Ir para conteúdo

Instalação do sensor do sonar dentro do barco de alumínio


Posts Recomendados

Opa, Dirk tira uma duvida, esse GPS é ligado direto na bateria do barco ou tem outra fonte de alimentação?

 

Abraço!!!!

Boa tarde, amigo.

 

No meu caso, não uso GPS e, sim, sonar, o qual é ligado direto na bateria do barco. A minha bateria é automotiva.

 

O sonar pode ser alimentado por baterias de 12v tb.

 

Na caixa do Sonar o fabricante manda dois fios (vermelho e preto) curtos (+- 40 cm). Como o ecrã do sonar está instalado no console do barco, tive de fazer uma ligação (prolongamento) até o local onde está instalada a bateria. Esses fios passaram pelo caixonado da lateral e atingiram o porão do barco. Na ponta dos fios há born´s para serem acoplados nos terminais da bateria. Se o seu barco não tiver console e nem utilizar bateria, você pode comprar uma bateria de moto e levá-la nas pescarias.

 

No caso dos GPS autônomos, muitos deles podem ser alimentados por pilhas e baterias. Um dos meus amigos leva o dele pra pescar com essas pilhas.

 

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Boa noite, prezados.

 

Tirei duas fotos de um barco de alumínio no qual também foi instalado um sonar garmin echo 100 no porão. Trata-se de uma lancha de alumínio de 6 metros, com 1,85m de boca, 0,78m de borda, chapa no fundo de 2,5mm e nas laterais de 2,0mm. A leitura durante a navegação foi perfeita, a qualquer velocidade.

 

Eis as fotos:

 

Foto0552_zpsf2548a7f.jpg?t=1408673142

 

O sensor do tranducer é essa do lado esquerdo. Vejam a espessura da massa entre ele e o alumínio.

 

Abaixo, a forma de instalação da bomba de porão e de seu automático, além do berço da bateria:

 

Foto0553_zpscf342aab.jpg?t=1408673177

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala, Lénio.

 

Nesse outro barco o tanque fica na proa (embutido), na frente do console. O bulbo continua próximo do motor. Na verdade, é um tanque portátil de 50 lts que fica num compartimento feito só pra ele. Dá pra tirar e colocar o tanque livremente (desconectando apenas a mangueira de combustível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, boa tarde.

E impressão minha ou entre o transdutor e a massa tem algum fita preta parece. Na imagem da pra perder a massa no fundo do barco, depois algo preto, depois massa demovo e depois o transducer.

Enxerguei demais .

Abraço.

 

Fala Tiago,

 

Já tinha visto isso também. Fiz essa mesma observação e me foi dito que o proprietário tinha trocado de barco e levado o sonar para o novo. No barco anterior, ele tinha usado a borracha que veio junto com a braçadeira na caixa do sonar (geralmente utilizada para fixar o sensor do transducer no motor elétrico) para fixar melhor no fundo do casco. Ao trocar de barco, retiraram o sonar com uma espátula e, durante a montagem, o mecânico simplesmente deixou a tal da borracha entre eles. Após a entrega do barco, constataram que não houve nenhuma interferência na leitura.

 

Em que pese essa forma de instalação (usando uma borracha como base), não é essa a forma usual que tem sido utilizada aqui na região. No meu caso, instalei o sensor direto no casco (usando a massa).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, bom dia !

Comprei o Echo 200, chegou faz uma semana, fico pensando se o silicone (destes de vedar encanamento) não vai grudar no transducer, se vai ficar bolhas entre ele e o fundo do caso, essa duvidas são complicadas. A água que vou colocar onde vou grudar ele tem que cobrir o transducer, se cobrir, tem problema ?

 

Deixa eu tentar explicar o que pensei também sem colocar foto.

