Ir para conteúdo

Qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??


Posts Recomendados

E aí, Galera??? Não sei até qdo a gente fica vivo, ou lúcido ... então vamos compartilhar as pesquisas ...

 

Por favor, não sou nem pretendo ser o dono da verdade ... pensem nisso ...

 

Qual a melhor carretilha pra Amazônia??

 

Ou melhor ... qual a melhor carretilha para puxar hélices na Amazônia??

 

Tem uma revista da Turma do Biguá em que se trazem algumas carretilhas e suas especificações ... naquele tempo que não faz muito tempo, as indicadas ainda servem ... como a Zillion SHA (pratinha) e a Curado 201 E7...

 

Mas o que faz uma carretilha ser mais ou menos indicada??

 

"O colecionador de iscas" ... citado pelo Ramon Paz em um relato de uma pescaria em SIRN ... trata-se de um tucunaré que levava, e levou, todas as iscas que pegou ... linha de 80 lbs ...

 

Bem, diria que o primeiro ponto é uma boa capacidade de linha ... quanto??? Quanto mais melhor ... sem dúvida que quem for ano que vem, vai com linha mais grossa que 80 lbs lá no ponto do "Colecionador" ... aqui haverá os que vão pra AM com carretilhas ou molinetes carregados com linhas 50, 40, até 30 lbs ou menos (na IGFA, registram-se capturas de grandes exemplares na categoria até 20 lbs) ... tudo bem, quer ir de linha de baixa libragem?? Risco faz parte ... mas talvez só 'alimente' mais algum colecionador ...

 

Velocidade de recolhimento é o segundo quesito ... aqui, trato da quantidade de linha recolhida por cada volta completa da manivela da carretilha ... vou botar o apelido de IPT e, a contracenso, vou indicar em centímetros (melhor seria então CPT???) ... por exemplo, tam uma carretilha com velocidade 8.0 que recolhe 79 cm por volta e outra 6.6 que recolhe 110 cm ... entenderam???

 

IPT maior é igual a recuperação maior após cada puxada da hélice, menos cansaço do pescador e uma chance maior de não bambear a linha se um bicho desembesta pro rumo do barco.

 

Drag ... pra começar, cito que o molinete BG 90 da Daiwa tem drag de 25 lbs ... tem carretilha peque com drag de 20 ...

 

Aqui, haverá uma grande dissensão entre aqueles que defenderão um drag maior ou tanto faz ... o Gusso passa cerca de 2 meses por ano nos rios de SIRN ... ele uma principalmente uma Zillion Type-R de 15,5 lbs de drag ... só que ele narra sempre pescar com o drag no máximo com a metade ... ele usa Power Pro 80 lbs e garateias VMC 6X #2/0 ... não me lembro de ele citar linha estourada ou garateia aberta ... sem dúvida, é um excelente parâmetro, especialmente pelo tempo que ele passa pescando por temporada ...

 

Eu me filio à turma do tanto faz no drag ... se o bicho pegar, aprendi a não tacar o dedo no carretel, mas fechar a mão na vara acima da carretilha pra dificultar a tomada de linha ... com luva, claro ...

 

Peso da carretilha e da vara

 

Quanto mais leve melhor ... inquestionável ... e não adianta pescar com uma Steez usando uma Rapala Gold original ... vara leve é pra outro tópico, mas minha vara mais pesada é uma Falcon Cara Peacok Bass 5'7" H, com cabo em molongó de 20 cm com 85 gramas ...

 

E a resistência??? O melhor aqui é verificar o tempo de uso pelo pessoal que mais pesca na AM ...

 

Importante ressaltar que mesmo as consagradas Zilions, em todos os modelos, já apresentaram problemas, principalmente de cisalhamento dos eixos das manoplas das manivelas.

 

Aqui um presente ... listei com especificações muitas carretilhas ... há outras ... peço a quem for complementar, que coloque todos os dados da carretilha que acrescentar ...

 

Forte abraço a todos e divirtam-se ...

 

 

1. Abu Garcia Revo Rocket 9.0:1 (manivela dos 2 lados - correção brother Tiago Bettio)
 

- 191 gramas

- 105 metros de 0,37 mm

- drag de 20 lbs

- IPT 94 cm (coisa de doido)

- $300,00

 

 

2. Quantum EXO 301 HPT

- 213 gramas

- 279 metros de 0,37 mm (loucura)

- drag de 18 lbs

- IPT 89 cm

- $300,00

 

 

3. Quantum EXO 201 HPT

- 193 gramas

- 148 metros de 0,37 mm

- drag de 18 lbs

- IPT 89 cm

- $270,00

 

4. Marine Sports Lubina GTS by JH

- 188 gramas

- 110 metros de 0,37 mm (fala-se em 120 m)

