Ir para conteúdo

Cesar Feliciano

Membro
  • Postagens

    38
  • Registro em

  • Última visita

  • Dias Ganhos

    1

Histórico de Reputação

  1. Like
    Cesar Feliciano recebeu reputação de Edson C. Martins em Metaniu   
    Triste
     
     
     
     
     
     
     
  2. Like
    Cesar Feliciano deu reputação a Kid M em Evolução da Pesca Esportiva...   
    Estive pensando sobre o título dessa postagem e me parece que acabei escolhendo algo adequado
    Transportemo-nos para os idos de 1989 / 1990, quando pescar esportivamente era visto com reservas...
    Não de ir pescar, mas de não trazer o produto de árdua missão de superação e adequação das dificuldades.
    Permitam-me esclarecer que "nesse tempo", os ecos das premissas do Rubinho (esse mesmo que hoje está na Fish TV) de "pesque & solte" chegavam a ser ridicularizados nas rodas de pescadores, principalmente daqueles mais antigos (os também chamados hoje "de raiz").
    Assistir ao Pesca & Cia era uma verdadeira dádiva e mais que isso, buscar usar algumas das dicas (e locais) dos programas uma "obsessão" para muitos.
    Mas voltemos a realidade de então, quando não existiam "operadores" (como hoje) que possibilitavam escolhas, mas as aventuras de esquematizar (quase sempre à distância) algumas consultas baseadas em pré-indicações de amigos que já haviam experimentado...
    Grande parte de nosso entusiasmo (além de encontrar os sonhados cardumes) eram mesmo que os quase sempre "avariados motores de popa" resistissem ao período em que os utilizávamos, pois claro que não haviam motores e/ou botes reservas.
    Inicialmente frequentando as "pousadas" (nada a ver com pesca) e depois embarcando nos barcos regionais "alugados" para nos servir de base...
    Dormida em rede (o mais comum), cozinheira que "se virava nos trinta", piloteiros cuja diversão era correr a qualquer tempo, remo e não motor elétrico (???), cerveja quase sempre menos gelada que o desejado, mais mentiras que conversas, porém uma animação quase juvenil nos grupos.
    Num passado onde a captura de tucunarés era feita no corrico e através do uso de colheres, as opções de pesca eram complicadas.
    Depois chegaram os primeiros "plugs" (quase sempre as Faria e tempos as Rapalas) e a "evolução" para pesca de arremessos (pinchos) dos botes.
    Melhorou muito a adrenalina das pescarias e mesmo com a "fragilidade" dos equipamentos & piloteiros, a diversão ficou garantida a cada dia. 
    O que antes tinha um destino quase sempre obrigatório de Amazônia, passou também a ter outros pontos como Pantanal, Araguaia, Madeira, Xingú, Liberdade, etc...
    Não muito distante desse período, as "comodidades" começaram a nos possibilitar verdadeiras expedições de grupos formados por amigos, onde pescar era uma das atividades, somadas à gastronomia, conversas e brincadeiras inesquecíveis durante aqueles sempre muito disputados...
    Passamos a selecionar locais com maior nível de exigência de conforto e alimentação, sem esquecer das bebidas geladas, equipamentos de reserva (bote e motores - popa e elétricos), piloteiros mais profissionais, histórico de atividade no ramo, etc... 
    Sempre era feito um processo de feedback ao operador, reportando as coisas positivas e negativas encontradas na operação e com isso fizemos ótimas amizades que foram excelentes em diversos retornos realizados nos anos seguintes... Isso sempre foi algo muito prazeroso...  
    Ao finalizar, 30 anos após esse início tão saudoso, reconheço que hoje essas alternativas são praticamente um patamar de todos os operadores de pesca na busca de seus clientes, seja em Barcelos, Pantanal, SIRN, Araguaia, Xingú, Trombetas, Madeira, Paraná, etc...
    Os conceitos e práticas hoje de pesca esportiva (Pesque e Solte) já são bastante difundidos e praticados pelos pescadores - e não pode ser diferente disso.
    Com toda essa "modernidade", ainda fica na lembrança de qualquer pescador o abocanhar das iscas pelos tucunarés, independente do seu porte.
    Felizmente essas sensações (e adrenalina) nos acompanham sempre ao lançarmos nossas iscas na espera de um esticar de linha e cantar no equipamento. Que assim continue. 
     
       
  3. Upvote
    Cesar Feliciano recebeu reputação de Renato Barreto em Metaniu   
    Resolvido
  4. Like
    Cesar Feliciano recebeu reputação de Reginaldo Ti Náutica em [Novo 30hp YAMAHA] A Velocidade Final surpreendeu!!!   
    Ola Reginaldo muito bacana !!!
    mas acho q mais legal ainda seria fazer o teste q todos nos consumidores gostaríamos de ver a real diferença no quesito consumo ...
    fazer o teste colocar :
    Yamaha 25 hp depois de 2015 quando veio o novo modelo (este tenho um aqui)
    Mercury sea pro 25/30 ao qual todos ja conhecem
    "NOVO" YAMAHA 30HP"
     
    TESTE SIMPLES COLOCAR NO TAMQUE  1 LITRO DE GASOLINA PARA CADA MODELO LIGAR COM O MARCADOR DE RPM DEIXAR A 4MIL E VER QUANTO TEMPO CADA UM FICA FUNCIONANDO ACEITA O DESAFIO ?
     
    detalhe (nao queremos saber qual a embarcação peso ou modelo , mas saber a real diferença entre eles no consumo pois entendo que muda para cada pessoa e sua embarcação peso e numero de pessoas e tralha etc..  )
    des de ja deixo aqui tbm um grande abz e agradecimentos pois vc foi o unico q teve a iniciativa e montar um video ja deixando o teste de helice .
     
×
×
  • Criar Novo...