Ir para conteúdo

Carretilhas 8.X:1


Posts Recomendados

nos últimos lançamentos as fábricas estão lançando modelos cada vez mais rápidas e leves,porque será ?uma tendência?no caso das Shimanos com a Antares HG 7.4/1 ,Aldebaran BFS 8.0/1 e agora com a Metanium HG 7.4/1 e XG 8.5/1,lembrando que as novas engrenagens micro módulos que prometem reduzir o ruído(segundo o fabricante),não menciona aumento ou não da durabilidade,eu acredito que para os peixes japas com certeza vão aquentar joia::: até que algum pescador Brasileiro possa desmontar e fazer uma análise mais profunda do material e sua durabilidade ou até aventurar em nossas pescarias eu não uso na amazônia,especificamente na pescaria com hélices acho muito confortável uma boa carretilha com velocidade acima de 7.0/1 porque quem dá velocidade a isca é a puxada da vara, se for trabalhar rápido a recuperação para o próxima puxada numa carretilha rápida a meu ver faz toda diferença, as já testadas e aprovadas cada qual por preferência de marca estão as Curado E7/Scorpion 1500,Zillions 7.1/7.3 as antigas Abu STX 7.1/1. quanto aos novos modelos da ABU geração III levíssimos e rápidos STX 8.0/1 e Premier 7.1/1 posso afirmar que não houve diminuição de qualidade da coroa e pinhão pelo contrário melhorou,no uso em zaras e sticks acho que velocidade alta atrapalha se o pescador não ficar bem contolado :gorfei: como andar de Ferrari a 80km lacou::

na pesca de robalo então uma carretilha rápida é o terror surtei:: ,como anteriormente disse sabiamente o Fabrício é um fórum onde temos nossas opiniões ninguèm sabe e é dono da verdade estamos aprendendo e trocando experiências :amigo:

Eu também estou cabreiro com esse micro módulo, mas com minha insanidade criei uma pequena esperança, copiei no site Japonês tudo o que estava escrito sobre a Metanium nova e colei no Tradutor Google e vi que colocaram um rolamento na ação do Pinhão e outro na coroa para dar mais durabilidade e resistência! Não sei se funciona mas já estou louco para testar na AM! Acho que vou pagar pra ver! rsrsrsrs

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

nos últimos lançamentos as fábricas estão lançando modelos cada vez mais rápidas e leves,porque será ?uma tendência?no caso das Shimanos com a Antares HG 7.4/1 ,Aldebaran BFS 8.0/1 e agora com a Metanium HG 7.4/1 e XG 8.5/1,lembrando que as novas engrenagens micro módulos que prometem reduzir o ruído(segundo o fabricante),não menciona aumento ou não da durabilidade,eu acredito que para os peixes japas com certeza vão aquentar joia::: até que algum pescador Brasileiro possa desmontar e fazer uma análise mais profunda do material e sua durabilidade ou até aventurar em nossas pescarias eu não uso na amazônia,especificamente na pescaria com hélices acho muito confortável uma boa carretilha com velocidade acima de 7.0/1 porque quem dá velocidade a isca é a puxada da vara, se for trabalhar rápido a recuperação para o próxima puxada numa carretilha rápida a meu ver faz toda diferença, as já testadas e aprovadas cada qual por preferência de marca estão as Curado E7/Scorpion 1500,Zillions 7.1/7.3 as antigas Abu STX 7.1/1. quanto aos novos modelos da ABU geração III levíssimos e rápidos STX 8.0/1 e Premier 7.1/1 posso afirmar que não houve diminuição de qualidade da coroa e pinhão pelo contrário melhorou,no uso em zaras e sticks acho que velocidade alta atrapalha se o pescador não ficar bem contolado :gorfei: como andar de Ferrari a 80km lacou::

na pesca de robalo então uma carretilha rápida é o terror surtei:: ,como anteriormente disse sabiamente o Fabrício é um fórum onde temos nossas opiniões ninguèm sabe e é dono da verdade estamos aprendendo e trocando experiências :amigo:

Grande amigo Ramon , e ai tudo bem ?? Sábias palavras , estamos aqui para aprender e vc sabe muito, pois usa várias carretilhas e por isso tem propriedade no que fala , completando um pouco mais e voltando ao assunto de velocidade , se quanto mais rápida melhor a carretilha fosse verdadeira os fabricantes não fariam carretilhas de mesmo modelo com recolhimentos diferentes . cada uma é melhor para determinado tipo de pesca . Quando eu disse que as carretilhas com recolhimento mais rápidas são mais fracas eu quis dizer que se vc pegar uma MGX 7.9 e uma MGx 7.1 , com certeza a 7.9 é mais fraca por ter mais dentes na coroa e assim serem menores que as da 7.1 , e claro que ambas são feitas com o mesmo material , outra coisa que eu disse, que ainda na comparação entre essas 2 carretilhas, só como exemplo , a com recolhimento menor tem maior força de tração, EU SEI MUITO BEM QUE É A VARA QUE PUXA O PEIXE , mas a mais lenta tem mais força de tração, justamente pela relação coroa Pinhão ... Eu não estou aqui defendendo usar carretilhas lentas , mas eu dou preferência para as 7:1 máximo 7:3 ( hélice ) por conforto, e como eu costumo usar muitas iscas difrentes é melhor assim .. Eu usei a STX-SHS 8:0 e achei rápida demais, com algumas iscas que estou acostumado a usar não dava para trabalhar direito. Por isso que eu disse que uma carretilha muito rápida é desnecessário . Eu acredito que no futuro, teremos carretilhas com 2 velocidades , como as para pesca pesada , pois assim vc pode usar a reduzida na hora da briga pois isso auxilia muito. Enfim, cada um ai tem sua experiência e prefere uma ou outra, o importante e debater sadiamente e aprender mais ..... Assista lá o programa com a EXO , e faça sua crítica .... http://www.pescaverdade.com.br Abraço Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico com o Lusardo, embora quem trabalhe seja a vara, muita coisa sobra p a carretilha. Pesca de açu com hélice, é uma coisa insana, varas de 25lb com linha de 65 a 80lb, penso que o conjunto não ficaria bem dimensionado com uma carretilha deste porte. Zillions, Scorpins, Cronarchs e Smokes 150 se enquadram melhor, 7:3 é mais que o suficiente legal::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está cheio de opiniões divergentes, mas vou arriscar umas palavras

Uso as 7.0:1 pra pescar com hélices na amazônia e acho que é suficiente, mas esse ano levarei uma Quantum TKVD 7.3 para testar, se houver alguma diferença significativa posso até mudar de opinião. mas minhas varas com zara e meia água ficam com carretlihas 6.3/1 e já cheguei a usar 5.3/1 para jigs

Gosto é gosto

A relação entre a menor velocidade de recolhimento e o aumento da força é realmente verdadeiro, isso também aumenta dependendo do tamanho da manivela:

Carretilhas de alta velocidade e manivelas curtas tem menos torque que as de baixa velocidade e com manivelas longas. Por exemplo. carretilhas de peixes de couro e de pesca oceânica não tem alta velocidade de recolhimento, pois não seria possível recolher a linha sob alta tensão

Outro exemplo, quando se gira uma catraca para enrolar a fita que puxa uma embarcação para cima de sua carreta temos que dar várias "maniveladas" pra recolher pouca fita e, com isso ganhamos torque e isso torna possível puxar centenas de quilos usando apenas um braço. Se as catracas de carreta recolhessem 1 metro em cada manivelada teríamos que fazer uma força descomunal para puxar a embarcação.

Acho que foi mais ou mens isso que o Marcelo quis dizer. Isso pode ser ilustrar oque ocorre com as várias velocidades de recolhimento das carretilhas atuais

Carretlihas com alta velocidade de recolhimento tem sua função no trabalho de certas iscas (como as nossas idolatradas iscas de hélice), mas não se deve tentar rebocar peixes com elas, isso certamente desgastará as engrenagens mais finas (já citadas) e também o pescador. Então o trabalho da vara é tanto mais importante quanto maior a velocidade de recolhimento de sua carretilha

abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

#sacocheio

Vamo acabar com esta história??? Com esse monte de achismos???

Quem se habilita a medir as p... dos tão falados dentes? Altura, largura, comprimento etc.

Aí, pronto.

Só pra convencer que uma carreta velocidade de 6.3, ou 5.8, vai ter tanta diferença assim ... de uma 7.1 (a zillion prata puxa 81 cm por volta), ou 7.3, 7.4, 8.0, 8.01, 8.5 ...

Falem sério, engenheiros de carretilhas de plantão no FTB, considerar somente o dente como diferencial de resistência, o melhor seria uma carretilha com dentadura ... de ADAMANTIUM ...

Vamo lá, engenheiros, façam as medidas ou cálicem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grande amigo Wellington, calma rindo3:: rindo3:: rindo3::

Deixe o coldre na entrada do Saloon :gorfei:

Por aqui é tudo mesmo na base do achismo, não há resposta definitiva, nem última opinião chorei:: chorei::

Pelo menos até que apareça um engenheiro com PhD no MIT que nos apresente um laudo de 1.500 páginas comprovando que 1 + 1 é 2, mas que em algumas situações pode até ser 3 :gorfei:

Fórum é isso mesmo, mil opiniões diferentes, algumas coincidentes, mas é da dialética que se extrai alguma forma de consenso, não é ? Nem que seja na forma de mais uma unanimidade burra rindo3::

Enquanto isso vamos experimentando e, o melhor de tudo, PESCANDO ::fishing ::fishing ::fishing

Abs. :amigo:

#sacocheio

Vamo acabar com esta história??? Com esse monte de achismos???

Quem se habilita a medir as p... dos tão falados dentes? Altura, largura, comprimento etc.

Aí, pronto.

Só pra convencer que uma carreta velocidade de 6.3, ou 5.8, vai ter tanta diferença assim ... de uma 7.1 (a zillion prata puxa 81 cm por volta), ou 7.3, 7.4, 8.0, 8.01, 8.5 ...

Falem sério, engenheiros de carretilhas de plantão no FTB, considerar somente o dente como diferencial de resistência, o melhor seria uma carretilha com dentadura ... de ADAMANTIUM ...

Vamo lá, engenheiros, façam as medidas ou cálicem ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está cheio de opiniões divergentes, mas vou arriscar umas palavras

Uso as 7.0:1 pra pescar com hélices na amazônia e acho que é suficiente, mas esse ano levarei uma Quantum TKVD 7.3 para testar, se houver alguma diferença significativa posso até mudar de opinião. mas minhas varas com zara e meia água ficam com carretlihas 6.3/1 e já cheguei a usar 5.3/1 para jigs

Gosto é gosto

A relação entre a menor velocidade de recolhimento e o aumento da força é realmente verdadeiro, isso também aumenta dependendo do tamanho da manivela:

Carretilhas de alta velocidade e manivelas curtas tem menos torque que as de baixa velocidade e com manivelas longas. Por exemplo. carretilhas de peixes de couro e de pesca oceânica não tem alta velocidade de recolhimento, pois não seria possível recolher a linha sob alta tensão

Outro exemplo, quando se gira uma catraca para enrolar a fita que puxa uma embarcação para cima de sua carreta temos que dar várias "maniveladas" pra recolher pouca fita e, com isso ganhamos torque e isso torna possível puxar centenas de quilos usando apenas um braço. Se as catracas de carreta recolhessem 1 metro em cada manivelada teríamos que fazer uma força descomunal para puxar a embarcação.