- drag de 11 lbs

- IPT 90 cm

- R$ 300,00

 

5. Daiwa Zillion Type-R

- 241 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 15.5 lbs

- IPT 81 cm

- R$ 1000,00 pra lá

 

6. Daiwa Zillion SHA (a pratinha)

- 250 gramas

- 106 metros de 0,37 mm

- drag de 8.8 lbs

- IPT 80 cm

- R$ 800,00 pra lá

 

7. Daiwa T3 1016

- 184 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 13.2 lbs

- IPT 75 cm

- R$ 1000,00 pra lá

 

 

8. Daiwa T3BLS100XSL 8.1

- 224 gramas

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 11 lbs

- IPT 86 cm

- R$ ???? acho que uns 650,00

 

 

9. Quantum smoke 151 HPT

- 193 gramas

- 105 metros de 0,37 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 86 cm

- $220,00 - R$ 700,00 ou mais por aqui

 

 

10. Daiwa TATULA-R100XSL 8.1 (Tatula Type-R)

- 215 gramas (corrigido by Gustavo Maas)

- 100 metros de 0,37 mm

- drag de 13.2 lbs

- IPT 85,5 cm

- R$ ???? acho que uns 650,00

 

11. Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left

- 185 gramas

- 80 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 81 cm

- R$ 1100,00 mais ou menos por aqui

 

 

12. Shimano Scorpion 201HG Left

- 210 gramas

- 89 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 77 cm

- R$ ?????

 

13. Shimano Scorpion 1501E7

- 210 gramas

- 89 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 76 cm

- R$ 800,00 por aqui

 

14. Daiwa Zillion JDream 7.9

- 215 gramas

- 80 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 89 cm

- R$$$$$$$ um horror por aqui

 

15. Shimano Antares HG

- 225 gramas

- 95 metros de 0,37 mm

- drag de 5,5 kg

- IPT 86 cm

- R$$$$$$$ um horror por aqui

 

A turma mais leve ...

 

1. Sumax Orion Titanium 12000

- 165 g

- cerca de 82 metros de 0,41 mm

- drag de 20 lbs

- IPT 74 cm

- R$ 350,00

 

2. Quantum EXO 101 HPT

- 167 gramas

- cerca de 85 metros de 0,41 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 79 cm

- R$ $250,00 - a esquerda custa um horror por aqui

 

3. Quantum smoke 101 HPT

- 175 gramas

- 65 metros de 0,41 mm

- drag de 15 lbs

- IPT 71 cm

- $200,00 - R$ 700,00 ou mais por aqui

 

4. Shimano Metanium XG L

- 170 gramas

- 60 metros de 0,41 mm

- drag de 5 kg

- IPT 91 cm

- R$ 1400,00 mais ou menos

 

5. Abu Garcia REVO MGX

- 154 gramas

- 60 metros de 0,41 mm

- drag de 12 lbs

- IPT 79 cm

- $350,00 - R$ 905,00 no mercado livre

 

6. Marine Sports Liger

- 142 gramas

- 45 metros de 0,41 mm

- drag de 3,5 kg

- IPT 79 cm

- R$ 600,00 mais ou menos

 

By Marlon Iser - valeu

Revo STX Abu Garcia

180gr

135mts de 0,32

IPT de 74 na 7.1 e de 84 na 8.0

drag de 20lbs

$200,00

 

detalhe que a 8.0 é só manivela direita

 

 

. Shimano Speedmaster

- 280 gramas

- 108 metros de 0,37 mm

- drag de 6 kg

- IPT 75 cm

 

 

 

. Daiwa Lexa 300 HSL

- 298 gramas

- 175 metros de 0,37 mm

- drag de 10 kg (quase o mesmo de um BG 90)

- IPT 82 cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 74
  • Criado
  • Última resposta

Mais Ativos no Tópico

Excelente ideia Wellington,

 

Comprei recentemente uma tatula type-r 8.1 e uma falcon 157H, ano passado pesquei em Barcelos com uma smoke 151 e uma shimano convergence.

 

Comparando esses dois conjuntos, é claro que a tatula com falcon leva uma enorme vantagem, levei esse conjunto pra brincar em Balbina, coloquei caribe 6" e ela cantou como nunca, facilidade no arremesso, facilidade maior ainda pra puxar a hélice, agora no quesito trazer o peixe grande, isso eu não consegui testar.

 

Daiwa Tatula Type-R R100XSL

- 215 gramas

- 90 metros de 0,37 mm

- drag de 6 kg

- IPT 86 cm

- U$ 199,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei do tópico. Wellington. Excelente.

                         Independente do mencionado or voce, eu vejo assim: tem que estar com uma vara boa e uma carretilha que aguenta, pois quando o "criadão" bate, a coisa não é fácil.

