucunare Açu - INDICAÇÃO


Rafael Carneiro

Posts Recomendados

Boa noite, tudo bem?

 

Gostaria de indicação de varas (uma para hélice e uma para iscas tipo zara e sticks) para pescar Tucunarés-Açu.

Atualmente, utilizo uma Amazon Propeller e uma MS Venator 25lbs.

 

Conseguem indicar outros modelos interessantes?

Estava pensando em adquirir uma Falcon, mas vi que tem varias Series (BUCOO X CARA X EXPERT PEACOCK BASS X LOW RIDER) e não consegui informações sobre as diferenças entre cada.

 

Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia.

 

MInha opinião é a seguinte: para o conjunto específico de hélice, é interessante uma vara 6 pés (6.6 eu acho muito desajeitada pois arremesso com uma mão só), rápida ou extra-rápida, sem ação de ponta de vara, famoso taco de bilhar ou cabo de vassoura. Para você arrastar a isca. E o casting deve ser até 40, 42g, para você consequir puxar a rip roller de 3 garateias caso queira ou vá para os lugares dos maiores, pela amplitude do universo do Açu. Ela também funcionará bem com hélices mais leves como as CCM tormenta 135 ou ripper 115, Rocket, boas enquanto cansar das mais pesadas.... nesse caso difícil bater o custo benefício da Rapala Pinima 30 lbs. A Enzo 25 lbs também é umas das queridas da galera, o casting dela é 38g mas não creio que terá problemas com isca de 40g. Já sobre as Falcon não manjo nada, não posso opinar, até gostaria de saber também. A propeller eu acho muito curta e acaba curvando o corpo para puxar ou puxando meio de lado, e não movimentando só o braço como uma chicotada.

 

Para os plugs pode ser 20 ou 25 lbs, interessante ter o casting máximo de 28 a 30g haja vista as iscas mais utilizadas.. sará 120.. t20, curisco 110, perversa... nesse caso eu prefiro 5,8 pés e deve ter uma ação de ponta de vara para arremessar melhor, podendo ser média-rápida ou rápida.. a lubina da Marine é uma boa, daisen midori, lumis provoker, milenium maestro (vara forte e ótimo custo-benefício, tem na MG Pesca). A venator ok também para os plugs. Essas Saint tão vendendo muito pelo merchand, baratearam e trocaram componentes Fuji por inferiores (vide datsun antiga), e são na mesma faixa de preço das mencionadas, não compensa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Rafa!

 

Para a Helice, te recomendo as Varas da Falcon. Você consegue encomendar na Sucuri, nesse esquema você faz a compra e eles reservam na loja pra você com retirada na sua data de pescaria.

 

Sobre a Falcon, todos os modelos que comentou são feitos para o Brasil. A Expert é a top de linha delas, tem ação extra-rápida, casting para 44g e pesa apenas 96g se não me engano - o preço hoje está em R$ 1.600. A Low Rider fica uma categoria abaixo e a Bucco/Cara são as varas de entrada.

 

Outras opções pra Helice são a Rapala Pinima 30lb e a Benkei 30lb - aqui vale destacar a otima relação custo-beneficio da Rapala!

 

Quanto a outra vara para pincho, te recomendo a Benkei 22lb, Benkei 25lb ou a nova Curado 25lb 5'8'' 😉 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Joao Paulo ML disse:

Bom dia.

 

MInha opinião é a seguinte: para o conjunto específico de hélice, é interessante uma vara 6 pés (6.6 eu acho muito desajeitada pois arremesso com uma mão só), rápida ou extra-rápida, sem ação de ponta de vara, famoso taco de bilhar ou cabo de vassoura. Para você arrastar a isca. E o casting deve ser até 40, 42g, para você consequir puxar a rip roller de 3 garateias caso queira ou vá para os lugares dos maiores, pela amplitude do universo do Açu. Ela também funcionará bem com hélices mais leves como as CCM tormenta 135 ou ripper 115, Rocket, boas enquanto cansar das mais pesadas.... nesse caso difícil bater o custo benefício da Rapala Pinima 30 lbs. A Enzo 25 lbs também é umas das queridas da galera, o casting dela é 38g mas não creio que terá problemas com isca de 40g. Já sobre as Falcon não manjo nada, não posso opinar, até gostaria de saber também. A propeller eu acho muito curta e acaba curvando o corpo para puxar ou puxando meio de lado, e não movimentando só o braço como uma chicotada.

