Ir para conteúdo

Instalação do sensor do sonar dentro do barco de alumínio


Posts Recomendados

Giardini

Veja se o ângulo está paralelo ao leito quando o casco estiver navegando.

a maioria dos sonares (garmin, cuda, lawrence) tem limite de precisão em torno de 30 mph. Se tiver perdendo medição antes disso, o ângulo está errado.

Os chattploters tem maior velocidade em q perde a velocidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Respostas 175
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Fala seu Dirk!!! Bao fio?

 

TALVEZ eu estreio o meu barco na quarta feira... SE DEUS QUISER!!! kkkkkk

 

Vou tentar ver se funciona tambem... quando der eu posto aqui tambem...

 

AH!!! outra coisa... fala mais da massa pra fixar... Reli o topico todo e so vi MASSA A BASE DE POLIURETANO parecido com SIKAFLEX...

 

Tenho medo de alguem indicar alguma coisa e o negocio grudar e eu nao conseguir tirar mais....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dirk,

 

cuidado para não ficar com pouca água a ponto de não refrigerar o transducer e acabar queimando. o preço de um transducer hj é quase o preço de um sonar completo.

 

Lênio,

sikaflex é bom de se usar, fixa bem, mas kh a mão toda. se puder, use o sikaflex manipulando sempre com a mão ensaboada na espuma do sabão em pó.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas Moises, o tal sikaflex, desculpe a ignorancia, nao gruda pra sempre nao neh?

Porque a massa plastica vira pedra!

 

e se eu usar luva?

O Lenio, o Sikaflex eh como um Veda-Calhas, vc viu o site ?!?!

 

Sikaflex® 1A Plus

 

Sikaflex 1A plus é um selante elástico, monocomponente, de baixo módulo, que cura com a umidade do ar, à base de poliuretano. Sendo adequado para juntas de movimentação e de conexão em aplicações internas ou externas.

 

 
Sikaflex®-Construction

 

Sikaflex-Construction é um selante elástico, monocomponente, que cura com a umidade do ar, à base de poliuretano. Adequado para aplicações internas ou externas.

 

 
Sikacryl®

 

Selante acrílico, monocomponente, para juntas e fissuras. Baseado numa emulsão acrílica, cura em contato com a umidade ambiente, formando um selante flexível que pode ser lixado e pintado.

 

Mas sera que essa "FEBRE" de colocar por dentro bo barco fununcia mesmo???  Eu prefiro instala-lo no motor eletrico, existem suportes como estes abaixo,, gostei mais destes porque eu tinha um transducer que mostrava p/ baixo, e podia mudar p/ frente, e qdo virava o motor tbm virava o transducer para escanear as margens(dependendo do modelo eh claro)

$_2.JPG!ByDfQ0Q!mk~$(KGrHqUOKnIEw9VyLDzbBMQIq0!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sikaflex é a cola de para brisa do carro. depois de "seco", ele vira uma borracha que é possível soltar o que estiver prendendo sem a necessidade de quebrar tudo, rsrsrsrs. ele tem o lado positivo que é esse. o lado negativo é que se não for aplicado com a "pistola", tem que manusear na mão, aí desanda a sujar tudo, e é frods pra tirar aquela meleca da mão. pode usar luva, mas o acabamento não ficará grandes coisas. é fácil de achar em casas de material pra obra ou loja de parabrisas. vai usar menos de 1/6 da bisnaga, e o prazo de validade é curto, logo ele cura e vira uma borracha. estou com 2 bisnagas que não foram usadas e endureceu. hj so servem como bucha emborrachada pra fazer de espaçador.

121024_felap_aplicadoramareloepreto.jpg
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Lenio, o Sikaflex eh como um Veda-Calhas, vc viu o site ?!?!

 

Sikaflex® 1A Plus

 

Sikaflex 1A plus é um selante elástico, monocomponente, de baixo módulo, que cura com a umidade do ar, à base de poliuretano. Sendo adequado para juntas de movimentação e de conexão em aplicações internas ou externas.

 

 
Sikaflex®-Construction

 

Sikaflex-Construction é um selante elástico, monocomponente, que cura com a umidade do ar, à base de poliuretano. Adequado para aplicações internas ou externas.

