Ir para conteúdo

Taxas de mortalidade de tucunarés amazonicos x iscas artific


Posts Recomendados

  • Respostas 56
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Grande Kelven,

Seja mais do que bem vindo ao FBT !!!!

Com certeza ganharemos muito com a tua presença e conhecimento técnico. Quem tem o privilégio de te conhecer (e conviver, mesmo que eventualmente) sabe o que estou dizendo.

É por essas (e outras) que o FBT vem se consolidando, não como o maior, mas com certeza um dos melhores sites de pesca do país...

abração e obrigado por participar!

kruel

Obrigado Kruel!!!

Ficarei mais presente no Forúm!

Abraços e vamos iniciar a campanha alicates com pinças encapadas!

Kelven joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai Garotinho, seja muito bem vindo, demorou mais esta chegando cheio de novas informações.

Parabéns por tudo que você vem fazendo nos bastidores da pesca esportiva.

Mais me conta ai onde encontrar e qual a marca deste alicate de contenção com a pinça encapada com borracha que eu nunca vi nas lojas que visito, assim vamos facilitar a aquisição por nossos companheiros de pesca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

::tudo:: ::tudo:: Boa, com certeza sua pesquisa irá ajudar muito esse peixe que nos dá tanta alegria!!!

Segundo passso será a concientização. Com certeza a moçada aqui do fórum divulgará sua pesquisa e vamos todos juntos aprender o manejo correto!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Parabens ao Kelven S. Lopes pelas pesquisas, é muito importante que tenhamos dados concretos sobre o pesque e solte para deixar de "achismos" e saber o que realmente é verdade ou nao. embasamento teorico - prático e nao somente suposiçoes absurdas.

Aproveitando para ressucitar o tópico e fazer a denúncia de que a matéria publicada na revista Pesca e Companhia nº197 na página 11, onde traz a materia falando da pesquisa realizada pelo pesquisador acima com uma foto do juninho e nao dando o crédito da pesquisa a quem merece.

Ai fica difícil nesse nosso país de fazer pesquisa sem recurso financeiro, sem apoio logistico e governamental e no final ainda ficar sem os créditos ... Não há pesquisador que resista

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos protestar contra a revista pesca e companhia, exigindo que se retratem, em uma próxima edição, com o devido destaque que a matéria exige, e que venha com o nome fotos do pesquisador, e o mínimo que eles podem fazer , Reconhecer e dar os créditos ao Kelven, com destaque ate de capa, esta pesquisa e das mais importantes para o mundo do pesque e solte.

Vamos mandar nosso protesto, veja o endereço onde falar com eles.

http://revistapescaecompanhia.uol.com.b ... -gente.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kelven,

Qual foi o tempo médio de soltura dos peixes e qual a libragem da tralha?

Acredito mque estes sao fatores importantes para se garantir a reproduçao dos seus excelentes resultados em nossas pescarias.

abraço, e parabéns pelo trabalho

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Aproveitando pra ressucitar o topico e continuar deixando o meu protesto ... sou assinante da Pesca & Companhia e hj quando fui ver a minha revista nao tinha nenhuma retrataçao sobre a materia passada... é por isso q eu digo que nosso país nào é serio. O autor manda e-mail , agente faz protesto e nem uma notinha de rodapé sai .... é Phodis ou nao é ???? que pesquisador vai continuar pesquisando sem reconhecimento , sem recurso, sem incentivo e no final ainda sem nem o nome publicado????

To indignado ... se não ajuda então pelo menos não atrapalha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A idéia dos alicates encapados deveria ser implementada por todos que aqui frequentam.

Estou bolando algo para o meu e assim que sair algo efetivo e duradouro posto aqui...

Importante lembrar que o alicate tipo "boga grip" já é uma grande evolução se comparados aos bicheiros e aos alicates "pega-peixe" que eram utilizados antigamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Amigos Airton, Dema e Alexandre!

Inicialmente desculpem pela resposta tardia.

Eu comprei estes alicates com as pinças encapadas, em Curitiba (loja Pesqueiro Avenida Manoel Ribas, 5380 - Santa Felicidade (41) 3273-4395), na ocasião comprei três, há pelo menos uns 8 anos atrás e atualmente tenho somente um. No entanto, nunca mais vi estes alicates para vender, e sei da dificuldade de encontrar.

Salvo engano a fábrica é de Santa Catarina, mas não tenho o nome nem o endereço da fábrica, vou fazer uma busca com os lojista de Curitiba para ver se algum deles sabe mais informações à respeito deste alicates.

Caso alguém saiba de alguma fábrica (ou mesmo inventores de plantão) posso enviar o meu para cópia, sem problemas.

Caso vcs tenham alguma informação por favor escrevam, vamos tentar bolar esta traquitana.

Abraços Kelven

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos Kruel, Max, Dema e Joelson!

Em referência aos post “acima” do comentário sobre a matéria que a revista Pesca & Companhia, que erroneamente publicou do estudo da taxa de mortalidade, com vários equívocos, a mesma não manifestou nenhuma ação para reparar o erro, o que é uma pena, mas sem problemas!!!

