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Astra-Taranis

motor pinado, o q é ? e pq nao gostam?

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o que é um motor pinado? Vi isso em duas postagens no forum e pelo que entendi não gostam disso... Parece algo relacionado aos motores de 80/90 ? 

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Os motores de popa tem 2 sistemas de proteção na hélice para que em caso de colisão diminua a chance de quebra da mesma e principalmente do diferencial(eixo) do motor. O primeiro é o sistema de Pino usado em motores da década de 80 e até hoje em alguns motores pequenos de 3 a 8hp, dentro da hélice vai um pino que atravessa o eixo do motor( igual de motor elétrico) quando ocorre uma colisão com a hélice o pino quebra e essa não gira mais, ou seja vc tem que parar o motor, retirar a hélice e trocar o pino quebrado, é um empecilho no meio do Rio e até perigoso( imagina subindo uma forte corredeira e o Pino quebrar).

 O outro sistema  é de hélice estriada de borracha( vulgo fricção) usado nas maiorias dos motores atuais, dentro do cubo da hélice vai uma borracha que em caso de colisão ela simplesmente "desliza" sobre o próprio eixo permitindo a continuidade da navegação, além disso normalmente nesse tipo de sistema os gases são expelidos através dela ajudando na desempenho( vulgarmente chamados pelos antigos de Turbo), nos Pinados normalmente são expelidos acima da hélice. O contra do sistema de fricção é que a borracha pode estragar com o tempo e o motor "patinar", e a chance de estragar a hélice nesse sistema é maior que no Pinado. 

Hélice Pinada normalmente é assim

13885-MLB2823556755_062012-Y.jpg

 

E a estriada

14885-MLB20091938074_052014-Y.jpg

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Já troquei muito pino na vida, não tenho saudades :gorfei:

Duro é quando esquecia os reservas, aí só com um pedaço de prego, hehehehe 

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Usava vareta de solda, ainda tenho a caixinha, que foi de meu pai e agora está com meus filhos, uma espécie de amuleto. Embora não temos mais motor pinado, já salvamos muita gente no rio que achava que "o câmbio desregulou" :gorfei:

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Os motores de popa tem 2 sistemas de proteção na hélice para que em caso de colisão diminua a chance de quebra da mesma e principalmente do diferencial(eixo) do motor. O primeiro é o sistema de Pino usado em motores da década de 80 e até hoje em alguns motores pequenos de 3 a 8hp, dentro da hélice vai um pino que atravessa o eixo do motor( igual de motor elétrico) quando ocorre uma colisão com a hélice o pino quebra e essa não gira mais, ou seja vc tem que parar o motor, retirar a hélice e trocar o pino quebrado, é um empecilho no meio do Rio e até perigoso( imagina subindo uma forte corredeira e o Pino quebrar).

 O outro sistema  é de hélice estriada de borracha( vulgo fricção) usado nas maiorias dos motores atuais, dentro do cubo da hélice vai uma borracha que em caso de colisão ela simplesmente "desliza" sobre o próprio eixo permitindo a continuidade da navegação, além disso normalmente nesse tipo de sistema os gases são expelidos através dela ajudando na desempenho( vulgarmente chamados pelos antigos de Turbo), nos Pinados normalmente são expelidos acima da hélice. O contra do sistema de fricção é que a borracha pode estragar com o tempo e o motor "patinar", e a chance de estragar a hélice nesse sistema é maior que no Pinado. 

Hélice Pinada normalmente é assim

13885-MLB2823556755_062012-Y.jpg

 

É sempre bom aprender algo novo. Não tinha este esclarecimento. Obrigado aos companheiros!!!

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Meu pessoal usava fio 10, porque quebrava mais fácil.

Quando íamos ao Cristalino em maio ele estava tão baixo que levávamos uma caixinha como a do Lamana cheinha de pinos de fio 10, usávamos quase todos.

Realmente é pra não ter saudades.

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