                         A adrenalina de cada um, no momento, e "naquele momento", vai direcionar o que voce faz, se segura a vara mais em cima, se coloca o dedão pra travar a carretilha, etc... Só sei que é muito bom.

Parabens.

 

Abrx

 

Ricardo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tatula pelo melhor custo/benefício. ::tudo::

Aliás , a utilização do IPT como critério de avaliação, e não as relação de engrenagens, eu havia levantado em um tópico: http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=88639&sid=283f97a6d12e3aa496f57cbe34b25752

 

A sua dedicação de levantamento dos dados de todas as opções ficou show ::tudo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico tópico mestre Wellington BSB!! ::tudo::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  Sempre contribuindo com a pesca esportiva no Brasil.

 

Vou acompanha-lo de perto, pois pretendo comprar uma destas carretilhas da pesada ai da turma de cima. Abri inclusive um tópico semana passada para saber  como foi o desempenho da revo rocket. http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32712-abu-garcia-revo-rocket-901-correspondeu-%C3%A0s-expectativas/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tatula pelo melhor custo/benefício. ::tudo::

Aliás , a utilização do IPT como critério de avaliação, e não as relação de engrenagens, eu havia levantado em um tópico: http://caterva.com.br/forum/viewtopic.php?t=88639&sid=283f97a6d12e3aa496f57cbe34b25752

 

A sua dedicação de levantamento dos dados de todas as opções ficou show ::tudo::

 

Rodrigo, o critério da velocidade comparando IPT nós já discutíamos aqui no FTB desde o tempo que o Fabrício nem era Kissuco ... rsrsrs ...

 

Que bom que gostou ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente ideia Wellington,

 

Comprei recentemente uma tatula type-r 8.1 e uma falcon 157H, ano passado pesquei em Barcelos com uma smoke 151 e uma shimano convergence.

 

Comparando esses dois conjuntos, é claro que a tatula com falcon leva uma enorme vantagem, levei esse conjunto pra brincar em Balbina, coloquei caribe 6" e ela cantou como nunca, facilidade no arremesso, facilidade maior ainda pra puxar a hélice, agora no quesito trazer o peixe grande, isso eu não consegui testar.

 

Daiwa Tatula Type-R R100XSL

- 215 gramas

- 90 metros de 0,37 mm

- drag de 6 kg

- IPT 86 cm

- U$ 199,00

 

Gustavo, sugiro vc colocar uma manivela de carbono na bichinha ... p. ex. da MS ... 15 (quinze) gramas a menos ...

 

O Rômulo da MG Pesca vende ... compre completa, com a porca, a placa e o parafuso ...

 

Aí, mude a especificação para 200 g de peso ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente topico meu amigo mestre::  mestre::  mestre::

 

Apostei na metanium xg para esse ano, vi que so perde no IPT para abu rocket..

vamos ver o que vai dar..

 

Rapaz, acho que cabe mmmuuuiiittttoooo ppppoooooouuuuucccccaaaaa linha ... considere que a Power Pro 65 lb, embora marque 0,41, tem 0,50 mm ...

 

Mas é o risco ...

 

Forte abraço ...

 

4. Shimano Metanium XG L

- 170 gramas

- 73 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 91 cm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Essa foi minha escolha! Mas estamos muito bem de carretilha.. Temos para todos os gostos e preços..

Shimano Chronarch CI4 Plus 151 HG Left

- 185 gramas

- 80 metros de 0,37 mm

- drag de 5 kg

- IPT 81 cm

 

 

Rapaz, cê tá bem acompanhado ... acho que, como toda Shimano, cabe pouca linha ...

 

Mas é o risco ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fantástico tópico mestre Wellington BSB!! ::tudo::  mestre::  mestre::  mestre::  mestre::  Sempre contribuindo com a pesca esportiva no Brasil.

 

Vou acompanha-lo de perto, pois pretendo comprar uma destas carretilhas da pesada ai da turma de cima. Abri inclusive um tópico semana passada para saber  como foi o desempenho da revo rocket. http://www.turmadobigua.com.br/forum/topic/32712-abu-garcia-revo-rocket-901-correspondeu-%C3%A0s-expectativas/

 

Rafael, como referência, o Gusso, que pesca 70 dias por ano por lá, vai na próxima temporada de Talula Type-R 8.1 e Chronarch CI4 Plus 151 HG ...

 

Eu sempre busco avaliar principalmente as que têm maior capacidade linha, dentre as que têm maior IPT ...

 

Forte abraço ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contribuindo........... seila::

 

Zillion JDream 7.9,Samurai 70lb e drag 90% arrochado.

 

Abs.

