Silvio Riello Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Sempre fui um misto de Capital/Interior ? explico ? apesar de morar na Capital de São Paulo, todos os fins de semana seguíamos para o sitio, onde tomava contato com a cultura mais livre e verdadeira deste nosso Brasil ? A Cultura Caipira!!!! :D :D Fogão de lenha, horta de legumes , pomar de frutas, criação de porco e galinha, banho no riacho, pescaria com vara de bambu, pé no chão e os...... CAUSOS. :P :P Meu tio Jurandir, casado com a irmã de minha mãe, tio este nascido e criado até a adolescência em Mundo Novo-BA e bem-vindo a São Paulo, há trinta anos atras foi para uma cidade chamada Joanopolis interior de São Paulo, onde junto com meu primo Eloisio, arrendaram parte de uma antiga Fazenda de Café, para instalar a Fabrica de Picles. A antiga (1910) casa da fazenda tinha um grande terreiro a frente, piso coberto de tijolos da era colonial, onde no passado servia para a secagem do grãos, e ao lado um riacho pé de serra. O riacho de águas claras e transparentes, com dois metros de margem a margem, com nascentes ao longe no alto da Serra, água fria. Meu tio Nelson, adorava pescar neste riacho após a chuva, pois a água antes transparente, tornava-se barrenta e o volume aumentava no dobro natural, e no poço existente próximo a casa pescava-se ...bagres, a quem os moradores da região denominavam de bagre chorão. O bagre chorão é tipicamente a cara do bagre, porem escuro e com carinha chorosa, mede de 10 a 15 cm, e briga feio. Após a chuva, meus primos de 10 e 8 anos , com uma enxada, saiam a cata de minhoca colocadas em latinhas de massa de tomate, em troca de alguns trocados, enquanto tio Nelson aprontava a varinha de bambu com anzol mosquito. E, seguia ele por uma picada no mato, sempre mantida pelo tio Jura com enxadadas semanais, até um clareira no barranco ao pé do poço. Cada vez que ele pescava um bagre, sorria e levantava o bichinho para aqueles que estavam diante da casa, falava alguma coisa no ouvido (que nunca soubemos o que era) e soltava. Todos diziam que ele pescava sempre o mesmo bagre, era só parar de chover e lá ia ele aprontar a varinha e as crianças a cata de minhocas, seu caminho sempre mantido a custas de enxadas semanais, e sempre o mesmo(???) bagre. Os anos passaram, e meu tio foi vitima de doença fatal. :cry: :cry: Dez dias após sua partida, estava meu pai e eu sentados a frente da casa, meus olhos corriam aquela picada, que por insistência da natureza e falta de manutenção das enxadadas (já não havia mais razão), o mato crescia indo parar na clareira, quando notei que o volume de água, ainda transparente, estava maior, e não havia chovido há dias. Comentei com meu pai, e a cultura caipira se disse presente, quando me falou: - O riacho esta mais cheio não por causa da chuva, são as lagrimas do bagre chorão sentindo a falta de seu tio Nelson!!!! E VOCE, SE UM DIA PARTIR, QUAL O PEIXE QUE VAI CHORAR SUA FALTA????? :twisted: :twisted: :twisted: :oops: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Xandego Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Que texto show Sílvio, muito bom mesmo... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Kid M Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Muito boa Sílvio ! Esquema de "vida na roça" é sempre uma "dilícia"... :wink: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
vini(pesca) Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Adorei o Texto! Muito criativo!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 3, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 :evil: :evil: :evil: :evil: Voces não estão respondendo a pergunta final??? Porque??? Algem tem medo de dizer que seria o PINTADO que ficaria chorando??? :twisted: :twisted: :twisted: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 No meu caso, todos os grandes peixões vão chorar!!! :lol: :lol: :lol: Valeu a sensibilidade do texto, uma beleza! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ferreira Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 MUITO BOM SILVIO, ADOREI O TEXTO, E LEMBREI TAMBEM QUE NO INICIO DO ANO PERDI MINHA SOGRA NA FAZENDA, ONDE A + OU - 200MT, TEM UM LAGO DENOMINADO DE LAGO DAS TRAIRAS, DONDE VC TIRA DAS PEQUENAS ATÉ 1 - 1/2. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jean Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Bacana o texto Silvio!!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigo-Gardena Postado Maio 3, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 3, 2007 Show de bola Silvio... Me fez lembrar das pescarias q faço com meu avô... Silvio tbm! Com certeza os Tucunas xorariam.... Abraços Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Pescador Martins Postado Maio 4, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2007 Belo texto !!!! Realmente as tilapias :( vão chorar :shock: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 4, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2007 :P :P :P Mostrei este texto a um amigo, e ele disse que gostaria que : "quem ficasse chorando fossem as piranhas, e os baiacus poque quando incham ficam parecidos com latas de cerveja!!! :P :P Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 4, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2007 No meu caso, todos os grandes peixões vão chorar!!! MENAS MOACIR - MENAS Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Maio 4, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 4, 2007 No meu caso, todos os grandes peixões vão chorar!!! MENAS MOACIR - MENAS :mrgreen: :evil: :mrgreen: :evil: :mrgreen: Se submarino (de verdade) chorasse... (Cada um chora do jeito que dá, né?) Acho que vou ter de viver para sempre, quem quer arriscar os submarinos vazarem o óleo? 8) :lol: 8) :lol: 8) Têm também as tartarugas que eu já pesquei quando eu estava pertubando os robalos... :roll: :wink: :roll: :wink: :roll: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 7, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Se submarino (de verdade) chorasse... Fala Serio Moacir - Tu trabalhas com Submarino de verdade??? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Maio 7, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Se submarino (de verdade) chorasse... Fala Serio Moacir - Tu trabalhas com Submarino de verdade??? Não! Mas se é grande e fica dentro d'água, vai chorar por mim também!!!!! :lol: :shock: 8) :lol: :shock: 8) :lol: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 7, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Mas se é grande e fica dentro d'água, vai chorar por mim também!!!!! Inclui tambem mergulhador profissional???? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Maio 7, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Mergulhador também é filho de Deus!... Só não sei onde vai parar essa choradeira toda... Vai acabar elevando os níveis dos oceanos mais que o aquecimento! :mrgreen: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Silvio Riello Postado Maio 7, 2007 Autor Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Mergulhador também é filho de Deus!... Ainda vou escrever um texto do tipo - COM QUE PEIXE VOCE PARECE?? MOACIR Tu será o bagre ensaboado Heheheh - Bem que voce disse que aqui conserta-se relogio em baixo dágua com luva de boxe. Abração amigo Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Moacyr Sacramento Postado Maio 7, 2007 Denunciar Compartilhar Postado Maio 7, 2007 Eu disse no escuro! Em baixo d'água dá ferrugem! :mrgreen: Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.