 

Seguinte: o transducer vem com um suporte pra você fixar ele na parte traseira do barco, ao lado do motor (fora do barco mesmo), na linha dagua. Já vi isso em várias lanchas. Se ao invés de fazer isso, eu fixar o suporte dele no lado de dentro (na parede do banco no espaço entre o banco e o motor) e deixar ele encostado na lata do barco ou 1 cm acima por exemplo, Na teoria, ele ficaria na mesma posição que se tivesse fixado do lado de fora ou se estivesse usando um suporte. A unica diferença entre esse método e o que fizeram no seu é que não teria uma massa entre ele e o fundo do barco.

 

O que você acha ? Em tese, deveria se a mesma coisa, certo ? A não ser que a massa exerce alguma influencia na leitura !!!

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, bom dia !

Comprei o Echo 200, chegou faz uma semana, fico pensando se o silicone (destes de vedar encanamento) não vai grudar no transducer, se vai ficar bolhas entre ele e o fundo do caso, essa duvidas são complicadas. A água que vou colocar onde vou grudar ele tem que cobrir o transducer, se cobrir, tem problema ?

 

Deixa eu tentar explicar o que pensei também sem colocar foto.

 

Seguinte: o transducer vem com um suporte pra você fixar ele na parte traseira do barco, ao lado do motor (fora do barco mesmo), na linha dagua. Já vi isso em várias lanchas. Se ao invés de fazer isso, eu fixar o suporte dele no lado de dentro (na parede do banco no espaço entre o banco e o motor) e deixar ele encostado na lata do barco ou 1 cm acima por exemplo, Na teoria, ele ficaria na mesma posição que se tivesse fixado do lado de fora ou se estivesse usando um suporte. A unica diferença entre esse método e o que fizeram no seu é que não teria uma massa entre ele e o fundo do barco.

 

O que você acha ? Em tese, deveria se a mesma coisa, certo ? A não ser que a massa exerce alguma influencia na leitura !!!

 

Abraço.

 

Thiago, rapaz com toda essa cautela vc vai acabar infartando e estragando sua pescaria. :gorfei:

 

olhe, não sei se a sua preocupação é mais em navegar ::bassboat::  com o sonar ou pescar ::fisherman . como os amigos já disseram para navegar não vai rolar, a leitura da tela vai mostrar o que vc já passou, veja nos tópicos, tem um do Fabrício Bigua que mostra a onda do sonar o angulo de leitura dela (o cone).

 

se vc quer leitura p/ pescar vc deve usar um suporte removível na lateral do barco, mas enquanto ainda vai testá-lo e aprender a usar, qquer coisa só "dipindura" ele pelo cabo mesmo na água, 10 cm dentro da água vc vira pro lado que quiser a leitura o que não conseguira com ele colado no casco, (veja vc está se baseando na instalação do Dirk, ele pesca no mar, a leitura é ampla ele só lê ou o que está a frente do barco ou pelo que ele passou) vc vai pescar no rio, não vai ter essa abrangência toda, veja no google os "cones" que o sonar produz para leitura, não vai ser legal no rio ele fixo, vc vai ter que ficar virando o barco para ter leitura e mesmo assim vai passar do ponto da leitura, no suporte ou na mão a gente vira a aste para ter uma varredura 360 graus,  assim vc vai conseguir interpretar a leitura que está na tela, vc vai virando e vê se muda a profundidade, solo, barranco etc. desencana disso de colar, não ao menos enquanto não for na sua embarcação e vc já dominar a técnica de leitura do que a sonda está te passando, no começo é difícil de interpretar.

 

qto a bolhas no silicone ou massa entenda o seguinte, não pode passar somente nas beiradas e colar, vai ficar um enorme espaço com ar. pequenas bolhas nem com raio-x vc evitaria, é só olhar na sua casa se houver vidros fixos com silicone, até os caras que trabalham com isso o dia todo acabam criando pequenas bolhas o que não irá te atrapalhar não, desencana.