 

 

Legal!!! Parabéns pelo tópico, Mestre Wellington!

Meu voto vai para Zillion JDream 7.9

Abraços

 

Acho que a JDream cabe pouca linha ... menos que as Zillions ... mas é o risco, né ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, o critério da velocidade comparando IPT nós já discutíamos aqui no FTB desde o tempo que o Fabrício nem era Kissuco ... rsrsrs ...

 

Que bom que gostou ...

 

Abração ...

Bem, esse tal de Kissuco eu desconheço :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

MAs é espantoso ainda , tendo em vista o aprendizado geral e aperfeiçoamento de nós pescadores, que ao considerar uma compra, ainda seja analisado a relação de engrenagens unicamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, esse tal de Kissuco eu desconheço :gorfei:  :gorfei:  :gorfei:

 

MAs é espantoso ainda , tendo em vista o aprendizado geral e aperfeiçoamento de nós pescadores, que ao considerar uma compra, ainda seja analisado a relação de engrenagens unicamente.

 

Uai, Parcero, o treim né isso não ...

 

Nossa discussão, pelo menos no quanto foi proposta e acatada por todos até agora, inclui muitas variáveis, sendo uma delas o IPT, que depende não só da realação de engrenagens ...

 

Bicho, só passamos a discutir "velocidade" de carretas após as burned e os portadores da tal da síndrome do bait prop ... e isso somente se deu com o avanço dos materiais a a necessidade desses malucos ...

 

E o FTB é a Casa desses treim ... desses caras malucos por açus ... e hélices ... minha Casa ... sua Casa ... nossa Casa ...

 

Antõe-se, como diz um moderador/dono/muito/chato/Meu/Irmão ... vamo-que-vamo ...

 

Abração ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que a JDream cabe pouca linha ... menos que as Zillions ... mas é o risco, né ...

 

Abração ...

Rapaz,é que gosto de viver perigosamente.... :gorfei:  :gorfei:

 

Mas vou te falar,esse negócio de pouca linha é relativo,depende da espessura que está sendo usada.Outra coisa que faz muita diferença é a pressão na hora de colocar no carretel.....

 

Cada pescador tem suas experiências pessoais,mas nesses anos de Amazônia,nunca fiquei sem linha na carretilha.E olha que pesquei açu de Metanium MG por pelo menos 10 pescarias.Talvez isso tenha acontecido por que uso o drag arrochado,com pescadores que preferem a linha mais solta a situação pode ser diferente.

 

Um dos pontos fortes da JDream (não é comentado) é a durabilidade dos ajustes.É fácil de regular e uma vez ajustada,não fica dando trabalho o tempo todo,pedindo acertos constantemente.Isso é um saco quando acontece,tira o humor de qualquer pescador.

 

Opinião pessoal,ok,sem pretensões de verdade absoluta! ::tudo::

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaz... só sei que tem loucos pra tudo mesmo... mas isso aí tem ajudado em muitos,nós que somos apaixonados pelos açus.

Agora já estramos no estágio de trocar rolamentos para arremessos mais longos, manivelas mais leves, varas customizadas.. e por aí vai...

Eu acho que vale muito a questão da harmonia do conjunto, seja ela com a vara mais leve, ação adequada ao pescador, tipo de linha, carretilha que arremessa suave e recolhe da mesma maneira... enfim... chega determinado dia da pesca que mesmo com tudo isso a nosso favor ( várias carretas e varas tops ) e o pescador já está moído pelo esforço empregado, pela falta de peixe, e por aí vai.... acaba que nessas horas nada ajuda... mas com certeza diante de tantas informações, cada pescador ao embarcar na canoa em busca do seu troféu, está com a adrenalina no limite rsrsrsrsr.... isso vale tudo.... e na hora da porrada ninguém é dono da situação... quem controla tudo é o peixe... isso faz da nossa arte um sonho.

Vamos pescar mais e aprender mais .... nossa paixão não tem limites.

Tópico top top top...

Só para acrescentar

Uso uma Zillion pratinha já faz 8 anos... já vem suportando bem as 20 semanas de pesca em SIRN.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafael, como referência, o Gusso, que pesca 70 dias por ano por lá, vai na próxima temporada de Talula Type-R 8.1 e Chronarch CI4 Plus 151 HG ...

 

Eu sempre busco avaliar principalmente as que têm maior capacidade linha, dentre as que têm maior IPT ...

 

Forte abraço ...

 

Obrigado Pela dica Welington. Eu tive semana passada com a Tatula type R em mãos, tive uma ótima impressão dela. Em conversa com  Glico ele me disse que arremessou uma T10 a aproximadamente 70 metros com ela, disse que é coisa de doido pra arremessar, arremessou mais que todas suas shimano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...



×
×
  • Criar Novo...