Acho que foi mais ou mens isso que o Marcelo quis dizer. Isso pode ser ilustrar oque ocorre com as várias velocidades de recolhimento das carretilhas atuais

Carretlihas com alta velocidade de recolhimento tem sua função no trabalho de certas iscas (como as nossas idolatradas iscas de hélice), mas não se deve tentar rebocar peixes com elas, isso certamente desgastará as engrenagens mais finas (já citadas) e também o pescador. Então o trabalho da vara é tanto mais importante quanto maior a velocidade de recolhimento de sua carretilha

abraço a todos

Neco foi exatamente isso que tentei explicar e vc foi bem melhor que eu PARABÉNS .... isso mostra exatamente oque eu estava dizendo, que as carretilhas de menor velocidade tem maior força de tração, é necessário menos força e com isso menos desgaste etc. Vc foi perfeito em falar sobre a tensão da linha quando recolhemos .... Imagina uma carretilha 10:1 , com o peixe tensionando, será muito dificil ganhar a batalha dos grandes ! É isso ai ... Um dia teremos carretilhas baixas com 2 velocidades para agradar a todos !!! ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse tópico está cheio de opiniões divergentes, mas vou arriscar umas palavras

Uso as 7.0:1 pra pescar com hélices na amazônia e acho que é suficiente, mas esse ano levarei uma Quantum TKVD 7.3 para testar, se houver alguma diferença significativa posso até mudar de opinião. mas minhas varas com zara e meia água ficam com carretlihas 6.3/1 e já cheguei a usar 5.3/1 para jigs

Gosto é gosto

A relação entre a menor velocidade de recolhimento e o aumento da força é realmente verdadeiro, isso também aumenta dependendo do tamanho da manivela:

Carretilhas de alta velocidade e manivelas curtas tem menos torque que as de baixa velocidade e com manivelas longas. Por exemplo. carretilhas de peixes de couro e de pesca oceânica não tem alta velocidade de recolhimento, pois não seria possível recolher a linha sob alta tensão

Outro exemplo, quando se gira uma catraca para enrolar a fita que puxa uma embarcação para cima de sua carreta temos que dar várias "maniveladas" pra recolher pouca fita e, com isso ganhamos torque e isso torna possível puxar centenas de quilos usando apenas um braço. Se as catracas de carreta recolhessem 1 metro em cada manivelada teríamos que fazer uma força descomunal para puxar a embarcação.

Acho que foi mais ou mens isso que o Marcelo quis dizer. Isso pode ser ilustrar oque ocorre com as várias velocidades de recolhimento das carretilhas atuais

Carretlihas com alta velocidade de recolhimento tem sua função no trabalho de certas iscas (como as nossas idolatradas iscas de hélice), mas não se deve tentar rebocar peixes com elas, isso certamente desgastará as engrenagens mais finas (já citadas) e também o pescador. Então o trabalho da vara é tanto mais importante quanto maior a velocidade de recolhimento de sua carretilha

abraço a todos

Caro Neco,como voce bem disse graças a DEUS que temos opiniões divergentes pois em cada post dos amigos aprendo mais danca::

um ex:só usava líder ai criaram o tópico sobre o assunto,e parei de usar em diversas situações,linhas/varas/garatéias etc e ai vai é uma infinidade de aprendizado que encontramos nas divergências e experiências,uma coisa que não podemos esquecer os grandes fabricantes ainda não acordaram para o nosso mercado e nossos peixes,não fazem carretilhas pensando em Brasil,a gente que tem que se lascar para encontrar o melhor pra nós,vejo cada comentário pois aqui aprendo com voces :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos últimos lançamentos as fábricas estão lançando modelos cada vez mais rápidas e leves,porque será ?uma tendência?no caso das Shimanos com a Antares HG 7.4/1 ,Aldebaran BFS 8.0/1 e agora com a Metanium HG 7.4/1 e XG 8.5/1,lembrando que as novas engrenagens micro módulos que prometem reduzir o ruído(segundo o fabricante),não menciona aumento ou não da durabilidade,eu acredito que para os peixes japas com certeza vão aquentar joia::: até que algum pescador Brasileiro possa desmontar e fazer uma análise mais profunda do material e sua durabilidade ou até aventurar em nossas pescarias eu não uso na amazônia,especificamente na pescaria com hélices acho muito confortável uma boa carretilha com velocidade acima de 7.0/1 porque quem dá velocidade a isca é a puxada da vara, se for trabalhar rápido a recuperação para o próxima puxada numa carretilha rápida a meu ver faz toda diferença, as já testadas e aprovadas cada qual por preferência de marca estão as Curado E7/Scorpion 1500,Zillions 7.1/7.3 as antigas Abu STX 7.1/1. quanto aos novos modelos da ABU geração III levíssimos e rápidos STX 8.0/1 e Premier 7.1/1 posso afirmar que não houve diminuição de qualidade da coroa e pinhão pelo contrário melhorou,no uso em zaras e sticks acho que velocidade alta atrapalha se o pescador não ficar bem contolado :gorfei: como andar de Ferrari a 80km lacou::

na pesca de robalo então uma carretilha rápida é o terror surtei:: ,como anteriormente disse sabiamente o Fabrício é um fórum onde temos nossas opiniões ninguèm sabe e é dono da verdade estamos aprendendo e trocando experiências :amigo:

Grande amigo Ramon , e ai tudo bem ?? Sábias palavras , estamos aqui para aprender e vc sabe muito, pois usa várias carretilhas e por isso tem propriedade no que fala , completando um pouco mais e voltando ao assunto de velocidade , se quanto mais rápida melhor a carretilha fosse verdadeira os fabricantes não fariam carretilhas de mesmo modelo com recolhimentos diferentes . cada uma é melhor para determinado tipo de pesca . Quando eu disse que as carretilhas com recolhimento mais rápidas são mais fracas eu quis dizer que se vc pegar uma MGX 7.9 e uma MGx 7.1 , com certeza a 7.9 é mais fraca por ter mais dentes na coroa e assim serem menores que as da 7.1 , e claro que ambas são feitas com o mesmo material , outra coisa que eu disse, que ainda na comparação entre essas 2 carretilhas, só como exemplo , a com recolhimento menor tem maior força de tração, EU SEI MUITO BEM QUE É A VARA QUE PUXA O PEIXE , mas a mais lenta tem mais força de tração, justamente pela relação coroa Pinhão ... Eu não estou aqui defendendo usar carretilhas lentas , mas eu dou preferência para as 7:1 máximo 7:3 ( hélice ) por conforto, e como eu costumo usar muitas iscas difrentes é melhor assim .. Eu usei a STX-SHS 8:0 e achei rápida demais, com algumas iscas que estou acostumado a usar não dava para trabalhar direito. Por isso que eu disse que uma carretilha muito rápida é desnecessário . Eu acredito que no futuro, teremos carretilhas com 2 velocidades , como as para pesca pesada , pois assim vc pode usar a reduzida na hora da briga pois isso auxilia muito. Enfim, cada um ai tem sua experiência e prefere uma ou outra, o importante e debater sadiamente e aprender mais ..... Assista lá o programa com a EXO , e faça sua crítica .... http://www.pescaverdade.com.br Abraço Marcelo

olá meu amigo,concordo com voce em vários pontos os que divergem são como voce disse questão de gosto e adaptação,hoje vou assistir ao programa,parabéns mais uma vez pelo conteudo palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu grande amigo Wellington, calma rindo3:: rindo3:: rindo3::

