Ir para conteúdo

Ajuda - Vara 25 lbs - Amazonia


João Luiz Lusardo

Posts Recomendados

Amigos,

estou montando mais um conjunto pra AM e estive olhando umas varas de fábrica, não dá mais tempo de montar uma custom, fiquei entre a Fenwick HMX 5'6" 10-25 lbs (modelo novo) e a Intergreen Esmeralda Special Series 5'6" 12-25 lbs.

A questão é que aqui onde moro não existe loja de pesca que tenha esse material, só tem varas marine simplezinhas e pinnacles, então estou vendo tudo pela internet.

Agradeço pelas sugestões de quem conhece esses modelos, procuro uma vara bem rápida e com materiais resistentes.

A fenwick eu já li que o reel seat era ruim, não sei se no modelo novo corrigiram isso, que amolecia no calor. Já a intergreen eu não sei exatamente a ação dela, li que a esmeralda antiga era moderada, que a special series seria rápida, mas não sei se o suficiente para AM.

Agradeço a ajuda dos mais experientes.

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa João...

Rapaz...a Fenwick nova é muito boa...mas não tanto quanto a sua irmã antiga.

Essa nova tem a vantagem de não precisar trocar o cabo. Ah...e ela possui um ótimo custo x benefício. Os passadores não são lá essas coisas...mas dá pro gasto tranquilamente.

Já as Intergreen, apesar de muita gente gostar e tals....eu acho-as péssima. É uma vara com ótimos componentes....mas é cara, e pesada, ou pelo menos passa a impressão de q é pesada. Ela tb é muito grossa na base. Um verdadeiro toco. Eles usam medidas superdimensionadas, ou seja, uma vara de 25lb deles parece ter 35lb.

A grande maioria das pessoas q eu conheço mandaram redimensionar os passadores dela para q a vara ficasse balanceada.

Volto a frisar q a minha intenção não é difamar a empresa, q possui milhares de fás. Essa é a minha impressão pessoal....Já me senti atraídos por Intergreens de baixa libragem, as a de alta libragem achei horríveis.

Uma vara muito boa e de ótimo custo benefício, é a Rapala Gold de 25lb. Pode comprar q vc irá gostar.

A Platinum tem melhor carbono, mas é muito dura.

A Paladium de 25lb é excelente, mas muito cara....Tb é muito "tocão" na parte de baixo.

A Sumax The Flash de 25lb tem uma ação muito boa...mas aquele peso no but dela é de lascar. Se trocar a parte final do cabo fica excelente.

Bem...de fábrica hj eu ficaria com a Gold. Na minha opinião o melhor custo x benefício do mercado. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio,valeu pelas dicas, o pior é que eu tinha uma Rapala Gold 25 lbs zerada mas encasquetei que ela era pesada (148 gramas) e a vendi prum colega de pescaria,agora ele é que vai usá-la em Barcelos chorei::

Eu tenho uma Sumax Hilux (a the flash na versão rápida) customizada, com cabo split grip, ficou com 106 gramas, bem leve, eu achei ótima, mas não é extra rápida, acho que só rápida, eu acho que a Fenwick, pelo que li aqui no tópico deve ser mais rápida, não é?Pensei em levar uma extrarápida para ver qual se adapta melhor às iscas que estou levando (zaras e hélices).

Diante das suas informações eu acho q talvez o melhor seja pegar a Fenwick (que é mais em conta que a intergreen) usar ela em AM e depois,na volta, quem sabe mandar botar uns passadores alconite,aí ela deve ficar show.

Obrigado pela ajuda !

::tudo::

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É mais ou menos por aí. ::tudo::

Agora...eu sou fã de varas rápidas...mas cuidado para não comprar uma rapidísssima e sofrer com ela...hehee....afinal, vc irá arremessar uma isca como se estivesse usando um cabo de vassoura...hehehe....No final dia suas costas estará em frangalhos.

A Fenwick é um pouquinho mais lenta q Gold/Platinum, e eu me adaptei muito bem a ela.

Se for usar zaras, mais um motivo para usar varas um pouquinho mais lenta.

Bem...vc já tem a Hillux q dá pra trabalhar tranquilamente as hélices....escolher a segunda vara está mais para uma questão pessoal mesmo. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fabricio,valeu pelas dicas, o pior é que eu tinha uma Rapala Gold 25 lbs zerada mas encasquetei que ela era pesada (148 gramas) e a vendi prum colega de pescaria,agora ele é que vai usá-la em Barcelos chorei::

Eu tenho uma Sumax Hilux (a the flash na versão rápida) customizada, com cabo split grip, ficou com 106 gramas, bem leve, eu achei ótima, mas não é extra rápida, acho que só rápida, eu acho que a Fenwick, pelo que li aqui no tópico deve ser mais rápida, não é?Pensei em levar uma extrarápida para ver qual se adapta melhor às iscas que estou levando (zaras e hélices).