 

 
Sikacryl®

 

Selante acrílico, monocomponente, para juntas e fissuras. Baseado numa emulsão acrílica, cura em contato com a umidade ambiente, formando um selante flexível que pode ser lixado e pintado.

 

Mas sera que essa "FEBRE" de colocar por dentro bo barco fununcia mesmo???  Eu prefiro instala-lo no motor eletrico, existem suportes como estes abaixo,, gostei mais destes porque eu tinha um transducer que mostrava p/ baixo, e podia mudar p/ frente, e qdo virava o motor tbm virava o transducer para escanear as margens(dependendo do modelo eh claro)

$_2.JPG!ByDfQ0Q!mk~$(KGrHqUOKnIEw9VyLDzbBMQIq0!

Bom dia, Ricardo.

 

Instalei o meu sonar dentro do barco de alumínio e não tive nenhum problema.

A empresa que instalou o meu motor de popa instala todos os sonares nos barcos da mesma maneira. Eles trabalham com a fabricação de lanchas de alumínio.

 

Se você quiser tirar algumas dúvidas, ligue pra lá:

 

AMAZÔNIA NÁUTICA -Telefone: (91)3238-8679 | (91)3238-8680

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala Dirk... comprei o sikaflex e pretendo instalar no barco daqui 2 finais de semana...

Sera que voce consegue tirar uma foto mais aproximada do transducer instalado? Ou alguem que ja fez?

 

Queria ter uma melhor nocao da quantidade de material a ser usado para evitar desperdicio... Nao sei se coloco bastante sikaflex pra atolar o transducer, ou se afundo apenas 1cm, etc... So para ter ideia...

 

Ainda tenho mta duvida de onde colocar o transducer porque se eu colocar por dentro na mesma direcao de onde ele ficaria por fora, deixa ele meio "altinho", entao seria uma boa quantidade de agua a ser colocada... Na verdade nao to afirmando muito porque to longe do barco agora...

 

E se eu colocar no meio, onde ficaria na direcao do motor, e é a parte mais funda do casco, vai dar interferencia devido ao funcionamento do proprio motor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dirk... comprei o sikaflex e pretendo instalar no barco daqui 2 finais de semana...

Sera que voce consegue tirar uma foto mais aproximada do transducer instalado? Ou alguem que ja fez?

 

Queria ter uma melhor nocao da quantidade de material a ser usado para evitar desperdicio... Nao sei se coloco bastante sikaflex pra atolar o transducer, ou se afundo apenas 1cm, etc... So para ter ideia...

 

Ainda tenho mta duvida de onde colocar o transducer porque se eu colocar por dentro na mesma direcao de onde ele ficaria por fora, deixa ele meio "altinho", entao seria uma boa quantidade de agua a ser colocada... Na verdade nao to afirmando muito porque to longe do barco agora...

 

E se eu colocar no meio, onde ficaria na direcao do motor, e é a parte mais funda do casco, vai dar interferencia devido ao funcionamento do proprio motor...

Ehhhh Lenio, depois de ter lido por aqui, eu tbm fui pesquisar nos sites dos AMIRICANUS ;  ;;;;   bom, o "produto" (seja la qual for usar, acho que Sika eh bom !) ,, qto a qtidade, os caras fazem um tipo de forma vazada para que qdo enchen e "atolam" o transducer la, nao jogue p/ os lados tindeu ????  outra coisa importante eh nao ter "bolhas no produto !!!  qto a localizacao kkk sei la !  acho que o Dirk pois perto da bomba de porao para ajustar a qtidade de agua no local !!!  e qto a interferencia!! acho que nao vai dar nao,,, o meu foi instalado direto no motor eletrico e nem pisca !!   MAS LEMBRA DA  FORMA ANTES DE ENCHER DE SIKA ! ! ! ! ! ! ! !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Dirk... comprei o sikaflex e pretendo instalar no barco daqui 2 finais de semana...

Sera que voce consegue tirar uma foto mais aproximada do transducer instalado? Ou alguem que ja fez?

 

Queria ter uma melhor nocao da quantidade de material a ser usado para evitar desperdicio... Nao sei se coloco bastante sikaflex pra atolar o transducer, ou se afundo apenas 1cm, etc... So para ter ideia...