Deixe o coldre na entrada do Saloon :gorfei:

Por aqui é tudo mesmo na base do achismo, não há resposta definitiva, nem última opinião chorei:: chorei::

Pelo menos até que apareça um engenheiro com PhD no MIT que nos apresente um laudo de 1.500 páginas comprovando que 1 + 1 é 2, mas que em algumas situações pode até ser 3 :gorfei:

Fórum é isso mesmo, mil opiniões diferentes, algumas coincidentes, mas é da dialética que se extrai alguma forma de consenso, não é ? Nem que seja na forma de mais uma unanimidade burra rindo3::

Enquanto isso vamos experimentando e, o melhor de tudo, PESCANDO ::fishing ::fishing ::fishing

Abs. :amigo:

#sacocheio

Vamo acabar com esta história??? Com esse monte de achismos???

Quem se habilita a medir as p... dos tão falados dentes? Altura, largura, comprimento etc.

Aí, pronto.

Só pra convencer que uma carreta velocidade de 6.3, ou 5.8, vai ter tanta diferença assim ... de uma 7.1 (a zillion prata puxa 81 cm por volta), ou 7.3, 7.4, 8.0, 8.01, 8.5 ...

Falem sério, engenheiros de carretilhas de plantão no FTB, considerar somente o dente como diferencial de resistência, o melhor seria uma carretilha com dentadura ... de ADAMANTIUM ...

Vamo lá, engenheiros, façam as medidas ou cálicem ...

meu amigo como sempre sábio nas palavras disse tudo :amigo: ::tudo:: danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nos últimos lançamentos as fábricas estão lançando modelos cada vez mais rápidas e leves,porque será ?uma tendência?no caso das Shimanos com a Antares HG 7.4/1 ,Aldebaran BFS 8.0/1 e agora com a Metanium HG 7.4/1 e XG 8.5/1,lembrando que as novas engrenagens micro módulos que prometem reduzir o ruído(segundo o fabricante),não menciona aumento ou não da durabilidade,eu acredito que para os peixes japas com certeza vão aquentar joia::: até que algum pescador Brasileiro possa desmontar e fazer uma análise mais profunda do material e sua durabilidade ou até aventurar em nossas pescarias eu não uso na amazônia,especificamente na pescaria com hélices acho muito confortável uma boa carretilha com velocidade acima de 7.0/1 porque quem dá velocidade a isca é a puxada da vara, se for trabalhar rápido a recuperação para o próxima puxada numa carretilha rápida a meu ver faz toda diferença, as já testadas e aprovadas cada qual por preferência de marca estão as Curado E7/Scorpion 1500,Zillions 7.1/7.3 as antigas Abu STX 7.1/1. quanto aos novos modelos da ABU geração III levíssimos e rápidos STX 8.0/1 e Premier 7.1/1 posso afirmar que não houve diminuição de qualidade da coroa e pinhão pelo contrário melhorou,no uso em zaras e sticks acho que velocidade alta atrapalha se o pescador não ficar bem contolado :gorfei: como andar de Ferrari a 80km lacou::

na pesca de robalo então uma carretilha rápida é o terror surtei:: ,como anteriormente disse sabiamente o Fabrício é um fórum onde temos nossas opiniões ninguèm sabe e é dono da verdade estamos aprendendo e trocando experiências :amigo:

Eu também estou cabreiro com esse micro módulo, mas com minha insanidade criei uma pequena esperança, copiei no site Japonês tudo o que estava escrito sobre a Metanium nova e colei no Tradutor Google e vi que colocaram um rolamento na ação do Pinhão e outro na coroa para dar mais durabilidade e resistência! Não sei se funciona mas já estou louco para testar na AM! Acho que vou pagar pra ver! rsrsrsrs

Abraço!

amigo Pinguim,tambem não resisti está chegando uma Metanium 8.5 para as represas danca::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[ Não sei se funciona mas já estou louco para testar na AM! Acho que vou pagar pra ver! rsrsrsrs]

Palavras do grande Pinguim.

A questão é esta. Ninguém sabe. Daí partimos para as análises lógicas e enchemos os textos de achismo.

O primeiro debate que vi por aqui sobre coroa/pinhão 7/1 dizia respeito à steez X aldebaram. Conclusão do tópico> a aldebaran aguenta, a steez não aguenta. Ninguém explicou as causas.

Como eu queria saber, paguei para ver. Botei minha steez no Negrão, com hélices de 6 e 7 polegadas, bati meus records de quantidade e qualidade e na terceira semana ela quebrou os eixos das manoplas que são de aluminio. O sistema coroa/pinhão continua inteiro.

Não recomendo a ninguém que jogue boliche com ovo de avestruz. Porém, quem sabe...?!

Carretas de 150 gramas foram feitas para iscas de 50 gramas? NÃO!

Servem para arrastar pirarara? NÀO!

E se elas fossem 3X1? Eu continuaria dizendo naum.

E se fossem 1X8? Vai continuar sendo ovo de avestruz ou talvez de colibri.

Para quem gosta dos comparativos com carros, eu pergunto. O que é mais fácil? Andar a 80 com uma ferrari ou a 200 com um fusca?

Eu prefiro ter o recurso ä mão.

Quanto ao esforço citado pelo meu amigo Lamana, sei que ele existe, porém é sobre o eixo do carretel, que pode trincar a casca do ovo; da trava do reverso, que pode ceder; e dos discos de freio, vão fritar; sobre as engrenagens vai a força feita na manopla pela mão do pescador.

