Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabio Sanches

O PESCADOR e o pescador.

Posts Recomendados

O PESCADOR e o pescador.

Sou amante da pesca desde criança, quando meu pai me levava às lagoas , fazendas e conforme o tempo foi passando me levou a lugares mais distantes, como o Rio Amazonas, Rio Negro, Madeira, Branco, dentre outros.

Moro em Manaus há 30 anos, e participei de pescarias em lugares maravilhosos como o Janauacá, que hoje em dia não proporciona pescarias tão frutíferas quanto a 20 anos atrás.

Mas não é bem disso que vim falar, mas sim de uma peça de essencial importância para a pesca esportiva, O HOMEM, que da mesma maneira que faz com que esse esporte se propague cada vez mais, já o fez e muitos ainda fazem com que ela desapareça aos poucos, ficando apenas em nossas lembranças momentos e peixes inesquecíveis, assim como suas atitudes vem diferenciando o PESCADOR do pescador a quem vou me referir neste texto.

O PESCADOR é aquele que passa horas arrumando suas coisas em casa, e a cada isca que pega imagina o peixe a atacando, e a briga que este irá lhe proporcionar, o PESCADOR, ao ver uma loja de pesca, olha as novidades, questiona, se intera, e quase nunca resiste a comprar uma tralha que seja por semana.

O pescador é aquele que tem seu material, mas quase nunca o conhece, usa aquilo que acha que que irá pegar o peixe, mas não aquilo que lhe proporcionará prazer, que muitas vezes saiu de última hora correndo atrás de material , por que não sabe onde os colocou, ou ainda tem que comprá-lo.

O PESCADOR, curte a cada momento a pescaria, seja o simples fato de entrar em uma embarcação, ou de ir ao um pesque-pague, ele tem a generosidade de dar e receber, de curtir uma viagem de, 1, 3 , 5 ou 7 dias , do primeiro ao último dia, das conversas no barco, das risadas, dos tão famosos causos, e das lembranças que ele sabe que jamais serão esquecidas de toda e qualquer pescaria, seja ela maravilhosa ou não tão produtiva.

É aquele que sai de sua casa com a mente, ouvidos e olhos abertos para tudo aquilo que virá recepcioná-lo, como uma árvore contorcida mais a frente que tem uma forma diferente, um pássaro com um canto diferenciado, e claro, um peixe que seja ele, o esperado troféu, ou um intromissor de menor porte que o desejado, porém recepcionado com a festa e alegria que um peixe merece ao ser fisgado e depois ser solto.

O pescador, já sai com a intenção de ver o peixe, de pegá-lo e embarcá-lo, seja para tirar uma foto, ou para colocá-lo em uma geleira, esquece tudo que rodeia e engloba uma pescaria, não liga se o lugar é bonito ou não, se ali perto havia um outro animal, esquece de compartilhar o que a natureza vem proporcionar a ele além do peixe, esquece até mesmo do companheiro na hora de tirar uma foto, e ao pegar um troféu, o tão esperado troféu , indaga: esta bom, mas eu esperava mais.

Já o PESCADOR ao pegar seu troféu ou não, curte de um a um cada peixe fisgado, e a mesma emoção ao soltá-lo, e o troféu? Ah, não esqueci não, quando sai o troféu é uma festa só, gritos, palavrões, goladas de cerveja, cachaça, qualquer coisa que ele veja pela frente, é o ápice da sua vida naquele momento, nada mais importa, tira foto de todas as maneiras e posições, entra na água e fica doido para chegar seja lá onde for e contar sua história, seja quantas vezes for necessário. Ele vibra quando seu companheiro fisga um peixe, grita junto, ele quer compartilhar este momento. O PESCADOR vê a pescaria como um filme, onde o peixe é um mero coadjuvante, porém a partir do momento que é fisgado passa a ser além do artista principal o diretor, pois é ele quem vai ditar as regras dali em diante.

E ao final de cada pescaria o PESCADOR observa o tanto quanto ele é insignificante diante da natureza, o tanto que muitas vezes ele (ser humano) é cruel e desequilibrado com sua prepotência e imposição.

Esse é um texto de reflexão, para que a cada pescaria que formos fazer, vejamos nossas atitudes e as dos outros, de como nós seres humanos nos comportamos diante da natureza, que é perfeita com seu equilíbrio e sua lei, porém frágil ao sentimento do HOMEM, que acha que nada se acaba.

Poderia escrever páginas e páginas sobre esse assunto, porém creio que isto é o suficiente para mudar ou ao menos causar uma reflexão em muito pescador.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Show o Texto , Fabio Sanches.

Parabéns.

Obs :

Vi que mora em Manaus a bastante tempo e deve conhecer quase tudo por ai , saberia me dizer algo sobre Urucurituba ?

( se sim , responda neste topico , por favor : http://www.turmadobigua.com.br/forum/vi ... rucurituba )

Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Muito bacana seu texto, parabéns...

Me colocando ao texto vejo que na maioria das vezes sou PESCADOR mas por algumas já fui ou sou pescador... não sabendo direito isso direi então que sou um PeScAdOr ou PESCador ou ainda pescADOR hehehehe.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Parabéns Fabio! palmas:: palmas:: palmas::

E como disse o Jean... somos esta coisa multi facetada, que vez por outra, mistura o PESCADOR com o pescador.

Mas que DEUS nos livre do "pecador"... aquele pé no saco que embarca se achando e rei da soja, não faz a parte dele e atrapalha o laser ou trabalho dos outros.

Mais uma vez parabéns pelo texto, e por tudo que ele engloba.

Abraços e até qualquer dias destes, talvez quem sabe, com fotos de uns bocudos do Rio Branco ou do Rio Negro.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ola!! Fabio Sanches

Parabens!! palmas:: Concordo plenamente com você.

Pescaria para mim sempre foi e sera:

o ANTES o DURANTE e o DEPOIS ::tudo::

" PESCAR E SOLTAR SEMPRE " joia:::

Forte abraço, :amigo:

SIMÕES

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá Fábio,

Um belo e perfeito texto para reflexão, parabéns.

Em poucas linhas explica de foma clara como funciona a pequena linha da vida que separa as pessoas pequenas dos grandes homens.

O peixe é apenas uma consequência que pode ou não aparecer, mas o principal são as experiências e recordações que te acompanharão pelo resto de sua vida e seu texto me fez lembrar de uma outra sábia e verdadeira frase que diz:

" Qualquer dia e em algum lugar, você há de encontrar consigo mesmo e só dependerá de ti se nesta hora será o pior momento de sua vida ou seu momento maior"

Abraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo:: ::tudo::

Meu grande amigo Fábio, no sentido duplo da palavra, quando comecei a ler seu texto, liguei o meu video tape de bordo, e relembrei os milhares e milhares de arremessos que dei na vida pescando, e vendo cada linha de suas palavras. E senti que cada um desses arremessos estão em perfeita sintonia com seu texto. E relembrando um professor que tive na faculdade que dizia: "escreva o que eu digo, pois o eu digo não esta nos livros", eu complementaria: "esta na diferença de vida do PESCADOR e do pescador.

Meu brother um axé prá lá de porreta do Ricardo da Bahia

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

::tudo:: aplauso:: :bompost:

Mais uma otimo post!!!Parabems ao amigo Fabio por essa reflexão....

Muito bom msm!!!!! Creio que muito pescadores que lerem essa reflexão passaram a ser PESCADORES....rsrsrs...

Abraço a todo e boas pescas!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sensacional Fabio!

A pequena diferença entre ser bom ou ruim,grande ou pequeno está no querer,lendo suas sábias palavras não há como não querer crescer,ser grande.E ser grande é olhar-se ao espelho e orgulhar-se do que vê.

Parabéns......,continue difundindo seus pensamentos,a natureza agradece,nós agradecemos.

Att.

Manoel Alonso

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...