 

Ainda tenho mta duvida de onde colocar o transducer porque se eu colocar por dentro na mesma direcao de onde ele ficaria por fora, deixa ele meio "altinho", entao seria uma boa quantidade de agua a ser colocada... Na verdade nao to afirmando muito porque to longe do barco agora...

 

E se eu colocar no meio, onde ficaria na direcao do motor, e é a parte mais funda do casco, vai dar interferencia devido ao funcionamento do proprio motor...

 

Fala, Lênio.

 

Pelas informações que tive, o local deve ser suficiente para armazenar um pouco de água. No meu caso, instalei perto da bomba de porão porque lá sempre vai ficar um pouco de água. Não se preocupe em instalar por dentro perto do espelho da popa porque não há interferência. Essa interferência ocorre geralmente quando se instala na parte de fora do casco e perto do motor (por causa da turbulência da água).

 

A quantidade deve ser o suficiente para que o sensor fique preso e suporte a vibração do barco sem se soltar. No meu caso, a quantidade do produto ficou em torno de 3 a 4 mm de espessura.

 

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando este tópico...

 

Fiz um teste com uma tampa de garrafa de 2 litros. Encostei ela numa superfície lisa de lata (uma prateleira dessa de lojas) e coloquei silicone ao redor. Depois de algumas horas, o silicone virou borracha e tentei desgrudar, apliquei uma força que considero ideal e a mesma permaneceu no lugar. Acredito que seja suficiente para o tipo de pescaria que faço (barco alugado e pescarias que duram 7 dias).

 

A minha dúvida, não sei se a do Lênio também é:

 

Encosto o transducer diretamente no fundo do barco e coloco silicone ao redor ? Entre o transducer e o fundo do barco coloco silicone ou deixo ele encostado direto na lata ? Até que altura coloco o silicone ? Preenchendo ao redor do transducer de silicone, o contato com a água acontecerá somente na parte de cima dele, é suficiente ?

 

Dirk... consegue tirar uma foto mais próxima pra gente ver como ficou o seu ?

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acompanhando este tópico...

 

Fiz um teste com uma tampa de garrafa de 2 litros. Encostei ela numa superfície lisa de lata (uma prateleira dessa de lojas) e coloquei silicone ao redor. Depois de algumas horas, o silicone virou borracha e tentei desgrudar, apliquei uma força que considero ideal e a mesma permaneceu no lugar. Acredito que seja suficiente para o tipo de pescaria que faço (barco alugado e pescarias que duram 7 dias).

 

A minha dúvida, não sei se a do Lênio também é:

 

Encosto o transducer diretamente no fundo do barco e coloco silicone ao redor ? Entre o transducer e o fundo do barco coloco silicone ou deixo ele encostado direto na lata ? Até que altura coloco o silicone ? Preenchendo ao redor do transducer de silicone, o contato com a água acontecerá somente na parte de cima dele, é suficiente ?

 

Dirk... consegue tirar uma foto mais próxima pra gente ver como ficou o seu ?

 

Abraço.

 

Veja aí, meu amigo:

 

 

Foto0446_zps84e0ae54.jpg

 

 

Essa parte branca é a massa (ela fica apenas na parte de baixo do transducer). Não precisa afundar o transducer na massa, mas apenas usar a quantidade necessária para que o mesmo permaneça fixo durante a vibração do barco. Olhando a foto, dá pra estimar em, mais ou menos 4 mm de espessura entre a massa e o sensor.

 

A água deve ser mantida no porão do barco de forma que possa ficar tocando no sensor. No meu caso, a quantidade é suficiente para acionar o automático da bomba de porão. Em síntese, essa quantidade de água ficará sempre limitada ao volume necessário para acionar o automático. Mais do que isso, será sempre eliminada pela bomba de porão (acionando o automático).

 

Fico à disposição.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era isso mesmo... Encostar no fundo ou nao; quantidade que ficaria entre o transducer e o fundo, e localizacao em relacao ao trabalho da helice

 

- Nao encostar. Colocar uma camada de fixador em torno de meio centrimetro e tomar cuidado para nao dar bolhas...

