Ir para conteúdo
Entre para seguir isso  
Fred

Pesquisa sobre tucunarés publicada

Posts Recomendados

Olá Pessoal. Saiu na revista Pesca Esportiva deste mês uma matéria sobre a pesquisa realizada pelos biólogos Sven Kullander da Suécia e Efrem Ferreira do Brasil, na qual foi feita uma extensa pesquisa sobre 15 espécies de tucunarés catalogadas. Digitalizei a matéria em formato PDF, e disponibilizo o link pra voces fazerem o download. Basta clicar na foto abaixo.

Abraço a Todos.

http://dc21.4shared.com/img/59711825/5814701a/Materia_Tucunare.pdf

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Ainda não pude ver o artigo; mas quando eu iniciei o download abriram 2 páginas, uma com a foto, e outra com a hospedagem do download do artigo...

De qualquer forma, eu parabenizo o Fred por partilhar esse material conosco!

Um abraço a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisa bem feita e bem explicada. Sei lá... só não achei tããããão legal porque acho que falaram só das expécies e os rios que eles predominam.

Caramba, tucuna pego no Rio Negro que tinha 13,5 kg e não foi homologado, deixando o recorde para o americano em 1994. Sem falar que ribeirinhos dizem que já foram pegos tucunarés de 16 kg ahh:: ahh::

Lembrei do nosso amigo Fabrício que acertou a trave. mestre::

Um pergunta agora que acho que podem me responder, mas em especial para o Michel, esse lance de nome científico e seu autor, inclusive esse tal Kullander e Ferreira que catalogaram esses peixes, pô... até hoje ninguém tinha feito isso? Só ficávamos no dito nome popular? Tipo, tucunaré azul, amarelo, paca...? oloko:: oloko:: Os caras descreveram nove novas espécies.

Compartilhar este post

Link para o post

Muito fera Fred...obrigado pela contribuição....Inclusive se vc autorizar eu coloco essa matéria no nosso servidor, assim, quem quiser baixá-la, clica direto no link, sem atravessadores...hehee...

Eu já havia lido parte da matéria no aeroporto, quando do encontro com a turma do Xingu q comprou a revista para se entreter no vôo...hehee...

Depois vou dar uma lida atenciosa e posto os comentários. wink

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já dei uma lida na própria revista. E olha, na minha opinião esse edição desse mês é uma das melhores edição de revista de pesca que eu já vi. mestre:: mestre:: mestre:: Muito artigo de informação, pescarias e etc. doutor:: doutor:: doutor::

Tem um artigo que fala sobre os machucados que os peixes ficam após sua captura e soltura e a cicatrização dos peixes. MUITO interessante. babei:: babei:: babei:: babei::

Compartilhar este post

Link para o post

Eu já dei uma lida na própria revista. E olha, na minha opinião esse edição desse mês é uma das melhores edição de revista de pesca que eu já vi. mestre:: mestre:: mestre:: Muito artigo de informação, pescarias e etc. doutor:: doutor:: doutor::

Tem um artigo que fala sobre os machucados que os peixes ficam após sua captura e soltura e a cicatrização dos peixes. MUITO interessante. babei:: babei:: babei:: babei::

Concordo com vc Bigão.... ::evil:: ::evil:: ::evil:: ::evil::

gorfei:: gorfei:: gorfei:: gorfei:: gorfei:: gorfei::

Compartilhar este post

Link para o post

Muito fera Fred...obrigado pela contribuição....Inclusive se vc autorizar eu coloco essa matéria no nosso servidor, assim, quem quiser baixá-la, clica direto no link, sem atravessadores...hehee...

Eu já havia lido parte da matéria no aeroporto, quando do encontro com a turma do Xingu q comprou a revista para se entreter no vôo...hehee...

Depois vou dar uma lida atenciosa e posto os comentários. wink

Fique a Vontade Fabricio.

Grande Abraço

Compartilhar este post

Link para o post

Pesquisa bem feita e bem explicada. Sei lá... só não achei tããããão legal porque acho que falaram só das expécies e os rios que eles predominam.

Caramba, tucuna pego no Rio Negro que tinha 13,5 kg e não foi homologado, deixando o recorde para o americano em 1994. Sem falar que ribeirinhos dizem que já foram pegos tucunarés de 16 kg ahh:: ahh::

Lembrei do nosso amigo Fabrício que acertou a trave. mestre::

Um pergunta agora que acho que podem me responder, mas em especial para o Michel, esse lance de nome científico e seu autor, inclusive esse tal Kullander e Ferreira que catalogaram esses peixes, pô... até hoje ninguém tinha feito isso? Só ficávamos no dito nome popular? Tipo, tucunaré azul, amarelo, paca...? oloko:: oloko:: Os caras descreveram nove novas espécies.

Para vc ver como são as coisas no Brasil, ninguem tinha tido até agora a paciencia de publicar um artigo cientifico para catalogar as espécies. Parece até preguiça, hehehehe.

Grande Abraço.

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso