Ir para conteúdo

Problemas Ambientais


Posts Recomendados

Amigos, quero dividir com todos aqui, uma infelicidade que encontrei lendo na internet. Um absurdo uma coisa dessa para a natureza e também para nós pescadores.

http://oglobo.globo.com/economia/mat/20 ... 426880.asp

Essa espécie de peixe está para sumir dos oceanos e logo logo não será só ela não.

Como as pessoas tem coragem de fazer uma coisa dessas ? Esse peixe provavelmente não existirá mais em 5 anos segundo os especialistas...

Me parte o coração ler uma coisa dessas e gostaria de compartilhar com os amigos aqui do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada contra os Orientais, pois existem vários decendentes de Japoneses aqui mesmo no Fórum que são um exemplo de pescador esportivo e defensor do meio ambiente.

Mas infelizmente eles são minorias.

A cultura alimentar na terra do sol nascente é de consumo de pescado, e acrescentado ao tradicionalismo e juntamente a filosofia capitalista do mundo moderno, vemos cenas como estas desta notícia. E dificilmente vamos ver o comportamento deles mudar. Da mesmo forma que muitos decendentes de japoneses aqui no Brasil não perdoam nada e abatem tudo quanto é peixe que pescam.

Lembrem-se, não estou generalizando pois muito amigos aqui são decendentes e praticam com maestria a pesca esportiva e o respeito à natureza.

Infelizmente nos brasileiros sofremos do mesmo mal, temos em nossas raizes a cultura indígena que de praxe abate tudo que é pego em nossos Rios. Um exemplo disso foi a minha ultima pescaria neste final de semana onde conheci pessoas que abateram tudo que pegaram e não conseguiam entender porque a produtividade estava fraca e culpavam a virada da lua. O que na verdade os culpados são eles mesmos, pois ouvi histórias de que o local é bom de peixe porque já fizeram pescaria onde pegaram tanto peixe que tiveram que distribuir para os amigos e vizinhos aqui em Brasília.

Infelizmente este é o pesamento da maioria dos pescadores, não importa se é Japones, Africano, Indígena e Brasileiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Triste mesmo, mas eu nao creio que essa e outras especies marinhas vao se extinguir nao. Vai chegar um ponto em que vao ficar tao raros que a sua pesca comercial ja nao será mais viavel economicamente. Quem sabe qnd isso acontecer vai passar a ter mais controle sobre esse tipo de pesca.

bração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc pensa que eh so no oceano OLHA o que ta acontecendo na Amazonia meu filho acho que naum vai encontrar tucunas, quando ele tiver maior, aki em Santarem extrema com territorio amazonense ja estalou is frigorificos de peixes enorme nos ultimos dois anos um absurdo a quantidade de barcos que vem de região de barcelos e manaus. ::nada:: Infelizmente querem saber somente do dimdim, espero que Deus esteja no comando de todas as coisas e conscientizem essas pessoam, Desculpem pela minha indignação chorei::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já havia lido essa informação ( a do preço pago pelo peixe ! ).

Tenho que concordar com o Tiago sobre a possibilidade da espécie ficar tão rara que por conta disso seja deixada de lado comercialmente falando... Pode ser também que a exemplo do que já aconteceu com a pesca da baleia, existam algumas regras impostas para tentar conter o processo... ( tenho dúvidas dessa aplicabilidade no momento ).

Voltando ao nosso país, que possui mais de 8 mil km de costa, me pergunto o porque de não ter sido desenvolvido algo adequado com vistas a extração que é feita pelos navios pesqueiros de todo o mundo ! Para os que não sabem, a lagosta considerada de melhor paladar, é a pescada no nosso litoral, e certamente não é exportada por nós brasileiros...

Mas o tema do tópico é preservação, e não "proveito econômico", de modo que mudando o enfoque, e já me repetindo o que venho dizendo em diversos outros tópicos, por que não adotamos uma escala de pisicultura comercial com peixes produzidos especialmente para esse fim ? Não são poucos os exemplos já existentes no mundo, e aqui temos uma prática disso ínfima para nossas necessidades...

A proteína do peixe é um excelente alimento para nossa população carente, e se produzida em escala, poderá sanar algo que muito em breve vai estar trazendo grandes problemas ao mundo, que é a fome ( só vai perder para a questão da água ). Produzir peixe está cada vez mais fácil, desde que se deseje buscar essa solução no aspecto institucional ! Incentivar criatórios de peixes, a exemplo do que já foi feito na questão do frango, é uma medida que poderá ajudar até a questão social dos hoje pescadores artesanais... mas isso é conversa comprida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...