- Pode colocar em qualquer lugar desde que esse tenha um pouco de agua para evitar aquecimento do transducer

 

No meu caso, vou ter que olhar de novo porque coloquei a bomba bem no fundo do barco, na parte mais baixa. Ai o transducer teria que ficar mais alto. Entao nao funcionaria porque o automatico iria ligar...

Vou confirmar se nao tenho opcao mesmo. Se tiver eu ja fixo ele, se nao eu mudo a bomba de lugar e coloco num ponto pouco mais alto...

 

Posto noticias quando voltar da fazenda com fotos pessoal! Valeu turma! =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um Bigfish 5014 console e o sonar foi instalado dentro do barco também. Funciona perfeitamente. Depois vou colocar algumas fotos aqui da instalação.

 

 

Bom dia, prezados.

 

A massa plástica utilizada é feita à base de poliuretano. Pode ser encontrada em lojas de construções/materiais hidráulicos.

Dirk e RGiardini o material colará permanentemente? tipo no caso de problemas no transducer vai ser embaçado removê-lo?

 

será que um silicone atuaria igual? o silicone daria para cortar com estilete e trocar o transducer fixando o novo no mesmo lugar.

 

valeu!  ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

sikaflex é a cola de para brisa do carro. depois de "seco", ele vira uma borracha que é possível soltar o que estiver prendendo sem a necessidade de quebrar tudo, rsrsrsrs. ele tem o lado positivo que é esse. o lado negativo é que se não for aplicado com a "pistola", tem que manusear na mão, aí desanda a sujar tudo, e é frods pra tirar aquela meleca da mão. pode usar luva, mas o acabamento não ficará grandes coisas. é fácil de achar em casas de material pra obra ou loja de parabrisas. vai usar menos de 1/6 da bisnaga, e o prazo de validade é curto, logo ele cura e vira uma borracha. estou com 2 bisnagas que não foram usadas e endureceu. hj so servem como bucha emborrachada pra fazer de espaçador.

121024_felap_aplicadoramareloepreto.jpg

 

 

 

Fala Dirk... comprei o sikaflex e pretendo instalar no barco daqui 2 finais de semana...

Sera que voce consegue tirar uma foto mais aproximada do transducer instalado? Ou alguem que ja fez?

 

Queria ter uma melhor nocao da quantidade de material a ser usado para evitar desperdicio... Nao sei se coloco bastante sikaflex pra atolar o transducer, ou se afundo apenas 1cm, etc... So para ter ideia...

 

Ainda tenho mta duvida de onde colocar o transducer porque se eu colocar por dentro na mesma direcao de onde ele ficaria por fora, deixa ele meio "altinho", entao seria uma boa quantidade de agua a ser colocada... Na verdade nao to afirmando muito porque to longe do barco agora...

 

E se eu colocar no meio, onde ficaria na direcao do motor, e é a parte mais funda do casco, vai dar interferencia devido ao funcionamento do proprio motor...

 

Álcool de cozinha ajuda a limpar e vc pode alisar as sobras que vazarem nas laterais, vc joga um pouco de álcool nas bordas que sobrarem e pode alisar com o dedo, o álcool tira e limpa os excessos e limpa sua mão [claro antes da cura do material] server tanto para limpar silicone como o sikaflex e tb sela calhas.

 

Só não limpa um da construção civil que é parecido mas tem uma cor cinza brilhante, não lembro o nome, mas esse não é tão maleável depois de aplicado, não vira borracha, fica parecendo um patepedra, horrível aplicar aquilo, comprei uma vez no lugar do veda calhas por indicação do vendedor, fui naquela a é mais caro vai ser melhor ainda.... put@ negócio mole, melequento, não sai da mão com tinner, agarras, álcool, nem mesmo com acetona saiu, e eu não conhecia o produto, passei na emenda de uma telha tipo caletão por baixo, enquanto colocava a bisnaga no chão o negocio foi pingando e eu não percebi quase caiu no olho, ia dar merda, cuidado galera. o que comprei era uma bisnaga em metal, ela é um pouco mais fina que a do silicone, sikaflex e veda calhas, mas serve na mesma pistola.

