Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fabrício Biguá

Novas carretilhas 7.0:1

Posts Recomendados

Carretilhas 7.0:1. A nova aposta dos grandes fabricantes.

Já não é novidade que a indústria da pesca esportiva apostou pesado no lançamento das novas e super velozes carretilhas de perfil baixo. Os modelos 7.0:1, ou Burner (queimador ou super rápido), invadiram o mercado e já estão disponíveis em boa parte das grandes lojas do mercado Brasileiro.

Antes gostaria de esclarecer, para aqueles que ainda não sabem, o significado dessa numeração. O número 7.0 seria o número de voltas que o carretel gira completamente sobre o seu eixo enquanto se gira a manivela da carretilha apenas uma única vez (:1), ou seja, a cada volta completa da manivela o carretel gira 7 vezes.

Objetivo:

Velocidades de recolhimento cada vez maiores. Esse é objetivo, mas agora vem a pergunta que não quer calar. Você precisa disso?

Muitos apostam que essa velocidade é ilusória e se trata de uma espécie de ?perfumaria? que os grandes fabricantes lançaram no mercado para venderem seus produtos. Será?

As ?antigas? carretilhas 6.3:1 recolhem em média 25? polegadas de linha a cada volta completa na manivela (medida utilizada pelos fabricantes), que convertidos em centímetros dão 63,5cm.

Vale ressaltar que nem todas as carretilhas 6.3:1 enrolam, necessariamente, a mesma quantidade de linha a cada volta de manivela. Vários fabricantes especulam em cima dessa velocidade, e cabe a cada pescador, medir corretamente a quantidade real de linha que a sua carretilha enrola na verdade.

Uma Curado D (6.3:1) enrola 63,5cm de linha a cada volta completa da manivela, enquanto uma Chronarch MG 50 (51), também 6.3:1, enrola apenas 60cm.

Os modelos, seus recolhimentos e suas vantagens e desvantagens:

Agora vamos falar das 7.0:1.

Consegui informações de apenas 4 grandes fabricantes. Quantum, Shimano, Daiwa e Abu Garcia.

A nova Quantum PT Edition Tour 7.1:0, 11 rolamentos, 257g, cap. linha 120m/0.30mm e recolhe 29 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 73.66cm. (29 x 2.54cm).

Imagem Postada

Já a Shimano Curado DHSV 7.0:1, 06 rolamentos, 277g, cap. linha 110m/0.28mm e recolhe 30 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 76.2cm (30 x 2.54cm).

Imagem Postada

A Shimano Antares/Calais DC7 7.0:1, 11 rolamentos, 250g, cap. linha 100m/16lb. Recolhe 31,5 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 79cm (31,5 x 2.54cm)

Imagem Postada

A Abu Garcia SX-HS e STX-HS 7.1:0, 11 rolamentos, 246g, cap. linha 140m/12lb. Recolhe 31 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 78,54cm (31 x 2.54cm)

Imagem Postada

A novíssima Daiwa Zillion 7.1:1, 07 rolamentos, 249g, cap. linha 100m/16lb e recolhe 31 polegadas de linha a cada volta completa da manivela que convertidos dão 78,54cm (31 x 2.54cm).

Imagem Postada

Apenas nesse comparativo deu pra perceber a incrível diferença de velocidade de recolhimento. Observem que somente entre as 7.0 surgiu uma diferença de quase 5cm de linha a cada volta completa da manivela. Já entre as 6.3:0 essa diferença pode ultrapassar os 18cm de linha a cada volta na manivela.

Representativamente, isso quer dizer, que, em um dia de efetiva pescaria, um pescador realiza entre 600 e 700 arremessos, e em cada um deles, em torno de 40 ?maniveladas?, ou seja, algo em torno de 24.000 e 28.000 maniveladas por dia, que multiplicados pela diferença de 10cm de linha por manivelada (comparativo entre a mais veloz e a mais lenta das 7.0), dão em média 26.000cm ou 2.6km de linha recolhida mais rapidamente. É muita diferença, vocês não acham? Agora multiplique isso por 5 dias, ou mais, de pescaria?

Na prática isso quer dizer que o pescador poderá trazer mais rapidamente o peixe fisgado a borda do barco, e consequentemente, antecipar a sua soltura. Trabalhar iscas rápidas, como hélices, com maior eficiência e com menor desgaste do pescador. Recolher rapidamente um arremesso mal realizado e ?re-lançar? a isca novamente em um menor espaço de tempo. Evitar o afrouxamento da linha em casos em que o peixe fisgado avança rapidamente em direção ao pescador. Retirar a isca, em recolhimento, de pauleiras, mais rapidamente, em casos de pescaria embarcada e em movimento. Dentre outras e inúmeras vantagens.

