Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Gabriel Pires

Devo mandar fazer uma limpeza na minha carretilha?

Posts Recomendados

Olá pessoal!

Durante uma pescaria que eu estava fazendo no Lago do Peixe - TO, meu equipamento de pesca ( vara, carretilha, etc) caiu na água. Será que eu devo mandar fazer uma limpeza na minha carretilha? Segundo o meu guia, não é necessário pois a água não tem muita areia por não ser um rio. Gostaria de saber da opinião de vocês.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Durante uma pescaria que eu estava fazendo no Lago do Peixe - TO, meu equipamento de pesca ( vara, carretilha, etc) caiu na água. Será que eu devo mandar fazer uma limpeza na minha carretilha? Segundo o meu guia, não é necessário pois a água não tem muita areia por não ser um rio. Gostaria de saber da opinião de vocês.

Abraço!

Evito ao máximo fazer a limpeza nas carretas, na verdade o problema está no ajuste da montagem, principalmente se for Shimano, que possui uma montagem mecanizada.

A cada vez que a graxa e óleo originais são substituídos, todas peças são mexidas e re-ajustadas manualmente, a carreta pode até ficar mais macia de início, mas o desgaste se torna maior com o tempo em relação a uma que nunca foi mexida.

Cheguei a usar carretas sem manutenção durante 5 ou 6 anos, pescadndo direto, mas somente em água doce. Uma delas, uma Chronarch A de 1992, está com o maquinário ainda perfeito, após somente uma lubrificação. Só a frição está soltando de trancos de tanto peixe que ela já pegou.

Para mim, quanto menos mexer é melhor.

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Durante uma pescaria que eu estava fazendo no Lago do Peixe - TO, meu equipamento de pesca ( vara, carretilha, etc) caiu na água. Será que eu devo mandar fazer uma limpeza na minha carretilha? Segundo o meu guia, não é necessário pois a água não tem muita areia por não ser um rio. Gostaria de saber da opinião de vocês.

Abraço!

Evito ao máximo fazer a limpeza nas carretas, na verdade o problema está no ajuste da montagem, principalmente se for Shimano, que possui uma montagem mecanizada.

A cada vez que a graxa e óleo originais são substituídos, todas peças são mexidas e re-ajustadas manualmente, a carreta pode até ficar mais macia de início, mas o desgaste se torna maior com o tempo em relação a uma que nunca foi mexida.

Cheguei a usar carretas sem manutenção durante 5 ou 6 anos, pescadndo direto, mas somente em água doce. Uma delas, uma Chronarch A de 1992, está com o maquinário ainda perfeito, após somente uma lubrificação. Só a frição está soltando de trancos de tanto peixe que ela já pegou.

Para mim, quanto menos mexer é melhor.

Abraço.

Ok! Obrigado pela contribuição, Hiroshi!

Vamos esperar a opinião de mais pescadores.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando menos mexer, melhor, vou do comentário do Hiroshi!

Tenho carretas aqui com 13 anos e nunca precisou de manutenção, somente se a sua carreta cair no barro, entrar areia, aí sim, é bom dar uma limpeza.

Mas apenas por uso, em pescarias, desde que não tenham sofrido nenhum tranco etc., melhor vc nao abrir.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando menos mexer, melhor, vou do comentário do Hiroshi!

Tenho carretas aqui com 13 anos e nunca precisou de manutenção, somente se a sua carreta cair no barro, entrar areia, aí sim, é bom dar uma limpeza.

Mas apenas por uso, em pescarias, desde que não tenham sofrido nenhum tranco etc., melhor vc nao abrir.

Ela apenas caiu na água, a qual era bem limpa. Então vou seguir as dicas de vocês, nem vou abrir a carretilha.

Grato pela contribuição!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mexe com isso não, só se ficar muito tempo, a minha caiu na Serra, ficou 4 meses em baixo dágua, conseguí recuperar, ai sim mandei limpar e lubrificar, mas a sua apenas molhou, bora pescar com ela, também vou com o Hiroshi e Alex, pinga óleo fino e pronto.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Mexe com isso não, só se ficar muito tempo, a minha caiu na Serra, ficou 4 meses em baixo dágua, conseguí recuperar, ai sim mandei limpar e lubrificar, mas a sua apenas molhou, bora pescar com ela, também vou com o Hiroshi e Alex, pinga óleo fino e pronto.

Ok! Nem vou mexer.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu desmonto as minhas 1 vez ao ano, limpo tudo, lubrifico com óleo e graxa originais, acho que é muito mais prejudicial deixar sem manutenção.

Mas pingo graxa Shimano uma vez a cada pescaria na guia do distribuidor de linha, e óleo nas extremidades do carretel.

O fato de ela cair na água, não é motivo pra desmontar e tal. Faz o básico, que é o que faço toda pescaria.

Não esqueça dos ajustes também, não deixe o carretel jogando de um lado pro outro, e sempre que for guardar solte a frição totalmente.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu desmonto as minhas 1 vez ao ano, limpo tudo, lubrifico com óleo e graxa originais, acho que é muito mais prejudicial deixar sem manutenção.