 

veja não estou querendo ser o dono da verdade, mas qdo a gente fixa muito em detalhes que parecem não poder passar despercebidos, deixamos que outros fatores mais importantes escapem, esquecemos por exemplo de destravar o motor, aí vc pega um rochedo, esquecemos de amarrar o motor, esquece o remo, não vê o pássaro lindo que passou. Eu falo pq fico pilhado assim com relação ao transito, carreta, luzes etc a viagem é um tormento para mim, isso que eu não tenho a menor dificuldade nas manobras com a carreta, então no rio eu procuro não encanar com nada, se o parceiro quiser nadar que nade, eu tomo outra cerveja (100% sem álcool) mas tomo. Só a pinguinha que não dá pra passar uma pescaria inteira sem provar ao menos um trago.

 

boa pescaria, onde e qdo mesmo vc vai pro são francisco? eu estarei entre 12 e 20 de setembro em pirapora de minas, quem sabe não nos topamos por lá! 

 

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk, bom dia !

Comprei o Echo 200, chegou faz uma semana, fico pensando se o silicone (destes de vedar encanamento) não vai grudar no transducer, se vai ficar bolhas entre ele e o fundo do caso, essa duvidas são complicadas. A água que vou colocar onde vou grudar ele tem que cobrir o transducer, se cobrir, tem problema ?

 

Deixa eu tentar explicar o que pensei também sem colocar foto.

 

Seguinte: o transducer vem com um suporte pra você fixar ele na parte traseira do barco, ao lado do motor (fora do barco mesmo), na linha dagua. Já vi isso em várias lanchas. Se ao invés de fazer isso, eu fixar o suporte dele no lado de dentro (na parede do banco no espaço entre o banco e o motor) e deixar ele encostado na lata do barco ou 1 cm acima por exemplo, Na teoria, ele ficaria na mesma posição que se tivesse fixado do lado de fora ou se estivesse usando um suporte. A unica diferença entre esse método e o que fizeram no seu é que não teria uma massa entre ele e o fundo do barco.

 

O que você acha ? Em tese, deveria se a mesma coisa, certo ? A não ser que a massa exerce alguma influencia na leitura !!!

 

Abraço.

Entendi o que você está querendo fazer. Na verdade, Thiago, a sua idéia seria ter o contato com o alumínio sem ter de fixá-lo com a massa (iria fixar somente o suporte na lateral do banco, né). Aqui na minha região eu não vi isso ainda. Você já tentou fazer isso sem fixar nada definitivo? Tente fixar com uma fita isolante só pra fazer o teste. Tente das duas formas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, rapaz com toda essa cautela vc vai acabar infartando e estragando sua pescaria. :gorfei:

 

olhe, não sei se a sua preocupação é mais em navegar ::bassboat::  com o sonar ou pescar ::fisherman . como os amigos já disseram para navegar não vai rolar, a leitura da tela vai mostrar o que vc já passou, veja nos tópicos, tem um do Fabrício Bigua que mostra a onda do sonar o angulo de leitura dela (o cone).

 

se vc quer leitura p/ pescar vc deve usar um suporte removível na lateral do barco, mas enquanto ainda vai testá-lo e aprender a usar, qquer coisa só "dipindura" ele pelo cabo mesmo na água, 10 cm dentro da água vc vira pro lado que quiser a leitura o que não conseguira com ele colado no casco, (veja vc está se baseando na instalação do Dirk, ele pesca no mar, a leitura é ampla ele só lê ou o que está a frente do barco ou pelo que ele passou) vc vai pescar no rio, não vai ter essa abrangência toda, veja no google os "cones" que o sonar produz para leitura, não vai ser legal no rio ele fixo, vc vai ter que ficar virando o barco para ter leitura e mesmo assim vai passar do ponto da leitura, no suporte ou na mão a gente vira a aste para ter uma varredura 360 graus,  assim vc vai conseguir interpretar a leitura que está na tela, vc vai virando e vê se muda a profundidade, solo, barranco etc. desencana disso de colar, não ao menos enquanto não for na sua embarcação e vc já dominar a técnica de leitura do que a sonda está te passando, no começo é difícil de interpretar.

 

qto a bolhas no silicone ou massa entenda o seguinte, não pode passar somente nas beiradas e colar, vai ficar um enorme espaço com ar. pequenas bolhas nem com raio-x vc evitaria, é só olhar na sua casa se houver vidros fixos com silicone, até os caras que trabalham com isso o dia todo acabam criando pequenas bolhas o que não irá te atrapalhar não, desencana.