A maior desvantagem fica por conta do peso e do volume. A grande maioria das carretilhas 7.0 pesa entre 249g (Zillion) e 277g (Shimano), além do corpo relativamente maior que suas antecessoras, comprometendo, pescarias que utilizam equipamentos leves.

Inovações:

O campo das inovações não ficou marcado apenas pelo aumento da velocidade de recolhimento. Outras inovações também marcam presença nos novos modelos.

A Daiwa lançou o Free-Floating Spool, que consiste na liberação do pinhão do carretel deixando-o livre de rolamentos e engrenagens, aumentando, assim, a distância do arremesso.

Imagem Postada

A Quantum trouxe o Infinite ACS System que consiste na regulagem externa no freio centrífugo de 9 buchas (contra 6 da maioria dos modelos). Facilitando a regulagem e deixando o deixando o carretel mais livre.

Imagem Postada

Já a Shimano trouxe para os modelos 200 DHSV a nova tecnologia HEG (High Efficiency Gearing) que seria uma engrenagem de eficiência maior, ou seja, apesar do aumento da velocidade de recolhimento, a força que o pescador utiliza para rebocar o peixe continua sendo pequena, evitando o desgaste prematuro dos braços e das mãos.

Imagem Postada

A Abu Garcia SX-HS veio com engrenagem principal em bronze (Duragear) e um novo sistema de freio em carbono (Carbon Matrix), garantindo uma melhor frenagem do sistema. A STX-HS, além dos itens da SX, veio com Eversilk, que consiste em um revestimento aplicado no eixo do pinhão para aumentar a durabilidade, e um sistema de liberação do carretel semelhante ao da Daiwa Zillion, garantindo arremessos mais longos.

Sem dúvida a maior inovação veio com a nova Shimano Antares/Calais DC7. Em 2003 a Shimano equipou a Calcutá TE DC como o revolucionário o sistema DCC (Digital Control Circuit) que agora foi incluído na DC7. Os freios magnético e centrífugo foi substituído por um sistema eletrônico de frenagem e liberação do carretel. Enquanto as carretilhas convencionais liberam o carretel com velocidades entre os 15.000RPM e os 20.000RPM, a nova DC7 libera a 30.000RPM (100.000RPM segundo a Shimano), um ganho superior aos 50%. Segundo a Shimano Japonesa os lançamentos acima dos 100m de distância são facilmente alcançados com a nova DC7.

Essas foram apenas algumas das inovações. Basta um simples olhar sobre uma 7.0 para os mais detalhistas perceberem várias inovações de design e funcionabilidade.

O trabalho com iscas:

Vale salientar que nem todas as iscas são bem trabalhadas aumentando-se a velocidade de recolhimento. Zaras, Poppers, Jigs, dentre outras, são efetivamente melhores trabalhadas com um movimento mais cadenciado e lento. Claro que cada pescador tem um jeito único e próprio de se trabalhar iscas, mas essa dica é muito importante para aqueles que pensam em comprar uma ?burner? achando que suas pescarias serão mais eficientes.

Hélices e Sticks (trabalho rápido) são as iscas em que o pescador mais obtém vantagem com o uso das 7.0. Um bom trabalho de vara aliado com uma super velocidade fazem a diferença no final de um dia de efetiva pescaria.

Uma coisa é certa, depois do peixe fisgado, uma carretilha super veloz leva vantagem sobre as demais, independentemente, da isca utilizada.

Conclusão:

As novas carretilhas super rápidas estão aí. Suas inovações tecnológicas mostram que o futuro caminha para esse lado, e dificilmente o mercado ignorará essas máquinas, tão pouco, os fabricantes descontinuarão esses modelos.

Cabe a você observar se realmente elas tem utilidade e se ajudam efetivamente a sua pescaria.

No mais....

....boas compras.

Dica:

Outra dica importante é que nem todas as carretilhas, ?modelo 7.0:1?, dispõem dessa velocidade para ambos os lados. Exemplo disso é a Quantum Energy ou a Abu Garcia SX-HS e STX-HS, que comercializam apenas o lado direito com velocidade de recolhimento de 7.0:1, enquanto a de lado esquerdo, continua com velocidade de 6.3:1. Muito cuidado ao comprar ao sua nova 7.0.

Um abraço.