Uma 10X1 me daria o recurso de ajustar a linha mais rapidamente sempre que preciso. Principalmente entre os intervalos das puxadas e nos momentos dos ataques.

Estou em busca do equilibrio entre velocidade de recolhimento, peso e resistência o que resultaria na comodidade que permite a um sexagenário, como eu, puxar hélice 3 semanas seguidas. Aos atletas recomendo as 1500e7 ou as zillions.

No mais, se é para meu conforto, vale a pena fritar uma steez ou MGX por semana, estaria apenas saindo de uma pescaria de $5 para $6. Assim como não uso mais as linhas de 80 lb também não volto para carretas acima de 200g ou abaixo de 7X1 para as hélices.

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[ Não sei se funciona mas já estou louco para testar na AM! Acho que vou pagar pra ver! rsrsrsrs]

Palavras do grande Pinguim.

A questão é esta. Ninguém sabe. Daí partimos para as análises lógicas e enchemos os textos de achismo.

O primeiro debate que vi por aqui sobre coroa/pinhão 7/1 dizia respeito à steez X aldebaram. Conclusão do tópico> a aldebaran aguenta, a steez não aguenta. Ninguém explicou as causas.

Como eu queria saber, paguei para ver. Botei minha steez no Negrão, com hélices de 6 e 7 polegadas, bati meus records de quantidade e qualidade e na terceira semana ela quebrou os eixos das manoplas que são de aluminio. O sistema coroa/pinhão continua inteiro.

Não recomendo a ninguém que jogue boliche com ovo de avestruz. Porém, quem sabe...?!

Carretas de 150 gramas foram feitas para iscas de 50 gramas? NÃO!

Servem para arrastar pirarara? NÀO!

E se elas fossem 3X1? Eu continuaria dizendo naum.

E se fossem 1X8? Vai continuar sendo ovo de avestruz ou talvez de colibri.

Para quem gosta dos comparativos com carros, eu pergunto. O que é mais fácil? Andar a 80 com uma ferrari ou a 200 com um fusca?

Eu prefiro ter o recurso ä mão.

Quanto ao esforço citado pelo meu amigo Lamana, sei que ele existe, porém é sobre o eixo do carretel, que pode trincar a casca do ovo; da trava do reverso, que pode ceder; e dos discos de freio, vão fritar; sobre as engrenagens vai a força feita na manopla pela mão do pescador.

Uma 10X1 me daria o recurso de ajustar a linha mais rapidamente sempre que preciso. Principalmente entre os intervalos das puxadas e nos momentos dos ataques.

Estou em busca do equilibrio entre velocidade de recolhimento, peso e resistência o que resultaria na comodidade que permite a um sexagenário, como eu, puxar hélice 3 semanas seguidas. Aos atletas recomendo as 1500e7 ou as zillions.

No mais, se é para meu conforto, vale a pena fritar uma steez ou MGX por semana, estaria apenas saindo de uma pescaria de $5 para $6. Assim como não uso mais as linhas de 80 lb também não volto para carretas acima de 200g ou abaixo de 7X1 para as hélices.

Abrax

caro Eloy concordo com voce em usar uma Steez ou Mgx com prudência (mesmo não sendo recomendado)a nome do fantástico conforto e talvez nem frite joia:::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[ Não sei se funciona mas já estou louco para testar na AM! Acho que vou pagar pra ver! rsrsrsrs]

Palavras do grande Pinguim.

A questão é esta. Ninguém sabe. Daí partimos para as análises lógicas e enchemos os textos de achismo.

O primeiro debate que vi por aqui sobre coroa/pinhão 7/1 dizia respeito à steez X aldebaram. Conclusão do tópico> a aldebaran aguenta, a steez não aguenta. Ninguém explicou as causas.

Como eu queria saber, paguei para ver. Botei minha steez no Negrão, com hélices de 6 e 7 polegadas, bati meus records de quantidade e qualidade e na terceira semana ela quebrou os eixos das manoplas que são de aluminio. O sistema coroa/pinhão continua inteiro.

Não recomendo a ninguém que jogue boliche com ovo de avestruz. Porém, quem sabe...?!

Carretas de 150 gramas foram feitas para iscas de 50 gramas? NÃO!

Servem para arrastar pirarara? NÀO!

E se elas fossem 3X1? Eu continuaria dizendo naum.

E se fossem 1X8? Vai continuar sendo ovo de avestruz ou talvez de colibri.

Para quem gosta dos comparativos com carros, eu pergunto. O que é mais fácil? Andar a 80 com uma ferrari ou a 200 com um fusca?

Eu prefiro ter o recurso ä mão.

Quanto ao esforço citado pelo meu amigo Lamana, sei que ele existe, porém é sobre o eixo do carretel, que pode trincar a casca do ovo; da trava do reverso, que pode ceder; e dos discos de freio, vão fritar; sobre as engrenagens vai a força feita na manopla pela mão do pescador.

Uma 10X1 me daria o recurso de ajustar a linha mais rapidamente sempre que preciso. Principalmente entre os intervalos das puxadas e nos momentos dos ataques.

Estou em busca do equilibrio entre velocidade de recolhimento, peso e resistência o que resultaria na comodidade que permite a um sexagenário, como eu, puxar hélice 3 semanas seguidas. Aos atletas recomendo as 1500e7 ou as zillions.

No mais, se é para meu conforto, vale a pena fritar uma steez ou MGX por semana, estaria apenas saindo de uma pescaria de $5 para $6. Assim como não uso mais as linhas de 80 lb também não volto para carretas acima de 200g ou abaixo de 7X1 para as hélices.