 

veja não estou querendo ser o dono da verdade, mas qdo a gente fixa muito em detalhes que parecem não poder passar despercebidos, deixamos que outros fatores mais importantes escapem, esquecemos por exemplo de destravar o motor, aí vc pega um rochedo, esquecemos de amarrar o motor, esquece o remo, não vê o pássaro lindo que passou. Eu falo pq fico pilhado assim com relação ao transito, carreta, luzes etc a viagem é um tormento para mim, isso que eu não tenho a menor dificuldade nas manobras com a carreta, então no rio eu procuro não encanar com nada, se o parceiro quiser nadar que nade, eu tomo outra cerveja (100% sem álcool) mas tomo. Só a pinguinha que não dá pra passar uma pescaria inteira sem provar ao menos um trago.

 

boa pescaria, onde e qdo mesmo vc vai pro são francisco? eu estarei entre 12 e 20 de setembro em pirapora de minas, quem sabe não nos topamos por lá! 

 

abraço.

 

Fala Pascuoti, tudo tranquilo !

Rapaiz, nem to muito preocupado não, é mais obter informações do pessoal pra testar as possibilidades mesmo, seja colando, no suporte ou até na mão como você disse. Pesco 2 vezes por ano somente, não posso perder as oportunidades... rs... já que to lá tenho que tentar até aprender.

A ideia é navegar bem devagar mesmo e dar uma olhada no fundo do rio de forma que consiga encontrar os lugares mais fundos e marcar a posição no GPS. Pesco no Rio Paraná e São Francisco basicamente, no Rio Paraná, tem um local que é uma laje bem grande de pedra, gostaria de ver se encontro alguma fenda mais funda e pesco sobre ela, não seria para encontrar peixe não, só ver os lugares mais fundos.

 

No São Franciso já fui esse ano em Maio, pesco uns 15 km para cima de Pirapora, o ano que vem tá marcado pra Maio denovo. Gosto demais desse rio.

 

Bem... é isso... testando e testando pra ver qual a melhor opção. Como disse, não vai dar pra testar antes, terei que fazer o teste lá na hora.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi o que você está querendo fazer. Na verdade, Thiago, a sua idéia seria ter o contato com o alumínio sem ter de fixá-lo com a massa (iria fixar somente o suporte na lateral do banco, né). Aqui na minha região eu não vi isso ainda. Você já tentou fazer isso sem fixar nada definitivo? Tente fixar com uma fita isolante só pra fazer o teste. Tente das duas formas.

 

Exato Dirk... fixar ele (no banco) a uma altura do fundo ou encostado e testar, como disse, em tese, teria que dar certo a não ser que a massa exerça alguma influência.

Vou fazer esse teste, se funcionar, acaba ficando mais fácil para o pessoal. To vendo que vou ter que levar o suporte, o silicone, a fita isolante... e sei lá mais o que.... rs....  ::bassboat::

 

Quero ver a hora que ligar o bicho lá... segundo o Lênio, o trem já funciona sozinho de cara... ::tudo::  vamos ver no que vai dar... rs...

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Pascuoti, tudo tranquilo !

Rapaiz, nem to muito preocupado não, é mais obter informações do pessoal pra testar as possibilidades mesmo, seja colando, no suporte ou até na mão como você disse. Pesco 2 vezes por ano somente, não posso perder as oportunidades... rs... já que to lá tenho que tentar até aprender.

A ideia é navegar bem devagar mesmo e dar uma olhada no fundo do rio de forma que consiga encontrar os lugares mais fundos e marcar a posição no GPS. Pesco no Rio Paraná e São Francisco basicamente, no Rio Paraná, tem um local que é uma laje bem grande de pedra, gostaria de ver se encontro alguma fenda mais funda e pesco sobre ela, não seria para encontrar peixe não, só ver os lugares mais fundos.

