Ir para conteúdo

A pesca esportiva precisa da nossa ajuda ( Vamos protestar )


Posts Recomendados

Aconteceu entre os dias 18 a 20 de maio a reunião de orndenamento da pesca nas bacias do Araguaia e Tocantins, realizada na cidade de Goiânia, e coordenada pelo Secretário de Planejamento e Ordenamento da Pesca do Ministério da Pesca, Sr. Karim Bacha.

Estiveram presentes, além do MPA, o Ibama, os órgãos estaduais de meio ambiente de Goiás e Mato Grosso, uma representante do Ministério Público de Goiás, um representante da Federação Brasileira de Pesca Esportiva, um da Associação de Pescadores Subaquáticos de Tocantins e cerca de 50 presidentes de colônias de pesca ao longo de todas as bacias.

Foram duas as reivindicações básicas por parte do setor da pesca amadora: aprovar a proposição do próprio Ibama que recomendou a adoção do tamanho máximo de captura em caráter experimental para os tucunarés amarelo e azul na bacia do rio Tocantins, no estado de Goiás (recomendação essa apontada por um estudo realizado por quase 2 anos e que analisou mais de 10mil peixes); e não proibir a pesca amadora nos reservatórios da bacia durante o defeso da piracema, o que valeria apenas no estado de Goiás, já que MT, TO e PA proibem a atividade em suas normas estaduais mais restritivas.

Nenhuma dessas reivindicações foram contempladas, sob diferentes justificativas do Ministério da Pesca. De qualquer forma, não foram refutadas em definitivo: a decisão será tomada em uma instância superior ( Comissão Técnica da Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros, formada por 4 de membros de cada Ministério), em reunião a ser realizada em breve, porém sem data já marcada. Por outro lado, a pesca comercial levou tudo o que quis, incluindo o uso de malhadeira com malha de 70mm no rio Araguaia e 80mm no rio Tocantins durante o ano todo, e nos três meses que antecedem a piracema, malha de 50mm para pegar a espécie “avoador” (proposições essas tomadas apenas no achismo, sem se avaliar a captura acidental que essas malhas provocarão sobre os jovens das outras espécies).

Os 8 membros da Comissão foram nomeados por meio da Portaria MPA 223 de 2009, e são:

Ministério da Pesca (MPA):

I - Karim Bacha - Coordenador da Comissão;

II - Carlos Alexandre Gomes de Alencar;

III - Eloy de Sousa Araújo; e

IV - Sebastião Saldanha Neto.

Suplentes MPA:

I - Cleberson Carneiro Zavaski - Suplente do Coordenador

da Comissão;

II - José Claudenor Vermohlen;

III - João Dias Machado; e

IV - Mauro Luis Ruffino.

Ministério do Meio Ambiente (MMA)

I - Ana Paula Leite Prates;

II - Roberto Ribas Gallucci;

III - Cosette Barrabas Xavier da Silva; e

IV - Clemeson José Pinheiro da Silva.

Suplentes MMA

I - Mônica Brick Peres;

II - Ana Maria Torres Rodrigues;

III - Maria Nilda Augusta Vieira Leite ; e

IV - Joaquim Benedito da Silva Filho

Entendemos que a hora de protestar é agora, então disponibilizamos os contatos do Sr. Karim Bacha, obtidos no próprio site do Ministério da Pesca.

-Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca

Karim Bacha

karim.bacha@mpa.gov.br

(61)2023-3381

-Ministro da Pesca e Aquicultura-

Altemir Gregolin

altemir.gregolin@mpa.gov.br

(61)3218-3803

Essas informações foram cedidas a gente pelo vice presidente da FBPE (Federação Brasileira de Pesca Esportiva) João Carlos Kruel.

Vamos fazer nossa parte e protestar.

Um grande abraço!!!

Eriba.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou elaborando um e-mail bem completo, com bastante informações, sem agressões, mas com o conhecimento de causa de um esportista, e não de um técnico, e já encaminhei também a notícia para conhecimento de alguns políticos daqui de Goiás que querem a preservação do Araguaia.

Sugiro que os e-mails sejam enacminhados aos endereços citados pelo Eriba, além disso todos, tentem cada um em sua região, contactar os políticos que têm algum interesse pelo meio ambiente, tentem mobilizar o máximo de ajuda possível, principalmente o pessoal que tenha qualquer contato mais consistente em Brasília.

Valeu a dica Eribert. joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio ser de suma importância uma mobilização geral dos pescadores esportivos, juntamente com os empresários donos de pousadas, barcos hotéis, produtores e vendedores de material para pesca e guias de pesca, para mostrar a nossa força através dos meios de comunicação, não e possível que uma luta de 20 anos venha por sucumbir por falhas de um bando de inconseqüentes, que ao visar pura e simplesmente o momento, não estão levando em conta os malefícios para a sobrevivência da biodiversidade, temos que olhar pelo lado de que abre-se uma brecha para desencadear isso tudo em todo o pais, este e o pontapé inicial em um estado no qual nem existe pescador profissional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou elaborando um e-mail bem completo, com bastante informações, sem agressões, mas com o conhecimento de causa de um esportista, e não de um técnico, e já encaminhei também a notícia para conhecimento de alguns políticos daqui de Goiás que querem a preservação do Araguaia.

Sugiro que os e-mails sejam enacminhados aos endereços citados pelo Eriba, além disso todos, tentem cada um em sua região, contactar os políticos que têm algum interesse pelo meio ambiente, tentem mobilizar o máximo de ajuda possível, principalmente o pessoal que tenha qualquer contato mais consistente em Brasília.

Valeu a dica Eribert. joia:::

manda o e-mail pra mim que tento repassar a politicos de brasilia e talvez consiga colocar na para deputados avaliarem as merdas que estão fazendo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Xandego, posta aqui no fórum o teu e-mail como um padrão, eu me comprometo a enviar o meu para as autoridades referidas, acho que esse é o momento dos pescadores esportivos se fazerem ouvir pelas pessoas que decidem o futuro da pesca e, consequentemente, dos peixes esportivos do nosso país.

Todos devem encaminhar o e-mail de protesto, só assim poderemos garantir um futuro para a pesca esportiva no Brasil !!!!!

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, elaborei uma sugestão básica de e-mail a ser enviado ás autoridades acima referidas:

Excelentíssimos Srs. Secretário e Ministro:

venho, por este e-mail, na qualidade de pescador esportivo, rogar a V. Exas. sejam considerados os seguintes pleitos, em prol da pesca esportiva do nosso país, quando da elaboração das conclusões da Comissão Técnica da Gestão Compartilhada dos Recursos Pesqueiros:

1) aprovar a proposição do Ibama que recomendou a adoção do tamanho máximo de captura em caráter experimental para os tucunarés amarelo e azul na bacia do rio Tocantins, no Estado de Goiás (recomendação essa apontada por um estudo realizado por quase 2 anos e que analisou mais de 10 mil peixes)

2) não proibir a pesca amadora nos reservatórios da bacia durante o defeso da piracema, o que valeria apenas no estado de Goiás, já que MT, TO e PA proibem a atividade em suas normas estaduais mais restritivas.

Vale lembrar a V. Exas. que a utilização do meio ambiente deve observar o princípio do equilíbrio, voltado especialmente para a Administração Pública, a qual deve pensar em todas as implicações que podem ser desencadeadas por determinada intervenção no meio ambiente, devendo adotar a solução que busque alcançar o desenvolvimento sustentável, o qual, no caso da preservação das espécies e manutenção dos estoques pesqueiros, implica a observância de limites estritos tanto para a pesca amadora quanto para a pesca profissional, eis que a preservação do meio ambiente, incluindo-se a fauna aquática, é um direito constitucionalmente assegurado a todos os cidadãos do nosso país.

Sem mais, respeitosamente.

Vamos enviar os e-mails, pessoal, esses burocratas somente se movimentam diante da grande repercussão de um tema, se não enchermos as caixas de entradas dos e-mails deles com essas mensagens nada acontecerá !!!!

Abs.

João Luiz

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me coloco a disposição para toda e qualquer ajuda. O fórum está aqui pra isso.

Bem q poderia ser feito um banner único, bem profissional mesmo, a ser inserido no topo de todos os fóruns, sites, lojas e o escambau q tratam de pesca neste país...o q vcs acham?!?!

Com o banner.....com essa carta feita pelo nosso amigo Lusardo...e a boa vontade de cada um de nós, acredito q possamos chamar um pouco a atenção das autoridades brasileiras.

O q vcs acham?!?!

Tem algum desiner em nosso fórum q poderia ajudar na confecção desse banner?!?!

Vamos lá turma.... joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

poderiamos usar uma carta padrão a todos, algo de copiar , colar e enviar!!

Acho que a adesão para o envio de e-mails seria bem maior!!!

Basta decidirmos se enviaremos so para esses dois endereços ou mais alguns!