Mas pingo graxa Shimano uma vez a cada pescaria na guia do distribuidor de linha, e óleo nas extremidades do carretel.

O fato de ela cair na água, não é motivo pra desmontar e tal. Faz o básico, que é o que faço toda pescaria.

Não esqueça dos ajustes também, não deixe o carretel jogando de um lado pro outro, e sempre que for guardar solte a frição totalmente.

joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia::: joia:::

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu desmonto as minhas 1 vez ao ano, limpo tudo, lubrifico com óleo e graxa originais, acho que é muito mais prejudicial deixar sem manutenção.

Mas pingo graxa Shimano uma vez a cada pescaria na guia do distribuidor de linha, e óleo nas extremidades do carretel.

O fato de ela cair na água, não é motivo pra desmontar e tal. Faz o básico, que é o que faço toda pescaria.

Não esqueça dos ajustes também, não deixe o carretel jogando de um lado pro outro, e sempre que for guardar solte a frição totalmente.

Afif, pode me explicar por que devo soltar a fricção totalmente quando for guardar e não deixar o carretel jogando de um lado pro outro? Não sabia disso.

Abraço! :amigo:

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muita viagem o cara dizer q nao precisa ou nao deve dar manutencao!

com certeza ter caido na agua nao eh motivo suficiente pra abrir uma carretilha, porem dai a dizer q nao precisa abrir? BULLSHIT

dei uma calcutta 400b p/ um funcionario/amigo e o cara usou por 3 anos sem dar manutencao...

resultado? fui abrir ela.. tive q encostar pq tinha tanta peca com desgaste excessivo q seria inviavel arrumar...

eu abro TODAS as minhas 1 ou 2 vezes por ano...

nao existem muitas pecas que necessitam de ajustes dentro de uma carretilha (pelo menos nas shimano q conheco)

ja tirei carretilha da caixa e abri so pra ver como era por dentro (era uma conquest 200DC) mas isso foi por curiosidade..

dizer q nao precisa de manutencao vcs tao dando um conselho PESSIMO pro cara...

so minha opiniao! :)

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel vou dar minha humilde opinião.

Por sua carretilha ter molhado acho que vc não precisa dar manuntenção completa apenas a manutenção básica , que por sinal devemos fazer a cada pescaria, mas por outro lado veja a quantas pescaria vc já a usou e quanto tempo essa carretilha está sem Manutenção, se isso fizer mais de um ano acho que vc deve mandar fazer a manutenção.

Eu penso que devemos fazer manutenção completa pelo menos uma vez no ano, revisando-a e analisando os componentes da carretilha que assim podemos trocar alguma peça com defeito antes que vários componentes estraguem.

Grande abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu desmonto as minhas 1 vez ao ano, limpo tudo, lubrifico com óleo e graxa originais, acho que é muito mais prejudicial deixar sem manutenção.

Mas pingo graxa Shimano uma vez a cada pescaria na guia do distribuidor de linha, e óleo nas extremidades do carretel.

O fato de ela cair na água, não é motivo pra desmontar e tal. Faz o básico, que é o que faço toda pescaria.

Não esqueça dos ajustes também, não deixe o carretel jogando de um lado pro outro, e sempre que for guardar solte a frição totalmente.

Afif, pode me explicar por que devo soltar a fricção totalmente quando for guardar e não deixar o carretel jogando de um lado pro outro? Não sabia disso.

Abraço! :amigo:

Aliviando a fricção deixando ela solta quando guardada irá aumentar a vida útil dos discos de drag. Tem aquele botãozinho do lado da manivela, vc deve ajustá-lo de forma que o carretel não jogue de um lado para o outro, experimente soltar bem, vc vai ver que vai ficar um jogo no carretel, se vc deixar esse jogo, vai diminuir a vida de alguns rolamentos. Eu deixo bem no limite, o mais solto possível, sem deixar o jogo.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, o problema não é ter caído na água, e sim ter chegado ao fundo e este ser de areia, se ela rodou macio, tudo bem, mas não custa limpar os rolamentos com fluído de isqueiro ou benzina e por uma gota de óleo. Veja tb se o devanador não está sujo, devanador é o distribuidor de linha. E como disse o Afif, sempre solte a frição.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

muita viagem o cara dizer q nao precisa ou nao deve dar manutencao!

com certeza ter caido na agua nao eh motivo suficiente pra abrir uma carretilha, porem dai a dizer q nao precisa abrir? BULLSHIT

dei uma calcutta 400b p/ um funcionario/amigo e o cara usou por 3 anos sem dar manutencao...

resultado? fui abrir ela.. tive q encostar pq tinha tanta peca com desgaste excessivo q seria inviavel arrumar...

eu abro TODAS as minhas 1 ou 2 vezes por ano...

nao existem muitas pecas que necessitam de ajustes dentro de uma carretilha (pelo menos nas shimano q conheco)

ja tirei carretilha da caixa e abri so pra ver como era por dentro (era uma conquest 200DC) mas isso foi por curiosidade..

dizer q nao precisa de manutencao vcs tao dando um conselho PESSIMO pro cara...

so minha opiniao! :)

Hehehe! Agora você diz totalmente ao contrário do que o pessoal falou e eu fico confuso. Bom, mesmo assim, não vou mexer muito na carretilha, talvez só lubrificar as partes mais acessíveis.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel vou dar minha humilde opinião.