 

No São Franciso já fui esse ano em Maio, pesco uns 15 km para cima de Pirapora, o ano que vem tá marcado pra Maio denovo. Gosto demais desse rio.

 

Bem... é isso... testando e testando pra ver qual a melhor opção. Como disse, não vai dar pra testar antes, terei que fazer o teste lá na hora.

 

Abraço.

 

Thiago, qdo vc vai em maio o rio está mais cheio? (claro tendo as chuvas na temporada certa)

 

tentamos alterar a data da nossa pescaria mas choca com as ferias do pessoal, não conseguimos antecipar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pascuoti,

 

Fui três vezes para lá... duas em Setembro (2012 e 2013), o rio tava no leito normal. Essa de Maio/14 onde teoricamente era pra estar mais cheio, muito embora isso depende de quanto as comportas estão abertas e das chuvas que não vieram, etc..., deu dó de ver o rio.

 

Pedreiras que antes eu passava no pau com meu 25 por cima estavam 1 metro pra fora da água. Você tinha que navegar muito devagar nos primeiros dias pra encontrar o leito do rio, ainda assim, minha hélice voltou mais furada que um queijo suiço, tive que trocar.

 

Tinha lugares do rio (sei lá, deve ter uns 150 metros de largura), tinha um espaço de 1 metro pra passar no meio do rio só... passava só o barco.

 

Se em Maio estava assim, fico imaginado agora ou até nos próximos meses, deve estar pior ainda.

 

Olha... apesar de estar baixo, pegamos peixe... mas precisa ver como estão as coisas lá agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz que dó, a maioria dos locais onde passei passavamos dando tudo do motor, somente um ponto havia bancos de areia que havia só um canal tb de coisa de 1¹/² para passar mas o resto muita água.

 

Tá feio, faltou chuva nas épocas e depois não choveu o volume necessário, furnas tá assim, bacia tietê tb, bacia piracicaba igual, não sei como anda o paranazão, o paraguai ouvi dizer que está cheio.

 

vamos orar pra que Deus mande água no período esse ano para esse locais, pois houve muito estrago em outros estados.

 

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltando ao tópico, se vc´s perceberam que tem uma borracha entre o casco e o tranducer, então podem tentar colar com dupla face, o eva da dupla face teria menos resistência que um tarugo oulamina de borracha.... ué não custa tentar...

 

tem a dupla face que é só um tipo de durex, tem a de eva e tem a de silicone, a de silicone eu tenho deve dar 1,5 mm de espessura, a fita deve ter pouco mais de 1,5 cm, 2 pedaços devem dar cobertura na base do sensor. Essa de silicone sai do material, ela segura bem, mas solta tanto da base como da superficie onde colou, já usei em diversos fins e sai e não deixa nem marca da cola.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pacuoti... boa idéia essa hein... tem quelas da 3M verdinhas, é dessa que tá falando, na teoria, é a mesma coisa de colocar a massa. Bom que com essa poderia tentar prender o transducer no fundo do barco mesmo, fazer o que tinha dito de prender o transducer pelo de dentro do lado do banco ou, se ela não perder resistência na água, colar até na lateral do barco, rente à agua como nas lanchas.

 

Então agora aumentou a lista: suporte, o silicone, a fita isolante, dupla face, etc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se for testar a dupla face acho melhor não fazê-lo por fora do barco não, o arrasto andando poderá desafixá-lo e vc pode cortar o cabo, danificar o sensor, tenta colar por dentro como se fosse a massa ou silicone.

 

e outra coisa a da 3M é a de eva, ela costuma rasgar ao remover, podendo deixar sim um pouco de resíduos tanto no barco como no sensor, a de silicone é que eu fiz menção de que não deixa resíduo e não solta com calor, eu colo o sem parar no vidro do carro com ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti,

 

Entendi... rapaiz, tava dando uma olhada... tem tanta fita adesiva dupla face que fica dificil saber quem é quem !