Fabrício Biguá.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá!!!Pesquisei bastante sobre essas carretilhas, cheguei a seuginte conclusão, são eficiente? Sim, mas para alguns tipos de pesca. Tipos de iscas artificiais? Popper e hélice. Por ter recolhimento mto rápido, prejudica um pouco o trabalhos das zaras.Bom, é isso.... Prefiro continuar com a minha... heheheheabraços

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Beleza FabrícioMuito boa a apresentação dessas carretilhas, deu pra ver bem como elas estão evoluindo, imagine daqui 10 anos como será vista uma curado 200 que um dia foi uma das preferidas pelos pescadores hehehe.Abração

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:
Bom saber meu amigo...Peguei as duas na mão e realmente a Daiwa eh muito mais compacta, porem fiquei meio na duvida no quesito de brutalidade/guenta tranco, pois ouvi dizer que o freio dela era fraquinho, qto a Quantum era pau pa toda obra e muito macia... To buscando informaçoes pra poder buscar uma logo logo...ehehehAbração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fala Biguá, blz companheiro??Uma duvida minha, gostaria muito de sua opnião.Daiwa Zillion ou Quantum Tour Edition???Sera que a Daiwa qguenta o pau em Barcelos??Abração.Edsinho.

Edsinho...vou te falar uma coisa...as duas são fantásticas....Essa foi a primeira vez q usei uma Quantum...e gostei muito...A carretilha é show...Roda "redondo", é macia, justa, e dá conta do recado.A Zillion é incrivelmente compacta...Aguenta o tranco sem dúvidas....Eu pesquei apenas 8 dias com ela...Só usando choppers...mas um colega pescou durante 3 meses, só usando choppers...e disse q nunca mais usará outra carretilha..hehe....Qualquer uma das duas é maravilhosa. :wink:
Bom saber meu amigo...Peguei as duas na mão e realmente a Daiwa eh muito mais compacta, porem fiquei meio na duvida no quesito de brutalidade/guenta tranco, pois ouvi dizer que o freio dela era fraquinho, qto a Quantum era pau pa toda obra e muito macia... To buscando informaçoes pra poder buscar uma logo logo...ehehehAbração.
Tem que buscar é meu relógio,isto sim... hehehehehehe... :lol:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vantagem da Zillion em relação a Quantum está justamente no tamanho...a Zillion é bem mais compacta... se encaixa na mão perfeitamente, principalmente quem lança com só uma mão....Mas bom mesmo é ter todas, aí não fica arrependido....

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A vantagem da Zillion em relação a Quantum está justamente no tamanho...a Zillion é bem mais compacta... se encaixa na mão perfeitamente, principalmente quem lança com só uma mão....Mas bom mesmo é ter todas, aí não fica arrependido....

Fala Fabiano, blz mano??As duas quebra neh...ehehehComo soh da pra pegar uma acho que a Zillion ta saindo na frente.Abração.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maior relação de recolhimento implica em maior força que o pescador tem de imprimir na manivela para que a tração da linha seja a mesma, assim como em menor velocidade para que a mesma velocidade de recolhimento seja alcançada. Estas carretilhas são mais pesadas porque o esforço de suas engrenagens é maior para uma mesma força de tração, comparando com uma carretilha de menor relação de recolhimento; de tal forma que elas tem de ter engrenagens reforçadas (e mais pesadas), ou serão mais frágeis e terão menor força de tração. Só dei por falta desta explicação neste artigo maravilhosamente bem escrito! Saudações a todos e parabens pelo artigo!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Vlw...a dica, Moacyr...É claro q essa sua dica se comprova por física...mas os fabricantes fizeram a utilização de mais engrenagens para se evitar essa menor força de tração. :wink:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

acho q vale nas pescarias de peixes q necessitem trabalhos de iscas rápidos.tipo zaras e helices..q necessitem dessa traçãoacredito tbém no fator galhada...onde o peixe bate próximo a estrutura.. e a velocidade de recolhimento ajude a tirar o peixe da localidade

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Eu também! :D Não sei porque... :oops: Mas eu tenho certeza que o Leandro sabe! :lol: Ele faz coleção... :roll:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Eu também! :D Não sei porque... :oops: Mas eu tenho certeza que o Leandro sabe! :lol: Ele faz coleção... :roll:

kkkkkkkk :lol: :lol: :P

só vc mesmo heim!!! zuera!!!!kkkkk

abraço

Leandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

É mano, a regulagem dela realmente é um pouco diferente das demais.....mas quando se pega o jeito fica lindo.....!!!!

abraço

Leandro

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Maior relação de recolhimento implica em maior força que o pescador tem de imprimir na manivela para que a tração da linha seja a mesma, assim como em menor velocidade para que a mesma velocidade de recolhimento seja alcançada. Estas carretilhas são mais pesadas porque o esforço de suas engrenagens é maior para uma mesma força de tração, comparando com uma carretilha de menor relação de recolhimento; de tal forma que elas tem de ter engrenagens reforçadas (e mais pesadas), ou serão mais frágeis e terão menor força de tração.