 

Para os plugs pode ser 20 ou 25 lbs, interessante ter o casting máximo de 28 a 30g haja vista as iscas mais utilizadas.. sará 120.. t20, curisco 110, perversa... nesse caso eu prefiro 5,8 pés e deve ter uma ação de ponta de vara para arremessar melhor, podendo ser média-rápida ou rápida.. a lubina da Marine é uma boa, daisen midori, lumis provoker, milenium maestro (vara forte e ótimo custo-benefício, tem na MG Pesca). A venator ok também para os plugs. Essas Saint tão vendendo muito pelo merchand, baratearam e trocaram componentes Fuji por inferiores (vide datsun antiga), e são na mesma faixa de preço das mencionadas, não compensa.

Obrigado Joao Paulo, vou dar uma pesquisada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, GuilhermeLimahHB disse:

Fala, Rafa!

 

Para a Helice, te recomendo as Varas da Falcon. Você consegue encomendar na Sucuri, nesse esquema você faz a compra e eles reservam na loja pra você com retirada na sua data de pescaria.

 

Sobre a Falcon, todos os modelos que comentou são feitos para o Brasil. A Expert é a top de linha delas, tem ação extra-rápida, casting para 44g e pesa apenas 96g se não me engano - o preço hoje está em R$ 1.600. A Low Rider fica uma categoria abaixo e a Bucco/Cara são as varas de entrada.

 

Outras opções pra Helice são a Rapala Pinima 30lb e a Benkei 30lb - aqui vale destacar a otima relação custo-beneficio da Rapala!

 

Quanto a outra vara para pincho, te recomendo a Benkei 22lb, Benkei 25lb ou a nova Curado 25lb 5'8'' 😉 

 

 

 

 

Obrigado Guilherme!!

Pensava que a Cara era a vara top das Falcon, pelo preço. No site da Falcon, a Cara sai por $250,00, enquanto que a Expert sai por 199,99;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A Cara é a top de linha da Falcon. Comprei uma na última viagem e é uma vara realmente fantástica. Não tem libragem ou casting nas especificações das varas Falcon da série peacock bass, e, salvo engano, o vendedor disse ser 60g (!!!) mas fiz alguns arremessos com uma rip 6.25 e acho que forçou um pouco. Utilizo ela para as demais iscas de superfície (t20, realis 110, pop queen 105 etc), ficou top pra essa função. Penso em comprar uma Bucoo na próxima ida, segundo o vendedor ela arremessa 112g rs 

 

Atualmente utilizo uma Rapala Gold 6 pés 25lb para as hélices grandes, vara ótima mas acho um pouco desbalanceada, o que da a impressão de ficar pesado o conjunto.

 

E, obviamente, sempre levo as Enzo (17 e 20lb), que utilizo para todas as finalidades, salvo hélices. Essa é imbatível nessa faixa de preço. A 20lb fica top pra zaras, sticks etc. A 25lb pra hélices tb uma ótima opção, não possuo mas já utilizei em uma viagem que um amigo emprestou. Só pra hélices maiores (40g+) que acho que força um pouco. Nas tradicionais, até 5.25, atende perfeitamente.

 

Desta forma, se preço não for questão, iria de Cara ou Expert (~1800) na libragem mais alta pra hélices e na libragem abaixo pra superfície em geral; numa faixa de preço mais razoável (~900) iria de Bucoo - novamente, não testei, mas “na mão” e nos reviews na internet, parece mt boa como as demais Falcon. Já na faixa de uns 600-700, iria de Enzo II pra superfície e Enzo III pra hélices. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
7 horas atrás, Rafael Carneiro disse:

Entendi pessoal. Obrigado a todos pelas respostas.

 

Em relacao a Falcon Cara, vi que tem dois tamanhos, a CC-5-157 e a CC-7-157. Pelo que entendi, uma seria mais para as helices (CC-7-157) e a outra para iscas menores. Isso?

 

Obrigado

Isso. A 5-157 é 25lb (32g casting) e q 7-157 60lb (112g de casting, segundo o vendedor da sucuri).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...