-Secretaria de Planejamento e Ordenamento da Pesca

Karim Bacha

karim.bacha@mpa.gov.br

-Ministro da Pesca e Aquicultura-

Altemir Gregolin

altemir.gregolin@mpa.gov.br

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabei de mandar um e-mail...

achei uma sacanagem jogar esse trabalho no lixo, feito pelo IBAMA (PNDPA) com a ajuda de pousadas, guias e pesquisadores.

nem precisa falar sobre a liberação das malhadeiras... é um absurdo!!!

precisamos protestar mesmo, é hora de defender oque "defendemos"...

e coloco defendemos entre perenteses prq eu vejo como poucas pessoas se manifestam quando precisam lutar pelos nossos direitos...

tá na hora de fazer alguma coisa, eu ajudo no que for preciso!!

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio todas as iniciativas. Tenho um amigo designer que faz o trabalho (eu me entendo $$ com ele). Só queria incluir uma reinvindicação na carta: a proibição da pesca comercial, do estoque e armazenagem de peixes de água doce, sob todos os aspectos. Ficaria permitida a psicultura, comercialização e estoque de peixes com certificado de origem. O que vocês acham? Estamos dispostos a não consumirmos mais peixes de água doce, visando assim preservar as espécies, ou só queremos mesmo é defender o nosso direito de pescar esportivamente? Desculpem minha agressividade, mas não vejo outra saída!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio todas as iniciativas. Tenho um amigo designer que faz o trabalho (eu me entendo $$ com ele). Só queria incluir uma reinvindicação na carta: a proibição da pesca comercial, do estoque e armazenagem de peixes de água doce, sob todos os aspectos. Ficaria permitida a psicultura, comercialização e estoque de peixes com certificado de origem. O que vocês acham? Estamos dispostos a não consumirmos mais peixes de água doce, visando assim preservar as espécies, ou só queremos mesmo é defender o nosso direito de pescar esportivamente? Desculpem minha agressividade, mas não vejo outra saída!

Estou contigo e não abro, Gustavo.

Ao invés de ficarmos nos defendendo, deveríamos partir para o ataque.

Kd o diabo daquele partido verde?!?!

Bóra mandar essa carta para a Marina Silva...Como ela está precisando de votos podemos fazer uma boa parceria aí...hehee..

Votar na Dilma é suicídio. suici::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoio todas as iniciativas. Tenho um amigo designer que faz o trabalho (eu me entendo $$ com ele). Só queria incluir uma reinvindicação na carta: a proibição da pesca comercial, do estoque e armazenagem de peixes de água doce, sob todos os aspectos. Ficaria permitida a psicultura, comercialização e estoque de peixes com certificado de origem. O que vocês acham? Estamos dispostos a não consumirmos mais peixes de água doce, visando assim preservar as espécies, ou só queremos mesmo é defender o nosso direito de pescar esportivamente? Desculpem minha agressividade, mas não vejo outra saída!

Estou contigo e não abro, Gustavo.

Ao invés de ficarmos nos defendendo, deveríamos partir para o ataque.

Kd o diabo daquele partido verde?!?!

Bóra mandar essa carta para a Marina Silva...Como ela está precisando de votos podemos fazer uma boa parceria aí...hehee..

Votar na Dilma é suicídio. suici::

Ótima idéia. Eu já tinha até mandado um e-mail sugerindo o financiamento de (tanques-rede) para os profissionais, ou outra forma para eles criarem seus próprios peixes para serem comercializados. Mas está na hora de fazermos alguma coisa de concreto. bang:: bang::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente a proposição do Luzardo que complementada pelas do Gustavo, do Airton e todos os outros, poderemos ter proposta o mais ampla possível, Como muitos, de alguma forma, podem ter acesso a políticos sérios em níveis tanto federal, quanto estadual e municipal, pode-se cobrar-lhes um posicionamento semelhante ao nosso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me coloco a disposição para toda e qualquer ajuda. O fórum está aqui pra isso.

Bem q poderia ser feito um banner único, bem profissional mesmo, a ser inserido no topo de todos os fóruns, sites, lojas e o escambau q tratam de pesca neste país...o q vcs acham?!?!

Com o banner.....com essa carta feita pelo nosso amigo Lusardo...e a boa vontade de cada um de nós, acredito q possamos chamar um pouco a atenção das autoridades brasileiras.

O q vcs acham?!?!

Tem algum desiner em nosso fórum q poderia ajudar na confecção desse banner?!?!

Vamos lá turma.... joia:::

Ótima idéia Kissuco!

Vou correr atrás do profissional para isto joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...