Abrax

Eloy, gostei muito do seu comentário .. concordo em quase tudo ! Como já falei e volto a falar aqui, estou aprendendo sempre ! Mas vamos lá para a discussão sadia que estamos fazendo aqui .... Quanto aos modelos de carretilhas que são feitos para pesca leve como as Aldebaran, MGX , Core etc , realmente não foram feitas para este tipo de pesca isso é fato. .... Já o fator resistência nas carretilhas mais rápidas é relativa como vc falou em alguns casos ... não vamos falar aqui que a vara que puxa o peixe, isso todo bom pescador sabe e faz , mas sempre a linha sofre tensão , mesmo porque afrouxar a linha é perder peixe na certa correto ? Então voltamos no exemplo dado pelo nosso amigo, que nos falou da fita de puchar os barcos na carreta , vc dá várias voltas na manivela para subir o barco milimetros, isso para ter força de tração , oque não seria possível se fosse ao contrário ..... Da mesma forma numa carretilha ! Olha só quando eu falei que é engenharia básica e nosso amigo se irritou , e eu afirmo é sim engenharia básica ! Toda relação coroa e pinhão funciona da mesma forma , nos carros por exemplo os cambios são exatamente como nas carretilhas apenas com a diferença que nos carros temos marchas ( engrenagens ) de tamanhos diferentes .. Vou voltar ao exemplo do carro , se vc colocar 5 marcha ( a maior engrenagem ) para subir uma ladeira , o carro não sai do lugar , e vc estará forçando outros componentes , o principal será a embreagem, ela sofrerá todo desgaste ... Nas carretilhas não muda muito , se vc estiver com um peixe , mesmo com pouca tensão na linha e sua carretilha for muito rápida , com certeza absoluta vc não terá como ganhar alguns metros de linha preciosos , e se vc forçar ela terá desgastes em alguns componentes o principal de todos é o freio DRAG ( ela vai patinar ) além do eixo , etc como vc citou.... Nem sempre ira desgastar a coroa pinhão, pois como vc mesmo falou vc puxará o peixe com a vara. Vc fala que é só manivelar mais lentamente para trabalhar uma isca mais lentamente ... Pois eu usei a STX-SHS 8.0 para gravar o programa e para usar algumas iscas eu tive muita dificuldade , como algumas zaras ( pequenas 6 cm 6gr , 8cm 10gr ) , iscas de barbelinha entre outras , claro que pode ser que alguém ai vá falar que é questão de costume , pode até ser mesmo, mas eu afirmo que tive dificuldades , ai coloquei uma hélice e voltei ao paraiso , ai retirei e usei a STX-HS 7:0 e melhorou muito o trabalho das iscas citadas ! Eu estou falando tudo isso só para chegar no achismo de que temos que ter equilibrio , assim como carretilhas muito lentas são ruins para iscas de hélice , carretilha rápidas também são ruins na hora da briga , ou seja vai ter que ter um limite de velocidade para uma carretilha que usa uma coroa e pinhão , ou teremos carretilhas com 2 velocidades ou quem sabe algum bom engenheiro faça algo diferente e revolucionário para a alegria de todos . Essas carretilhas com recolhimento 8.5 , 8.6 t3 air entre outras estão sendo feitas para uma pesca ultra leve , pode pesquisar e verá que tem a mesma carretilha com recolhimento menor . Alguns fabricantes até colocam mais Drag em carretilhas mais lentas justamente por serem mais apropriadas para uma pesca mais pesada .... Enfim espero que isso não dê mais irritação para alguns ! Eloy sempre acompanho os seus comentários e posts para aprender mais , uso este forum para aprender mais , pesco por esporte e profissionalmente pois gosto do que faço ! Te convido para assistir meu programa e ser crítico para que eu possa melhorar. E quando estiver aqui para o lado de Minas Gerais , pode vir dar uns pinchos comigo , é meu convidado ! Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembro que quando comprei minha primeira Metanium MG DC7 em 2008, ví diversos comentarios que a carretilha não aguentava, etc... Que o sistema digital poderia queimar por conta de "beber agua"...etc...

Lí inclusive um tópico reprovando ela, feito pelo meu amigo Biguá...

Agora veja como o mundo da voltas... Em Fevereiro, o Biguá pegou uma de minhas Metaniuns (a mais velhinha, a de 2008) para desfazer uma cabeleira que o grosso do Caranha aqui tinha feito... Desfeita a cabeleira, ele fez um arremesso... O cara arremessou toda a capacidade de linha da carretilha com uma Jumping Minnow. Aprox 50m de Spiderwire 80lbs. E inclusive elogiou a carretilha...

Conclusão: Quanto maior variedades de carretilhas melhor! Leves, Levíssimas, Pesadas, Pesadonas, Rapidas, Lentas, Ultra-rapidas... sempre vai ter uma que vai casar com o estilo de cada pescador!

A leve nunca vai ver melhor do que a pesada! A pesada nunca vai ser melhor do que a leve. Vai depender da ótica de cada pescador...

Bom, voltado ao tema principal... Acho que velocidade nunca é demais...Quanto mais melhor!

Eu sou robaleiro de nascença... Uso Alphas 103 5.8:1 ao lado de Curado E7 7.0:1 e Curado 51 6.4:1...pesco normalmente com as 3... A gente é que manda quanto quer recolher de linha.... em algumas carretilhas damos 1 volta, em outras damos meia... em outra um quarto... Mas se é para recolher 1 metro, recolho 1 metro! Independente de quantas maniveladas precisarei dar...

Acho que o pescador tem que pagar para ver! Se eu não tivesse pagado para ver com minha Metanium MGDC7, hoje eu não estaria com 4 delas.

Acho que o mais importante na carretilha é a qualidade do arremesso feito pelo dono da carretilha. Não adianta Jim Murata arremessar 100 metros com uma carretilha... e eu com a mesma carretilha só arremessar 20 e detestar a pegada...

Veja o exemplo: Vejo o pessoal falando das Quantum novas, etc ... Mas sempre que vou ler sobre as Quantum, vejo que elas continuam com o freio "Infinite ACS"... Eu já tive uma Quantum Tour Edition, que era uma "maquina de cabeleira"... não conseguia fazer um arremesso que preste... Era uma cabeleira em cima da outra... Levei a Tour edition zero bala uma vez para Barcelos, mas tive que pescar com uma Curado velha, pq não conseguia pescar com a Tour Edition... Hoje tenho até arrepios quando passo perto duma Quantum... Se leio "infinite acs" sinto vontade de sair correndo...

Mas por outro lado, não entro em discursões sobre as Quantum, pq sei que isso é uma questão pessoal...

E quanto a resistencia é só testando mesmo!!!

Metanium MGDC7 aguenta amazônia sim!!! Pelo menos na minha mão! A primeira puxa hélice desde 2008!