Diante das suas informações eu acho q talvez o melhor seja pegar a Fenwick (que é mais em conta que a intergreen) usar ela em AM e depois,na volta, quem sabe mandar botar uns passadores alconite,aí ela deve ficar show.

Obrigado pela ajuda !

::tudo::

Abs.

João Luiz

João,

Pelo menos no meu caso, me adaptei melhor a varas não tão rápidas para as zaras grandes e no caso das hélices varas extra rápidas.

Abraço e não esquece do relato!! Boa sorte por lá...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre digo e repito custo beneficio é enzo, varinha que voce encontra por 200 pila e é muito boa, acho que tem muita gente que num aposta nela porque a albatroz num é uma marca de ponta, mais a vara em si eu gosto muito, inclusive tenho uma HMX modelo antigo customizada e tudo mais que deixo na reserva pois prefiro a enzo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas opiniões amigos joia::: , recebi hoje uma Enzo 5'6" 25lbs que havia encomendado, acabei de pesá-la numa micro balança digital, 121 gramas, gostei do peso e do balanceamento, achei uma varinha show, blank rápido, tudo fuji, 9 passadores e ponteira alconite (são em aro inox, minhas outras varas tem alconite com aros pretos, não sei se há diferença na durabilidade). Gostei muito da vara, o único detalhe seria o cabo de cortiça que achei um pouquinho espesso pra minha mão, o que eu acho pode ser solucionado mediante uma lixadinha, coisa pouca mesmo. Achei melhor que a Gold que eu tinha, é mais leve, ação equivalente, blank mais fino, passadores superiores (os da Gold são de óxido de aluminio),o cabo da gold é de EVA meio firme e áspero, gostei mais da cortiça da Enzo. Agora vamos ver como ela se sai contra os bocudos alegre::

Fabrício,estou considerando isso que tu escreveu, tem esse lado físico tbém, mas estou levando varas menos rápidas, acho que dá para esperimentar e adaptar para alcançar o melhor desempenho e menor cansaço oloko::

Nilton, vamos ver como vou me adaptar nas hélices e zaras, tenho testado por aqui mas não o dia todo de pesca,vamos ver como será na prática ...

Pesca pesada,achei show a Enzo, concordo 100% com vc, o custo/benefício dela parece ser ótimo ::tudo::

Felipe, a Enzo aprovou, a Gold é uma vara sólida, bom acabamento,mas achei o meio pesada, comparando com a minha sumax customizada e com a Enzo, mas que tem qualidade tem, afinal é Rapala...

Sguba, peguei a scorpion, sim, talvez a use com a Enzo, acho que fica um equipo show de bola, mal intencionado nós todos estamos, rindo3:: só espero que o tempo nos ajude né? A Gold eu vendi pro meu colega que vai tbém pra AM, mas a Enzo eu até gostei mais alegre::

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Venho olhando e testando varas de 25 lbs desde que decidi voltar pra amazônia....uns 2 meses. Por fim, cheguei à conclusão que uma vara de 25 lbs não tem muita serventia para mim pois 90% das minhas pescarias são com material leve, 10, 12, 14 .....no máximo 17lbs, 9% são pescarias pesadas (courão) e em 1 % eu uso 25lbs. Já tenho 2 de 25lbs então não acho que compensa gastar muita grana com mais uma vara que ficará a maior parte do tempo guardada (falo por mim, pra quem ta sobrando $$$$ são outros 500).

Cheguei à conclusão que o melhor custo X benefício é a Enzo III 5,6'' de 12 a 25 lbs.

Não posso falar na prática pois ainda não pesquei com ela mas num contexto geral achei a melhor opção

Abraços

Beto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será q não é por isso que suas costas estao desmontando nao?

bração

É um fela mesmo.... :gorfei: :gorfei:

Se fosse por isso eu tava f...(editado)....faço 1 ou 2 pescarias decentes por ano....se fosse que nem o Xande ou o Fabrício tava na UTI... :gorfei: :gorfei:

Abraço meu amigo e os dourados? Já tá no ponto? ....rs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Jõao Luiz,

To querendo montar uma dessas hilux ( redimensionar o cabo )de 25lb pros dourados aqui do rio uruguai, poderia me indicar quem fez a modificação e valores aproximado se possível, e esta Enzo que comprou, onde foi e qual o valor desta, também poderia comparar um pouco a Hilux com a Enzo, qualquer informação fico agradecido.

Email sacksergilmar@gmail.com

sacksergilmar@johndeere.com

abraços.

Gilmar Sackser

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...