 

Dá uma olhada no catálogo da 3M: http://solutions.3m.com.br/3MContentRetrievalAPI/BlobServlet?lmd=1366379434000&locale=pt_BR&assetType=MMM_Image&assetId=1361585860247&blobAttribute=ImageFile

 

Veja que algumas dessas desse catálogo me parecem ser especificas para a colagem em aluminio.

 

Agora você deve ter falado dessas né:

 

FITA DUPLA FACE VHB 4905/4910

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolFitas/FitDFVHB49054910/

 

Ideal para fixação de pequenos objetos em paredes, confecção de maquetes, trabalhos manuais, artesanato. Além da fixação de objetos transparentes como acrílicos, vidros, molduras, ornamentos, peças de decoração.

 

FITAS VHB 4950/4970 (só não fala se é dupla face)

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolFitas/FitVHB49504970/

 

Fitas destinadas à fixação em materiais diversos. Cada fita tem um grau de fixação e uma respectiva aplicação.

4950: chapas metálicas em ônibus, canaletas elétricas e objetos em paredes. Metal x metal. Placas de sinalização.

4970: fixação de policarbonatos. Fixação de ACMs, emendas de calhas e aço inox.

Veja o grifo em vermelho, como disse, só não sei se também são dupla face.

 

Mas você deu uma grande ideia mesmo com essa fita dupla face, acho que serve para todos aqui do fórum dar uma testada, inclusive pra quem tem seu barco próprio.

 

Digo isso pois essa semana fui levar meu motor pra fazer manutenção e depois eles dão um banho nele, eu colei meu tacômetro no motor por fora e o cara disse que podia estragar por causa dos produtos que eles usam quando dão um banho no motor, disse que tirava o tacometro, quem disse que consegui puxar com a mão, não saia de jeito nenhum, só passando uma faca no silicone mesmo.

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti,

 

Entendi... rapaiz, tava dando uma olhada... tem tanta fita adesiva dupla face que fica dificil saber quem é quem !

 

Dá uma olhada no catálogo da 3M: http://solutions.3m.com.br/3MContentRetrievalAPI/BlobServlet?lmd=1366379434000&locale=pt_BR&assetType=MMM_Image&assetId=1361585860247&blobAttribute=ImageFile

 

Veja que algumas dessas desse catálogo me parecem ser especificas para a colagem em aluminio.

 

Agora você deve ter falado dessas né:

 

FITA DUPLA FACE VHB 4905/4910

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolFitas/FitDFVHB49054910/

 

Ideal para fixação de pequenos objetos em paredes, confecção de maquetes, trabalhos manuais, artesanato. Além da fixação de objetos transparentes como acrílicos, vidros, molduras, ornamentos, peças de decoração.

 

FITAS VHB 4950/4970 (só não fala se é dupla face)

http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolFitas/FitVHB49504970/

 

Fitas destinadas à fixação em materiais diversos. Cada fita tem um grau de fixação e uma respectiva aplicação.

4950: chapas metálicas em ônibus, canaletas elétricas e objetos em paredes. Metal x metal. Placas de sinalização.

4970: fixação de policarbonatos. Fixação de ACMs, emendas de calhas e aço inox.

Veja o grifo em vermelho, como disse, só não sei se também são dupla face.

 

Mas você deu uma grande ideia mesmo com essa fita dupla face, acho que serve para todos aqui do fórum dar uma testada, inclusive pra quem tem seu barco próprio.

 

Digo isso pois essa semana fui levar meu motor pra fazer manutenção e depois eles dão um banho nele, eu colei meu tacômetro no motor por fora e o cara disse que podia estragar por causa dos produtos que eles usam quando dão um banho no motor, disse que tirava o tacometro, quem disse que consegui puxar com a mão, não saia de jeito nenhum, só passando uma faca no silicone mesmo.

 

Abraço.

aí Thiago a primeira que vc inseriu o link olhando na aba características menciona que ela é transparente, acho que é a que eu falo que parece ser de silicone, apesar de no site não informar a espessura e largura.