Por fim: Tô louco para testar uma carretilhas dessas novas... IPT de 91cm...puts, uma Ferrari!!! Quem não tem vontande de sentar o pé no acelerador de uma Ferrari?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a resistencia da coroa tirem suas conclusões:

Imagem Postada

O que resiste mais?

2 "dentes" longos

ou

4 "dentes" curtos

??????

Beto, tentei achar na net porém não consegui uma foto como essa ai, porém de sistemas de engrenagens iguais, ou seja Ex : uma Curado 200e5 e uma Curado e7 , pois ai sim daria pra ver a diferença. Nesta foto o sistema de um é diferente da outra . Se tiver ai, posta pra gente ver .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também vou dar meu pitaco........ :gorfei: :gorfei:

Tem gente achando que a carretilha mais veloz não vai aguentar rebocar o peixe..................peraí..........como bem disse o Elói,quem tem que rebocar o peixe é a vara. doeu:: Se ela não aguenta a corrida de um açu é uma coisa,agora rebocar peixe não é função da carretilha......nenhuma delas,nem as oceânicas.

Para hélice,quanto mais rápido melhor,principalmente naqueles dias que eles estão atacando no trabalho rápido.Nesses dias a velocidade faz-se necessária para não deixar a isca inerte,mesmo que por poucos instantes . joia::: joia:::

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a resistencia da coroa tirem suas conclusões:

Imagem Postada

O que resiste mais?

2 "dentes" longos

ou

4 "dentes" curtos

??????

Beto, tentei achar na net porém não consegui uma foto como essa ai, porém de sistemas de engrenagens iguais, ou seja Ex : uma Curado 200e5 e uma Curado e7 , pois ai sim daria pra ver a diferença. Nesta foto o sistema de um é diferente da outra . Se tiver ai, posta pra gente ver .

Fala Marcelo! Entendo bem o que vc está querendo mostrar!!!!

Um bom exemplo quem entende bem é o pessoal de bike! Quem vair querer subir uma ladeira, na terceira marcha da frente combinada com a primeira trazeira? Todo mundo sabe que essa comninação coroa grande + pinhão pequeno é para velocidade...porém a gente faz uma força danada para pedalar...

Então para subir uma ladeira("pegar peso"), a gente usa coroa pequena( primeira marcha) com a sétima trazeira(pinhão grande) - isso em bike de 21 marchas.

Traduzino para carretilha, um carretilha extremamente veloz estaria pegando peso demais nas engrenagens e o poder de tração seria pequeno...

É isso que vc queria passar, não é?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a resistencia da coroa tirem suas conclusões:

Imagem Postada

O que resiste mais?

2 "dentes" longos

ou

4 "dentes" curtos

??????

Beto, tentei achar na net porém não consegui uma foto como essa ai, porém de sistemas de engrenagens iguais, ou seja Ex : uma Curado 200e5 e uma Curado e7 , pois ai sim daria pra ver a diferença. Nesta foto o sistema de um é diferente da outra . Se tiver ai, posta pra gente ver .

Fala Marcelo! Entendo bem o que vc está querendo mostrar!!!!

Um bom exemplo quem entende bem é o pessoal de bike! Quem vair querer subir uma ladeira, na terceira marcha da frente combinada com a primeira trazeira? Todo mundo sabe que essa comninação coroa grande + pinhão pequeno é para velocidade...porém a gente faz uma força danada para pedalar...

Então para subir uma ladeira("pegar peso"), a gente usa coroa pequena( primeira marcha) com a sétima trazeira(pinhão grande) - isso em bike de 21 marchas.

Traduzino para carretilha, um carretilha extremamente veloz estaria pegando peso demais nas engrenagens e o poder de tração seria pequeno...

É isso que vc queria passar, não é?

Putz, foi tão fácil de vc explicar joia::: ... Um outro tópico eu tentei fazer uma comparação com uma bicicleta e deu um bafafá .... Eu acho que cada um pesca como quiser, com a carretilha que quiser, com a velocidade que quiser .. Mas no seu exemplo ai, imagina uma carretilha 20:1, que tem gente esperando ai ... com um tucunaré de 5kg na ponta ?? não vai conseguir recolher 1cm de linha, mesmo usando a vara da forma correta , a linha sempre estará tensionada e a carretilha não tem força alguma etc ..... Mesmo não quebrando ou desgastando a engrenagem, vai comprometer o freio, o eixo etc ... Claro que vai ser uma beleza para as hélices, mas e depois ??? na hora da briga ?? Com varinhas de 5'3 , 5'6 que o pessoal tá usando por ai ??? Por isso que acho que o equilibrio é necessário , e acho ainda que logo teremos carretilhas com 2 velocidades ou algum desposivo para compesar o torque em coroas grandes. Eu usei aqui a STX-SHS 8:0 , para hélice é um paraiso, e aqui na região só peixes pequenos , mas eu não levaria para o AM . Usei a STX-HS 7:1 , melhorou muito, ficou mais versátil, melhor para trabalhar as outras iscas etc ... Ou seja cada uma para sua pesca . Agora já tem carretilha 8.6 ?? Logo teremos 10:1 .... Só dará para usar para pesca leve . bom essa é minha opinião .. Não vou mais me estender se não fica chato .... Já aprendi bastante neste tópico, o legal de um forum é justamente isso ! Eu consigo muito material para o meu programa. Assita lá e dê seu comentário e faça sua crítica www.pescaverdade.com.br Valeu Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Marcelo, muito obrigado pelo convite.

Agora voltando à vaca atolada, o exemplo da bicicleta continua, a meu ver, sendo horroroso.

Força é para guincho. Para moenda de cana ou para SUBIR morro em bike. chorei:: chorei:: chorei::

Para DESCER morro eu recomendo a marcha de número duzentos e trinta ou a velha e boa banguela. alegre:: alegre:: alegre::

Como já defendi que o responsável por este item é a vara, o eixo da carretel, a trava do reverso (aquela que não deixa o carretel rodar para trás), a estrutura da carreta(a casca do ovo) e os discos de freio, continuarei defendendo a tese de que os dentes são responsáveis apenas pela velocidade. Velocidade para ajustar linha frouxa. ::ops

Mas vamos combinar assim.

