Ir para conteúdo

Minha primeira isca artificial


Posts Recomendados

Em 1989, eu pescava em um lago de Clube, bem próximo a minha casa, pescava peixes redondos, traíras, etc, tudo na isca natural.

 

Um dia, bem no fundo do lago vi um cidadão caladinho com vara de bambu e pescando um peixe muito louco só arrastando um lambarizinho já morto.

 

Meu irmão, mais curioso e mais velho já foi cantando a bola que era o tal TUCUNARÉ.

 

Peguei o primeiro dias depois arrastando um spinner em vara de fibra. E pooowww!! Linha estourada. blink::

 

Uma semana depois já estava com uma vara Outdoor 2 partes com cabo pistol grip, uma carretilha moderníssima Daiwa BW2 de rolamentos :gorfei: :gorfei: (só se encontrava manivela direita ainda), uma bomber 13A e uma Pop-R da Rebel... TO LASCADO ATÉ HOJE KKKKKKKK

 

Esses dias arrumando umas tralhas encontrei uma caixa com algumas iscas com mais de 20 anos, vão ficar guardadinhas ::tudo::

 

Tema bacana Marcelo! palmas::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Buscando nas tralhas guardadas, encontrei 3 iscas que representaram estágios dentro do processo de "pescar com artificiais"

 

Esta foi minha primeira isca artificial !

Guardo-a com carinho desde 1968 !

Quando fui fazer intercâmbio nos EUA !

Pouco conhecia, ou sabia de pesca com artificiais !

Mesmo assim, com um material até legal, peguei meus peixinhos...

Vara de fibra de vidro (6 pedaços), molinete Mitchel 300, e monofilamento !

Olhando para o "passado", como era "tosco" esse material...

Mas me divertia muito com ele !

post-5-0-04841600-1450721939_thumb.jpg

 

Já no Brasil, anos mais tarde (1989), nas 1ªs pescarias em Santarém !

Os tempos já eram outros, e os primeiros tucunas fizeram a diferença !

Pescávamos ainda de corrico, e através de colheres (Tony Acceta) !

Essa abaixo é um modelo similar, bastante parecido ao usado !

Eram nas cores Prata e Dourado ! E como funcionavam bem...

post-5-0-50667400-1450722323_thumb.jpg

 

Pouco tempo depois, ainda partindo de Santarém "sofisticamos"...

Passamos a pescar também com "plugs da Rapala" - uma "invenção" !

Plugs de meia água da Rapala - ainda os tenho até hoje... não saem de moda !

Os piloteiros não acreditavam, pois só pescavam no corrico com as colheres...

No rio Curuá-Una (1991) passamos a praticamente só pinchar !

Corrico só na ida e volta para o "regional" (nosso barco hotel) !!

post-5-0-55177100-1450722520_thumb.jpg

 

Hoje em dia, muita mais que a "sofisticação tecnológica" dos nossos equipamentos, é o conforto de estrutura usada !

Nos tempos idos (falando de Amazônia), era uma luta arranjar botes & motores que durassem durante a pescaria...

Quase sempre terminávamos a pescaria com apenas um motor de popa funcionando e fazendo revezamento...

Dormir na rede, o que era "ar condicionado" ? Banheiros fétidos, comida engordurada, quantos desafios superados ! 

Todas essas viagens e aventuras ao longo do tempo representaram alegrias e aprendizados !

Se pudéssemos voltar atrás, não só faria tudo de novo, mas em número muito maior de vezes !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Série Bacana para relembra, minha 1º isca não lembro mas deve ter sido alguma colher, antes de entrar no mundo das IA eu já pescava muito o Tucunaré, nos lagos do araguaia que vou desde qd nasci. 

 

Para pescar o tucunaré: Primeiro pegava um peixe qualquer de preferência "prateado", retirava um filé desse peixe (ai mudava o corte para ver qual seria mais eficiente rsrsrs), isca no anzol, linhada de mão "Araty" ou "Dourado" enrolado no toco, chumbada redonda encostada no anzol, pronto agora era só arremessar e realizar o recolhimento continuo rápido se demorar a piranha pega. Lembrar de manter o barco sempre limpo para a linha que ficava solta na canoa não enrolar em algo, sempre sentado ou ajoelhado para não espantar os tucunas. Quando pegava o 1º tucuna mudava a isca, retirava as barbatanas do tucuna que viraria a isca quase sempre mais eficiente do que o filé do peixe "prateado".  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo os relatos dos amigos, tentei buscar na memória qual foi minha primeira IA. Não consegui lembrar.

Porém, lembro-me do primeiro peixe com uma "artificial". Foi um azul de um kilinho mais ou menos. A isca eu confeccionei kkkkk

Há uns 25 anos o SBT começou a passar aos domingos o Pesca e Companhia com o Rubinho.... Até hj me lembro de trechos da abertura do programa hehehe. Acho que foi ali que vi pela primeira vez uma IA.

Certa vez, o Rubinho usou um jig de peninha. Achei aquele troço fácil de copiar. Peguei um anzol que usava nas minhas pescarias de carpa, enrolei um pouco de arame perto do olhal para dar peso e amarrei umas penas de galinha.

Na chácara onde eu morava tinha uns tucunarés perdidos num lago e eu fui testar a engenhoca com um vara de bambu e linha araty. Fiquei arrastando o "jig" no fundo até que o peixe deu um tranco seco na isca. Foi muito doido hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...