O que é bom é que a revista Pesca Esportiva publicou a matéria sobre o estudo da taxa de mortalidade correta. A matéria esta na revista nº 164, dêem um olhada.

Abraços Kelven

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kelven,

Qual foi o tempo médio de soltura dos peixes e qual a libragem da tralha?

Acredito mque estes sao fatores importantes para se garantir a reproduçao dos seus excelentes resultados em nossas pescarias.

abraço, e parabéns pelo trabalho

Grande Fabio,

O tempo médio de permanência girou entorno de 76, 3 hrs.

A tralha usada foi a normalmente utilizada pelos pescadores esportivos que freqüentam a região Amazônica bacia do Negro (fiz uma entrevista antecipadamente com aproximadamente 30 pescadores para ter mais veracidade na pesquisa) e em média os entrevistados utilizam linhas de 65 lbs e carretilhas rápidas e varas em média variando de 17 a 40 lbs. Eu utilizei varas de 6 a 6,3 de comprimento, com 20 a 30lbs, linhas 65 lbs com líder de 70 lbs e carretilhas curado dos dois modelos, 6.3 de velocidade.

Qualquer coisa é só escrever um MP

Abraços Kelven

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kelven,

Eu, como "inventor de plantão", comprei aquelas borrachas amarelas tipo "torniquete" que o pessoal dos laboratórios usam para tirar amostras de sangue. Cortei no tamanho necessário para cobrir oas pinças do boga, coloquei araldite 10' e creio que vai funcionar. Se não ficar escapando toda hora deve resolver o problema.

Se não ficou uma "brastemp", pelo menos acho que vai atender a necessidade e machucar menos a boca dos peixes.

Vou comprar a revista e dar uma olhada no teu trabalho. Valeu!!!

abração

kruel

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kelven,

Eu, como "inventor de plantão", comprei aquelas borrachas amarelas tipo "torniquete" que o pessoal dos laboratórios usam para tirar amostras de sangue. Cortei no tamanho necessário para cobrir oas pinças do boga, coloquei araldite 10' e creio que vai funcionar. Se não ficar escapando toda hora deve resolver o problema.

Se não ficou uma "brastemp", pelo menos acho que vai atender a necessidade e machucar menos a boca dos peixes.

Vou comprar a revista e dar uma olhada no teu trabalho. Valeu!!!

abração

kruel

Boa... Posso copiar??? ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel e Kelven,

Estes dois nomes com as inicias com K esta dando samba no site.

Belo trabalho Kelven, tudo vem mostrar que o nosso esporte é viável ambientalmente, se temos uma perda na ordem de 3%, se estes "feridos não recuperados" servirem de alimentos para outras espécimes, vejo que a pesca esportiva tem muito a contribuir na preservação da ictiofauna. Parabéns pelo trabalho e ao nosso amigo/irmão Kruel sempre trazendo a todos matéria de grande conhecimento e aprendizado.

Abraços,

Neudon

PS- Estou trocando meu boga grip.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Kruel e Kelven,

Estes dois nomes com as inicias com K esta dando samba no site.

Belo trabalho Kelven, tudo vem mostrar que o nosso esporte é viável ambientalmente, se temos uma perda na ordem de 3%, se estes "feridos não recuperados" servirem de alimentos para outras espécimes, vejo que a pesca esportiva tem muito a contribuir na preservação da ictiofauna. Parabéns pelo trabalho e ao nosso amigo/irmão Kruel sempre trazendo a todos matéria de grande conhecimento e aprendizado.

Abraços,

Neudon

PS- Estou trocando meu boga grip.

Obrigado parceiro Neudon,

Outra coisa, caso o peixe esteja aparentemente bastante ferido, não tem mal nenhum comer o bicho, uma vez que as injúrias fatais apresentaram uma porcentagem relativamente pequena de ocorrência, ou seja, é medida certa do assado no almoço ou do sashimi na janta ou só a foto caso não apresente grande injúrias.

Grande Abraço e tudo bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Kelven,

Eu, como "inventor de plantão", comprei aquelas borrachas amarelas tipo "torniquete" que o pessoal dos laboratórios usam para tirar amostras de sangue. Cortei no tamanho necessário para cobrir oas pinças do boga, coloquei araldite 10' e creio que vai funcionar. Se não ficar escapando toda hora deve resolver o problema.

Se não ficou uma "brastemp", pelo menos acho que vai atender a necessidade e machucar menos a boca dos peixes.

Vou comprar a revista e dar uma olhada no teu trabalho. Valeu!!!

abração

kruel

Boa... Posso copiar??? ::tudo::

Grande Airton,

Pode copiar não.... deve por favor....

Acredito que assim que outros professores pardais, futriqueiros, inventores de plantão e traquitaneiros, ou seja, pescadores.... comecem a trocar idéias logo aparecerá um modelo mais eficiente, vamos ver, daqui uns dias coloco as fotos do meu boga.

Abraços e sucesso na invenção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...