Por sua carretilha ter molhado acho que vc não precisa dar manuntenção completa apenas a manutenção básica , que por sinal devemos fazer a cada pescaria, mas por outro lado veja a quantas pescaria vc já a usou e quanto tempo essa carretilha está sem Manutenção, se isso fizer mais de um ano acho que vc deve mandar fazer a manutenção.

Eu penso que devemos fazer manutenção completa pelo menos uma vez no ano, revisando-a e analisando os componentes da carretilha que assim podemos trocar alguma peça com defeito antes que vários componentes estraguem.

Grande abraço

Ok!

Obrigado pela contribuição, Clayton!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Eu desmonto as minhas 1 vez ao ano, limpo tudo, lubrifico com óleo e graxa originais, acho que é muito mais prejudicial deixar sem manutenção.

Mas pingo graxa Shimano uma vez a cada pescaria na guia do distribuidor de linha, e óleo nas extremidades do carretel.

O fato de ela cair na água, não é motivo pra desmontar e tal. Faz o básico, que é o que faço toda pescaria.

Não esqueça dos ajustes também, não deixe o carretel jogando de um lado pro outro, e sempre que for guardar solte a frição totalmente.

Afif, pode me explicar por que devo soltar a fricção totalmente quando for guardar e não deixar o carretel jogando de um lado pro outro? Não sabia disso.

Abraço! :amigo:

Aliviando a fricção deixando ela solta quando guardada irá aumentar a vida útil dos discos de drag. Tem aquele botãozinho do lado da manivela, vc deve ajustá-lo de forma que o carretel não jogue de um lado para o outro, experimente soltar bem, vc vai ver que vai ficar um jogo no carretel, se vc deixar esse jogo, vai diminuir a vida de alguns rolamentos. Eu deixo bem no limite, o mais solto possível, sem deixar o jogo.

Ok!

Não sabia disso, mas agora já estou mais informado. ::tudo:: ::tudo::

Obrigado pela contribuição.

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, o problema não é ter caído na água, e sim ter chegado ao fundo e este ser de areia, se ela rodou macio, tudo bem, mas não custa limpar os rolamentos com fluído de isqueiro ou benzina e por uma gota de óleo. Veja tb se o devanador não está sujo, devanador é o distribuidor de linha. E como disse o Afif, sempre solte a frição.

Ela nem chegou ao fundo. Assim que ela caiu na água, o nosso guia, o Higor, já se atirou na água para pegá-la. Ela está recolhendo a linha do mesmo jeito que estava antes. Vou lubrificar os rolamentos com óleo, somente, seguindo a sua dica e de outros amigos.

Obrigado pela contribuição!

Abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aliviando a fricção deixando ela solta quando guardada irá aumentar a vida útil dos discos de drag. Tem aquele botãozinho do lado da manivela, vc deve ajustá-lo de forma que o carretel não jogue de um lado para o outro, experimente soltar bem, vc vai ver que vai ficar um jogo no carretel, se vc deixar esse jogo, vai diminuir a vida de alguns rolamentos. Eu deixo bem no limite, o mais solto possível, sem deixar o jogo.

Essa parte do drag eu concordo em parte, porque acredito que o desgaste neste caso, ocorra em função de esmagamento apenas, já que a carretilha encontra-se em descanso. Mas na questão dos rolamentos, sinceramente, não consigo entender a razão da diminuição da vida útil deles. Se puder explicar agradeço.

Abraço

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A pergunta é p o Afif mas vou dar meu pitaco. Com o freio mecânico "muito" solto várias peças inclusive os rolamentos terão um desgaste desuniforme em suas partes.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Gabriel, esta sua carretilha Daiwa é muito boa!! ::tudo:: Tem componentes interno bem reforçados, praticamente aboliu materiais plásticos e usa bem aço inox. Por isso o peso, de aproximadamente 250g.

Na minha opinião, se você souber fazer a manutenção, faça!! Do contrário, tente arrumar alguém de confiança que saiba fazer!! Na pior das hipóteses, pingue uma gota de óleo em cada rolamento que você conseguir ter acesso!!! No caso os mais fáceis são os do carretel, e o que fica dentro da tampa da regulagem de sintonia fina.

O porque disso é que ao cair na água, é muito provável que tenha entrado água por dentro da carretilha contaminando a graxa usada nas engrenagens e dispositivo de trava e destrava do arremesso, devaneador de linha entre outros, contaminando ou lavando o óleo que é fino usado nos rolamentos.

Mesmo sem areia, se a água que entrou diminuir a lubrificação, você terá um desgaste prematuro dos rolamentos e demais peças. O primeiro problema será rolamento roncando nos arremessos e ao recolher a linha.

Não sou profissional, é uma mera opinião, Mas se for fazer, use lubrificante apropriado!!! Cuidado com os óleos ricos em solvente para usar nos rolamentos.

Abraço!!!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

×