Só dei por falta desta explicação neste artigo maravilhosamente bem escrito! Saudações a todos e parabens pelo artigo!

Concordo contigo, com um parêntese, na verdade eles aumentaram o tamanho da corôa para somente aumentar a taxa de recolhimento, o que é inversamente proporcional a força de recolhimento, como você muito bem colocou, o que se traduz em maior força para poder rebocar o peixe. Isso vai ajudar muito trabalhar iscas de hélices ou poppers (mar são outros dez), mas vai dar um trabalho a mais para trazer o peixe. A outra situação é que acredito que esse recolhimento rapido demais em bobinas sem eixo como é o caso das Daiwas e Abus, durante o recolhimento, na briga com um peixe um pouco maior, vai acabar causando um pouco de vibração na bobina e desconforto no recolhimento. Isso já ocorre nas TDZs e outras oriundas dessas.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Realmente acho que as carretilhas do tipo "Burners" tem suas vantagens...principalmente para uso de iscas de superficie como zaras e grandes helices!

Das que foram mostradas no tópico, particularmente iria na nova Calais DC7, depois na Zillion.

Abraços

Leandro

Lembrando o seguinte.

Eu tive a oportunidade de testar uma DC7...Li todo o manual, fiz o diabo....e nada da carretilha lançar bem com varas de até 6 pés. Todo arremesso q eu fazia era superado pelo do meu amigo com uma Zillion do lado..hehee....

Todas as regulagens dessa carreta são para varas acima dos 6.6 pés, menos q isso, até uma Titan 6000 arremessa mais. (peguei pesado agora...kkkk)...mas aqueles arremesos acima dos 90m só vendo pra crer... :lol: Devem ter sido feitos com varas de 8 pés, linha mono 0.20 e chumbinho aerodinâmico... :twisted:

De todos os freios anticabeleiras, inclusive os DCs, eu ainda continuo fã do Magforce da Daiwa, (a exceção do Flying Arms da Ryobi) supera em muito o centrífugo das shimanos, principalmente qdo se trata de iscas leves. Ele é um mesclado de magnético/centrífugo (magnético ativado centrifugamente). No final, você comprovou isso na prática. Com o magforce não precisa de manual nem especificação de varas :twisted:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Victor Saboya;

Pelo jeito, vc também já leu: http://www.japantackle.com/Topics/brake_system.htm

Só mais uma coisa: meu MSN tá aqui em baixo porque eu quero que me adicione mesmo!

Um abraço, e já ví que você chegou para abalar! :twisted:

kkkkkkk que isso... tô lonje disso... na verdade acho que tinha lido isso sim, mas a bastante tempo atrás... tem uns 3 anos que deixei de vasculhar a net, mas td aquilo ali, para quem quiser dá para comprovar na prática... não é bicho de sete cabeças não. E naquele texto ainda temos que acrescentar o novo Magforce Z lá...rs Vou te acrescentar no meu msn! nos falamos por lá... amanhã hoje minha dona já está me chamando...rs Abração e até amanhã!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tô começando a pesquisar tópicos sobre Amazônia pois finalmente vou realizar meu sonho de ir para lá no final de outubro.

Vi este tópico foi atualizado em 2007, portanto surgiram lançamentos no mercado e vamos então enriquecer o tópico.

Daiwa Aggrest 7.3 Hyper Speed

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=497

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion Coastal 7.3

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=498

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion 7.3:1 Hyper-Speed Special Edition

http://www.daiwa.com/Reel/detail.aspx?ID=433

Imagem Postada

Daiwa TD Zillion Type R

http://www.tacklewarehouse.com/Team_Daiwa_Zillion_Type_R_Casting_Reels/descpage-TDRC.html

Imagem Postada

Quantum Tour KVD 7.3 Burner

http://www.quantumfishing.com/product/1885/3559/Tour-KVD.aspx

Imagem Postada

Quantum Energy PT SS

http://www.baitcastingreels.tk/quantum-energy-pt-ss-baitcast-reel-gear-ratio-7-31/

Imagem Postada

Megabass IS73 Competition

http://www.thehookuptackle.com/product-details.php?Category=Japan%20Tackle&Manufacturer=Megabass&Product=IS73%20Competition%20Baitcasting%20Reel

Imagem Postada

E assim o dindin vai saindo do bolso...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se registrar depois. Se você tem uma conta, CLIQUE AQUI para postar com a sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
Entre para seguir isso  

×
×
  • Criar Novo...