Ir para conteúdo

Lembrando do passado... das primeiras pescarias


Kid M

Posts Recomendados

Depois de ter participado de um tópico do Arce, que através de uma imagem de um livro de Pesca Esportiva de tempos atrás (+ de vinte anos), me deu vontade de lembrar "das coisas" antigas, que eram disponíveis para a pesca, muito antes de serem chamadas de "esportivas".

Passadas as varinhas de bambu (quem não as tinha para pescar lambari), meu primeiro material de pesca me foi dado por meu pai, que não era pescador, mas era pai... 

Tratava-se de um molinete francês fabricado / vendido pela Michel (modelo 300), cujo modelo consegui encontrar na internet, após pequena pesquisa - na verdade não sei se ainda o tenho, mas isso não seria impossível de ser verdade.

 

1461909640_MolineteMitchel300.JPG.64264ab374277cd8430ec80f5fe09553.JPG

 

Esse era o molinete ! Como era muito jovem (lá pelos 10/12 anos) o uso do molinete ficou "prejudicado" pela necessidade da presença de um adulto, coisa que já não era fácil à época ! Posteriormente se tornou um "instrumento de trabalho", ainda que de pesca no mar, nas balaustradas do bairro da Urca no Rio de Janeiro. 

 

984022516_MolineteSuperPaoli.JPG.2f1072c9b44172df2c47768a3a4ee7e8.JPG

Não demorou muito para conseguir um "novo presente" (desta feita de Natal) um Super Paoli com algo mais adequado ("copiado" na verdade) aos pescadores das "cocorocas" das águas ainda limpas da baía da Guanabara.

Cocoroca.JPG.7d00f8111209d1e59564c0b05a3a986a.JPG

Já estava no curso ginasial e com um colega de classe (amigo até hoje) que morava no tranquilo bairro da Urca (perto do quartel), com uma enorme balaustrada em frente de casa que usaríamos muito ao longo dos tempos. Sardinhas cortadas eram as iscas dos 2 ou 3 anzóis das paradas usadas. Muitas boas lembranças desse tempo.

Varas de bambu, com encaixes para superarem os 2,4 m de altura... Pegávamos bastante peixe, quase sempre doados..

 

Alguém passou por esses equipamentos no condicionamento & brevê de pescador ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu querido Kid, 

 

Também passei por todas essas etapas. Pesca com varinhas de bambu, no rio e depois na praia com a água na cintura capturando valente carapicus. Depois as varas de bambu com molinete Soft, portugueses pesados, e mais tarde, ja me metendo em competições de Praia,  as varas Exportex com molinetes Escualos 6004. Como caminho natural descobri as peninhas e os chicletes e as  "rapalas", como inicialmente chamávamos a iscas artificiais.  Bem parecido com esse Michel, eu tenho guarado um molinete pequeno e leve da Penn. E é claro que também usei o Super Paoli .... nosso fusquinha dos molinetes ... kkkk

Segue a foto do meu irmão, hoje com 73 anos, nas nossas primeiras pescarias no riachinho que passava do lado da casa dos nossos avós. Éramos pescadores de trairas, acará-bandeira e muitos mandis ... kkkk

Luispescador (1).jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto tempo... e bons tempos! 

 

Pesquei muito de linhada de mão quando criança e ficava admirando os adultos pescarem com seus molinetes . Até que em um Natal alegre::

 ganhei meu primeiro molinete  :choquei: Tramontina.

 

 1411933201_molinetetramontina.png.1fd7beadb9b41e0a1bf40e9b1a99c072.png

 

Um dia derrubei a criatura no chão... suporte pra um lado e molinete pro outro . Chorei uma semana kkkkkkk

 

:amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Molinetes Paoli Super, Paoli Malcolm, o meu sonho na época, pelos meus 19/20 anos de idade, era ter comprado uma carretilha Abu, mas faltava verba. Quando menor, pelos meus 12/14 anos, era linha de mão enrolada em garrafa, até pouco tempo atrás encontrei uma que eu usei muito nas praias aqui do Paraná, uma Garrafa de QBoa verde, encontrada na beira da praia mesmo, com manchas de óleo, com linha mono, era a maior alegria ficar o dia quase todo na beira da praia pescando e sair mais torrado que camarão, quase tinha que dormir no cabide, de tanto que as queimaduras de sol incomodavam.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vi em Goiás na beira do rio Paranaíba uma linhada de mão Pro rs, era uma latinha normal com linha e uma varinha de bambu de um meio metro com uma argolinha na ponta o menino arremessava longe com aquilo e pegava muito peixe rs

 

Para melhor compreensão fiz essa exata ilustração kkkkk

 

 

 

Screenshot_20231221_153603_Keep Notes_1.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...