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Enio Borba

IMPORTANTE! REVISÃO NA CARRETA

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Olá amigos,

meu objetivo nesse relato é o de chamar a atenção para algo importante.

Moro em Brasília e fui pescar no litoral de SP em julho. Como já me adaptei ao meu barquinho, resolvi leva-lo. Na ida tudo correu muito bem. Mas na volta, ainda na baixada Santista, o parafuso do eixo da carretinha estourou... Eu vi a roda passando por mim!!!

Ainda bem que não atingiu nenhum carro e nenhum pedestre. Perdi 2 dias de viagem esperando trocar o eixo todo da carretinha. Quando estava chegando em Catalão, o parafuso estourou de novo! Novamente, ninguém se feriu. Mas tive que colocar o barco num guincho e mandar entregar em Brasília.

Resultado: gastei $ com o guincho e os dois consertos que seria suficiente para alugar um barco em SP!

Bem, quero registrar um alerta sobre a necessidade de sempre realizar revisão na carreta. No meu caso, fui displicente, admito. Sou muito caprichoso com a tralha e o barco, mas esqueci da carreta.

Ficou uma dúvida: existe algum tipo de rolamento ou ponta de eixo que seja mais adequado para longas viagens? O que eu posso fazer para reforçar a minha carretinha?

Att,

Enio

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EXISTEM TRÊS FORMAS PARA A PERCA DA RODA DURANTE A CONDUÇÃO DE VEICULOS.

- O DESPRENDIMENTO DOS PARAFUSOS OU PORCAS DA RODA AO EIXO.

- O DESPRENDIMENTO DA PORCA DO EIXO.

- A QUEBRA DO EIXO.

NOS TRÊS CASOS OS FATORES SÃO PARECIDOS.

PORQUE NOS CARROS NÓS ANDAMOS A 120 km PRA + E AS RODAS NÃO SOLTAMA COM A VIBRAÇÃO?

R: PORQUE NOS CARROS FAZEMOS O BALANCEAMENTO DAS RODA, E NAS RODAS DA CARRETA QUEM FAZ?

O EXESSO DE VIBRAÇÃO DE UMA RODA MAL BALANCEADA “COSPE” PARAFUSOS OU PORCAS, ALEM DE CAUSAR FÍSSURAS NO EIXO.

FOLGA NA REGULAGEM DA FOLGA.

OUTRO PROBLEMA É O INTERVALO ENTRE O USO, AS CARRETAS FICAM MESES SEM USO, CONTRIBUIDO PARA A OXIDAÇÃO E O DESGASTE PREMATURO DOS ROLAMENTOS, QUE SEMPRE SÃO SUBMERÇOS (SE FOR NA ÁGUA SALGADA ENTÃO...) ATÉ MESMO O ACUMULO DE BARRO NA RODA DO CAUSAR ALTERAÇÕES.

RESUMINDO, O PROBLEMA SEMPRE OCORRE POR EXCESSO DE VIBRAÇÃO, SEJA QUAL FOR O MOTIVO.

DICAS DE MANUTENÇÃO:

- BALANCEAR AS RODAS, ATÉ O ESTEPE.

- REGULAR A FOLGA (ESPAÇO ENTRE APORCA DO EIXO E O ROLAMENTO), CHECAR ATRAVA DA PORCA, OU EM ALGUNS CASOS A CONTRA PORCA.

- SE O ROLAMENTO ESTIVER “RONCANDO” (VIBRAÇÃO INCOMUM) FAÇA A SUBSTITUIÇÃO.

- SEMPRE MANTER TUDO BEM ENGRACHADO (SEPOSSIVEL UTILIZE GRAXA BIODEGRADAVEL).

- LIMPAR O ACUMULO DE BARRO NAS RODAS.

- SE NÃO SOUBER FAZER OU NÃO TIVER TEMPO PAGUE PARA QUEM O FAÇA COM SEGURANÇA.

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Amigo, as carretas normalmente vem com cubo de gol ou outro carro(sendo dois rolamentos pequenos de cada lado). Certa vez fiz uma viagem de 120 Km a 100/h no asfalto e depois de ter rodado 15 Km em estrada de chão e bem devagar notei uma poeira pelo retrovisor, parei imediatamente e vi que a roda tinha sacado depois de ter moído dois rolamentos e foi-se a pescaria(se tivesse sido no asfalto o estrago seria grande no conjunto), tive que retornar numa cidade mais próxima(60 Km) para comprar os rolamentos e por sorte era em frente a uma fazenda e um mecânico trocou pra mim. Quando retornei, um amigo que fabrica carretas me disse para trocar os cubos que eram de Gol por cubos de FIAT que é somente um rolamento grandão e que pode ficar seco, roncar etc mas que não quebra nem saca nem a pau e assim foi feito e não tive mais problemas, depois comprei outra carreta e fiz o mesmo serviço.

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cubo da fiat? algum modelo específico?

Os que eu coloquei foram usados antigos mas não sei se os novos são iguais, o modelo tb não sei informar e tb não são só os cubos mas tb as pontas de eixo, claro. Convém dá uma olhada numa autopeças e conferir.

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