Você me descola uma 23X1 com menos de 200 gramas, serei seu primeiro cliente, e passarei um mês em Santa Isabel do Rio Negro arrastando uma SuraSix, providenciando as fotos dos açus. ::fisherman

Abrax

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Marcelo, muito obrigado pelo convite.

Agora voltando à vaca atolada, o exemplo da bicicleta continua, a meu ver, sendo horroroso.

Força é para guincho. Para moenda de cana ou para SUBIR morro em bike. chorei:: chorei:: chorei::

Para DESCER morro eu recomendo a marcha de número duzentos e trinta ou a velha e boa banguela. alegre:: alegre:: alegre::

Como já defendi que o responsável por este item é a vara, o eixo da carretel, a trava do reverso (aquela que não deixa o carretel rodar para trás), a estrutura da carreta(a casca do ovo) e os discos de freio, continuarei defendendo a tese de que os dentes são responsáveis apenas pela velocidade. Velocidade para ajustar linha frouxa. ::ops

Mas vamos combinar assim.

Você me descola uma 23X1 com menos de 200 gramas, serei seu primeiro cliente, e passarei um mês em Santa Isabel do Rio Negro arrastando uma SuraSix, providenciando as fotos dos açus. ::fisherman

Abrax

Valeu Eloy .. Assim que sair uma acima de 10:1 eu te aviso !! kakaka Mas pode vir pescar aqui .. dá uma olhada no programa www.pescaverdade.com.br o lugar é lindo ! vem passar um final de semana com a patroa aqui ! Mas vem preparado que aqui o piloteiro é bão ! hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mestre, eu também estou de olho nos equipos light ou diet joia::: rindo3::

A gente sabe bem como um dia de pescaria amazônica é extenuante doeu:: Na minha tralha desse ano já reservei um lugar para uma MGX igual á sua joia:::

Mas penso também que a redução do peso e de material traz como efeito inafastável a diminuição de vida útil e de resistência, pelo menos até que sejam desenvolvidas novas peças e engrenagens cerâmicas aerospaciais ou de adamantium (aquele material famoso das garras do Wolverine rindo3:: ), e quando vierem estas novidades, sai de baixo que o preço vai estar à altura da inovação chorei:: chorei:: Lógico que a gente não reboca os peixes com a engrenagem, a vara serve para isso, mas a "casa de máquinas" acaba sendo submetida a algum stress, de um jeito ou de outro, e a diminuição dos pinhões ou do tamanho da dentição dos mesmos vai acabar tendo algum efeito a médio ou longo prazo, pelo menos eu acho... Não esqueçamos, ainda, que todas estas novidades são oriundas da terra do sol nascente, onde os brutos são os black basses de 1 a 2 kgs e as iscas usadas nestes equipos, denominados pelos japas como "finesse", pesam, em sua maioria, de 4 a 8 gramas. Bem diferentes das nossas iscas amazônicas...

Quanto à Steez, eu não debito o problema à sua técnica, a qual não causou estes danos às demais carretas usadas, é que esses equipamentos super leves sempre vão ser mais frágeis, em um ponto ou outro. mas é o risco que corremos quando queremos reduzir o nosso desgaste, acabamos desgastando outra pecinha rindo3::

Mas a experiência é válida, só a partir dela é que vamos saber como estes equipamentos reagem. Mas repito que esta Daiwa T3 MX não é um equipo "diet", pesa 190 gramas, acho que essa carreta aguenta bem o tranco de AM ::tudo:: Só tenho minhas ressalvas com essas Aldebaran e Metanium com micro pinhões, essas eu acho muito caras para correrem o risco de virar ferro velho com uma ida a Barcelos rindo3:: rindo3::

Abs. :amigo:

Opa João!

Náo dá para esquecer a steez, é uma valente. Quebrar os eixos das manoplas é culpa da minha técnica de puxada.

O ponto aqui saum as engrenagens, e elas continuam inteiras.

Só para pensar, em mecänica quando se quer um parafuso super arrochado usa-se os de rosca fina.

Eu continuo empenhado na tese de equipos leves para pegar os brutos. De Penn 900 é vexa...

Abrax

Grande amigo Lusardo ... Semana passada, mais precisamente sexta feira , eu desmontei uma T3 1016 para tirar as fotos para colocar no programa , e sinceramente não gostei muito do que vi ... freio bem fraquinho, com uma pastilha de plastico e mais 2 bem fininhas ... Dá pra colocar carbontex até no olho nela se vc quiser turbinar , mas não gostei ... Tampas de plastico , mal acabada e com 1 dia de uso ( gravação ) já descascou o pé onde fixa na vara ... Agora pra arremessar .. vixi !!!! dá medo ! hehehhe fazer oque né ? Mas para Am não precisa ser tão boa assim de arremesso .. Suas Quantuns estão na frente e a Revo STX é melhor custo benefício ! Valeu Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa Marcelo, saiba que essa sua informação me surpreende doeu:: Eu não sou muito fã das Daiwa, hoje eu tenho somente uma, uma Steez 103 SHA, que comprei até mesmo para ver se era tudo o que falavam. Essa eu apenas testei e achei que arremessa bem, mas ainda sou mais a Aldebaran joia:::

Já tive uma Zillion 100 SHA (a pratinha), a qual achava pesada e que arremessava pouco (mesmo após colocar rolamentos de cerâmica), comparada com as Shimano (curado 200e7 ou scorpion 1500XT), o que me fez ficar cada vez mais Shimanista rindo3:: Hoje a grande maioria das minhas carretas é Shimano, com algumas quantum (2) e abu (4), mas sempre tive a Daiwa como um equipo travado no arremesso mas resistente, com alta qualidade de fabricação, por isso essa informação sobre a T3 1016 (que não é a ballistic baratinha, cabe ressalvar...) me impressionou. Tinha essa carretilha como bem fabricada e no padrão de resistência e durabilidade da Daiwa, mas, pelo visto, não é bem assim...

É bom saber disso, essa é uma que já não era prioridade na minha lista de aquisições futuras, agora vai lá pro fim da fila rindo3:: rindo3::

Abs. :amigo:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...