 

já a segunda é parecida com a que eu disse parecer eva, nas especificação eles mencionam espuma acrílica, essa vende de rolo pequeno em papelaria se não me engado embalagem contendo 3 mts, do tamanho de um rolo de fita isolante. acho que vai ser o mais fácil de vc localizar e o mais em conta, pois o outro acho que só vai encontrar em loja especifica, tipo de produtos para empresas mesmo.

 

tem essa 3ª no site, acho que são as que vendem em papelaria em rolos menores: http://solutions.3m.com.br/wps/portal/3M/pt_BR/DivisaoAutos/Home/outrasSol/outrasSolFitas/FitaDFEspuma/

 

 

o meu eu adquiri em uma loja grande de máquinas e ferramentas aqui da cidade, eles tem de tudo para instalação de equipamentos e máquinas, colas p/ metal, cola p/ ligar aço ao concreto etc.

 

a 3M tem uma fita dupla face que não achei no catálogo, é para colar placas de policarbonato, aquele "acrílico" que usam na fachada dos prédios no lugar de vidro, cara aquela é uma dupla face fininha, se vc colar um copo a outro e deixar um minuto sem desgrudá-lo não tem mais 2 copos, vc tem agora um binóculo, :gorfei:   não desgruda nunca mais. 

 

vc tentou ligar o sonar no tanque ou em um balde? melhor ainda se tivesse um aquário  ::fish2 , nunca tentei ligar o meu no aquário, melhor não, se ele não mostrar os peixinhos vou manda o bicho na parede  rindo3:: , faz o teste, vc colocar na bateria do carro caso não tenha comprado a bateria para ele ainda, ao menos vc vai poder operar o menu e sapiar as configurações.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Pascuoti,

 

4950: chapas metálicas em ônibus, canaletas elétricas e objetos em paredes. Metal x metal. Placas de sinalização.

4970: fixação de policarbonatos. Fixação de ACMs, emendas de calhas e aço inox.

Veja o grifo em vermelho, como disse, só não sei se também são dupla face.

 

 

 

desculpe não respondi o item se são dupla face, veja elas mencionam: emendas, evitam atrito entre as chapas, evita vibrações, forte adesão, só posso concluir serem dupla face.

 

mas vai na simples, dupla face de papelaria mesmo, é a de eva (eles usam o termo espuma acrílica) acho que vai dar resultado, ao menos vc gasta pouco para um teste.

 

sobre o tacômetro que vc disse não soltar, não entendi qual material usou, foi silicone? o silicone depois de um mês de cura é difícil soltar, normalmente tem que cortar com faca mesmo, as vezes se vc puxar o material cortado se não for um material blindado, solta a carcaça mas não solta o silicone.

 

na época dos tijolões (celulares) eu tive um que por usar 2 baterias acabou gastando a sapata e dava mal contato, peguei a bateria mais nova que durava mais tempo a carga e colei com silicone desses simplesinhos de bisnaguinha mesmo... cara depois de um tempo deu um pau no cell e precisei mandar para assistência, resultado, destruiu o celular e não soltou por completo, regaçou a carcaça do cell.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde vai o tanque dirk? Enviado do meu iPad usando Tapatalk

 

 

Fala, Lénio.

 

Nesse outro barco o tanque fica na proa (embutido), na frente do console. O bulbo continua próximo do motor. Na verdade, é um tanque portátil de 50 lts que fica num compartimento feito só pra ele. Dá pra tirar e colocar o tanque livremente (desconectando apenas a mangueira de combustível).

 

 

Dirk, boa tarde.

E impressão minha ou entre o transdutor e a massa tem algum fita preta parece. Na imagem da pra perder a massa no fundo do barco, depois algo preto, depois massa demovo e depois o transducer.

Enxerguei demais .

Abraço.

 

o Dirk, apaga o post camarada, pois eu o Thiago e o Lénio, vamos ficar muito fera em gambiarras e instalação e nada de saber usar o sonar e principalmente pescar  :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

Daqui a pouco o Biguazão crava o tópico nos permanentes e nós 4 vamos virar consultores em gambiarras  rindo3::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...