 

só fico na dúvida se o resultado será o mesmo da massa utilizada pelos companheiros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Álcool de cozinha ajuda a limpar e vc pode alisar as sobras que vazarem nas laterais, vc joga um pouco de álcool nas bordas que sobrarem e pode alisar com o dedo, o álcool tira e limpa os excessos e limpa sua mão [claro antes da cura do material] server tanto para limpar silicone como o sikaflex e tb sela calhas.

 

Só não limpa um da construção civil que é parecido mas tem uma cor cinza brilhante, não lembro o nome, mas esse não é tão maleável depois de aplicado, não vira borracha, fica parecendo um patepedra, horrível aplicar aquilo, comprei uma vez no lugar do veda calhas por indicação do vendedor, fui naquela a é mais caro vai ser melhor ainda.... Put@ negócio mole, melequento, não sai da mão com tinner, agarras, álcool, nem mesmo com acetona saiu, e eu não conhecia o produto, passei na emenda de uma telha tipo caletão por baixo, enquanto colocava a bisnaga no chão o negocio foi pingando e eu não percebi quase caiu no olho, ia dar merda, cuidado galera. o que comprei era uma bisnaga em metal, ela é um pouco mais fina que a do silicone, sikaflex e veda calhas, mas serve na mesma pistola.

 

só fico na dúvida se o resultado será o mesmo da massa utilizada pelos companheiros.

 

É mais ou menos isso mesmo, Weberton. Dá pra descolar o sensor usando uma espátula como apoio (com cuidado, sempre).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Ixi... Acho q comprei esse mesmo! O tubo eh de metal. A cor é cinza. Como nao apliquei nao sei falar se é brilhante. Nao devo usar esse entao?

kara é essa parada mesmo, ele é muito mole, acho que só o peso do transducer até ele secar vai fazer o material ir saindo belas beiradas, mas que vai colar vai só não sei se aderirá bem ao alumínio, talvez vc deva dar uma lixadinha de leve só pra ficar um pouco poroso. Ou compra o silicone, tem de bisnaga pequena igual pasta dental, ao menos o silicone se vc precisar remover com um estilete vc remove fácil. 

 

eu tô achando muito embasado, acho que não vou descartar o meu suporte externo não rssss. Só que fico sem referencia navegando.

 

não sei se ele lê rápido o suficiente para vc desviar de um banco de areia por exemplo??? alguém sabe informar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc acha q faço como? Silicone por dentro ou fora do casco?

 

seu motor é comandado a manche certo? 

 

veja o meu tb, e sempre as pescarias que faço fora da minha região alugamos barcos simples pois sempre levamos 2 ou 3 motores.

 

eu ODEIO água na popa, eu gosto de sentar a cavalo no banco para pescar, estando com cadeira ou não, o apoio das pernas no banco dá mais equilíbrio qdo em pé. então eu sempre fico com um pé próximo ao espelho da popa, pra mim ali tem que estar seco, não vou ficar 8 a 10 hrs com o tennis molhado. Como os parça estão dizendo que tem que deixar água ao redor do transducer, pra mim é uma opção inviável.... estou analisando instalar no casco em baixo, pois acho difícil batê-lo pois pegaria o peito do casco ou o motor primeiro, isso para poder ter leitura navegando, o que não tenho hj pois uso suporte lateral e toda vez que mudo de ponto de pesca tenho que removê-lo, mas eu pesco a maioria das vezes de espera então não mudo nem 10 vezes no dia todo, agora quem pesca de batida vai fazer 300 mudanças de local, aí melhor ter algo mais prático, acho que a instalação no motor elétrico tb seja algo a se analisar, vc pode prender o suporte com enforca gato, fica fixo mas pode remover facilmente até no meio da pescaria, nas como referi fica sem leitura quando planar pois o elétrico ira sair da água ou até mesmo vc removerá ele se for se deslocar muito longe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ir de silicone, demora 24 horas para cura total, então para efeito de força mecânica para teste na mão ou na água somente depois de 24 horas ou mais.

 

quero aproveitar que tem bastante amigos acompanhando este post e já que nosso parça Dirk colocou a foto da bomba de porão, tenho uma dúvida, dá pra instalar a saída dela no dreno do fundo do casco? elas são valvuladas para impedir que a água retorne? ou tem que necessariamente instalar acima da linha d'água em uma das laterais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...